quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

[199] Resenha: Origem | Dan Brown


Título: Origem
Autor(a): Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 432
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Robert Langdon, o famoso professor de Simbologia de Harvard, chega ao ultramoderno Museu Guggenheim de Bilbao para assistir a uma apresentação sobre uma grande descoberta que promete "mudar para sempre o papel da ciência". O anfitrião da noite é o futurólogo bilionário Edmond Kirsch, de 40 anos, que se tornou conhecido mundialmente por suas previsões audaciosas e invenções de alta tecnologia. Um dos primeiros alunos de Langdon em Harvard, há 20 anos, agora ele está prestes a revelar uma incrível revolução no conhecimento... algo que vai responder a duas perguntas fundamentais da existência humana. Os convidados ficam hipnotizados pela apresentação, mas Langdon logo percebe que ela será muito mais controversa do que poderia imaginar. De repente, a noite meticulosamente orquestrada se transforma em um caos, e a preciosa descoberta de Kirsch corre o risco de ser perdida para sempre. Diante de uma ameaça iminente, Langdon tenta uma fuga desesperada de Bilbao ao lado de Ambra Vidal, a elegante diretora do museu que trabalhou na montagem do evento. Juntos seguem para Barcelona à procura de uma senha que ajudará a desvendar o segredo de Edmond Kirsch. Em meio a fatos históricos ocultos e extremismo religioso, Robert e Ambra precisam escapar de um inimigo atormentado cujo poder de saber tudo parece emanar do Palácio Real da Espanha. Alguém que não hesitará diante de nada para silenciar o futurólogo. Numa jornada marcada por obras de arte moderna e símbolos enigmáticos, os dois encontram pistas que vão deixá-los cara a cara com a chocante revelação de Kirsch... e com a verdade espantosa que ignoramos durante tanto tempo.


Origem é o mais recente livro publicado por Dan Brown e faz parte da série de histórias do autor cujo protagonista é o simbologista Robert Langdon. A história começa com Langdon recebendo um convite para comparecer a uma importante apresentação de um colega e ex-aluno seu de 20 anos atrás, Edmond Kirsch, que ocorrerá no Museu Guggenheim de Bilbao, na Espanha, onde ele promete revelar ao mundo a resposta para duas grandes dúvidas da humanidade: "De onde viemos?" e "Para onde vamos?". É claro que tal descoberta iria provocar grande estardalhaço e o surgimento de pessoas que não querem que esses segredos sejam revelados. 

“As questões da criação e do destino do homem são tradicionalmente domínio da religião. Sou um intrometido, e as religiões não gostarão do que vou anunciar.”

É chegado o dia da exposição e o inesperado acontece, ocorre um ataque e a grande descoberta de Edmond corre o risco de ser perdida para sempre, logo Langdon toma para si a missão de trazer ao conhecimento do público aquilo que Edmond pretendia revelar. Para isso, ele contará com a ajuda da diretora do museu e também futura rainha da Espanha, Ambra Vidal, que parte junto com até Barcelona, onde tentaram descobrir uma senha que é a chave para os segredos de Edmond. Tudo isso em meio à perigos, intrigas, mistérios e cenários deslumbrantes.

“Que nossas filosofias sigam no mesmo passo das nossas tecnologias. Que nossa compaixão siga no mesmo passo dos nossos poderes. E que o amor, e não o medo, seja o motor da mudança.”

Quando peguei Origem para ler, eu já espera um enredo com bastante mistério, reviravoltas e uma narrativa bem estrutura, pois o pouco que li de Dan Brown já me mostrou sua habilidade em narrar histórias construídas sobre uma teia de enigmas, mistérios, ação e revelações fantásticas. O que confirmei ser um fato verídico nesta obra, apesar de a quantidade de quebra-cabeças a serem resolvidos neste livro ser menor do que em comparação a outros do autor, outra diferença também está nas obras de arte exploradas pelo autor, que geralmente foca em obras mais clássicas e antigas, mas neste livro se direcionou a arte moderna.

Robert Langdon continua sendo um personagem bem construído e interessante, que guia o leitor pela narrativa sempre nos deleitando com uma gama de informações que enriquecem a leitura. Falando nisso, alguns temas bem interessantes abordados no livro é a inteligência artificial e, como é comum ao autor, a religião e seus extremismos. Outro personagem que mereceu destaque foi Ambra, que se mostrou uma coadjuvante interessante e que possui mais do que apenas um rostinho bonito.

"O diálogo é sempre mais importante que o consenso."

Como ponto negativo, posso citar os diversos momentos em que a leitura se tornava lenta e maçante, por conta de descrições extensas e detalhadas de obras e monumentos, que me deixaram torcendo para que as páginas passassem logo e eu pudesse chegar aos momentos de ação, que são muito bons e instigam a leitura. A edição do livro está muito linda, com diagramação simples e confortável para a leitura.

Origem é um livro bem escrito e que agrega muitas informações interessantes ao leitor enquanto se diverte com a leitura, rico em detalhes históricos e com um final bem elaborado, pode não ser o melhor trabalho de Dan Brown, mas com certeza é muito bom e merece ser lido. Recomendadíssimo!




9 comentários:

  1. Que resenha top! Não curto muito esse estilo de livro, mas a premissa super me chamou atenção, principalmente por ser super diferente do que costumo encontrar por ai! <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Manoel.
    Gostei bastante da sua resenha, mas infelizmente não gostei tanto do livro. Assim como você, achei diversos trechos bem maçantes! Senti muita falta dos desafios e enigmas que o Langdom é bom em resolver! Ficou só uma história comum, apesar de bem escrita!! Uma pena!!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ler Dan Brown e nenhuma vontade de ler ao mesmo tempo. Parece ser impossível isso né? Mas é o que eu sinto em relação a todos os livros dele, não consegui ler nenhum, mas já vi os filmes e gostei bastante. Pela sua resenha, mesmo que livro seja bom, já sei q se um dia criar vergonha na cara pra ler não vou começar por aqui.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Dan Brown é um dos meus autores favoritos, e por mais que concorde que existe uma "fórmula" de escrita para suas histórias, nunca me canso da sua mistura de ciência versus religião além das belas descrições dos cenários que ele coloca suas histórias (sim, diferente de você para mim não é um ponto negativo, rs). Origem de longe não é sua melhor história, mas dá para matar a saudade de quem já leu praticamente tudo dele haha Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já tinha me avisado que esse livro não seguia a mesma gama de altas expectativas dos livros anteriores do autor, mas tudo que Dan escreve é com destreza, desenvoltura e com aquela dose de mistério e teoria da conspiração que cativam seus leitores.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Eu sou fã do autor e amo seus livros. Ainda não consegui ler esse mas está na minha lista e acredito que iria gostar até das partes detalhadas, afinal deve ser uma verdadeira viagem até a Espanha.
    Beijo
    Raquel Machado
    Leitura kriativa
    Http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha!!!
    Não vejo a hora de ler A Origem! Amo Dan Brown e já li todos os livros dele!
    Ansiosa!!!
    Dica anotadíssima!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu já fiz a leitura do livro, mas confesso que ela não me fisgou totalmente. A história é boa, mas o final que para mim deixou a desejar. Eu esperava outro rumo para a trama. Mas acredito que muitos irão gostar dessa leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi Manoel,
    linda resenha, bem completinha kkk. Na minha humilde opinião, Dan usa uma fórmula pronta que para muitos funciona, mas que para mim ficou um pouco cansativa, já que logo de cara você já consegue ter uma ideia dos próximos acontecimentos do livro.. afinal alguém sempre quer matar o professor por algo que ele ainda nem descobriu kkkkkkk.

    Beijokas

    ResponderExcluir