quarta-feira, 5 de abril de 2017

[168] Resenha: Branco Como a Neve | Salla Simukka


Título: Branco Como a Neve
Série: Branca de Neve (Livro 2)
Autor(a): Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.

Em Branco Como a Neve, que se passa pouco tempo depois do livro anterior (resenha aqui), Lumikki decide tirar umas férias, um tempo para refrescar a mente e esquecer os problemas pelos quais passou em sua cidade. Ela viaja para Praga e tenta ser somente uma garota normal em meio aos turistas, mas ela tem uma habilidade nada agradável para atrair problemas e as suas tão merecidas férias acabam virando do avesso quando ela é abordada por uma jovem chamada Zelenka, que afirma ser sua irmã mais velha, fruto de um relacionamento antigo de seu pai, quando o mesmo esteve em Praga.

Lumikki, obviamente, não engole essa história de início, mas acaba ficando intrigada com essa ideia de possuir uma irmã, acabando por marcar alguns encontros com essa misteriosa garota e, pouco a pouco, aceitando que talvez ela realmente seja a sua irmã. Paralelamente, somos apresentados a outro personagem, um repórter que está investigando alguns acontecimentos relacionados com uma seita muito estranha, cujos objetivos são insertos e obscuros. Como já é de se esperar, nossa protagonista acaba se envolvendo com a investigação do repórter e ambos começam a procurar respostas tanto sobre a história de sua nova irmã, quanto sobre a tal seita. Contudo, com o virar das páginas, as duas tramas aparentam estar mais entrelaçadas do que eles imaginam.

''A nação anseia por histórias sobre heróis. Eles querem ver, ouvir e ler como o bem vence o mal, Davi vence Golias; Jesus, Satã; os pequenos Hobbits, o poderoso Sauron. Eles querem ver o herói conquistar o inconquistável, abater o imbatível, destruir o imortal. Eles anseiam por histórias, em que o impossível se transforma em possível graças a um herói destemido e justo.''

Eu li o primeiro livro da trilogia Branca de Neve no final do ano passado e achei a boa história, a autora trazia uma trama interessante e que atiçava a curiosidade do leitor, apesar de algumas ressalvas que tive em relação a ele. Nesta sequência, temos uma Lumikki ainda inexperiente, mas um pouco mais madura e atenta, o que a deixou bem mais preparada para os acontecimentos dessa história. Além disso, temos um vislumbre de parte do passado de seu nesse livro, o que serviu para me aproximar mais da personagem. Contudo, ela foi a única personagem do livro que consegui me importar, não consegui me encantar por nenhum dos outros personagens da história.
Salla Simukka continua com uma boa escrita, direta, sem rodeios, mas capaz de situar o leitor e mantê-lo imerso no livro, sempre deixando um ar de mistério em todo o livro. Ela é muito boa na descrição dos cenários e, principalmente, nas cenas de ação. A autora também aborda alguns temas importantes no livro, como o fanatismo religioso e a forma como o jornalismo faz de tudo para conseguir uma boa manchete, apesar dos meios errôneos usados para consegui-la, dentre outros. Contudo, praticamente nenhum desses temas é bem aprofundado, eles estão lá e isso é importante, mas nenhum teve um grande espaço dentro do livro, o que poderia ter enriquecido muito a leitura.

"(...), Lumikki ouvira tantas mentiras que pareciam ser verdades que ela se tornara naturalmente cética. Ela aprendera que todo mundo podia uma vez dar um belo sorriso e jurar amizade, mas, a qualquer momento, cuspir em sua cara."

Branco Como a Neve é uma sequência que se mantém no nível do anterior, mas onde já se pode ver uma evolução na personagem principal da trilogia. O final é bem fechado, assim como no primeiro livro, o que não me faz necessitar loucamente da continuação, mesmo assim, quero terminar a trilogia, cujo último livro se chama Preto Como o Ébano. Eu recomendo a série para quem gosta de uma história com um quê de mistério e sem muita enrolação, ótima para leitores que querem começar a ler livros do gênero.


14 comentários:

  1. Oi, Manoel!
    Eu adorei sua resenha e vou anotar sua dica sobre o livro, que parece ser uma aventura bem eletrizante! Fiquei com vontade de começar a ler hoje mesmo! Parabéns pelo post que está lindo!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e confesso que não é muito me estilo de leitura, mas sua resenha me deixou bem intrigada, vou ler a resenha do primeiro para ver se é tão bom quanto esse segundo e quem sabe não adiciono na minha lista de leituras!?
    Parabéns pela resenha! Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Achei interessantíssimo. Vi as capas desse livro e do anterior em um blog e não tinha a sinopse, nem procurei saber e por isso fiquei pensando que fosse um livro voltado a alguma releitura fantástica da Branca de Neve.
    Sua resenha muito me surpreendeu.
    Adoro tramas assim e acho que vou procurar o primeiro para ler!

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Esse livro me pareceu bem interessante, gosto bastante dessa pegada policial, e saber que ele não tem enrolação é um alívio depois dos livros chove não molha que andei lendo.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Que capa mais linda! Sou daquelas que compra o livro pela capa sabe, e só isso já seria motivo para eu adquirir a obra.
    Adorei a sua resenha, e gostei de conhecer uma história nova através do seu blog.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Manoel.
    Ainda não conhecia essa história, mas fiquei curiosa!
    Gosto muito de tramas assim e essa parece ser uma ótima pedida!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Adoro histórias com mistério e sem muito enrolação, que não ficam dando voltas em várias páginas sabe? Achei a história desse livro bem interessante e pelo que entendi da resenha parece ser um livro que mesmo sendo trilogia não é obrigatoriamente necessário ler as continuações né?
    Que bom que você gostou da história, vou procurar mais sobre ele.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Essa série parece bem bacana, fiquei curiosa sobre o fato de ter mistério mas não enrolação... hahahahaha

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Não li o primeiro livro, mas é bom saber que a sequencia não sofre do "mal do segundo livro" e que o nível é mantido. Fiquei curiosa e procurarei o primeiro livro para ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Heiii, tudo bem?
    Ainda nao tinha lido nenhuma resenha de Branco Como a Neve e gostei dos pontos que apresentou.
    A premissa é interessante e até chamou bem a minha atençao, acho que vou gostar da leitura.
    Teria que ler logo o primeiro pra me situar.
    As capas ja nao gostei mto, nao sou mto fã de capas brancas assim, mas entendo que remete ao titulo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou com esse livro na estante para ler, porém ainda não li o primeiro, assim que terminar a leitura gostaria de conhecer a sequencia também!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Opa! Livro de máfia é comigo mesmo haha. Não li o volume anterior, por isso me atentei mais a sua opinião do que ao enredo Dan história. Como disse gosto muito desse universo da máfia, mesmo não lendo tantos livros quanto eu gostaria, e já tinha ouvido alguns comentários legais sobre o primeiros volume, estou bem curiosa para saber o que acharei desse livro.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Manoel!
    Eu li a resenha do primeiro livro e depois desse, pois assim poderia ter uma noção melhor da obra. E sinceramente, não é algo "nossa, que f#da", mas também não é ruim. E nem se quer chega a ser uma releitura - pelo que li na resenha do volume um -, mas parece uma boa leitura para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Manoel, tudo bem?
    Gostei de saber que teremos cenas de ação e mistérios bem escritas, isso dá mais agilidade à trama e consegue me prender do início ao fim. Parece como disse uma boa história, acho que é uma dica para curar ressacas, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir