domingo, 15 de janeiro de 2017

[155] Resenha: Os Assassinos do Cartão-Postal | James Patterson & Liza Marklund


Título: Os Assassinos do Cartão-Postal
Autores: James Patterson & Liza Marklund
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Uma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Berlim e Estolcomo.
Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando a repórter sueca Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com a jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.

Jacob Kanon é um detetive que está à procura dos assassinos que mataram sua filha e seu noivo, enquanto os mesmos passavam férias na Europa, eles foram encontrados com as gargantas cortadas e suas contas bancárias foram esvaziadas, mas eles não são os únicos, já que uma série de assassinatos estão ocorrendo em diferentes cidades da Europa. Jacob está tentando juntar pistas para conseguir pegar os assassinos, mas os assassinatos não possuem nenhuma conexão, aparentemente, exceto que depois de cada morte, um cartão-postal é enviado ao jornal local da cidade de cada vítima.

Dessie Larsson é uma repórter que vive em Estocolmo e que leva uma vida normal, até o momento em que ela recebe um cartão-postal dos assassinos. Logo, Jacob embarca para a Suécia para encontrar-se com a repórter. A principio Dessie não quer se envolver com a investigação, mas com o tempo ela acaba aceitando ajudar o detetive e embarcando com ele nessa jornada para capturar os assassinos.

"Ser ou não ser
Em Estocolmo
Eis a questão"

Eu sou um grande fã de romances policiais e já tinha lido uns livros do James Patterson, mas nunca li nenhum de seus livros desse gênero, o que é bem incomum levando-se em conta que ele é conhecido principalmente por esse tipo de história, o mesmo pode-se dizer da outra autora do livro, Liza Marklund, também famosa pelos seus romances policiais. Então posso dizer que peguei este livro sem grandes expectativas, mas esperando uma história no mínimo boa e interessante, e foi o que encontrei.

Desde o começo da história somos apresentados a todos os personagens da trama, e isso inclui os assassinos, ou seja, não existe um mistério em torno de quem está cometendo os crimes para o leitor, somente para os personagens. Contudo, esse fato não deixa a história menos interessante, pois conhecemos os assassinos, mas não as suas motivações e é muito interessante o fato de poder acompanhar a investigação dos assassinatos por esses dois lados da trama.

"— Você tem a aparência e o cheiro de um depósito de lixo. Além disso, não tem nenhuma autoridade sobre a polícia sueca. Você está só perseguindo esses assassino. Desculpe, mas isso parece um pouco... obsessivo.
(...)
— Eles mataram minha filha em Roma — explicou — Cortaram a garganta de Kimmy e Steven em um quarto de hotel em Trastevere. Então, sim, estou obsessivo. E eu vou persegui-los até o inferno congelar."

A escrita da história é fluída e dinâmica, a maior parte do desenvolvimento me agradou bastante e os personagens são bem construídos. O livro trás muitas referências a obras famosas e fala bastante de arte, em alguns momentos eu me pegava pesquisando sobre algumas obras famosas que apareciam no livro e que eu não conhecia, apesar de muitas das citadas serem de conhecimento geral, como a Monalisa.

A história também trás um toque de romance entre o casal protagonista, mas não é algo muito meloso e nem chega a ser um foco na narrativa, ficando mais em segundo plano, o que me agradou bastante. A única coisa que não me agradou muito no livro foi o final, eu achei ele um pouco corrido demais, apesar de ser bem surpreendente. A parte física do livro está bem bonita, a capa condiz perfeitamente com a história e os personagens que ela representa, a diagramação é simples, mas com fonte em bom tamanho e capítulos curtos.

Os Assassinos do Cartão-Postal é um ótimo livro, uma leitura dinâmica e que prende o leitor do começo ao fim, perfeito para os amantes de um bom romance policial.




28 comentários:

  1. Olá Manoel, tudo certo?
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, especialmente porque gosto muito da escrita desenvolvida pelo autor e também porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha, que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, que parece ser bem envolvente, heim?! Acho que irei adorar e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos!
    Boas leituras :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Manoel, tudo bem ?
    Achei bem interessante o fato de falar sobre obra de artes, acho um diferencial. Gostei também de saber que o livro é dinamico e prende até o fim, coisa que nÃo tem acontecido muito com minhas leituras ultimamente.
    Só me deixa em dúvida o fato de nÃo termos um mistério no enredo, não sei se o fato de ser tudo assim, tão aberto, me cativa.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada do Patterson e me sinto morando embaixo de uma imensa e pesada pedra, por ainda não poder opinar sobre seus livros com alguma propriedade. São tantos elogios e tantos admiradores que a sensação de estar perdendo alguma coisa importante é muito forte. Adorei sua resenha e anotei a dica e espero que em breve eu possa sair da caverna da ignorância e poder ler alguma coisa deste autor tão amado e elogiado.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Nunca li romance policial, apesar de ter curiosidade e me interessei nessa obra. Que ótimo que apesar de sermos apresentados até mesmo aos assassinos da trama, isso não deixa a história menos interessante. Ainda que o romance não seja o foco, tenho certeza que vou gostar. Adorei sua opinião!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie! Tudo bem? Amo demais esse livro, foi um dos primeiros que li do autor e fiquei apaixonada pela história que ele criou, fiquei intrigada do inicio ao fim do livro, até descobrir as coisas! kkkk
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel,

    Tudo bem? Eu nunca li nada do James Patterson, o que é bizarro porque eu sou blogueira há mais de seis anos! Enfim, as obras dele se encaixa em no meu gosto, mas acontece com ele exatamente o mesmo que o com o Nicholas Sparks: não chegam a ser tão interessantes aos meus olhos a ponto de me fazer solicitar (muito menos comprar!), mas fico feliz que tenha aproveitado a dinâmica da escrita e gostado do desenvolvimento tanto da trama quanto do romance.

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar no autor, mas ainda não tive a oportunidade de ler nada dele ainda. Vou anotar na minha lista!

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Manoel!
    Já leu algum livro do Harlan Coben? Esse livro parece ser bem no estilo do autor.
    Bom, esse final corrido ia me irritar com certeza, apesar do livro ser fluido e dinâmico. Obrigada pela indicação.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Adorei sua resenha, nunca tinha lido nada sobre este livro, achei interessante a dinâmica dos assassinatos parecerem desconexos e ao mesmo tempo terem o cartão postal em comum, mas vou deixar a dica anotada pra quando eu estiver nessa vibe investigativa rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, esse é um livro que eu já vi diversas vezes e não li. No entanto achei bem interessante sua temática e o fato que desde o início conhecemos e acompanhamos os dois lados da trama. Achei legal o fato de ter romance, mas ele não interferir no principal da obra que é o caso de assassinatos e fiquei intrigada para saber das motivações. É uma pena que o final seja corrido, odeio quando os autores fazem isso, mas não acho que não leria apenas por isso. Vou anotar aqui para adquirir e ler!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Acredita que eu nunca li um policial do Patterson, logo eu que sou fã de policias?
    Brincadeiras a parte, gostei bastante do enredo deste livro e saber que a escrita é dinâmica e os personagens envolventes me anima ainda mais a ler.

    ResponderExcluir
  12. Oi Manoel!
    Nunca tinha lido a resenha desse livro, e ainda não li nada do James Patterson. Romance Policial não faz muito o meu gênero, mas ele é ótimo pra sair da zona de conforto, né? Também não gosto de livros com finais rápidos demais, mas que bom que deu pra surpreender o leitor! :)
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Nunca li nada do James Patterson, até comprei uns dois livros na Bienal do ano passado, mas até agora não encontrei tempo para lê-los. Tenho muito interesse em realizar a leitura desses livro e mais alguns do autor. Já conhecia esse livro e vou adicionar aos outros para ler futuramente.

    ResponderExcluir
  14. Oii!!
    Até hoje não li nada do autor. Falta de oportunidade e também por nunca ter lido nenhuma resenha sobre os livros dele. Gostei muito da trama criada pelo autor. Nunca imaginei um assassino matar as pessoas e ainda mandar um cartão postal para o jornal local de onde a pessoa mora. Me surpreendeu. Isso significa que, o(s) assassino(s) pesquisam muito bem sobre a vida da pessoa, então todos os crimes são premeditados. Gostei da sua resenha, os fatos citados, despertaram a minha atenção. Acho que vou começar por esse livro e ver se eu gosto da escrita do autor também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Li apenas um livro do James Patterson até hoje, voltado para o público juvenil e não gostei muito da escrita... Talvez por conta da temática do livro, ou sei lá.

    Não leio muitos romances policiais, mas talvez este seja realmente atrativo. Se o cara é bom em policiais e a autora também...

    Se a leitura é fluída e dinâmica, já ajuda bastante a se empolgar com o livro, embora eu não curta finais corridos. Muita coisa fica solta e sem sentido.

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Já li muitas resenhas positivas desse livro e a curiosidade pelo mesmo só cresce. Não sabia que havia menções há várias obras de arte, o que com certeza é um bônus na história e acho que me veria fazendo pesquisas como você. O fato do romance ser sutil, é algo bom e interessante, até porque o foco do livro é mistério desse assassino, que aliás me deixou bem intrigada por enviar cartões postais. Adorei ler suas considerações, esse livro já estava na minha lista antes, mas após sua resenha fiquei ainda mais empolgada.


    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  17. Eu estou namorando esse livro por um tempinho por uma série de motivos como o fato de ser um autor que gosto muito e o fato de gostar desse misto de romance com outro gênero para não deixar tão adocicado. Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu ainda não conheço a escrita do James e nem dessa autora que co-escreve com ele, então não sei o que pensar desse livro, mas achei muito interessante que ao mesmo tempo que estamos acompanhando as investigações, já sabemos quem é o assassino! Achei uma obra muito interessante e fiquei bem interessada em realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá Manoel, tudo bem?
    Eu sou um apaixonado por romances policiais, e este parece ser bem o estilo que gosto de ler. Apesar desse final corrido, o livro me chamou grande atenção e consigo sentir o quanto os personagens cativam o leitor. O enredo em si, é um show de criatividade, dá vontade ir correndo acompanhar cada passo desse mistério.

    ResponderExcluir
  20. Oii Manoel, tudo bom? Eu simplesmente amo livros de mistério e tenho muita curiosidade com esse thriller. Já li alguns livros do autor e aprecio bastante seu estilo, são sempre leituras bem envolventes e rápidas de se fazer, além das tramas bem desenvolvidas. Espero ter a oportunidade de ler esse logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Acredita que apesar de eu amar o gênero até o momento não li nenhum livro do autor apesar das várias recomendações?
    Achei a trama bem interessante e curiosa para saber se vão descobrir quem é o assassino e os motivos que o levou a cometer tantos assassinatos. Saber que é uma história bem dinâmica e que flui rápido também me agradou muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá, Manoel. Nunca vi nada de ambos autores e confesso não ser muito fã de romances policiais, porém decidi deixar um pouquinho minha zona de conforto esse ano, rs. Adorei a premissa do livro, já havia lido outras resenhas a respeito dele, mas nenhuma me deixou tão instigada quanto a sua. Adorei ler suas impressões a respeito do livro.

    Beijos,
    Blog Anne & Cia.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    O James Patterson é sempre tão elogiado, eu morro de vontade de ler algo dele. Tambem nunca li nada da Liza, fiquei muito animada para ler essa narrativa, acho que essa coisa do romance em segundo plano vai me agradar tambem! Obrigada pela dica.
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  24. Olá Manoel,
    Gostei de conhecer suas impressões sobre esse livro e fiquei com vontade de pegar ele na estante para ler, pois está parado há um bom tempo. Gostei de saber que a obra tem várias referências e fiquei curiosa para saber o que vai acontecer em algumas situações e espero curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  25. Oie
    faz um bom tempo que tenho curiosidade pelo livro e quero muito conseguir ler em breve pois vi muitos elogios além dos seus que só me fazem querer ler muito em breve, bela dica e amei esse enredo

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Gostei bastante da sua resenha. Esse livro daria um excelente filme de suspense.
    Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?

    Há algum tempinho venho querendo ler esta obra. Os assassinos do cartão postal é uma obra que encanta os amantes do suspense e também só vejo comentários ótimos a respeito.

    Amei poder conferir suas impressões e espero poder conferir em breve!

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Confesso que não li muitos romances policiais, mas acho a premissa desse é bem interessante ainda mais por envolver o assassinato de parentes do protagonista. Isso com certeza torna a investigação bem mais pessoal e acalorada.
    Já vi algumas outras resenhas sobre ele e todas bem positivas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir