quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

[149] Resenha: Sacramento | Felipe Cangussu


Título: Sacramento
Autor(a): Felipe Cangusso
Editora: Arwen
Páginas: 404
Saiba mais: Skoob
Comprar: ArwenBooks
Sinopse: O que você faria se recebesse uma mensagem da própria morte, dizendo que seu tempo de vida expirou? Ele tentou driblar a morte a fim de proteger as pessoas que mais ama, porém ninguém pode fugir do seu destino. Ou será que pode? Com enredo original e arrojado, Sacramento conta a história de um grupo de amigos que enfrentará situações inimagináveis a fim de evitar o fim iminente. Prepare-se para conhecer a história de William, o amigo que todo suicida gostaria de ter; Anderson, o psicopata do bem; Marina, a mulher que amou demais; e Johnny Sacramento, o homem que (quase) morreu três vezes.

A história do livro começa nos mostrando o cotidiano da vida de Anderson, um jovem que perdeu os pais quando era muito pequeno e acabou indo morar com seus tios e seu primo William, que por sua vez é uma pessoa muito alegre e extrovertida. Eles são vizinhos de Johnny Sacramento, os três acabam se conhecendo de uma maneira um tento inesperada e logo se tornam amigos. Temos ainda Marina, muito sonhadora e romântica, cujo maior desejo é se apaixonar e formar uma família. Os quatro crescem juntos e surge entre eles uma forte ligação de amizade. 

Anos à frente, Johnny consegue uma excelente oportunidade de emprego em Brasília e decide correr atrás dessa chance de melhorar sua vida, mesmo tendo de deixar seus inseparáveis amigos para trás. Contudo, tempos depois de se mudar, Johnny acaba se vê em um estado de completo isolamento e depressão, resultado da imensa saudade que ele sente de seus amigos. Um certo dia, ele recebe uma mensagem misteriosa que diz:

"Querido Johnny, o seu tempo de vida expirou, queira entregar o corpo de aluguel para um dos nossos ceifadores. Você poderá fazer essa devolução através de um suicídio comum. Nós disponibilizamos o "Botão". É muito simples, barato, e nenhum cliente voltou até hoje para reclamar. Você adquire uma nove milímetros, coloca o cano na boca e aperta o botão que fica sobre o gatilho. Informamos que a não devolução do produto acarretará juros posteriores.
Remetente: Dona Morte
Número: 666-666"

Johnny a princípio pensa que essa mensagem não passa de uma piada de mal gosto e deixa o ocorrido de lado. No entanto, como é de se esperar, ele acaba aceitando a estranha proposta e resolve colocar fim ao seu próprio sofrimento puxando o gatilho. O que o jovem não esperava era que nos momentos seguintes ele estaria frente à frente com a Dona Morte em pessoa, mas antes dela por fim a sua sentença, ele é reanimado por um grupo de paramédicos, escapando das mãos da Morte. Entretanto, isso não deveria ter acontecido, o tempo de Johnny no mundo já tinha se esgotado e a Morte não vai descansar até conseguir a sua alma, mesmo que ela tenha que matar milhões de pessoas para isso, incluindo aqueles que Johnny mais ama.

''Você é meu. Não aceito que fuja assim. Entregue-se e os seus entes amados serão poupados! É assim que deve ser! Você quer ser o culpado pela morte de milhares de pessoas?''

Sacramento é uma leitura surpreendente, quando iniciei a leitura do livro, não fazia a menor ideia do que a história iria abordar, pois a sinopse não revela absolutamente nada, achei que provavelmente se trataria de um romance policial ou um thriller, mas este livro se mostrou muito mais que isso. À princípio o livro apresentava uma história simples, meio parada, apesar de interessante, mas depois do aparecimento da Morte, a história começa a ganhar um ritmo frenético, cheia de ação e acontecimentos medonhos. Demônios, ceifadores, zumbis, sangue e muita morte são só algumas das coisas que preenchem as páginas desta trama fantástica.

A escrita de Felipe Cangussu é ágil e dinâmica, recheada de humor negro e sarcasmo, duas coisas que combinam perfeitamente com este livro. Admito que no começo do livro eu estava um pouco perdida, mas depois de algumas páginas eu não conseguia mais parar de ler, este não é um livro para ser devorado, mas sim um livro que devora o leitor. E o desfecho da história é o ápice de tudo, quando todo o mistério do livro é resolvido e as pontas soltas se encaixam de forma surpreendente.

''(...) a alegria de Deus não é condenar um pecador, e sim salvar um filho perdido.''

Além disso, o autor é audacioso e, de certa forma, cruel, ele não poupa personagens e mata dezenas deles nesse livro, inclusive alguns bem importantes, ninguém está à salvo de morrer das mais diversas formas e maneiras horríveis. E sobre a diagramação, vocês já devem estar cansados de saber pelas nossas resenhas que a Editora Arwen arrasa nas suas edições, capa maravilhosa e diagramação bem feita e cheia de detalhes lindos.

Sacramento é sem dúvida um excelente thriller de terror, sendo uma ótima pedida e leitura quase obrigatória para fãs do gênero. Uma história com enredo original, horripilante, viciante e, o melhor de tudo, de um autor nacional.



16 comentários:

  1. aaah eu também amei esse livro! (revisei ele num tapa de tão gostoso) fico imensamente feliz que tenha gostado. O autor é um amor de pessoa!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeio desse livro. Confesso que não o conhecia, mas depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa e motivada a ler também. O gênero é um dos meus preferidos do momento, por isso curti muito essa indicação e vou procurar para poder ler também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Você fez uma ótima resenha, porém por jesus cristo que capa horrível, o gênero já não me atrai e com uma capa assim, infelizmente não leria. Mas a quem goste de livros assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adorei sua resenha e apesar de não conhecer esse livro me chamou atenção.
    Vou anotar pra próximas leituras.
    Obrigada pela dica!
    Bjs

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa obra ainda mas o que mais me chamou a atenção foi o fato de o autor não ter medo e matar vários personagens, inclusive os mais importantes. Adoro quando uma história pode ser assim, onde não podemos prever nada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oiee José ^^
    Eu já tinha visto a capa deste livro antes (não lembro se li alguma coisa a respeito dele também), mas não senti muita curiosidade. Ainda não sinto...hehe' não é o meu tipo de livro, sabe? Sou mais romances, dramas e aquela carga deprimente de vida real *-* Ainda assim, fico feliz em saber que você gostou tanto, parece ser ótimo para quem curte thrillers.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  7. Oi José, não tem como não lembrar do filme premonição, com a diferença que neste enredo Johnny não teve premonição e sim a indicação de sua própria morte. Imagino que deva ser uma leitura bem louca e tensa, sem saber quem vai morrer no lugar dele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Pela sinopse achei que seria um livro no estilo dos filmes premonição. Mas quando você citou os zumbis e tudo mais olhei de um outro ângulo. A escrita do autor parece bastante dinâmica mesmo e fiquei bem curiosa sobre como o livro vai se desenrolar. Anotei a dica.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu não leio terror, mas de certa forma eu me encontrei louca por esse. Acho que me interessei pelo humor negro e sarcasmo do autor que dá pra perceber nos pequenos quotes que você apresenta. Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei sua resenha...ficou show!
    Eu não conhecia a obra, mesmo gostando muito dos livros da editora.
    Achei bem interessante a proposta, temática e enredo abordado nessa obra...já quero conferir!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Eu li esse livro quando foi publicado pela novo século e adorei muito a trama. Tem aquele terror gostoso, que te faz querer saber mais e mais. O autor tem ua escrita viciante. Gostei dessa nova edição, a capa está linda demais!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi José, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro do catálogo dá editora Arwen. Mas esse mês foi tão corrido para mim que quase não vi nada.
    Achei a história cheia de elementos interessantes mas por um único motivo eu vou passar longe. Você mencionou em algum momento Zumbis (odeio. Tenho pavor. Pavor é pouco). Não leio ou assisto nada que apareça zumbi pois morro de medo.
    Fica para a próxima.
    BJ

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a capa maravilhosa, além da temática interessante. Muito bacana você ter gostado da leitura e o autor ser audacioso - e até cruel - adoro isso!
    Gosto muito de humor negro e acredito que poderei curtir muito a leitura, portanto, vou anotar a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro, mais fiquei animado como a história conseguiu te surpreender dessa maneira. Adorei toda essa história de morte, zumbis, ceifadores, é algo que me deixa animado pela ação que exala o livro. Ainda por cima o livro traz o humor, de uma forma assim tão negra, me deixou curioso.

    ResponderExcluir
  15. Oi querido, tudo bem?
    Vocês estão pensando o mesmo que eu sobre esse livro? Parece o filme "Premonição" com uma premissa MUITO melhor desenvolvida que a franquia famosa. Sério, eu achei seriamente quando li a sinopse e a resenha me remeteu muito a essa produção. Com certeza lerei porque AMO terror.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. oie, que enredo interessante. gostei de trazer o elemento de amizade aliado ao terror, parece bem interessante e bem escrito. gostei da dica, vou procurar para comprar.

    ResponderExcluir