sábado, 3 de dezembro de 2016

[143] Resenha: A Escola do Bem e do Mal | Soman Chainani


Título: A Escola do Bem e do Mal
Série: A Escola do Bem e do Mal (Livro 1)
Autor(a): Soman Chainani
Editora: Gutenberg
Páginas: 352
Saiba mais: Skoob
Sinopse: No povoado de Gavaldon, a cada quatro anos, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos. Os pais trancam e protegem seus filhos, apavorados com o possível sequestro, que acontece segundo uma antiga lenda: os jovens desaparecidos são levados para a Escola do Bem e do Mal, onde estudam para se tornar os heróis e os vilões das histórias.
Sophie torce para ser uma das escolhidas e admitida na Escola do Bem. Com seu vestido cor-de-rosa e sapatos de cristal, ela sonha em se tornar uma princesa. Sua melhor amiga, Agatha, porém, não se conforma como uma cidade inteira pode acreditar em tanta baboseira. Ela é o oposto da amiga, que, mesmo assim, é a única que a entende. O destino, no entanto, prega uma peça nas duas, que iniciam uma aventura que dará pistas sobre quem elas realmente são.
Este best-seller é o primeiro livro de uma trilogia que mostra uma jornada épica em um mundo novo e deslumbrante, no qual a única saída para fugir das lendas sobre contos de fadas e histórias encantadas é viver intensamente uma delas.

Gavaldon é um povoado pacato e cheio de mistérios, onde duas crianças desaparecem misteriosamente a cada quatro anos. As pessoas que vivem no acreditam que as crianças que desaparecem são levadas pelo diretor da Escola do Bem e do Mal, que dizem ser o lugar onde surgem os contos de fadas. Acredita-se que cada uma das crianças sequestradas está destinada a se tornar um príncipe ou uma princesa, no Escola do Bem, ou um vilão, na Escola do Mal; já que entre as duas crianças que desaparecem uma sempre é má e a outra bondosa. E o mais estranho disso tudo é que, anos depois das crianças desaparecerem, um livro é deixado na livraria do povoado contendo em suas páginas a história das crianças que desapareceram. Muitos acreditam que isso não passa de uma jogada de marketing do dono da livraria e que as histórias sobre os sequestros não são verdadeiras. Mas será mesmo que são só lendas?

"Na Floresta Primitiva / Há duas torres erguidas
Na Escola do Bem e do Mal, / A Pureza e a Malícia.
Quem nelas ingressar / Não tem como escapar
Se um Conto de Fadas / Não vivenciar."

O dia marcado para o desaparecimento das crianças se aproxima e todos começam a ficar preocupados e com medo da vinda do tal diretor, quer dizer, todos exceto Sophie. Sophie é uma linda, com cabelos loiros brilhantes e amada por todos ao seu redor, ao contrário de todas as crianças, ela sonha em ser levado pelo diretor e se tornar em uma Princesa, já que ela não gosta da sua vida no povoado e acha que merece um futuro melhor.

Já Agatha é uma garota completamente diferente, ela mora em um cemitério, possuí cabelos negros como a noite e é rotulada como bruxa por todos do vilarejo, por isso ela vive isolada de todos, tendo Sophie como sua única amiga. E, diferente da amiga, Agatha não deseja deixar o vilarejo e muito menos que sua amiga seja levada, já que ela voltaria a viver excluída e sem amigos.

"Somente quando destruírem o que acham que são é que poderão abraçar quem verdadeiramente são!"

O grande dia chegou e o Diretor aparece para levar as crianças, ele se dirige para a casa de Sophie e logo a captura. Agatha vendo a sua amiga ser levada, inicia uma luta contra o Diretor e tenta a todo custo fazê-lo soltar sua amiga, mas ela acaba sendo surpreendida ao também ser capturada por ele, que acaba levando as duas consigo. Obviamente, já é de se imaginar que Sophie vá para a Escola do Bem e Agatha para a do Mal, mas acaba que justamente o contrário acontece, ou seja, Sophie é jogada na Escola do Mal e Agatha na Escola do Bem. À partir daí as duas vão se meter em muita confusão, com Sophie extremamente aborrecida pelo suposto "erro" do diretor, enquanto Agatha tenta encontrar um jeito de tirá-las de lá.

"Agatha deu um suspiro, afastando-se. “Digamos que eu encolha até o seu nível de inteligência e finja que acredito nisso tudo. Por que eu iria para a escola de vilões? Por que todos elegeriam a mim como a Soberana do Mal?”
“Ninguém disse que você é má, Agatha”, Sophie suspirou. “Você é apenas diferente.”
(…)
“Tudo bem. Então, eu sou um pouquinho diferente”, Agatha encarou-a. “E daí?”
Sophie hesitou. “Bem, é que nos contos de fadas o diferente geralmente acaba sendo o… hum… mal.”"

Bem, por onde devo começar a falar desse livro que me foi uma leitura tão fantástica? A escrita de Soman Chainani é viciante e me prendeu ao livro de tal forma que me senti sugado pelo enredo e não descansei até terminar de ler. A forma como o mundo vai sendo apresentado e descrito ao leitor é muito boa, o autor tem um grande talento no que se diz respeito as descrições e criação de mundo, ele é capaz de mergulhar o leitor em sua história.

O enredo é rico e bem estruturado, o autor mistura as histórias e personagens dos contos de fadas ao mesmo tempo que os adapta para a realidade do livro, dando um 'Q' à mais para tudo. Para leitores como eu, que adoram releituras de contos de fadas, é ótima a sensação de encontrar referências, sejam elas diretas ou sutis, à essas histórias que marcaram nossa infância.

“Estou longe de casa, perdi minha única amiga, todos aqui me detestam, e tudo o que eu quero é encontrar algum tipo de final feliz”, disse Agatha, vermelha. “Mas você não pode nem me dizer a verdade. Meu final não tem a ver com o Bem que eu faça, ou com o que está dentro de mim. Tem a ver com a minha aparência.” Cuspe voou de sua boca. “Eu nunca tive uma chance.”

Eu gostei da maioria dos personagens do livro e, principalmente, das protagonistas. Agatha é uma personagem que gera simpatia logo no início do livro, não tem como não gostar dela, e Sophie, apesar da sua personalidade, também ganhou meu afeto com o passar das páginas. Eu gostei bastante da forma como o autor usou as duas e os demais personagens para mostrar que as vezes as aparências enganam e que nem todo mundo é totalmente mal ou bom.

Algumas das ilustrações do livro.


Tanto a capa quando a diagramação desse livro são um deleite para os olhos, a capa tem tudo a ver com a história e a diagramação tem alguns detalhes muito bonitos e cada capítulo começa com uma ilustração que faz referência ao mesmo (como as que coloquei acima), o que adorei e dá um charme a mais ao livro.

Este é o primeiro volume de uma trilogia que já foi toda publicada aqui no Brasil pela Editora Gutenberg (uhuuuul \o/). Eu, obviamente, recomendo muito esse livro, principalmente para os fãs de uma boa fantasia juvenil, como eu. Os jovens são o público alvo dessa série, mas eu recomendo para os leitores de todas as idades e aviso logo que se for lê-la, recomendo que já esteja com o segundo volume, por que o final do primeiro é surpreendente *0*.





26 comentários:

  1. Caramba! Já tinha curtido muito a capa, mas a premissa do livro me conquistou ainda mais. Gostei de saber que você gostou do livro. Ótima resenha. Me interessei muito!

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Quero muito começar a iniciar essa série, inclusive, esse é um dos meus objetivos literários para o próximo mês, com certeza, pelo menos assim eu espero. Ah, sou extremamente apaixonada por essas capas, e depois de ler seus comentários fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento da ambientação e personagens também <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Fiquei muito curiosa para ler esse livro! Achei bem interessante essa coisa toda de que uma vez por ano o diretor escolhe crianças para levar para escola do bem e do mal. Não sou tão fã de fantasia, mas sem dúvidas vou querer ler a obra!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  4. Deu um apertinho no coração essa coisa das crianças sumirem, mas fiquei bem curiosa com todo o desenvolvimentos. Delicia quando a arte gráfica é um luxo a parte né? Quero ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, a capa já tinha chamado minha atenção, mas essa é a primeira resenha que leio. Muito obrigada por compartilhar suas impressões sobre o livro, com certeza vou dar uma conferida. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Tenho que concordar que a capa é um deleite aos olhos! Sou apaixonada pela obra desde seu lançamento, mas até hoje ainda não consegui adquirir!!
    A premissa da obra é bem interessante e quero muito conferir se são apenas lendas mesmo o sumiço das crianças e como as protagonistas irão agir diante dessa mudança em suas vidas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente esse livro é bem legal mesmo, mas me incomodou que a autora tenta passar uma lição de moral o tempo todo. Chega uma hora que cansa kkk Mas que bom que ela foi fantastica para você. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Gente, esse livro me conquistou pela capa hahaha... olhei e já pensei: " Já quero" a sua resenha serviu apenas para a minha confirmação óbvia da necessidade de leitura desse livro kk
    Não o conhecia, mas adoro esse tipo de história... preciso pra ontem!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá Manoel,
    Se não me engano, tenho esse livro em e-book numa época que ele ficou grátis da Amazon, mas posso estar enganada.
    De toda forma, acho a capa muito legal e a premissa também. É bem interessante imaginar que temos uma escola do bem e uma escola do mal, acho essa ideia genial. É muito legal saber que o enredo é bem estruturado e que os personagens te agradaram, são pontos mais que positivos.
    Claro que anotei a dica e espero ler muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oi Manoel,

    Fiquei muito encantada com a capa e com a premissa desse livro. Não o conhecia, mas já anotei o nome aqui, porque quero muito conhecer a história, ainda mais sabendo que a escrita da autora é boa e viciante. É bem o tipo de narrativa que procuro. Anotei a dica pra valer :D

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá Manoel,

    Estava a procura de uma resenha desse livro, justamente porque estava com vontade de comprar toda a trilogia, mas queria ler algumas opiniões primeiro. Achei um máximo essa confusão em enviar as garotas para as Escolas do Bem e do Mal, provavelmente deve tornar o enredo bem interessante. Adoro fantasia, então esse livro é um prato cheio para mim. Espero em breve poder adquirir o meu exemplar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Oie
    não tenho muita curiosidade na história mas parece ser bem interessante o enredo em geral, tenho duas amigas que leram e vivem me indicando, que bom que gostou e recomenda tanto, os personagens chamam a atenção

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Manoel, conheço a série, mas não li os livros ainda. Curiosa para saber o que acontece de fato nestas tais escolas. Que Sophia iria para a do mal, eu já suspeitava, conforme lia sua resenha, assim como o destino de Agatha. Mas tem muitas coisas ainda que eu quero descobrir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. É tão bom quando nos deparamos com uma escrita viciante assim, que não nos deixa sossegar enquanto não terminamos de ler! Sou louca pra ler esse livro faz tempo, acho a premissa o máximo e a capa é muito linda, é ótimo saber que tem tudo a ver com a história. Não sabia que o livro tinha ilustrações! Espero ter logo a oportunidade de ler toda a trilogia.

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Meu Deus, como assim eu não conhecia esse livro? Nossa estou no chão com essa premissa. O livro parece ser bem estruturado. Amo livros de fantasia, quero saber o que aconteceu com as personagens na escola, achei bem diferente a cada quatro anos algumas crianças desaparecerem. Fiquei animada com a leitura quando você disse que a escrita é fascinante. A capa está maravilhosa. Espero em breve poder fazer a leitura, obrigada pela dica ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá =) Já conhecia a obra, e sua resenha só amentou minha vontade de ler. Adorei saber que o autor sobre usar os personagens. Gosto de história com vários personagens. Beijos'

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que tinha referência a alguns contos de fadas, fiquei fascinada, pois também curto muito releituras e tal. Essa é uma série que eu quero ler faz tempo, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe em 2017? :D
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, já tinha visto a sinopse desse livor, mas não sabia que havia referências aos contos de fadas, como você, sou encantado por qualquer livro ou filme, série que cite ou se refira a estes contos. Achei a premissa, muito bem desenvolvida e fiquei curioso por tudo que acontece neste mundo da Escola do Bem e Do Mal. Ainda mais por ser uma trilogia, que deixa tudo ainda mais instigante.

    ResponderExcluir
  19. oie!
    Eu ainda não li o livro, e estou bem curiosa para ler essa trilogia.
    Acredito que vou gostar muito dessa história, e pelo que vi será uma leitura muito boa.
    Vou comprar o livro opara poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  20. Oiee Manoel ^^
    Eu sou doida para ler esse livro ♥ antes era mais pela capa, confesso (hehe'), mas andei me interessando por essa trilogia, principalmente porque o pessoal sempre fala bem da escrita do autor e da construção dos personagens. Além da capa e diagramação, é claro...hehe' Acho que, quando for lê-lo, vou querer ter os outros volumes aqui também...haha' melhor, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Por incrível que pareça, a capa não teria chamado minha atenção. Mas depois de saber mais sobre e as suas impressões fiquei bastante curiosa pra conferir, achei a premissa bem original e quero saber se isso continua ao longo da história, vou ler com certeza! Beijos

    Luana

    ResponderExcluir
  22. Não estou curtindo muito livros com personagens juvenis, mas adorei a premissa desse livro, pois sou louca por fantasia haha achei bem diferente essa ideia de escola do bem e do mal, e fiquei mega curiosa para descobrir o desfecho disso tudo já que as meninas foram para lugares totalmente opostos do que esperavam! Adorei sua resenha, ficou ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo bem?
    Tu acredita que esse é o primeiro contato que tenho com esse livro? eu adoro fantasia juvenil terminei de ler sua resenha muito empolgada axhei que era lançamento fui pesquisar preço vi que foi lançado em 2014 aqui fiquei meio decepcionada comigo mesma.
    Como já disse amo fantasia adorei sua resenha e pretendo ler logo no comecinho de 2017.
    BJU
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que já tinha visto esse livro por aí e muita gente gostou dele, mas eu nunca fiquei muito animada, sabe? Mas grande parte porque não conhecia muito sobre a história do livro. Agora lendo sua resenha fiquei bem curiosa com toda a situação e achei interessante essa mistura de contos de fadas. Enfim, acredito que seja uma boa leitura mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Que livro!
    Já está até anotado aqui na minha lista de livros desejados. A história me parece realmente estilo chiclete: gruda e não solta mais.
    E que capa é essa! Já compraria só pela capa.
    Adorei ver sua opinião sobre o livro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bom?

    Achei bem bacana o título da série e suas ilustrações. São bastantes chamativas e parecem corresponder bem as expectativas. Ainda não havia ouvido falar deles. Espero ter a oportunidade de ler o mais breve possível.


    Abraços, Amanda M.

    ResponderExcluir