segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

[146] Resenha: Dez Formas de Fazer Um Coração se Derreter | Sarah MacLean


Título: Dez Formas de Fazer Um Coração se Derreter
Série: Os Números do Amor (Livro 2)
Autor(a): Sarah MacLean
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Extra | Saraiva | Submarino
Sinopse: Isabel Townsend não é exatamente o que se espera da filha de um conde. Apesar de ter a pele delicada e de saber se portar como uma dama quando necessário, a jovem também monta a cavalo, conserta telhados, administra a propriedade e cria o irmão caçula desde que a mãe faleceu – tudo isso sem despertar a menor suspeita de que não há um homem sequer para cuidar de sua família.
Para o pai dela, que só queria se divertir e gastar dinheiro em jogatinas, pouco importava o que ela fizesse. Porém, quando ele morre, Isabel se vê sem recursos e precisa defender os direitos do irmão, ameaçados pela chegada iminente de um tutor. Assim, não lhe resta saída senão vender sua coleção de estátuas de mármore, o único bem que herdou.
Para sorte sua, um especialista em antiguidades acaba de chegar ao condado. Inteligente e sensual, lorde Nicholas St. John é um solteiro convicto que deixou Londres para se livrar das jovens que passaram a persegui-lo desde que foi eleito um dos melhores partidos da cidade.
Em poucos dias, fica claro para Nick que Isabel é a mulher mais obstinada e misteriosa – além da mais interessante – que já cruzou seu caminho. Ao mesmo tempo, ao conhecê-lo melhor, a independente Isabel percebe que há homens em que vale a pena confiar. Enquanto eles põem de lado suas antigas convicções, seus corações se abrem para dar uma chance ao amor.

Aviso: resenha sem spoilers do volume anterior.

Isabel Townsend é filha mais velha de um conde, mas a muitos anos o seu pai abandonou a família na propriedade deles em Yorkshire e se mudou para a cidade, com o tempo as finanças foram acabando, já que o conde gastava todo o dinheiro com apostas e atividades nada elegantes, o que fez com que todos os empregados deixasse a propriedade, restando somente Isabel, seu irmão ainda criança, James, e a sua mãe, que faleceu pouco tempo depois, de desgosto.

Com o passar dos dias, chegavam a propriedade de Isabel jovens mulheres que procuravam abrigo, sem ter como cuidar da propriedade sozinha e sabendo que sei pai nunca ia lá, Isabel começou a acolher todas as mulheres que chegavam lá com o intuito de que elas lhe ajudassem a cuidar de tudo. Hoje, vários anos desde que a primeira garota chegou até ela, Isabel encontra-se em meio a uma casa cheia de mulheres que já sofreram muito nas mãos dos homens e que fugiram deles, mulheres que ela protegerá a todo custo. Só que agora elas estão sem dinheiro, a propriedade está caindo aos pedaços e a notícia da morte do conde só piora as coisas. Por fim, ela acaba decidindo vender sua coleção de estátuas de mármore, sua única herança, com o objetivo de salvar a todos. Mas para isso ela precisa de um antiquário que avalie as esculturas.

“— Eu não pedi para ser salva, lorde Nicholas — retrucou ela, o tom de voz subindo.
— É, bem, considerando que eu salvei a sua vida duas vezes nesses dois dias desde que a conheci, devo sugerir que peça da próxima vez.”

Nicholas St. John é um antiquário e um perfeito exemplo de cavaleiro, só que um artigo de uma revista feminina acaba elegendo-o como um dos solteiros mais cobiçados e um dos melhores partidos disponíveis, o que faz todas as mulheres de Londres lhe perseguirem a onde quer que ele vá, tirando completamente a sua paciência. Contudo, ele acaba recebendo o pedido de um amigo cuja irmã desapareceu e precisa que ele a procure, essa foi a deixa perfeita que ele esperava para poder fugir por um tempo das mulheres que o cercavam.

A busca pela garota desaparecida acaba levando Nicholas a Yorkshire, onde ele dá de cara, de uma forma nada adequada, com Lady Isabel. Ambos ficam fascinados um pelo outro assim que se veem, e Isabel vê em Nicholas, um excelente antiquário, a chance de conseguir salvar sua propriedade e o convida para avaliar as esculturas. Ele aceita imediatamente, mas não só pela atração e o desejo de ajudá-la, ele crê que ela esconde algo e vai tentar a todo custo descobrir o que é. Entretanto, Isabel está longe de querer compartilhar com alguém sua lista de segredos.

“O que havia naquela mulher que o deixava tão nervoso e disposto a sacrificar tudo por ela? O que o fazia querer tanto ajudá-la?”

Depois de ter lido e amado o primeiro livro dessa trilogia, eu estava ansioso pela sequência e, apesar de algumas pequenas ressalvas, a leitura me agradou bastante. A escrita de Sarah MacLean é incrível, misturando humor, sensualidade e momentos tensos na dosagem certa. As descrições e ambientação também não deixam a desejar, o que me agradou bastante, pois gosto de romances de época que conseguem me transportar para o tempo e o lugar onde a história se desenrola.

Lady Isabel não é nada do que se espera de um filha de um conde ou de qualquer dama, ela sobe em telhados para fazer reparos, usa calças e ignora completamente boa parte das regras de etiqueta, sendo uma protagonista muito independente e um exemplo de empoderamento, ela rende ótimas cenas de humor, com as confusões nas quais se mete, porém em alguns momentos ela me irritou um pouco, pois algumas de suas atitudes me pareceram sem sentido e um pouco egoístas, mas de maneira geral gostei dela. Lorde Nicholas é o típico cavaleiro de histórias desse tipo, mas ele tem o diferencial de possuir um passado obscuro, o que torna as coisas mais interessantes. A relação deles dois é bem construída na minha opinião, a forma como tudo se desenrolou me agradou.

“Em um momento, Isabel estava lutando contra uma série de emoções estranhas e perturbadoras relativas à arrogância daquele homem, e no momento seguinte ele havia tomado sua boca em um beijo ardente, roubando seu ar, seus pensamentos e sua sanidade.”

Os demais personagens ajudaram a dar um ar leve ao livro, desde as jovens que habitam a propriedade até o irmão de Isabel rendem cenas fofas e alegres. E enquanto o primeiro volume dessa série trabalhou a ideia de feminismo, este segundo apresenta questões como o empoderamento feminino, que já citei, e a sororidade, ou seja, o apoio e união entre as mulheres, representado no fato de Isabel acolher e fazer de sua propriedade um refúgio para mulheres fugitivas e que já sofreram muito. O desenvolvimento desses temas é algo que me agrado muito nesses livros.

O segundo volume da trilogia Os Números do Amor para mim não conseguiu superar seu antecessor, mas se mostrou igualmente satisfatório. Possuí uma história e personagens interessantes, além de trabalhar temas que considero muito importantes, portanto é uma leitura que recomendo muito para aqueles que adoram um bom romance de época.



Outros livros do autor já resenhados:

• Nove Regras a Ignorar Antes de Se Apaixonar (Os Números do Amor #01) [RESENHA]






21 comentários:

  1. Olá José
    Eu já conheço a escrita da autora e admiro muito seu trabalho, por isso mesmo que estou bem ansiosa para iniciar mais essa série dela. E claro, adorei poder conferir suas impressões a respeito, o que me deixou ainda mais motivada por conta de tudo que você comentou. Gostaria muito de saber mais a respeito dos personagens e especialmente da ambientação ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi José a cena do telhado foi hilária, morri de rir. Aliás, uma boa característica desta série e a boa união entre o romance e o humor. Na medida certa, como você bem salientou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Já vi muitos comentários positivos dos livros dessa autora, principalmente ao que se refere as protagonistas,que como você mesmo destacou não são as mocinhas indefesas que esperamos. Confesso que não sou muito adepta a romances de época, mas essa série em especial, tenho vontade de dar prosseguimento. Pretendo comprar em breve meus exemplares.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu sempre vejo comentários bastante positivos em relação a essa série. Bom eu não leio romances de époc, apesar de ter alguns na minha lista de leituras, semnpr acabo deixando a leitura para depois. Gostei bastante da sua resenha, me deixou com aquela vontade de conferir a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto de romances de época, mas a sua resenha me despertou vontade de ler...

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu já li esse livro e também gostei muito dele, principalmente por a protagonista ser tão especial como é a Isabel, pela forma como ela cuida de tanta gente. Agora estou super curiosa para ler o terceiro.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Sou doida pra ler essa série; amo romances de época e admito que essa série me conquistou pelos títulos extremamente instigantes. Adoro quando as protagonistas em uma personalidade única, como parece ser o caso de Isabel. Esse detalhe sempre deixa a trama mais interessante e me cativa com mais facilidade e rapidez. E o que falar de um romance de época que fala sobre o empoderamento da mulher? Deve ser magnífico.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu acho muito difícil superar o primeiro volume mesmo, mas eu amei essa história, principalmente porque ela é tão emponderada e feminista com a casa de Minerva e a Isabel sabe? Gostei muito da força que a protagonista carrega, de não aceitar tudo tão fácil, o que vi alguns dizerem que é mimimi. To bem ansiosa para os próximos volumes da série, porque adoro essa autora. :D

    Parabéns pela resenha!

    bjs :)

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Adorei ver a resenha deste livro aqui, simplesmente amo ver resenhas de romances que adoro ler! rs Ainda que esta leitura não tenha superado a do exemplar anterior, fiquei feliz em ver que este também te agradou muito, mesmo com algumas ressalvas. Um ponto que curti muito na leitura foi a questão do empoderamento e solidariedade feminina. Adorei a resenha!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Pareceu-me um ótimo livro! Ainda não li a série, tampouco conheço a autora, mas gostei bastante do enredo desse volume. Gosto de personagens que, a partir de um sofrimento pessoal, acabam por acolher o sofrimento dos outros. E gostei muito mais de saber que há personagens que rendem momentos de agradável leveza. Quero conhecer!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá José,
    Adoro livros desse gênero e morro de curiosidade de ler essas obras. Adorei saber que a isabel rende cenas engraçadas e fofas e que ela não faz o estilo padrãozinho de mulheres da época que ficam em casa bordando e cuidando do que irão comer, mas, sim, que vai atrás das coisas. O final desses livros, normalmente, são previsíveis, mas esse me deixou bem animada para ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Hey, você é o primeiro que eu vejo falando sobre essa obra que já conferiu o livro anterior e gostou bastante. Geralmente os que lêem dizem não ser tão bom quanto o anterior e sempre comentam da atitude sem noção e irritante da protagonista, o que para você irritou um pouco, mas ainda sim, você gostou. Acredito que sua resenha trouxe um novo ponto de vista para mim e por isso preciso dizer que até me atraiu a ler e ver como ela se comportaria para mim. Espero gostar tanto quanto você!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei muito da história.
    Confesso que no começo, eu não me apeguei tanto a trama, mas depois a história foi conquistando mais e mais. Eu livro que amei, e não vejo a hora de ler o próximo dessa trilogia.


    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Morro de vontade de ler essa série também e foi muito bom saber que apesar de não se comparar com o primeiro, ainda é uma leitura satisfatória. Adoro livros que nos transportam para a sua época também e fiquei feliz em saber que esse faz isso muito bem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu devo dizer que não tenho uma experiencia muito boa com romances de época, mas agora as editoras estão lançando vários títulos que me despertaram a curiosidade, e eu estou pensando seriamente em dar uma chance a essa série rsrs, parece que os personagens são incríveis.

    ResponderExcluir
  16. Oie amore,
    Essa capa é linda demais... talvez leria pela capa só rsrsrs.
    Não curto muito livros de época, então esse não é um livro que eu esteja muito a fim de ler não.
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ooi,
    Eu amei o primeiro livro e estou super ansiosa para ler o segundo! Gostei bastante da história da autora, é uma pena que a personagem principal tome decisões um pouco desnecessárias. Espero gostar do livro.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  18. Bem interessante um livro que trata sobre o tema relativo as mulheres, seja como seu primeiro volume ou neste segundo. Não seria meu tipo de leitura, mas ver como os personagens foram bem construídos, e que alguns até proporcionam momentos divertidos, me deixa com uma certa curiosidade na leitura.

    ResponderExcluir
  19. Olá moço (e oi pro outro moço também, rs!), como vai?
    Primeiramente, acho que nunca vi um rapaz que gostasse de romances de época. Me surpreendeu muito positivamente, kkkkkkkkkkkk.
    Segundo, de novo que leio resenhas sobre essa série dos números e novamente vejo impressões positivas. Espero ser igualmente surpreendida caso venha a fazer a leitura.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá
    gostei muito do titulo apesar de não ser bem o tipo de livro que procuro, o enredo está bem legal e depois de tantos elogios, chegou ate a despertar minha curiosidade hahaha bem legal a dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Gosto muito de livros do gênero, mas ainda não iniciei a leitura da série.
    A premissa é bem interessante e fiquei intrigada para saber como Nicholas e Isabel se conhecem, já que é de uma forma nada adequada e o que isso irá acarretar na vida de ambos a partir de agora.
    A capa é muito bonita e adorei saber suas impressões sobre esse segundo livro.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir