terça-feira, 27 de dezembro de 2016

[151] Resenha: Escola de Vilões | Jen Calonita


Título: Escola de Vilões
Série: Escola de Vilões (Livro 1)
Autor(a): Jen Calonita
Editora: Única
Páginas: 192
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Será que um vilão pode se recuperar? Gilly não se considera exatamente uma garota má... Porém, quando se tem cinco irmãos e irmãs mais novos, é preciso ser criativo para ajudar nas despesas. Ela é uma ladra muito boa, e disso tem certeza e pode se gabar. Até ser pega. Depois de roubar uma presilha, é sentenciada a passar três meses no Reformatório de Contos de Fadas – no qual os professores são aqueles antigos vilões que já conhecemos, como o grande Lobo Mau e a malvada Madrasta da Cinderela. Quando, porém, ela faz amizade com alguns estudantes, como Jax e Kayla, aprende que esse reformatório vai muito além de sua missão heroica. Há uma batalha ganhando forma e Gilly precisa descobrir: os vilões podem realmente mudar? Descubra o Lado B dos contos de fadas.

Gilly é uma garota de apenas 12 anos que vive na cidade de Encantatópolis, sua família é muito grande e carente, o único sustento da família provém do seu pai, que trabalha como sapateiro, porém os negócios não estão indo tão bem quanto antes, pois quando o assunto é sapatos as princesas e rainhas sempre recorrem as suas respectivas fadas madrinhas. Para ajudar a família nesse momento de crise, Gilly rouba pertences dos nobres, pois ela acha que os mesmos não necessitam de tanta riqueza. Contudo, certo dia Gilly é pega roubando pela terceira vez e acaba sendo enviada ao Reformatório de Contos de Fadas, onde ela irá aprender que a bondade é o melhor caminho a se seguir.

Ao chegar lá, ela se depara com um lugar bem diferente do que esperava, o Reformatório não é nada diferente de uma escola normal. O único diferencial do local é o fato de todos os professores serem ex-vilões de contos de fadas, como o Lobo Mal, a Bruxa do Mar, entre outros, que agora tem o dever de ensinar o caminho do bem para os jovens que são enviados para lá. Entretanto, Gilly começa a perceber que algo muito estranho e suspeito está acontecendo no Reformatório, resta a ela e seus novos amigos, Jax e Kayla, investigar e descobrir o que se passa por baixos dos panos no Reformatório.

"Não é fácil deixar que o mundo veja o monstro que você foi e torcer para que nunca mais seja visto."

Escola de Vilões é o primeiro volume dessa série e que chamou a minha atenção desde que li o seu título pela primeira vez. Sou aficionado por releituras de contos de fadas e esse livro em especial me lembrou muito a série A Escola do Bem e do Mal, que é a minha favorita desse tipo (eu já resenhei toda aqui no blog aliás), então não poderia deixar de conferir essa história também. Eu já estava com as expectativas subindo, mas tentei me controlar, por que esse livro é um infanto-juvenil e eu já estava esperando os clichês e as "coisas bobinhas" habituais do gênero, por exemplo, o nome da cidade que eu achei engraçadinho, apesar de bobo.

A história é narrada pelo ponto de vista da Gilly e ela é o tipo de protagonista que não tem medo de falar o que pensa, ela é corajosa e faz o que acha certo, além de ser uma ótima narradora, que dá sequência aos acontecimentos de uma forma direta e cativante, deixando a leitura com muita fluidez. Eu gostei dos demais personagens, principalmente da maneira como os vilões dos contos de fadas foram reformulados na forma de professores.

"Poder verdadeiro é aprender a colocar os outros em primeiro lugar e não julgar um livro pela capa, por assim dizer."

A capa dessa edição é simplesmente linda e a diagramação tem uma fonte em tamanho perfeito para leitura, além da mesma possuir detalhes como recortes de jornais ficcionais do Reino, contendo notícias e informações sobre eventos importantes e até mesmo sobre os professores da escola, o que enriqueceu a leitura e a construção para mim. Contudo, eu achei que faltou um pouco mais de ação ou seriedade em algumas cenas do livro.

Se você gosta de infanto-juvenis e procura algo para ler despreocupadamente, esse livro é uma boa pedida, mas já embarque na leitura sabendo que é uma história simples e não uma fantasia mega elaborada, tendo isso em mente as chances de gostar do livro tanto quanto eu são altíssimas.



26 comentários:

  1. Olá Manoel
    Eu já conhecia esse título, mas acho que sua resenha é a primeira que leio a respeito e gostei bastante de poder acompanhar os comentários. Confesso que gosto bastante do gênero por isso fiquei curiosa sobre o desenvolvimento e personagens diante das características. Também achei a capa muito linda <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Já tinha ouvido falar desse livro mas até então não tinha buscado saber mais sobre ele,adorei a sinopse e todo o enredo do livro e já coloquei na minha listinha de leitura pra 2017!!
    Já fiquei bem curiosa sobre o que acontece nesse escola e nas confusões que Gilly vai aprontar!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-sombra-do-passado-sylvain.html#comment-form

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Já li algumas resenhas muito positivas desse livro e embora não goste muito de infanto-juvenil, este em especial tem uma premissa bem atrativa, sem falar dessa capa maravilhosa. Bom saber que é uma leitura leve e satisfatória, pretendo ler em breve e formar minhas próprias impressões.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu adorei o livro, achei uma história bem divertida quando li, só senti mesmo uma falta de aprofundamento na história. Não vejo a hora de ler o segundo volume da série, acredito que nele muitas coisas novas aparecerão.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, eu não conhecia o livro mas vou anotar a dica. Adoro filmes que se trata de releituras dos contos de fadas e os poucos livros que li amei, e nesse ano de 2017 quero focar um pouco nisso,sair dos filmes e ir mais para os livros, então, dica anotadinha aqui haha

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    como vai?

    Quando vi o lançamento, confesso que fiquei com vontade de ler, mas conforme o tempo foi passando e descobrindo as resenhas sobre ele, fui deixando de lado e a vontade sumiu. Hoje vejo que busco algo, uma fantasia, que fuja do padrão infanto-juvenil e apesar dos seus elogios, passarei a dica no momento. Parabens pela resenha. :D

    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Manoel bate aqui! Eu também sou apaixonada por releituras então esse livro é meu gênero, número e grau!! Quero muito ler ele ainda mais pela leveza que ele deve ter. Só espero que a autora não seja parecida com o a escola do bem e do mal.Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Manoel, tudo bem?

    Eu comprei este livro na bienal deste ano por apenas 15 reais. Na verdade todos os livros da editora estavam por esse valor. Uma pena não ter consigo outros mais, rs.
    Só sei que adorei e quero logo os outros dois livros da trilogia <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Primeiro que parabenizar vcs, pelo blog muito bonito que tem. Realmente dá prazer de visitar. Quanto a resenha, não conheço muitos os lançamentos dessa editora Única, e esse não faz muito meu gênero, porém você escreveu uma excelente resenha!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Infelizmente este tipo de leitura não me atrai muito! Mas me parecer ser bem divertida!

    Vou anotar a dica para conferir depois! Parabéns pela resenha.

    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de algumas leituras do gênero, é por ser apaixonada também por releituras de conto de fadas, com certeza leria esse livro. Fico pensando o que passa em um local em que vilões ensinam como ser bom, deve ser um ótima história. Obrigada por compartilhar.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Adoro releituras de contos de fadas.
    E não me incomoda nome um pouco o livro ser infanto juvenil.
    Achei interessante o fato de as princesas boazinhas mandarem a uma espécie de "reformatório" uma menina que rouba para sustentar a família que está passando fome.
    Acho que coloca em perspectiva o que faz uma pessoa ser boa ou ruim.
    Gostei da dica. Acho que a leitura me agradaria.

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Adoro releituras de contos de fadas.
    E não me incomoda nome um pouco o livro ser infanto juvenil.
    Achei interessante o fato de as princesas boazinhas mandarem a uma espécie de "reformatório" uma menina que rouba para sustentar a família que está passando fome.
    Acho que coloca em perspectiva o que faz uma pessoa ser boa ou ruim.
    Gostei da dica. Acho que a leitura me agradaria.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou totalmente apaixonada por releitura de contos de fadas, mas não conhecia nem esse livro e nem os que você citou.
    Gostei bastante da ideia dos vilões ensinarem as crianças a serem boas, sendo que Gilly apenas queria ajudar a família. Acho que faz a gente pensar no que significa ser bom ou mal.
    Não tenho problema nenhum em ser infanto-juvenil, nem todos os livros precisam ser muito elaborados. Alguns podem ser apenas para passarmos o tempo.
    Gostei bastante da sua resenha e seu blog é lindo.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Manoel,
    Gosto muito de livros infanto-juvenis e acho a premissa desse bem interessante.
    Achei legal o reformatório ser parecido com uma escola normal exceto pelos professores, que são vilões. Outro ponto bem legal é a protagonista começar a suspeitar de algumas coisas.
    Vou super anotar essa dica, pois acho que posso curtir para caramba.
    Adorei a sua resenha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  16. Oieee
    Eu adoro releituras e livros infantis juvenis, fiquei aqui curiosa para saber melhor sobre esse reformatório.
    Me chamou muita atenção os professores serem ex vilões, não dá pra imaginar algo assim.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii Manoel, tudo bom? Gostei muito da sua resenha e conhecer melhor esse livro. Já li algumas resenhas sobre ele e todas foram bem positivas. Atualmente não tenho lido muito do gênero, mas gostei da premissa e darei uma chance. A capa é mesmo muito bonita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Manoel

    Encantatópolis é ótimo! Hahahah
    Eu me diverti lendo a resenha, deve ser uma história encantadora e me pareceu mesmo bem simples, mas infantojuvenis não são muito minha praia, a não ser aqueles mais profundos, então eu passo a dica dessa vez. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oii!!
    Não conhecia esse livro ainda. Nunca imaginei ver os vilões que eu conheci na infância, tendo que ensinar coisas boas kkk deve ser engraçado.
    Tenho certeza que esse livro é excelente para ler quando você acabou de sair de uma ressaca literária, ou até mesmo em alguma viagem, para descontrair o dia. Fiquei bem interessada na leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oieee, tudo bem?? Eu simplesmente AMEI esse livro! Li faz algum tempo e desde então espero a continuação <3 A ideia é incrível e foge dos clichés ne? Achei bem original! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu assim como você achei essa capa maravilha e só de vê-la já fiquei intrigada com o livro pois nos arremete mesmo a reitora de contos de fadas. Achei legal a proposta do livro bem interessante ainda mais por uma escola que os professores são ex vilões.
    Dica super anotada.
    BJ

    ResponderExcluir
  22. Olá, a capa foi muito bem desenvolvida, e o livro é ótimo para fugirmos do mais do mesmo. Vejo que você ficou feliz com o que cada vilão se transforma durante o enredo, e que conhecemos o mais profundo deles. Já anotei aqui a dica.

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem?
    A trama do livro parece muito boa, esse eu não conhecia, mas conheço a escola do bem e do mal e gostei bastante, se for realmente parecido provavelmente eu vou acabar gostando, espero pode ler em breve
    bjos
    Pah

    ResponderExcluir
  24. Sabe que é exatamente por ser juvenil e ser uma leitura mais leve e, talvez até um pouco bobinha que me chama super atenção e me dá a maior vontade de ler esse livro.
    Adoro releituras de contos de fadas de todos os tipos, e como li recentemente algumas mais adultas, seria legal variar um pouco com essa. Espero conseguir ler logo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Não sou tão ligada como você às releituras de contos, mas confesso que essa capa e esse título chamam muito minha atenção.
    Quero muito saber mais sobre esses professores que são ex-vilões e o que eles irão ensinar aos novos integrantes do Reformatório.
    Fico muito feliz em saber que a diagramação está tão bela assim.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, ainda não tinha lido nenhuma resenha dessa obra e fiquei bastante curiosa e interessada. Adorei a resenha e se for como você mencionou aqui sei que vou adorar o livro.

    Abraços

    ResponderExcluir