sexta-feira, 26 de maio de 2017

[3] Na Telona: Antes Que Eu Vá


Título Nacional: Antes Que Eu Vá
Título Original: Before I Fall
Lançamento: 18 de Maio de 2017
Duração: 1h e 38min
Direção: Ry Russo-Young
Distribuidora: Paris Filmes
Gênero: Drama, Sobrenatural
Sinopse: Samantha Kingston (Zoey Deutch) é uma jovem que tem tudo o que uma jovem pode desejar da vida.. No entanto, essa vida perfeita chega a um final abrupto e repentino no dia 12 de fevereiro, um dia que seria um dia como outro qualquer se não fosse o dia de sua morte. Porém, segundos antes de realmente morrer, ela terá a oportunidade de mudar a sua última semana e, talvez, o seu destino.



Antes Que Eu Vá é a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome, escrito pela autora americanas Lauren Oliver. A filme conta a história de Samantha Kingston, ela está em seu último ano no colégio e tem uma vida perfeita, ela é popular, namora um dos melhores jogadores do time e possuí um grupo de amigas inseparáveis. No dia 12 de fevereiro, os estudantes do colégio comemoram o 'dia do cupido', que é uma espécie de comemoração parecida com o dia dos namorados. 

Neste, que era para ser um dia de comemoração e diversão, ao voltarem de uma festa, Samantha e suas amigas se envolvem em um acidente de carro e ela morre. Contudo, ao abrir os olhos, Samantha se encontra no seu quarta, na manhã exata do dia 12 de fevereiro. Com isso, não demora até ela perceber que está revivendo novamente o dia de sua morte e ela continua a revivê-lo tentando descobrir um jeito de evitar o seu trágico final.


Eu sempre tive certa curiosidade em relação ao livro que deu origem à esta adaptação, eu nunca tive vontade de iniciar realmente a leitura. Apesar disso, me baseando em todas as críticas que li, posso dizer que ele é fiel à obra literária. Entretanto, ser fiel ao livro não significa que o filme seja totalmente bom e mesmo não sendo um crítico de cinema, posso dizer que ele possui alguns problemas. Começando pelos personagens e pelas atuações.

Samantha Kingston (interpretada por Zoey Deutch) é a única personagem do longa que tem sua personalidade mais trabalhada e uma profundidade maior, o que obviamente se deve ao fato dela ser a protagonista, gostei da forma como a autora trabalhou cada dia revivido pela personagem com algumas poucas diferenças, nos fazendo perceber a mudança nela conforme a história avançava. Zoey Deutch é uma boa atriz, mas faltou um pouco de carisma da parte dela no começo do filme, o que foi sendo melhorado no decorrer da narrativa. Os demais personagens não são muito interessantes ou atrativos, mas vale a pena ressaltar que a relação entre a Samantha e as duas amigas é bem retratada e se assemelha bem com a realidade.


Ao meu ver, o grande problema do filme está na obviedade dele, no começo já fica muito fácil adivinhar o que virá pela frente, o que acabou deixando-o, em vários momentos, tedioso e monótomo. Além disso, ele também é óbvio na mensagem que procura transmitir. Logo, não temos grandes surpresas durante a história. 

A parte estética do filme na minha opinião é muito bem feita. Em boa parte das cenas, a produção abusa das cores mais frias e metálicas, que além de resultar em uma ótima imagem na tela, essa combinação de tons condiz com a narrativa, que se passa no inverno.


Mesmo com alguns defeitos, Antes Que Eu Vá é um bom filme. Para quem gosta dessa pegada mais adolescente, com todos os nuances e dramas dessa faixa etária, é um filme que pode ser agradável de assistir e, apesar de óbvia, a mensagem que o mesmo passa é importante. Além disso, tenho quase certeza que os fãs do livro vão gostar dessa adaptação, então se você já leu e gostou, corre pra assistir!


6 comentários:

  1. Olá,

    Quero ler o livro dessa adaptação, até o tenho em ebook, mas estou procrastinando para ler haha. Eu sinto interesse em assistir esse filme, apesar de suas ressalvas, pois acho a Zoe uma ótima atriz. Além disso, essa questão de reviver o dia e tentar evitar a morte me deixa muito intrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Nossa se antes não queria ler o livro, agora que nem passo perto do filme HAHAH não suporto coisas óbvias demais porque me frusta. E para negativar o filme, prefiro então nem gastar meu dinheiro haha Que bom que a estética pelo menos compensa, mas mesmo assim um filme bom não se vale só disso. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oieee! Não li o livro, mas vi o filme e adorei, ele foi bem produzido e me apaixonei pela fotografia dele... Gostei muito da história, mas concordo que vários momentos ficaram tediosos e monótonos... Mas no geral foi um bom filme <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Jose, ainda não li esse livro e apesar de vc não ter curtido tanto a versão em filme, devo dar uma chance e ver se realmente lembra E se Eu Ficar, pois sempre que leio sobre esse filme/livro ele me vem a cabeça. js

    ResponderExcluir
  5. oie, eu li esse livro há muitos anos, antes mesmo de resolverem lançar o filme. Achei bem razoável, mas eu não curto muito obras adolescentes. Achei uma pena os personagens não serem muito aprofundados e as coisas do livro serem meio óbvias, mas que bom que é um filme que até dá para assistir como entreterimento. não pretendo assistir, pois a leitura do livro me bastou.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não conhecia o livro/filme, me pareceu um pouco com Se eu ficar, pelo inicio da resenha, mas no desenrolar percebi a diferença, não chamou muita minha atenção, mas quem sabe um dia dou uma oportunidade.

    ResponderExcluir