Autor: Fábio YabuEditora: GloboLivrosPáginas: 240Sinopse: "Você acredita em contos de fadas?" Pergunta Eduardo Spohr no prefácio. E continua, "Alguma coisa me diz que até o final deste livro você passará a acreditar". Para que o feitiço Yabu dê certo, é necessário que esqueça tudo o que você sabe sobre contos de fadas. Branca de Neve não é apenas uma jovem ingênua, mas também uma implacável caçadora de zumbis. Cinderela guarda um terrível segredo, que selará seu destino para sempre. Rapunzel está longe de ser uma reles menina isolada numa torre. E a morte da Pequena Vendedora de Fósforos revela uma tradição macabra de morte e psicopatia que vai muito além de uma inocente história infantil.Em Branca dos Mortos e os sete zumbis, Fábio Yabu resgata a tradição clássica dos contos de fadas dos irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, onde as histórias, mais que um simples entretenimento, servem como lições para moldar o caráter das crianças, na maior parte das vezes por meio do medo. Aqui, não há meias-palavras nem eufemismos. O mundo encantado de Yabu é atormentado, sombrio e com altas doses de tensão sexual.
Em Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis temos vários contos escritos por Fábio Yabu, sendo que todos estes fazem referência aos contos de fadas que já conhecemos, além de fazerem referência a grandes ícones do terror, como Frankenstein. Não irei falar de cada conto separadamente, pois esta resenha ficaria enorme e com certeza eu ia dar muitos spoilers, então farei somente uma analise do livro.
Diferente de muitas releituras, os contos de Fábio Yabu realmente não tem um final feliz, são cruéis, realistas, assustadores e macabros ao extremo. Nada está escrito de forma subjetiva ou bonitinha neste livro, é uma leitura objetiva, crua e viciante, que não te deixa largá-lo até terminar de ler, pelo menos comigo, pois terminei ele em menos de um dia.
Os contos do livro começam realmente parecidos com os contos de fadas originais, porém, com o avanço da leitura, essa ligação fica cada vez mais distante e os contos do livro se tornam cada vez mais únicos e originais, contando histórias realmente próprias.
Outra característica muito interessante do livro é a forma como os contos estão interligados, não importando a ordem de leitura, eles sempre terão algo que os liga, seja um personagem, um local ou simplesmente uma menção a outra das histórias.
Não sei qual dos contos gostei mais, porém, Samaraponzel foi o conto que me deixou mais surpreso com o seu desfecho que foi extremamente criativo por parte do autor, foi um final desolador e que nos deixa pensando sobre ele por muito tempo, o que é um ponto realmente positivo para qualquer história de terror.
Não posso falar muito da parte física do livro, pois li em ebook, porém, ele tem algumas ilustrações feitas por Michel Borges que ficaram um arraso e terem combinado super bem com a história, pois trazem aquele traçado e estilo medievais, dando um ar ainda mais aterrorizante ao livro.
Veja abaixo as ilustrações de Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis e A Confissão, respectivamente:
Enfim, o livro é magnífico e extremamente recomendável para quem curte uma boa história de terror ou curte releituras de contos de fadas. E se querem conhecer um pouco da história antes de ler, no site (Clique Aqui) tem um dos contos disponível para baixar, além de narração em áudio de outros contos e mais algumas das ilustrações.
Por hoje é isso, tchau!
Olá eu adorei a proposta do livro, eu amo contos de fadas e amo ainda mais adaptações macabras kkkk Já está na minha lista de desejos com toda a certeza, ótimo post, beijão =D
ResponderExcluirwww.tendadoslivros.com.br
Oi José como vai?
ResponderExcluirBom primeiro gostaria de dizer que gostei bastante do livro, até porque gosto de coisas sobrenaturais ou até mesmo contos de fadas né, acho que muita gente ainda não sabe que os contos de fadas não passam de contos de terror já pesquisei sobre isso e foi supreendente a história kkk, e gostei bastante da sua resenha kk :D
Abrsços!!!
http://www.pedrosanttos.com/
José querido, amei a resenha e ainda não conhecia este livro, mas adoro estas adaptações, traz uma luz de inovação ao que estamos acostumados.
ResponderExcluirBeijoks e bom final de semana.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-uma-licao-de-amor.html#more
Uooooooooow, que incrível! Sério mesmo, preciso desse livro pra já, e olha que nem gosto muito de contos, mas só o título ja atrai, tem jeito de ser perfeito pra quem gosta de terror *-*
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!
Olá! :)
ResponderExcluirEu sou completamente apaixonada por contos de fadas. Apesar desse livro ter uma proposta bem diferente e modificar completamente os contos como conheço e amo, fiquei com muita vontade de ler!
E vou precisar ir dormir na cama da mammys por que sou muito medrosa! Hahaha
Entrou pra minha lista de leitura, com certeza! <3
Beijos! :*
http://dreams-books-love.blogspot.com.br/
Oi José, como vai? Já queria ler este livro e a sua resenha só me deixou com mais vontade ainda de ler! Parabéns pela resenha, super curti!
ResponderExcluirBeijos,
Caroline, do criticandoporai.com.br
Oii José, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente a capa do livro está maravilhosa, mas eu não leria o livro, porém não me agradou, mas sua resenha ficou boa e detalhada, a segunda imagem que mostrou eu não consegui entender a imagem hahaha.
Beijos - www.doceliterario.com
Oi José, eu achei a proposta do livro bem interessante. Eu curto releituras de clássicos, de contos de fadas, mas não gosto muito de terror. Acho que por isso não leria. Mesmo assim, já que sua resenha foi tão empolgante, vou deixar a dica anotada para quem sabe uma hora dessas conferir. E vou dar a dica pra minha filha que se amarra em histórias de terror.
ResponderExcluirLia Christo
www.docesletras.com.br
OI José, como está? :)
ResponderExcluirJá tinha ouvido fala do livro, mas a sua foi a resenha que realmente me fez saber sobre a história!
Gostei muito dessa nova idéia que os autores (e até o cinema) tiveram, de dar uma cara nova para os contos de fada e fiquei realmente curiosa por essa versão mais aterrorizante! haha'
O modo como falou além do fato de os contos estarem interligados me deixou realmente curiosa, acho que vou conferir ^^
Obrigada pela dica!
Beijos! ;*
||Letras Eternas||
Não gosto de livros de terror, mas para quem gosta o livro parece uma ótima pedida. Gostei de saber que é uma releitura de contos de fada, pois acho muito legal isso, mas acho que não leria,
ResponderExcluirhttp://blogquerida.blogspot.com.br/
Oii, tudo bem ???? Estou com esse e-book aqui para ler. Depois dessa sua resenha , fiquei ainda mais curiosa. Espero conseguir tempo para poder ler em breve. Gostei muito. E os desenhos aqui postados também são maravilhosos :)
ResponderExcluirBeijoos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Eu já ouvi falar desse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler.
ResponderExcluirJá vi muitas resenhas positivas no qual os blogueiros falam maravilhas.
Mas não sei, ainda tenho um pouco de receio, até porque não curto muito historias de terror que não sei se é o caso dele, mas mesmo assim quero conferir, até porque a capa do livro é linda e me chamou bastante atenção. Parabéns pela sua resenha. Adorei
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-eu-fico-loko.html
Ooooi,
ResponderExcluirEu não li esse livro e confesso que adoro uma releitura de contos de fadas, mas não conhecia esse. Achei o tema super legal as ilustrações estão ótimas!
Bom, o enredo tem tudo o que eu gosto, é de contos, releitura e ótimas ilustrações, gostei!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Tenho já andei pensando em ler, acabei não comprando. Eu adoro esta capa e o titulo também, mas não sabia desse teor bem forte de terror. E as ilustrações são bacanas, bem macabras mesmo.
ResponderExcluirBeijos,
Bibliotecando com a Cris
Olá
ResponderExcluirEmbora adore adaptações dos contos clássicos, não gosto muito de terror. Sou medrosa ao extremos (não tenho vergonha em admitir) e fico até sem dormir depois. Achei bacana as ilustrações, mas macabras de mais. Não sei se é um livro que eu gostaria de ler...
Beijos
Vidas em Preto e Branco