terça-feira, 6 de dezembro de 2016

[144] Resenha: As Faces da Luz | Tatiane Durães


Título: As Faces da Luz
Série: Arcantatys (Livro 1)
Autor(a): Tatiane Durães
Editora: Arwen
Páginas: 468
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara. Elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade, mas o que ela não sabe é que seu destino foi traçado muito antes de seu nascimento.
Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele. Em busca de se conhecer melhor, Tayara inicia uma aventura repleta de magia e descobertas, fazendo com que o leitor perca o fôlego a cada página.

Tayara é uma jovem de 21 anos que vive com sua mãe, chamada Sônia, em uma casa ao lado de uma reserva florestal, deixada como herança de seu pai. Certo dia, ela começa a sentir que alguém a está observando, chegando até mesmo a avistar algumas vezes um par de olhos em meio a mata lhe encarando, ela chega a achar que está imaginando coisas, mas acaba que um dos guardas florestais chega em sua casa com a notícia de que um animal grande foi visto rondando a área da reserva e que todos devem tomar cuidado.

Tayara logo imagina que aquela sensação estranha era por causa do animal e que os olhos também pertenciam ao mesmo, decidindo deixar essa história de lado. Contudo, certa manhã, ela acorda e aquela sensação continua lhe inquietando, ela checa se sua mãe está bem e vai tomar seu café da manhã, mas acaba tendo uma surpreso ao ser encurralada por um lobo enorme que está na sua cozinha. A mãe dela vai até a cozinha e também vê o lobo. O grande animal, por sua vez, obriga as duas a seguir em direção a feixe de luz que se encontra nos fundos da casa. 

“— Onde estamos? — foi a única coisa que consegui perguntar diante de tal beleza e um lobo muito maior do que eu imaginava ser um lobo, ao lado de um homem magnífico, em uma floresta que eu sabia não era mais aquela ao lado de casa. — Em Arcantatys — ele sorriu novamente”.

Ao passarem pelo luz, elas são transportadas e se veem em meio a uma floresta, onde dão de cara com um elfo, que se chama Aodh, por quem Tayara sente uma atração quase instantânea, visto que ele é extremamente bonito. Aodh guia as duas a uma aldeia onde se encontram mais elfos e o líder deles, o Rei Cedric, que lhes conta o porquê de terem sido trazidas ali: Sônia é descendente de um príncipe elfo a muito tempo desaparecido, logo ela é a herdeira do trono de um reino, e o mundo onde elas se encontram se chama Arcantatys. Contudo, Tayara não é uma elfa como sua mãe, ela acaba surpreendendo todos ao descobrir que é uma bruxa, mas não qualquer bruxa, ela é a reencarnação de Agatha, a maior e mais perigosa bruna negra que já existiu. Logo, ela pode ser a peça chave para ajudar o bem a vencer o mal ou ser a responsável por mergulhar Arcantatys nas trevas para sempre.

"Eu nunca fui de fugir dos problemas e não ia fazer isso agora. Era lá que eu tinha descoberto quem eu era realmente em Arcantatys eu me sentia completa"

Eu comecei a leitura de As Faces da Luz cheio de expectativas, é um livro que a maioria das pessoas adora, eu só tinha lido resenhas positivas e, além disso udo, é uma fantasia que se passa num cenário medieval e eu adoro livros do tipo. Contudo, confesso que estou muito decepcionado. Não sei se o problema sou eu, mas não consegui gostar de verdade dessa história e isso é muito triste para mim, pois eu queria muito ter amado, mas não teve jeito, então vou dizer tudo o que não me agradou no livro de uma forma que faça vocês entenderem bem.

Este é o primeiro livro publicado da autora e isso já se nota na escrita, eu senti que ela não desenvolvia bem aquele que escrevia, as descrições estavam lá e eram boas, mas faltava algo que deixasse o texto mais maduro. A leitura foi muito arrastada e eu demorei muitos dias para concluir o livro todo, só dei uma acelerada nas últimas cem páginas, que foi onde notei uma melhorada na escrita da autora.

"Às vezes quando você fica muito tempo ociosa, esperando algo da vida, ela resolve te surpreender com o que tem de melhor. Nunca achei que fosse viver tão intensamente em tão pouco tempo. Todos os sentimentos que podemos sentir: vergonha, timidez, amor, medo, raiva, angústia, tudo isso em menos de um mês, e descobrir que minha vida não era completa por um simples fato: faltava-me magia!"

A história é narrada pelo ponto de vista da Tayara na maioria dos capítulos, mas também temos alguns pouquíssimos capítulos de outros personagens, onde achei outra coisa que não me agradou. Os capítulos que não eram narrados pela Tayara me pareceram desnecessários, eles não adicionavam quase nada a história, além disso, esses capítulos pareciam estar sendo narrados pela própria Tayara, faltava a personalidade dos outros personagens neles e isso não se resume somente a narração.

Muitos dos personagens do livro me pareciam não ter personalidade, faltou desenvolvimento na maioria deles, e isso pode ser facilmente explicado pelo excesso de personagens no livro. Em todo capítulo novos personagens aparecem, sem que os que já estavam na história tivesse um bom desenvolvimento e os novos que apareciam não ficaram muito tempo para que eu conseguisse identificar suas personalidades e diferencia-los. O resultado? Cheguei ao final da história sem saber diferenciar a maioria dos personagens ou sequer lembrar seus nomes.

"Sabe, uma vez eu ouvi dizer que não é um sorriso que muda seu dia, mas quem sorri."

Apesar de ter muitas páginas, esse livro tenta incluir coisa demais em um primeiro volume de trilogia, são informações demais, personagens demais, cenários demais, seres mágicos demais, subtramas demais. Eu acho que a autora estava tentando mostrar o quanto seu universo fantástico é vasto e ele realmente é, Arcantatys me pareceu um mundo maravilhoso que tem muito o que ser explorado, mas a autora acabou ofuscando a grandeza desse mundo com a quantidade excessiva de informações, que não precisavam vir de uma vez nesse primeiro livro, já que mais dois estão por vir.

O final do livro possuí um gancho direto para a continuação e, não vou mentir, fiquei curioso para saber o que vai acontecer. Como eu já disse, os últimos capítulos do livro foram mais bem escritos do que os primeiros, logo o segundo volume deve ter um desenvolvimento bem superior, mas não sei se irei continuar acompanhando a história da Tayara.

"Mas é claro, luz interna! Todos nós temos, não somos maus nem bons por completo."

A parte física do livro está impecável, como sempre o trabalho da editora Arwen é maravilhoso, não encontrei erros de revisão e a diagramação, assim como a capa, são lindas. Eu fico triste em dizer que não gostei da leitura, espero que tenham entendido minhas impressões sobre a história. Se você se interessou pelo livro, procure outras resenhas, como eu disse, muita gente amou esse livro, mas comigo ele não funcionou.





25 comentários:

  1. Olá José
    Eu não conhecia esse título, mas a premissa não chamou a minha atenção, e pelo que pude perceber em seus comentários, a leitura para você não se tornou tão proveitosa, né?! É muito complicado quando há várias informações logo no primeiro livro de uma série, porque o leitor acaba ficando perdido ou não curtindo a leitura mesmo. Sobre a parte física do livro, preciso dizer que a capa me pareceu bem bonita.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, José.
    É uma pena a história não ter funcionado para você.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, é uma pena que esse livro não tenha funcionado para você. As vezes é o momento em que estamos ou simplesmente o livro não foi feito pro tipo que você gosta! Comecei a ler a obra e até agora tem me interessado bastante. Realmente as vezes no início de uma obra é difícil colocar os personagens e já possibilitar aos leitores saberem tudo... Então acho que ao longo da série poderemos ir ver isso sendo melhor apresentado. Sempre vejo muitos elogios e espero poder terminar de ler logo a obra e gostar, assim como já vi diversas pessoas se apaixonando por ele.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Oi lindão, acho um pouco complicado quando um livor insere muitas coisas em um volume e não as desenvolve como deveria, então, acho que em função disto, eu não me interessei tanto pelo livro. Amei sua sinceridade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    OMGGG que capa mais linda... já quero muito ler só por isso.
    A história parece ser muitoooo boa, pelo que li em sua resenha, quero ainda mais ler agora rsrsrs. Até porque definitivamente amo fantasia, então, mesmo você tendo mencionado algumas coisas que não gostou no livro, eu quero ler rsrsrs.
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. É José, tem livro que parece que não vai mesmo. Olha já li uma resenha desse livro que foi quase que um mega spoiler, não tenho problemas com spoiler, mas confesso que depois do que li por aí esse livro não tem espaço na minha estante. E não por ser um livro de estreia e sim por que não gosto de enredos confusos ou que me deixem confusa. E olha, adorei sua sinceridade rs

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É tão chato quando o livro não nos agrada, quando isso acontece comigo fico até com sentimento de culpa, principalmente se li só críticas positivas sobre.
    Às vezes sou eu mesmo que não estou na vibe, mas no geral é pq o livro não desceu e isso não quer dizer que outros não possam gostar. Eu particulamente gostei da sinopse deste livro. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Acho péssimo quando o autor tenta passar informação demais e no final não acaba passando nada... terrível! É muito chato quando nos decepcionamos com um livro, portanto, não vou me aventurar nessa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu também amo histórias medievais. Uma pena que esse livro não foi tão bom assim para você. É tão chato quanto isso acontece né?

    Fora isso, esse não e um livro que eu escolheria como leitura porque ultimamente os livros de fantasia não estão me atraindo tanto. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá José,
    Que pena que essa leitura tenha sido decepcionante.
    Tenho muita curiosidade de conhecer a história, pois acho a premissa muito interessante e amo fantasias medievais. É uma pena que a escrita da autora seja mal desenvolvida e que tenha coisas demais na trama. Acho que entendo seu lado, o excesso deve ter prejudicado.
    Entretanto, devo dizer que sua resenha não me intimida e que, ainda assim, espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Comecei sua resenha com os olhos até brilhando pela proposta do livro, mas sua critica me deixou desanimada. A capa pra inicio de conversa, é linda, mas o que adianta uma capa linda e um conteúdo fraco. Ok, tudo bem que é o primeiro livro da autora, mas ainda assim pode ser mais desenvolvido e construído com personagens com personalidade, muitos autores não deixam a desejar, mesmo em seu primeiro livro, nesses quesitos. Mas quem sabe a escrita e o desenvolver da história melhore nos outros livros, já que é uma trilogia. Eu não sei se leria esse livro, talvez se surgir a oportunidade, sim.
    Beijos,
    Nay
    https://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/2016/12/mudando-de-assunto-4-series-de-herois.html

    ResponderExcluir
  12. Oi José,

    Eu amo o gênero, mas os autores precisam ter cuidado para escrever. O excesso de qualquer coisa deixa uma obra meio ruim, de personagens então... Eu prezo muito o desenvolvimento deles, da trama em si, então acabou que fiquei na defensiva aqui com ele. É um livro que eu leria se ganhasse, não o compraria, apesar da premissa bacana.

    Parabéns pela review. :D

    ResponderExcluir
  13. Oi José.
    Eu realmente li outras resenhas elogiando o livro.
    E também adorei a premissa: fantasia que se passa em uma era medieval! Adoro.
    Tudo que você citou que o incomodou também me incomodaria.
    E acho que os problemas seriam resolvidos se a autora tivesse um leitor critico para ajudar a direciona-la. as tendencia dos escritores realmente é escrever sobre tudo que vem a mente e precisamos de alguém para nos direcionar.
    Uma pena, pois realmente gostei muito da premissa do livro. Principalmente por sua mãe acompanha-la na aventura e ter um papel fundamental. Isso é raro nesse gênero.
    Gostei da resenha e das suas impressões.

    ResponderExcluir
  14. Amo fantasia e realmente vi muita gente amar esse livro, mas entendi seus motivos para ter se decepcionado e a verdade é que acredito que teria a mesma opinião que você. Para colocar muitos personagens um autor precisa ter consciência de que é necessário trabalhar todos eles bem, saber que você terminou a leitura sem diferenciar a maior parte dos personagens nem sequer lembrar seus nomes é algo que me deixa com os dois pés atrás, não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Uma pena que você não tenha gostado tanto quanto queria da obra.
    A premissa é bem interessante e eu sou apaixonada por fantasia, portanto é impossível descartar essa dica e quem sabe funciona melhor para mim.
    Estou bem intrigada para saber que gancho é esse que foi deixado para o próximo volume!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Não sou fã de fantasias, então, raramente as leio, então a indicação não seria para mim. Saber o quanto o livro te decepcionou, da falta de maturidade na escrita da autora (ainda que tenha melhorado nos últimos capítulos) e a construção falha dos personagens, bem, passo o livro da vez. Uma pena que suas expectativas tenham sido frustradas.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. já vi esse mesmo de estória algumas vezes,acheialgumas coisas meio repetitiva e nada renovador, porém uma boa escrita e cenário mais desenvolvimento pode mudar esse meio jeito de ver esse livro, porém informação de mais é muito ruim, e de menos é pior ainda, que sabe um futuro breve eu possa ler.

    ResponderExcluir
  18. Oie!!!
    Ultimamente estão sendo lançadas tantos livros deste gênero que confesso me perder entre as tramas, pois a maioria se parece em determinado ponto e por isso que este enredo já não me pegou desde o início. Mas fico triste por você, um leitor apaixonado pelo gênero, não ter conseguido gostar da leitura. Acho que suas explicações são muito perspicazes e infelizmente a autora pecou em muitos pontos chaves.
    Agradeço por sua sinceridade!
    Bjinhos ;)
    Elaine M.Escovedo
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Cara, fiquei assim desanimado, este livro está em minhas metas para leitura, mas confesso que a autora realmente errou ao colocar tantas informações do sue mundo no primeiro volume da trilogia, este é um erro tão comum em marinheiros de primeira viagem. Acredito que isso tenha que ser desenvolvido durante a trilogia.

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Já conhecia esse livro a um tempinho mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e confesso que estava com algumas expectativas pois gosto bastante do gênero e já me desanimei,ele continua na minha listinha de leitura mas não vou com tanta sede ao pote..já sei o que esperar!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-dez-formas-de-fazer-um-coracao.html

    ResponderExcluir
  21. Oi José.
    Fico contente em ver sinceridade da sua resenha, ainda mais quando a maior parte das pessoas tem uma opinião contrária.
    Uma pena que a história não tenha te agradado, mas os motivos são muito justos e acho que seu lugar eu acharia a mesma coisa. Não dá para encher um livro de personagens e não desenvolvê-los direito.
    Tomara que pelo menos os demais livros da trilogia sejam melhores, o que é pouco provável.
    Abraços.

    Sorteio de um exemplar de Fallen

    ResponderExcluir
  22. Oiee José ^^
    Poxa, é uma pena que você não tenha gostado muito do livro *-* eu ainda não li nada da autora, mas sempre via resenhas favoritando o livro e falando maravilhas a respeito dele, porém, como eu não estou muito a fim de ler livros desse gênero no momento (estou querendo coisas mais pé no chão, sabe?), ainda não o comprei. É uma pena que o desenvolvimento dos personagens tenha deixado a desejar :/
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Livros com um estilo um pouco medieval não são muito o meu tipo, mas gostei do enredo do livro. É uma pena que não seja bem desenvolvido, mas mesmo assim acho que vou dar uma chance a ele.
    A capa é simplesmente linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Confesso que li sua resenha bem por cima pois esse livro está na minha lista de leituras e não queria saber muito sobre ele, então fui direto as suas impressões.
    Fiquei um pouco triste em saber que você não gostou muito do livro, as vezes informação de mais não da certo mesmo. Eu só ouvi coisa boa desse livro então sua opinião igualou a balança para mim, obrigada!

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas - http://floretizas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie,
    Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas comprei para o meu Kindle. Deu até medo de pegar nele e ler. Estou com leituras atrasadas e não queria perder tempo. Mas acho a premissa bacana por ter essa pegada medieval e trazer um mundo fantasioso de duendes e fadas, que por sinal eu sou fascinada!
    Beijos,
    Amanda M.

    ResponderExcluir