sexta-feira, 17 de março de 2017

[162] Resenha: Ninfeias Negras | Michel Bussi


Título: Ninfeias Negras
Autor(a): Michel Bussi
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.

A história se passa em Giverny, vilarejo mundialmente conhecido por ter a inspiração para diversos quadros do pintor Monet, onde acompanhamos o dia-a-dia comum de seus habitantes, até que a tranquilidade do lugar é abalada pelo assassinato Jérôme Morval, um oftalmologista muito conhecido por lá, principalmente pela sua fama de mulherengo. Como é de se esperar, logo são iniciadas as investigações para descobrir quem seria o autor de tal atrocidade.

Paralelamente a investigação do assassinato, somos apresentados ao cotidiano de três mulheres distintas que moram no vilarejo. A primeira é Stéphanie Dupain, professora da única escola do lugar, que encontra-se casada e mal resolvida com o seu relacionamento; a segunda é Fanette Morelle, uma garotinha que sonha em um dia ser reconhecida pelas suas pinturas; por último, uma senhora idosa que narra parte da história e passa seus dias atrás das cortinas de sua casa observando tudo ao redor.

"A primeira tinha mais de 80 anos e era viúva. Ou quase. A segunda tinha 36 e nunca havia traído o marido. Ainda. A terceira estava prestes a completar 11 anos e todos os meninos de sua escola queriam ser seu namorado. A primeira só usava preto, a segunda se maquiava para o amante, a terceira enfeitava os cabelos para que voassem ao vento."

A policia continua suas investigações sem conseguir chegar a lugar algum, enquanto acompanhamos as vidas dessas três personagens. Fanette encontra-se muito agitada, pois precisa encontrar mais inspiração para concluir o seu atual quadro e entregar a sua professora, pois ela tem muito potencial que poderia levá-la a ganhar um prêmio de pintura. Stéphanie, por sua vez, acaba se envolvendo com o detetive que investiga o assassinato, começando a se perguntar se realmente ama o seu marido. Enquanto que a velha senhora continua a viver sua vida observando os habitantes do vilarejo. Com o passar das páginas, as vidas desses personagens começam a se entrelaçar com a investigação do assassinato, criando uma teia de mistérios que só serão resolvidos após a leitura da última página.

"A primeira era má; a segunda, mentirosa; a terceira, egoísta."

Eu sou um grande fã de livros desse gênero, mas nunca tinha lido nenhuma obra de Michel Bussi, que tem se revelado um grande autor do gênero, e a minha primeira experiência com um livro dele não poderia ter sido melhor. Bussi escreve com uma maestria capaz de prender o leitor até a última página. Todo o enredo é desenvolvido de uma forma a manter o ar de mistério no ar, sempre revelando pequenos detalhes para a resolução do crime, mas nunca revelando o suficiente, o que acabou me deixando sempre com uma vontade de ler mais e tentar descobrir o que realmente acontecia na história, mas falhei miseravelmente.

Acho incrível a forma como o autor entrelaçou a vida de todos os personagens e suas subtramas, além de inserir vários temas (como os detalhes sobre arte, traições , ambição, etc), tecendo assim uma verdadeira teia de dúvidas, que só foram tiradas no fim da narrativa e por falar nisso... que final! A resolução de tudo foi totalmente inesperada para mim e me agradou bastante. Também achei interessante como o autor intercalo as narrativas em terceira e primeira pessoa para dar um olhar diferente e maravilhoso ao livro.

Estou totalmente satisfeito com a leitura de Ninfeias Negras, um livro bem escrito, cheio de mistério e surpreendente. Michel Bussi entrou pra minha lista de autores para ficar de olho, quero ler tudo o que ele já lançou por aqui e aguardarei suas futuras obras. Se você procura um livro com muito mistério e um final inesperado, essa é a escolha certa!




10 comentários:

  1. Olá,

    Confesso que eu já tinha visto a capa desse livro e imaginava outra história, mas a trama que você apresentou na resenha parece ser bem legal. Achei o livro bacana, o assunto tratado parece ser bem envolvente. Adicionei na minha lista de desejados, adorei a resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a leitura deste livro e entrou na lista dos meus preferidos porque o final dele é surpreendente e me deixou pasma de tão surpresa. Foi uma bela obra.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga minha leu esse livro e amoooooou, eu estou muito afim de ler, ele tem tudo que eu amo numa boa história! Sua resenha ficou incrível! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro livros do gênero, mas admito que já não leio há algum tempo. Quem sabe esse livro não seja minha próxima leitura. Não conheço o autor, então esse é mais um motivo para eu procurar melhor. Adoro descobrir novos livros e autores.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Manoel, tudo bem?
    Menino eu to é louca para ler esse livro que você nem imagina, fiquei feliz de encontrar a resenha logo em seu blog, pois é um livro que estou bastante interessada, desde que vi o lançamento.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    Já tinha ouvido falar do livro, a resenha que li sobre foi muito boa, só fez om que eu me atraísse pelo livro, lendo sua resenha agora eu percebi que o livro é realmente fantástico e eu tô perdendo tempo de não ter lido ainda.

    Sucesso.
    Fonte Literária

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Essa é a segunda resenha que leio sobre a obra e que me deixa curiosa, com vontade dd me aventurar pelas páginas. Confesso que faz um tempo que não leio nada no estilo, mas seria um bom desafio.

    Que bom que o livro foi uma experiência legal pra vc. Dica anotadissíma!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Li sua resenha de Uma Noite Como Essa e vi que tinha de Nifeias Negra e corri pra cá. Eu amei esse livro! Amei, amei, amei em todos os aspectos. Recomendaria fácil!

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee Manoel ^^
    Diferente de você, eu não gosto muito do gênero...haha' mas o Heitor, resenhista lá do blog, o leu e também gostou bastante. Fico feliz em saber que o autor conseguiu te surpreender e que gostou da forma como ele conduziu a história, amarrando as pontas e intercalando.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    A história me lembrou "A garota no trem" e a sua resenha me deixou bem curiosa sobre o desenrolar da obra.
    Dica anotada.
    Um beijo.

    ResponderExcluir