terça-feira, 31 de janeiro de 2017

[157] Resenha: Imperfeitos | Cecelia Ahern


Título: Imperfeitos
Série: Flawed (Livro 1)
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Celestine North vive em uma sociedade que rejeita a imperfeição. Todos aqueles que praticam algum ato julgado como errado são marcados para sempre, rechaçados da comunidade, seres não merecedores de compaixão. 
Por isso, Celestine procura viver uma vida perfeita. Ela é um exemplo de filha e de irmã, é uma aluna excepcional, bem quista por todos do colégio, além do mais, ela namora Art Crevan, filho da autoridade máxima da cidade, o juiz Crevan. Em meio a essa vida perfeita, Celestine se encontra em uma situação incomum, que a faz tomar uma decisão instintiva. Ela faz uma escolha que pode mudar o futuro dela e das pessoas a seu redor. Ela pode ser presa? Ela pode ser marcada? Ela poderá se tornar, do dia para a noite Imperfeita? 
Nesta distopia deslumbrante, a autora best-seller Cecelia Ahern retrata uma sociedade em que a perfeição é primordial e quem cometer qualquer ato falho será punido. A história de uma jovem que decide tomar uma posição que poderá custar-lhe tudo.

Em uma sociedade futurística onde as pessoas que cometem algum tipo de erro de conduta moral são julgadas em um Tribunal e, se condenadas, são tachadas como imperfeitas e tem um I marcado a ferro quente em uma parte de seu corpo (dependendo do tipo de erro cometido). A partir daí a pessoa é excluída da sociedade por todos, como se a suas marcações fossem uma doença, e passa a viver sob regras diferentes das demais pessoas, tornando sua vida bem mais difícil. 

"A localização do I depende da transgressão cometida.
Para quem toma decisões ruins, é na têmpora.
Para quem mente, na língua.
Para quem trapaceia, na palma da mão direita.
Para quem é desleal com o Tribunal, no peito, sobre o coração.
Para quem não segue as regras da sociedade, na sola do pé direito."

Celestine North vive nessa realidade. Aos 17 anos ela é considerada por todos um exemplo de perfeição, suas notas são altas, ela segue as regras, é educada e tem boa família, além de ser a namorada de Art Crevan, o filho do Juíz Crevan, aquele que comando o Tribunal que julga os imperfeitos. Ela levava sua vida perfeita até o dia em que ela vê algo acontecendo que não considera certo e isso resultará em consequências graves, que não só mudarão a sua visão sobre tudo o que acreditava, como também poderá mudar toda a sociedade em que ela vive.

"A ignorância é uma benção. O conhecimento é geralmente uma responsabilidade que ninguém quer."

Antes de pegar este livro para ler, eu já tinha lido outra obra da Cecelia Ahern e não tinha curtido muito. Desde então eu tinha receio em pegar outro romance dela para ler, apesar da vontade de querer dar uma segunda chance a ela. Contudo, quando eu vi a notícia que ela ia publicar seu primeiro livro YA, ou seja, destinado para um público mais jovem, fiquei com muita vontade de lê-lo, pois eu achei que ia gostar mais da leitura e foi o que aconteceu.

A história começa lenta e um pouco parada, mas quando as coisas começam a acontecer, tudo ganha velocidade, a escrita se torna dinâmica e viciante, de uma forma que é difícil pegar o livro e não ler várias páginas de uma vez. Adorei a forma como tudo se sucedeu e, principalmente, da construção da sociedade descrita no livro.

"Se você comete um erro, aprende com ele. Se nunca comete nenhum erro, jamais será uma pessoa sábia... quanto mais erros você comete, mais você aprende."

Celestine é uma personagem muito bem trabalhada no livro, ela é objetiva, lógica e tem determinada quando precisa, a evolução da mesma no decorrer das páginas é visível. Adorei a forma como a autora trabalhou algumas temáticas através da personagem e do universo que ela criou, como as ideias de perfeição, justiça, moral, ética e poder são desenvolvidas e questionadas. Além disso temos toda uma trama de intrigas politicas e jogos de poder por trás de cada acontecimento, o que torna a história ainda mais interessante. A diagramação desta edição é linda, com detalhes e uma fonte agradável, além dessa capa que não carece de comentários.

Cecelia Ahern ganhou pontos comigo com essa nova série. Como já disse, o começo foi meio parado, mas adorei praticamente todo o livro. Não sei se me aventurarei em outros livros dela, mas com certeza continuarei a ler essa série, pois estou louco para saber o que vai acontecer e, obviamente, recomendo esse livro para todo mundo, principalmente os jovens leitores! 



24 comentários:

  1. Olá
    Eu já conhecia esse titulo, e com certeza bem interessada depois de ler seus comentários e a premissa parece ser ótima. Já li outros livros da Cecelia Ahern e posso dizer que sou apaixonada por sua narrativa ♥ Achei a capa bem bonita e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento, seja pela parte da ambientação quanto personagens, entre outras características. Espero poder ler em breve, e obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Meu Deus, eu adoro histórias que se passam em cenários futuristas! Essa premissa de cometer um erro e ser julgado por isso perante a sociedade me lembrou muito a série Black Mirror, mais especificamente o episódio Nosedive (3x01). Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Oi, José!
    Da autora só li alguns de seus romances. Quero ler esse e experimentar esse novo estilo dela.
    Fico feliz que tenha gostado, mesmo com o início lento. Só me dá mais vontade de ler. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Eu tenho problemas com essa autora. Já li e gostei de coisas dela, mas também já odiei outras. Estou com esse livro para ler, mas ainda não criei coragem, porque ela tem mesmo uma narrativa mais lenta. Mas fico feliz que apesar do começo mais lento, o livro conseguiu te prender. Espero ler em breve, pra de procrastinar hahaha.

    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu nem sabia que ela escrevia distopias, estou atrasada mesmo. Eu gosto muito de distopias e essa sinopse me atraiu, não sei, me pareceu um pouquinho diferente de todas as outras por aí. Confesso que não curto começos parados, mas a parte de jogos de poder e intrigas políticas realmente encheram meus olhos. Ando meio traumatizada com o gênero e o fato de geralmente fazerem duologias, trilogias e séries, em vez de livros únicos, mas anotei sua dica, gostei bastante. Beijos!




    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso Top Comentarista valendo um livro Jantar Secreto, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma relação de amor e ódio para com esta autora. Amei P.S. Eu te Amo, mas odiei O Livro do Amanhã e isso me deixa indecisa se devo ler mais alguma coisa dela. Acho a capa deste livro linda e achei a premissa bem diferente de tudo o que a autora escreveu. Fiquei curiosa e quero arriscar.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Queria muito ler algo dessa autora e não sabia por onde começar, acho que depois da sua resenha fiquei mais empolgada em começar a ler essa série da autora. A personagem é aparentemente muito bem desenvolvida e queria muito acompanhar a trajetória dela. A história me pareceu original e com um cenário futurístico bem interessante. Anotei a dica, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Essa série foi um grande impacto, visto que já conhecemos o tipo de livro que a Cecelia escreve.
    Ele tem sido bem comentado e começa a chamar minha atenção. Também não li nada da autora e estou inclinada a começar por esse e sua experiência tendo sido assim e positiva me anima bastante.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não sou muito fã de histórias futuristas, mas amei a série Jogos Vorazes e The 100 rs Este livro minha filha deu de presente para fomentar a leitura do irmão ( mas que nada) o livro tá aqui jogado e eu só namorando. Fiquei super feliz em saber que vc gostou apesar da ressalva. Vou ler com certeza!

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?
    Eu nunca li nenhum livro da autora, mas quero começar com esse, amo esse tipo de histórias e acredito que irei amar a leitura! Só espero que esse inicio um pouco lento, não me atrapalhe!
    BJss

    ResponderExcluir
  11. Oie, já li um livro da autora e nunca imaginei que esse livro fosse dela, já ouvi falar dele mas nunca tinha prestado atenção. Adorei a sua resenha, fiquei curiosa pra ler o livro pois parece ser bem diferente. O único problema é que é uma série e eu não gosto muito de séries nem to com tempo pra elas mas espero dar uma chance. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Eu não conhecia a autora e nem o livro, e vou ser bem sincero, pela apresentação da história ele parece ser muito bom. Gostei da ideia do título, pois reflete muito na sinopse. Esse seria um liro que leria sem nenhum problema, apesar de ser uma série, eu leria com muito gosto!

    http://desencaixados.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Li uma resenha deste livro e confesso que juntando com a sua, estou mega curiosa pela leitura.
    E que capa é essa né amore.
    Adorei sua resenha!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tenho esse livro aqui mas não li ainda porque pareceu uma história diferente haha sua resenha me deu um ânimo pra pegar o livro e ter minha própria opinião.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  15. Oiee José ^^
    Eu estou acostumada com os romances da Cecelia, mas não sabia sobre essa distopia. Já tinha visto a capa do livro antes, mas não tinha lido a sinopse. Fiquei curiosa, principalmente porque é um tanto diferente das outras distopias que eu já li ou vi por aí.Uma pena que o começo tenha sido parado, mas fico feliz em saber que gostou do livro :)
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas sempre vi comentários super positivos sobre as suas obras, todo mundo geralmente rasga elogios sobre a escrita dela. Acho que esse livro faz mais o meu estilo também e acho que esse começo lento não seria difícil de passar se a história for muito bem construída mais para a frente. Já adicionei na minha lista de desejados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?
    Ainda não li nada da autora, mas gostei de como a autora criou uma personagem cheia de boas características e tão determinada para conseguir o que deseja. Verificar o quanto o enredo nos traz temas importante e bem singelos, me deixa bem curioso pelo livro.
    Quero muito ler o livro, preciso ter ele em minhas mãos.

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Ultimamente tenho gostado mais de livros destinados ao público jovens, parece que são melhor elaborados.
    Acho que o mais importante em uma distopia é o que você falou, ser bem construída, com tramas políticas e tudo bem explicado e desenvolvido.
    Ainda não li qualquer obra da autora,as vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Ultimamente tenho gostado mais de livros destinados ao público jovens, parece que são melhor elaborados.
    Acho que o mais importante em uma distopia é o que você falou, ser bem construída, com tramas políticas e tudo bem explicado e desenvolvido.
    Ainda não li qualquer obra da autora,as vou anotar a dica.

    ResponderExcluir
  20. Oi tudo bem?
    Não conhecia esse livro da Cecelia, eu já li outros dela e gosto, mas não sabia que ela tinha algo distópico... Pela sinopse e a sua resenha, o livro parece ser bem legal e depois que vc pega o gosto não quer largar até terminar de ler e saber tudo que acontece (adoro livros assim), a trama parece ser bem rica e me deixou bem curiosa em relação a ela. Dica super anotada aqui ;)

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Li recientemente uma resenha desse livro e desde então quero a obra pra ontem!
    Eu gosto da narrativa da autora, li PS Eu te amo e me apaixonei. Saber que ela escreveu uma distopia, gênero que ADORO, me fez querer ir correndo em uma livraria comprar o livro!
    Abs e parabéns pela resenha, sua opinião reforçou minha vontade de ler a obra ^^

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nada dessa autora, tenho interesse em alguns de seus livros, mas nunca sei qual ler... A capa desse é bonita, não sabia que ela escrevia distopias!

    Pelo jeito ela não é muito "boa" com romances, mas distopias sim! Também prefiro distopias a romances puros =x Bom saber que o começo é meio lerdinho, não me sentirei culpada se um dia começar a le-lo e sentir que ta se arrastando, huahuah

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Estava louca para ler uma resenha de Imperfeitos porque achei a premissa do livro irreal demais e queria ver se ia funcionar, e parece que sim né hahaha gostei das sua colocações, adoro distopias que dão atenção pra intriga política! Espero poder ler em breve.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  24. Oi José, tudo bem?
    Eu sou uma grande fã da autora e te recomendo de olhos fechados os outros livros dela, fico feliz em ver que esse livro te agradou, eu ainda não li ele mas já está na minha listinha. Adorei!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir