domingo, 21 de maio de 2017

[178] Resenha: Amor Amargo | Jennifer Brown


Título: Amor Amargo
Autor(a): Jennifer Brown
Editora: Gutengerb
Páginas: 256
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Último ano do colégio: a formatura da estudiosa Alex se aproxima, assim como a promessa feita com seus dois melhores amigos, Bethany e Zach, de viajarem até o Colorado, local para onde sua mãe estava indo quando morreu em um acidente. O Dia da Viagem se torna cada vez mais próximo, e tudo corre conforme o planejado. Até Cole aparecer.
Encantador, divertido, sensível, um astro dos esportes. Alex parece não acreditar que o garoto está ali, querendo se aproximar dela. Quando os dois iniciam um relacionamento, tudo parece caminhar às mil maravilhas, até que ela começa a conhecê-lo de verdade… Em um retrato realista de um relacionamento conturbado, a autora Jennifer Brown – do sucesso A Lista Negra – nos leva até o limite de nossos sentimentos.

Alex está cursando o último ano do ensino médio. Ela tem dois amigos inseparáveis, Bethany e Zach, e os três estão planejando fazer uma viagem até o Colorado, um sonho de Alex desde que a sua mãe faleceu, pois essa cidade foi palco de momentos muito felizes da vida de sua mãe com o seu pai. Os preparativos para a viagem andam muito bem, até que um novo aluno cruza com o destino Alex, ele se chama Cole e se mostra muito afim de Alex, que também se sente atraída por ele, o que resulta em um relacionamento. No início, Cole é um verdadeiro príncipe de contos de fadas, mas pouco à pouco a sua máscara vai caindo e ele revela sua verdadeira face.

Cole acaba mostrando-se bastante violento com a jovem, fazendo-a chorar em quase todos os seus encontros, mesmo assim Alex não termina com ele, justificando os atos pelo fato do rapaz ter uma relação conturbada com os pais. Entretanto, o tempo vai passando e um dia durante seu trabalho, a chefe de Alex (que a trata quase como uma filha) nota algumas manchas no seu corpo e percebe que ela tem se distanciado de Bethany e Zach, mas Alex desvia-se de qualquer acusação contra o namorado, crendo cegamente que ele irá mudar. O dia da viagem se aproxima, Cole se torna mais explosivo e a relação com seus amigos mais difícil. Bethany, Zach e a chefe de Alex sabem que Cole a agride e se questionam: por que dela ainda está com ele?

"E assim, sem mais nem menos, me dei conta de que, querendo ou não, o que tinha acontecido no dia anterior já tinha começado a me definir; eu estava inventando pretextos para justificar o que ele tinha feito comigo."

Este é meu primeiro contato com um livro da Jennifer Brown, famosa pelo sua obra A Lista Negra, onde ela fala sobre bullying. Em Amor Amargo, temos uma história cujo foco é um relacionamento abusivo e eu amei completamente a forma como ela tratou desse assunto. A escrita é envolvente, mesmo sendo um livro com cenas angustiantes e fortes, não consegui parar de ler. O livro é narrado em primeira pessoa pela Alex e isso me fez entender muitas coisas em relação à relacionamentos abusivos, pois a autora fez um retrato perfeito de como a vítima pensa em uma situação dessas.

Muitas pessoas dizem que é fácil sair de um relacionamento abusivo, elas dizem que a vítima só precisa querer abandonar o agressor e pronto, mas não é assim, mesmo com os avisos de todos ao seu redor, a Alex sempre ficava ao lado do Cole, pois na cabeça dela as coisas iam melhorar e no começo ela nem sequer tinha noção de que estava num relacionamento abusivo, ela tem uma carência emocional muito grande e acho que isso contribuiu para que ela chegasse nessa situação, além dela ainda ser uma adolescente.

"Talvez ficar com alguém que me maltratava fosse melhor do que voltar a ficar sozinha."

Ninguém está imune a esse tipo de situação horrível, independentemente de idade, gênero ou orientação sexual, todos podemos passar por algo do tipo e, mesmo muita gente dizendo o contrário, nem sempre notamos quando alguém com quem estamos nos relacionando começa a demostrar atitudes e sentimentos abusivos. Estando dentro da cabeça da Alex, eu pude ver como é difícil sair de uma situação dessas, ela praticamente se encontrava isolada, pois Cole a fez se afastar de seus amigos, pensando em como a vida dela não seguiria em frente sem ele.

Acompanhar o relacionamento deles, com todas as agressões verbais e físicas, todo o abuso, é totalmente angustiante, me deixou com um sentimento de incapacidade, querendo a todo momento que a Alex abrisse os olhos, enxergasse a realidade antes do piro acontecer. É um sentimento muito forte. Posso dizer que não é uma leitura fácil.

"E eu chorava, mas era um choro baixo. Um choro de desistência. Naquela altura, não tinha ideia do que fazer. Queria deixá-lo, mas tinha medo. Queria amá-lo, mas não queria ser o tipo de pessoa que amava alguém capaz de fazer isso com ela."

O trabalho gráfico do livro está ótimo, a capa é uma das favoritas da minha estante e ela combina muito com a história. No final do livro existe uma série de perguntas respondidas pela autora em relação ao tema do livro, que esclarecem muitas dúvidas.

Amor Amargo é um livro sobre relacionamento abusivo, um tema difícil e que não é muito abordado por ai. É uma história forte, que mexe com você, que lhe faz questionar muitas coisas sobre esse assunto e compreender um pouco sobre como é estar em uma relação desse tipo. Uma história importante, muito bem escrita e que deve ser lida.



17 comentários:

  1. Olá essa foi uma das leituras que mais me marcaram no inicio do meu blog, com uma temática forte e representativa a autora consegue abordar um assunto tão delicado de forma astuciosa, simplesmente amo esse livro e a lista negra por terem gêneros que nos dias hoje são muito repercutidos, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li esse. E que as autoras estão abordando estes temas difíceis e necessários para ajudar outras pessoas a entenderem e quem está passando por isso a reconhecer os sinais e conseguirem pedir ajuda. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. Acho bom que existam livros que discutam esse assunto, que é muito difícil e delicado. Um dia quero ler esse livro também.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Manoel, tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em ler esse livro, pois assim encontramos uma diversidade incrível até para esconder e defender esse assunto, quero me aventurar e conhecer, enfrentar as situações com a Alex, ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não li nada da autora ainda, mas as críticas são muito positivas sobre os temas abordados. Vou anotar a dica!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Esse é um livro que dificilmente eu leria sabe, já me angustio e até mesmo me estresso com algumas pessoas que eu conheço e que estão presos nessa rede, para ler e sentir o mesmo quando eu poderia estar descansando.
    Mas que bom que o livro ensina que não é fácil, mas eu acho que os amigos não devem desistir

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Já ouvi falar da Jennifer, mas ainda não conhecia essa obra. Não curto muito o gênero, mas parece ser uma obra que prende o leitor. Achei bem interessante o tema, acredito que realmente deva ser abordado para alertar as pessoas sobre o que realmente é um relacionamento abusivo.
    Por enquanto, vou passar a dica, mas quem sabe em breve?
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Manoel! Me tornei fã da escrita da autora desde "A Lista Negra" e desde então, sempre procuro novos livros dela haha. Amor amargo parece ser tão bom quanto a lista negra. Os dois possuem temas atuais e a autora consegue transformar a história em algo envolvente e ao mesmo tempo bastante realista. Sua resenha está ótima e fiquei bastante curiosa em relação ao enredo. A capa está linda e espero ler esse livro um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?! Esse foi um dos melhores livros que li ano passado. Apesar de uma obra ficcional a Jennifer é psicóloga então com certeza tem muito do lemos aí foi tirado das próprias experiências dela né?!
    Adorei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. OI, Manoel
    Ao contrário do que muitos dizem, não é fácil mesmo sair de um relacionamento abusivo. Está certo que às vezes a pessoa reluta em sair, mas muitas vezes mesmo querendo é difícil.
    Adorei sua resenha, pois quero muito ler esse livro ainda. Nunca li nada da autora. Fico feliz que tenha gostado em seu primeiro contato. Ótima dica. Espero ler em breve.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas estou interessada no tema. COm certeza, vou ficar bem tocada com a trama, e vou indicar o livro para amigos.
    Uma ótima indicação, que me deixou bastante curiosa para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Ainda não li Amor amargo, mas já li o outro livro da autora e amei! Relacionamento abusivo é algo complicado, e confesso que era uma das pessoas que julgava sem conhecer, mas desde que li o livro It Ends with us da Colleen Hoover, eu finalmente entendi o que é um relacionamento abusivo. Quero muito conhecer essa obra também, até já adquiri em ebook, mas estou nem preparando psicologicamente para a leitura, ouvi dizer que não é uma leitura muito fácil.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu li No Escuro de Elizabeth Haynes que fala visceralmente de relacionamentos abusivos através de uma personagem e posso dizer que o livro é excelente, porque ela apresenta as inúmeras causas que fomentam tanto o agressor como a vítima e espero que Amor - até porque amor não aceita o termo ABUSIVO como adjetivo - Amargo seja tão bom quanto No Escuro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oii Manoel. tudo bem? Gostei muito de conferir tua opinião sobre o livro. Deve ser mesmo uma leitura bem angustiante, com uma trama tão forte assim sobre relacionamento abusivo. Esse é um tema que deveria ser abordado com mais frequência na literatura, para conscientizar os leitores de que é doentio e totalmente errado, e as consequências disso. É um livro que quero muito ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Hello!!!
    Nunca li nenhum livro sobre relacionamento abusivo, mas fiquei super interessada nesse da Jennifer Brown! Gosto da escrita de la demais, acho que ela consegue desenvolver bem demais esses assuntos complexos.
    Amei a resenha e vou ler logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Lembro da divulgação dessa obra e na realidade eu não sabia muito bem do que se tratava. Não sei se leria no momento. Sou a favor de obras que tratem desse tema, acho que quanto mais debatido melhor, claro que com algumas ressalvas. tenho certeza que me sentiria do mesmo jeito que você, incapaz...
    Gostei da resenha!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Esse livro está na minha lista de desejados já faz um bom tempo.
    Imagino que a leitura deva ser um tanto tensa pelo que trata, mas acho muito interessante livros abordarem temas tão importantes como esse.
    Espero ler ele logo.
    Beijão!

    ResponderExcluir