sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

[156] Resenha: O Senhor da Luz | Graciele Ruiz


Título: O Senhor da Luz
Autor(a): Graciele Ruiz
Série: A Saga de Datahriun (Livro 1)
Editora: Madras Teen
Páginas: 298
Saiba mais: Skoob
Comprar: Loja da Editora
Sinopse: Lícia se sentiu muito sozinha quando o seu avô morreu, deixando uma chave e um pedido. Essa chave abria uma caixa muito poderosa, capaz de trazer de volta o equilíbrio de seu planeta: Datahriun. Porém, ela só poderia ser aberta por cinco chaves. A de seu avô era somente uma delas, e o seu pedido era para que Lícia as reunisse e encontrasse os seus guardiões. Desse modo, eles poderiam fazer o que ninguém havia feito antes.
Uma história sobre sonhos e perseverança, envolvendo batalhas, amores e grandes amizades. Uma saga insana pela recuperação de Datahriun, onde vivem criaturas misteriosas com poderes fantásticos.
Um lugar onde a magia é somente o começo!

Datahriun é um planeta fantástico, cheio de seres com poderes incríveis, nesse mundo as pessoas são divididas em Clãs, sendo que os membros de cada um destes possuem poderes e características específicas. A história se inicia no clã Kan, do qual a nossa protagonista faz parte, ela se chama Lícia e é uma típica garota do seu clã, possui belas asas e ama voar, tem cabelos ruivos e um carisma que encanta a todos. Ela vivia sozinha com seu avô em uma casinha, até o dia em que ele acaba falecendo, mas antes de morrer, ele lhe conta uma antiga lenda sobre os Guardiões das Chaves, uma história antiga que conta que o poderoso Mago Selaizan, conhecido como o Senhor da Luz, espalhou por Datahriun cinco chaves mágicas, entregando cada uma a um guardião diferente, que juntas poderiam realizar qualquer desejo.

"Os cabelos eram da cor do fogo e em suas veias corria o vento. De suas costas brotavam asas e seus olhos dourados de águia alcançavam longas distâncias. E, por mais estranho que soe, ela era uma garota normal. Era."

À princípio, Lícia fica confusa por ele estar lhe contando isso, mas logo o seu avô revela ser um dos guardiões e, como último pedido, ele lhe entrega a sua chave e pede que ela reúna as demais para poder trazer de volta a prosperidade para Datahriun, que encontra-se à beira do fim. Dias após a morte de seu único parente, Lícia parte em sua jornada para encontrar os demais guardiões, começando pelo clã Akinus, o clã do fogo. Contudo, ao chegar lá ela é atacada e acaba desmaiando, sendo salva em seguida pela jovem Nahya. 

Nahya se mostra uma jovem muito amigável e apegada a família, ela e Lícia tornam-se amigas rapidamente, mas após alguns acontecimentos é revelado que Nahya é uma das guardiões, mas ela acaba perdendo sua chave para Trayena, uma feiticeira muito poderosa que quer a todo custo possuir as chaves. Após perderem a chave, Lícia e sua nova amiga partem de Akinus para conseguir pegar as outras chaves antes de Trayena e, assim, conseguir salvar Datahriun.

"Não fique triste. E o mais importante: não desista... Nada é fácil e nada é de graça. Se quisermos muito algo que está fora do nosso alcance, devemos lutar para tê-lo, lembre-se disso."

Esta não é a primeira vez que eu me aventuro pelo mundo de Datahriun, está é a segunda edição de O Senhor da Luz, eu já tinha lido a primeira em 2014 e gostado bastante, agora que reli estou mais apaixonado ainda por essa história, que me encanta e, agora, trás um sentimento de nostalgia. Estou mais ansioso ainda pela sequência, que não deve demorar a sair, já que a editora já está com o texto em mãos.

Quando li a história pela primeira vez, eu não tinha uma bagagem de leituras muito grande e tinha outra visão sobre essa história, essa releitura trouxe uma nova perspectiva sobre o livro, mas que continua igualmente positiva, a começar pela construção de mundo. Apesar da história possuir semelhanças com outras fantasias, o universo de Datahriun é fantástico, diferente de qualquer um que já li e cheio de peculiaridades únicas, com personagens cativantes e carismáticos.

“Os erros cometidos quando você não dá ouvidos à razão, e sim à emoção, podem ser os piores, os que deixam as maiores cicatrizes. No entanto, são aqueles dos quais, mesmo assim, você não se arrepende — e, se tivesse a chance, faria tudo de novo.”

Em comparação com a primeira edição, a história melhorou bastante, ouve uma nova revisão que eliminou alguns erros bem chatinhos, além de um amadurecimento na escrita em si. Também foi adicionado um capítulo extra que conta um pouco de como iniciou-se a jornada de Lícia. Não preciso nem comentar a capa, né? A Marina Avila, uma capista que adoro, refez a capa muito mais bonita que a primeira e que tem bem mais a ver com a história.

O Senhor da Luz é uma ótima pedida para quem adora uma fantasia cheia de aventura e magia, possuindo um universo fantástico totalmente novo para se desvender. Recomendo principalmente para os jovens fãs do gênero e para aqueles que nunca leram fantasia, é uma bela opção para se começar.



13 comentários:

  1. Adorei a resenha! Fico feliz que tenha gostado e muito obrigada, logo menos compartilho na minha página! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. O bom de uma releitura é perceber as coisas que outrora não vimos, né? Vejo que você tem outras perspectivas com relação a esse livro agora e que bom que gostou. Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e por isso fiquei curiosa com toda a trama criada. Enfim, espero de verdade um dia poder ler. :)

    beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Planeta fantástico, seres com poderes incríveis e Clãs? Já me chamou atenção! Haha' Que bom que o livro de deixou mais apaixonado pela história e já de deixou com vontade de ler o próximo livro. Saber que o universo de Datahriun é fantástico e cheio de peculiaridades únicas apenas aumenta mais meu interesse. Adorei conhecer esse livro através de sua resenha, além de me apresentar a obra me deixou com vontade de ler. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Oi, Manoel!
    Que capa linda! Chama a atenção de cara.
    A história parece bem bacana, porém não se faz meu estilo. Às vezes tenho uma certa resistência com livros de fantasia. :/
    Fico feliz que você tenha aproveitado muito mais a leitura nessa nova edição.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu gosto muito de fantasia, não leio com frequência, mas curto livros nesse estilo. Mas, infelizmente, apesar de seus comentários positivos, essa obra não consegui atrair minha atenção, deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee Manoel ^^
    Fantasia não é bem comigo, mas eu fiquei curiosa com essa divisão de clãs, e de cada clã possuir características únicas. Também fiquei curiosa com a jornada da Lícia em busca dos outros guardiões. Fico feliz em saber que você gostou do livro (mais uma vez...haha'), e a capa é mesmo linda. Quero ler :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Gente, que capa maravilhosa é essa? Quero muito essa edição PRA ONTEM! Eu sou a louca das fantasias, então fiquei completamente apaixonada pela premissa, ainda mais envolvendo magias. Espero muito ler logo, porque realmente fiquei empolgada! Haha. Parabéns pela resenha. Adorei.

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Manoel. Eu estou simplesmente apaixonada por essa capa, sério. Confesso que não sou fã de fantasia, de alguma forma, nunca consigo me prender ao livro, porém devo dizer que depois da sua resenha fiquei um tanto interessada por esse livro. Enfim, adorei ler suas impressões a respeito do livro.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  9. Olá, que interessante que este mundo apesar de ser uma fantasia, traz pontos e aspectos diferentes de outros que encontramos no mundo literário. ainda não conhecia a história, mas sua resenha despertou minha curiosidade para conhece-la mais a fundo. Vou procurar ler estes dias.

    ResponderExcluir
  10. Que capa linda mesmo! Adoro as capas da Marina também! Sobre a obra, eu ainda não a conhecia, é a primeira resenha que eu leio. Gosto bastante de fantasia, por isso fiquei encantada com a trama, eu quero muito ler a obra! Achei incrível essa coisa de clãs, cada um com suas características e tal. Vou colocar nos desejados.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Mas que capa maravilhosa é essa, minha gente?! A sinopse também não é de se jogar fora!

    Amo livros de fantasia e este parece muito bom! Incrível para quem é fã do gênero e é ótimo que a revisão tenha trago melhorias, é bom saber que a autora se preocupou com isso em sua nova edição!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Manoel, tudo bem?
    Já li a edição antiga e me decepcionei pois achei um livro meio previsível, por isso fico com receio. Nessa nova edição ela mudou algumas coisas como você disse, mas mesmo assim não sei se leria.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    muito legal sua resenha, ainda não conhecia o livro mas parece ser uma leitura muito interessante para quem curte o gênero, uns amigos meu iriam adorar a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir