sábado, 5 de agosto de 2017

[188] Resenha: A Última Camélia | Sarah Jio


Titulo: A Última Camélia
Autor(a): Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, o último espécime de uma camélia rara, a Middlebury Pink, esconde mentiras e segredos em uma afastada propriedade rural inglesa. Flora, uma jovem americana, é contratada por um misterioso homem para se infiltrar na Mansão Livingston e conseguir a flor cobiçada. Sua busca é iluminada por um amor e ameaçada pela descoberta de uma série de crimes. Mais de meio século depois, a paisagista Addison passa a morar na mansão, agora de propriedade da família do marido dela. A paixão por mistérios é alimentada por um jardim de encantadoras camélias e um velho livro. No entanto, as páginas desse livro insinuam atos obscuros, engenhosamente escondidos. Se o perigo com o qual uma vez Flora fora confrontada continua vivo, será que Addison vai compartilhar do mesmo destino?

A Última Camélia é um livro que apresenta ao leitor três histórias distintas, mas que estão ligadas de alguma forma. No século XIX, um decreto da realeza inglesa foi emitido e nele estava notificado que uma espécie rara de camélia que se encontrava no jardim da rainha foi destruída e os soldados estavam à procura de uma muda dessa camélia que teria sido cortada e vendida pelo antigo jardineiro. Já às vésperas da Segunda Guerra Mundial, uma jovem nova-iorquina chamada Flora, que ama botânica, está de viagem marcada para ir à Inglaterra, onde irá trabalhar como babá na mansão Linvigston, mas na verdade ela está disfarçada dentro da mansão, onde procura o último espécime de uma rara camélia. 

E por último, no século XXI, conhecemos Addison, uma paisagista cheia de segredos, que esconde do marido sua verdadeira identidade e seu passado negro. Um homem que fez parte desse passado voltou para chantagear Addison e como escapatória temporária, ela resolve passar um tempo com o marido na mansão no interior da Inglaterra que seus sogros compraram recentemente. Addison só não esperava que o seu destino nessa mansão estaria ligado aos acontecimentos de mais de meio século atrás. 

- Dizem que, na época vitoriana, as pessoas costumavam acreditar que, se você fizesse um pedido embaixo de uma árvore de camélia, ele se realizava.

Iniciei a leitura deste livro sem saber o que esperar, nunca li nada da Sarah Jio, mas a sinopse era instigante, então eu embarquei nessa leitura e, mesmo sem expectativas, eu não consegue gostar muito do livro. A narrativa é de fácil leitura, tem todo um clima de mistério em torno da história das duas protagonistas durante o livro, porém isso não foi suficiente para preder a minha atenção no livro, o que me fez demorar bastante para lê-lo.

A narrativa, apesar de fluída, é muito descritiva em diversos momentos, o que me incomodou e deixou algumas partes muito arrastadas. Além disso, faltou um pouco de sentimento na história, principalmente em relação as protagonistas, as emoções delas não são ressaltadas da forma que deveriam e isso fez com que eu não me apegasse a nenhuma delas, mesmo que ambas estivessem passando por situações bem difíceis durante o livro. Entretanto, eu gostei bastante de alguns dos personagens secundários, principalmente das crianças Linvigston.

- Sabe... eu já pensei muito sobre isso e acho que as pessoas são bastante parecidas com aquelas estrelas lá em cima. Algumas brilham fraquinhas por milhões de anos, mal podendo ser vistas por nós na Terra. Elas estão lá, mas você mal percebe. Mas outras brilham com tanta intensidade que iluminam o céu. É impossível não notá-las. [...] Mamãe era uma dessas.

O final do livro é bom, as resoluções de todos os mistérios que rodam o livro não foram tão boas e algumas até um pouco óbvias, mas eu achei bom e a autora conseguiu amarrar a história das duas protagonistas de uma maneira que me gradou. A edição da Novo Conceito está maravilhosa, uma bela capa e uma boa diagramação, sem nenhum erro ortográfico que eu tenha notado.

A Última Camélia é um bom livro, com uma boa dose de mistério durante a maior parte da narrativa e personagens secundários atrativos, mas que não prendeu minha atenção em função da falta de carisma das protagonistas e do excesso de descrições desnecessárias, além do desfecho que deixa um pouquinho a desejar. Recomendo a leitura apesar disso, afinal ele pode agradar outros leitores mais do que me gradou.





12 comentários:

  1. Eu tenho "A ultima camélia" na minha lista de leituras e fila. Já li dois livros da Sarah Jio e já li tantas resenhas sobre esse que minhas expectativas estão totalmente ajustadas, já espero um livro bem mediano e talvez por isso acho que vou gostar. Adorei a sinceridade da resenha e o quanto você detalhou as características da história.

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir
  2. Oii José tudo bem?
    Fiquei bastante surpresa em saber que o alvo principal é a florzinha e isso encantou-me de um jeito singular, gostei de saber a sua opinião e quero me aventurar para saber o que terá que fazer pela Camelia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Sempre quis ler algo da Sarah Jio e já tinha ficado de olho no livro.
    Achei interessante a premissa, e o livro me parece ser daqueles que a gente vicia.
    Uma pena que a protagonista nao seja mto carismatica, mas ainda assim pretendo ler.
    Espero gostar.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã de romances de época... gosto de coisas mais contemporâneas, mesmo tendo ouvido ótimos comentários sobre a autora, não me apetece...

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, José
    Sempre tive vontade de ler esse livro. Mas confesso que narrativas muito descritivas também me incomodam, apesar de gostar um pouco delas, tudo depende. Mas imaginaria que teria mais sentimentos também entre os protagonistas. Uma pena. Um dia, futuramente, quando ler quem sabe eu goste mais. Gostei da resenha.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  6. Olá, uma pena que A Última Camélia não tenha te agradado tanto, pois eu havia achado a premissa nesses três tempos bem interessante, com essa relação com a flor. Estava curiosa para ler, mas quem sabe eu não goste, né?!

    ResponderExcluir
  7. Oi, José! Poxa, que pena que a leitura não tenha te agradado muito. Fiquei realmente curiosa em relação ao mistério dos personagens e da camélia. Também achei interessante a autora interligar as três histórias. Então, vou anotar a sua dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Quando li a sinopse fiquei bastante curiosa, já que envolvia o mistério em torno da flor e pessoas querendo pegá-la. É uma pena a leitura não ter te cativado, é chato quando o autor foca só na descrição e esquece do resto. Parabéns pela resenha, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem? Que pena que os mistérios presentes na obra não tiveram resoluções satisfatórias, tinha me interessado pela leitura apenas por causa deles! Eu já li um livro da autora, o Neve na Primavera, e gostei bastante de sua escrita. Gostei da resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Apesar da linda premissa, não é um livro que não me chame a atenção. Entendo quando a leitura não é aquilo que esperávamos...

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu não conhecia o livro, gosto de obras que liguem diversas histórias em uma só, mas não sei se gostaria dessa justamente por causa da descrição excessiva.
    Gostei da sua resenha, e fico triste por não ter sido tudo o que você imaginou...

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro e achei a sinopse bem interessante. Gostei dos pontos que trouxe, e também concordo quando as cenas descritivas é demais, também me incomoda. Falta de carisma de personagens também é bem complicado. Não sei se leria esse momento, mas quem sabe no futuro?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir