segunda-feira, 9 de março de 2015

69# Resenha Presságio O Assassinato da Freira Nua | Leonardo Barros


Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Seculo (Talentos da Literatura Brasileira)
Paginas: 224
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.




A história do livro já se inicia com um assassinato, a vítima deste é a Freira Bianca, que leciona em uma escola local. A investigação de tal crime recai sobre o delegado Matias e seu colega Felipe, o passo inicial dado por eles é investigar aqueles com quem a Freira convivia diariamente, seus alunos. Juntando todas as peças eles chegam à um suspeito, que era um dos alunos mais próximos da Freira.

Paralelamente a investigação, conhecemos a vida de Alice, nossa protagonista, que tem o que chamamos de clarividência (ou como eu gosto de disser: pressagiadora). Sua melhor amiga, com quem divide a mesma casa, lhe convida para uma festa a fantasia. Estava rolando tudo bem na festa, até que uma garota fantasiada de Freira começa a fazer um strip-tease, o que chama a atenção de todos no local. Festa vai, festa vem, e de repente Alice tem um de seus presságios, onde ela vê outra freira assassinada, descrente disso tudo, Alice vai para casa. No dia seguinte, Alice lê a notícia de um novo assassinato nos jornais, e a vítima é a freira do seu presságio.

Apesar disso, o delegado Matias já havia prendido um suspeito, porém Alice fica indignada, já que o tal suspeito não corresponde ao que viu em seu presságio. Então, ela inicia sua própria investigação em busca do verdadeiro culpado e isso não será nada fácil, já que ninguém acredita em suas visões.

"-Só é louco quem fala demais, porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça, pode ser a pirada mais demente de todas, mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?"

Primeiramente, quero ressaltar a escrita do livro, ela é dinâmica, ágil e fluída, foi uma leitura rápida, ao mesmo tempo em que o livro parecia ter mais páginas do que realmente tem. Um fato interessante, ainda se falando da escrita, são os termos médicos citados nas autopsias das vítimas, diferentes de muitos livros, eu notei que o autor fazia uma análise mais aprofundada, diferente de outros livros que tratam desta parte de uma forma mais superficial.

Um ponto positivo a ser citado no livro é a junção do real com o ficcional, o autor tratou isso de uma forma bem diferente, ressaltando os poderes de Alice como um dom incrível e surreal para a realidade da história. Também achei muito interessante as situações em que os poderes de Alice vinham a tona, isso deu um quê a mais na história.

Presságio é um ótimo livro, cheio de reviravoltas e com doses ótimas de ação, tendo também algumas partes cômicas. Enfim, apesar de eu ter achado o final meio óbvio (ou talvez eu tenha sido esperto demais kk), recomendo o livro, e já que o autor deixou algumas coisas em aberto, eu sinto cheiro de continuação no ar.


12 comentários:

  1. Eu adoro esse livro!!!! E adoro o autor também, claro!!
    Sua resenha ficou ótima, me deu até saudade do livro. Meu deu vontade de ler de novo!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. *-* Não li esse livro, e na verdade nem tinha interesse, mas depois de sua resenha fiquei curioso! Na verdade, eu nem sabia porque não tinha interesse se gosto do gênero, mas enfim, parabéns pela resenha!

    Continuação? Haha, os "leitor pira"!

    Abs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar bastante desse livro, acredito que seja um sucesso, gosto de policial, porém, falaram que tem um toque de terror e eu já sou sensível, então não sei se seria indicado para eu ler :(

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Manoel...
    Está é a segunda resenha que leio deste livro e fiquei ainda mais com vontade de ler. Parece ótimo, uma trama e tanto.

    òtima resenha.

    Beijos e até mais.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/parceria-anate-merger.html

    ResponderExcluir
  5. Parece interessante... Gosto de histórias de investigação, mistério, suspense...
    ótima resenha!
    Alexandre do blog Do Que Eu Leio
    @doqueeuleio

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu já tinha escutado falar deste livro, mas não tive interesse de ler. Depois de ler sua resenha me deu certa curiosidade. Se por acaso cruzar com ele, irei conferir.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente tenho que confessar que sua resenha ficou ótima, até porque você soube desenvolver muito bem tudo sobre a história. Já ouvi falar muito bem desse livro em vários outros blogs, mas eu ainda não tive chance e acho que nem vou ler por agora, porque não estou no clima, mas assim que puder quem sabe?! =D


    Passando aqui para te chamar para ler minha nova resenha.
    Quando tiver atualização só avisar, pois estarei passando de tarde nos blogs


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-perdendo-me.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Manoel, tudo bem? :)

    Nunca tinha parado para ler a sinopse desse livro,e confesso que ela não me atrai muito! Acho que é porque não é um dos meus gêneros favoritos... haha'

    Mas, confesso que o modo tão positivo que falou desse livro me deixou curiosa... quem sabe eu confira? *--*

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito do gênero e adorei a proposta do autor, a história realmente é bem intrigante. Esse ar de mistério misturado com o dom de Alice deixa tudo mais emocionante, certamente leria esse livro!

    Abraço.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá :) Amei a sua resenha! *-* Que eu me lembre eu ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas, eu fiquei super interessada, :D nossa, fiquei com muita vontade de fazer a leitura, gostei bastante da proposta do livro, o assunto abordado chamou a minha atenção. :)
    Adore ler livros com uma trama misteriosa. Achei a Alice uma personagem muito atrativa, adorei saber que ela tem esse "dom" de clarividência, quero saber como vai se desenvolver a investigação dela. :o
    Abraço! *-*
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  11. Que livro legal, na realidade já ouvi falar dele, mistura exatamente os gêneros que eu gosto o livro só pela sinopse é bom demais eu quero muito ler, parabéns pela resenha.
    Abraços!!!

    http://www.pedrosanttos.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem? Como você sabe já que acompanha meu blog este é um dos meus temas preferidos de leitura, adoro um bom romance policial e este depois de ler sua resenha chamou minha atenção ainda mais com um que sobrenatural ADOREI.
    Bjos

    Val - Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir