domingo, 29 de outubro de 2017

[194] Resenha: Duelo dos Imortais | Colleen Houck


Título: O Duelo dos Imortais
Série: Deuses do Egito (Livro 0.5)
Autor(a): Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 112
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Antes que Lily e Amon se encontrassem, antes mesmo que o caos dominasse o cosmos e os deuses precisassem de três irmãos corajosos para combater o mal, muita coisa já estava em jogo. Em O duelo dos imortais, vamos conhecer a história dos quatro irmãos que assistiam, com seus poderes especiais, o grande Amon-Rá no governo da Terra: Osíris, o generoso deus da agricultura, que ajuda os mortais a crescer e prosperar em seu ambiente natural. Ísis, a linda deusa da criação, que promove a saúde e o bem-estar. Néftis, a doce vidente, que mantém o equilíbrio entre os seres vivos e o universo. E por último Seth, o mais jovem, que cresceu desprovido de poderes e desprezado por todos. Quando, finalmente, os poderes de Seth se manifestam, que efeito sobre a humanidade terá a perigosa mistura de uma infância marcada pela rejeição, uma intensa paixão não correspondida e o incrível poder de desfazer coisas, pessoas... e até deuses?

Séculos atrás, antes de Lily e Amon iniciarem a sua história de amor e de que o mundo estivesse ameaçado pelo domínio do caos, existiu uma outra história de amor cujas consequências seriam terríveis. Nessa época, o mundo era comandado por Amon-Rá, o grande Deus-Sol. Além dele, existiam vários outros deuses, dentre eles Ísis, a deusa da criação, ela sempre sonhou com o dia que iria encontrar seu grande amor e, assim, tornar realidade seu desejo de se tornar mãe, mas ela nunca encontrou alguém que despertasse nela esse sentimento. 

Certo dia, depois de anos longe, retorna de viagem o deus Osíris. Ísis já não o via a muito tempo e sentia grande saudade dele, que ela amava intensamente. Contudo, ao se reencontrarem, ela sentiu algo diferente dentro de si e percebeu que aquele sentimento de amor fraternal que sentia por Osíris tinha se transformado em paixão. Entretanto, Amon-Rá decretou a muitos anos que a união entre deuses era totalmente proibida, mas Ísis não desistirá assim tão facilmente do amor.

“Nunca na vida ela havia desejado tanto uma coisa. Estar prestes a consegui-la e saber que a qualquer momento poderia perdê-la para sempre era uma experiência arrebatadora e apavorante – algo que ela nunca tinha vivido antes – e que não trocaria por nada.”

Paralelamente, conhecemos a história do deus Seth, que cresceu junto com Ísis e Osíris, mas diferente deles, ele tinha nascido sem poderes e por causa disso era menosprezado por todos. Além disso, Seth sempre foi apaixonado por Ísis, mas a deusa não tem olhos para ele, o que só o faz ficar mais obcecado e desejoso de possuí-la. Quando ele descobre que Ísis está apaixonada por Osíris, fica enfurecido e acidentalmente acaba despertando seu poder, algo tão perigoso que pode ameaçar toda a humanidade, e ele usará essa habilidade para conquistar tudo o que deseja.

“(...) O caminho mais fácil nem sempre é o melhor. A luta costuma fortalecer.”

Duelo dos Imortais é o prequel da série Deus do Egito, mas o mesmo pode ser lido independentemente da série e vice-versa, pois ambos não possuem uma ligação direta entre si. Este livro pode ser considerado uma forma mais romantizada de um dos capítulos mais importantes da mitologia egípcia, a história de amor e intrigas que envolveu Ísis, Osíris e Seth. Claro que a história tem várias mudanças, justamente para se adaptar aos moldes da série, mas isso não o torna menos fiel ao mito original.

A escrita de Colleen continua muito boa, adoro a maneira como ela escreve e consegue imergir o leitor na história, e é notável que ela tem habilidade ao lidar com mitologia, além de ela tecer uma teia muito interessante de intrigas, paixões e ambições envolvendo os deuses egípcios. Contudo, devo ressaltar que o desenvolvimento dos personagens foi um pouco fraco, o que é compreensivo já que o livro é bem curto, mas mesmo assim acho que ela conseguiria desenvolvê-los de uma forma mais aprofundada.

“Ísis achava que seria cruel se apegar a um mortal. Ela tinha visto Seth brincar com as emoções dos humanos, e aquilo nunca acabava bem para eles.”

Duelo dos Imortais é uma leitura recomendadíssima para quem adora a série Deuses do Egito, mas não é obrigatória e é uma ótima escolha para quem quer conhecer o formato da série previamente antes de começar a ler. Eu gostei bastante da leitura e estou ansioso pelo terceiro e último livro da série, que deve estar sendo lançado logo.






9 comentários:

  1. Oiii José tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, mas gostei muito de saber a sua opinião menino, parece ser uma leitura bem fascinante e empolgante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi José,
    Li apenas o primeiro livro dessa série até o momento e gostei muito mesmo estou de olho para comprar o segundo.Gostei de saber que esse é um livro a parte, eu adoro mitologia e acho que ia curtir ler,mesmo com a ressalva dos personagens. Gostei da resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Amooo demais os livros da Colleen e esse livro menor pra mim foi o melhor ate agora!
    Gosto mto da mitologia egipcia e adorei saber mais sobre os deuses e suas origens.
    As capas sao maravilhosas e mal posso esperar pra ler tudo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bom?
    Nunca li nada da Colleen, apesar de seus livros serem bem famosos. Adoro mitologias, mas conheço mais a grega mesmo, tenho bastante vontade de conhecer outras. Gostei de saber que a autora sabe lidar bem com mitologias, acho que é essencial, né? Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Sabe que eu gostei muito desse livro? Ainda não me senti tão conquistada assim pelos outros dois livros dessa série, porque não vi nada de novo em comparação com a história do tigre. Mas esse livro e muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Olá José! Amei essa dica, ainda não li a série, mas gostei de saber que é possível fazer a leitura independente, para conhecer. Nunca li nada da Colleen, quem sabe seja uma boa oportunidade para começar, abraços!

    ResponderExcluir
  7. Estou louca para ler esse livro adoro a Colleen!
    Mas quero ler na ordem mesmo sabendo que independe um do outro.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Meu primeiro contato com a Houck não foi tão bom quanto imaginava, porém achei a premissa dessa série muito boa, o problema é que é difícil encontrar os livros dessa série por aqui onde moro, mas quero sim, ler esses livros.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu até tentei ler essa série, acho que a Houck escreve bem e tudo. Só não conseguiu me prender. Infelizmente dessa vez passo a dica
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir