segunda-feira, 21 de novembro de 2016

[140] Resenha: Vermelho Como Sangue | Salla Simukka


Título: Vermelho Como o Sangue
Série: Branca de Neve (Livro 1)
Autor(a): Salla Simukka
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Saiba mais: Skoob
Sinopse: No congelante inverno do Ártico, Lumikki Andersson encontra uma incrível quantidade de notas manchadas de vermelho, ainda úmidas, penduradas para secar no laboratório de fotografia da escola. Cédulas respingadas de sangue.
Aos 17 anos, Lumikki vive sozinha, longe de seus pais e do passado que deixou para trás. Em uma conceituada escola de arte, ela se concentra nos estudos, alheia aos flashes, à fofoca e às festinhas dominadas pelos garotos e garotas perfeitos.
Depois que se envolve sem querer no caso das cédulas sujas de sangue, Lumikki é arrastada por um turbilhão de eventos. Eventos que se mostram cada vez mais ameaçadores quando as provas apontam para policiais corruptos e para um traficante perigoso, conhecido pela brutalidade com que conduz os seus negócios.
Lumikki perde o controle sobre o mundo em que vive e descobre que esteve cega diante das forças que a puxavam para o fundo. Ela descobre também que o tempo está se esgotando. Quando o sangue mancha a neve, talvez seja tarde demais para salvar seus amigos. Ou a si mesma.

Vermelho Como Sangue se inicia narrando a vida da jovem Lumikki, que ao contrário das outras meninas da sua idade, prefere ficar isolada das outras pessoas, tentando sempre chamar a menor atenção possível para si. Certo dia, depois de uma de suas aulas, ela sai de sua sala e passa pela sala de fotografia, mas acaba encontrando algo bem inesperado por lá, no varal da sala estão espenduradas várias notas de euros que aparentemente estão sendo limpas por um estranho motivo: estavam sujas de sangue. Espantada e curiosa com tudo aquilo, ela resolve pegar o dinheiro, mas só depois de assistir o restante das aulas, só que quando retorna novamente para pegar o dinheiro, ela descobre que tudo sumiu. 

"Era uma vez uma menina que aprendeu a ter medo. Contos de fadas não começam assim. Outras histórias, mais sombrias, sim."

Triste com o que aconteceu, ela sai discretamente de lá, porém ele acaba encontrando seu colega Tuukka, que estava agindo de uma forma meio estranha, ela o espiona e descobre que ele, junto com seus amigos Kaspen e Elisa, são os "donos" do dinheiro. Lumikki, querendo saber a origem da grana, acaba seguindo os três colegas. Mas, discreta como um rinoceronte numa biblioteca, Lumikki acaba sendo descoberta pelo trio que acaba por lhe dizer toda a verdade, o dinheiro foi encontrado no quintal da casa de Elise, enquanto ocorria uma festa por lá. Os três amigos pedem a ajuda de Lumikki para resolver o mistério em torno desse dinheiro.

Com isso, Lumikki aceita ajudar os colegas, ela vai à casa de Elise e começa uma investigação que acaba levando-a ao pai de Elise, que esconde muitas coisas de sua família, inclusive um convite que ele recebeu para uma misteriosa festa de pessoas muito importantes. Com a ajuda de seus mais novos aliados, Lumikki adentra nessa perigosa festa, onde ela descobre não só quem era o dono do dinheiro, mas também de quem era o sangue nas cédulas.

"Não procure o poder por vingança. Procure o poder para evitar situações que a fariam querer vingança."

Quando soube do lançamento desse livro, fiquei bastante curioso para lê-lo, pois eu adoro releituras de contos de fadas e agora que o segundo volume estará saindo em janeiro, eu decidi embarcar de uma vez na leitura, mas acho que fui com muita sede ao pote. Essa história se diz uma releitura do conto da Branca de Neve, mas fora o nome da protagonista (que significa Branca de Neve em finlandês) e algumas rápidas menções ao conto, o livro não apresenta quase nada que lembre a história dos irmãos Grimm. Esse fato me deixou bem frustado e acho que aqueles que procurarem a história pelo mesmo motivo que eu também vão se sentir assim.

Contudo, o livro não é de todo ruim, todo o clima de investigação policial foi bem desenvolvido e envolvente para mim, a autora soube utilizar muito bem os artifícios necessários para moldar a trama, a sua forma de escrita é de fácil leitura e conseguiu me prender, pois li o livro em ebook e como não tenho hábito de ler livros nesse formato, sempre acabo demorando muito para terminar um livro, o que não aconteceu neste caso.

"Era uma vez uma pequena chave que podia entrar em qualquer fechadura. Contos de fadas não começam assim. É assim que outras histórias, mais felizes, começam."

O desfecho desse primeiro livro também não foi dos melhores para mim, foi meio confuso na verdade, pois termina muito do nada, o epílogo que se segue ao final acaba por dar algumas informações que até ajudam no entendimento, mas não totalmente, já que tudo se passa de forma muito rápida. Com certeza, um desenvolvimento melhor desse final teria fechado a história de uma maneira mais satisfatória.

Enfim, apesar dessas decepções, o livro é OK. Pra quem curti um romance policial, o livro pode ser uma boa escolha, mas se você está procurando uma releitura de Branca de Neve, melhor procurar outra coisa para ler. Irei ler a sequência, pois acho que a história tem chances de melhorar e assim que eu fizer isso venho contar pra vocês!





22 comentários:

  1. OI Manoel
    Eu também já fiz essa leitura e consegui me identificar bastante com suas impressões. Também gosto de releituras, por isso fiquei bem empolgada na época sabe.. Eu gostei, mas não foi aquilo tudo que eu esperava, e nem sei se gostaria de continuar a série. Acho que foram muitas expectativas. Com certeza achei o desfecho confuso também, pensei que era só eu que tinha achado isso rs
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não sabia desse lançamento da Novo Conceito, é desse ano?
    Para ser franco, achei o enredo da história muito interessante. Acho muito legal e instigante história assim com suspense e crimes!
    Ótima resenha!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi, Manoel! Quando vi sua resenha nem acreditei na coincidência. Estou esperando esse livro chegar para mim pelo correio e eu estava meio receosa com a leitura, pois para uma releitura de conto de fadas, ele é muito peculiar. Como eu imaginava, não devo pegar o livro esperando uma mega versão nova de A Branca de Neve. Adorei sua resenha, muito bem feita. Beijos.


    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Manoel, com o tempo você vai se acostumando com a leitura em ebook, em alguns casos, acredito que venha até preferir. O livro não me chamou muito a atenção, mas é porque não curto policiais, mas gostei da sua sinceridade na resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Manoel
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Ao ler a sinopse já não fiquei muito animada não. Não achei um ponto que me agradasse e me chamasse atenção.
    Ao ler sua opinião e vi que é uma releitura de A Branca de Neve fiquei me perguntando em que parte teria essa ligação, pois pela sinopse e pelo seu relato não achei nada que fosse parecido.
    Confesso que ao ler que você se desanimou com o final fiquei ainda mais decidida a não colocar esse livro nos meus desejados. Quem sabe em outro momento, não é?
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá Manoel,

    Se você não tivesse falado que era uma releitura do clássico A Branca de Neve, eu nem saberia que seria, pois realmente o enredo foge um pouco da história e tal como você mesmo disse, deve ser frustrante esperar mais semelhanças e acaba se deparando com algo tão diferente. Ainda assim, fiquei intrigada com todo esse suspense envolvendo o dinheiro sujo de sangue, investigação policial realmente faz o meu gênero literário e adoro o ritmo em que as páginas se passam rapidamente, dado a nossa curiosidade para desvendar o mistério. Gostei muito da sua opinião e no momento não vou aderir a leitura, mas vou guardar a dica para futuramente quem sabe, embarcar nesse mistério também.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Manoel.
    Eu também adoro releituras de contos de fadas e realmente não consigo imaginar como a história da Branca de Neve poderia se encaixar aí. Creio que tirando essa expectativa a leitura pode agradar mais.
    Eu adoro romances policiais e o enredo parece interessante. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não conhecia o livro e por mais que eu goste muito do gênero, a obra não me atraiu para a leitura. Gostei da sua sinceridade na resenha e vou querer ler as resenhas dos próximos volumes, talvez sabendo que as coisas melhoram um pouco eu me interesse, não sei. Eu não curti essa capa, achei bem estranha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Manoel ainda não conhecia o livro e de cara achei a capa linda. Si que ele não faz muito meu estilo e nem meu gênero literário. Vou indicar pra quem goste. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Manoel!
    Esse livro esta na lista de quero ler, mas tenho certo receio. É uma pena que a parte da releitira deixe um pouco a desejar, mas a parte investigativa parece ser muito boa, pois me deixou bem intrigada com a questão dos euros sendo limpos.
    Vou tentar ler em breve, já sabendo das ressalvas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Manoel, eu me interessei pelo livro justamente pela propaganda de ser uma releitura, que como você, eu também gosto. Até por isso, agradeço ao seu alerta. Eu ainda vou esperar pela continuação antes de pegar para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Eu li ele logo no lançamento e já achei bem confuso... então, agora que vem o segundo volume, meio que tenho a impressão de que terei que reler para entender o próximo. Um pouco dessa confusão eu acredito que seja por causa da autora ser finlandesa - e eles tem um jeito bem diferente do padrão americano/ingles de escrever. Digo isso pois depois desse eu li um outro livro Finlandes e não foi tão confuso.
    eu esperava um pouco mais do conto, mas acho que ele ainda pode surgir - já que em uma trilogia tem muito para rolar, né?
    Espero gostar mais na minha releitura e curtir o segundo :)
    Foi bom ler sua resenha e lembrar da história.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que o que tinha me chamado a atenção mesmo era por ser uma releitura de Branca de Neve, mas como não passa muito do nome da personagem essa referência, fiquei meio desanimada pela leitura, ainda mais porque o livro não me pareceu muito bom não. Vou deixar essa dica de lado então.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    EU lembro que quando eu li, eu gostei da trama, mas senti que faltou algo.
    Agora sei que vai ter a continuação, talvez eu veja algo que não tenha notado no primeiro, e acabe gostando mais da trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da premissa. Todo mistério que envolve toda a história me chamou a atenção, mas ao saber que o desfecho foi rápido e confuso, perdi o encanto.
    Eu gosto de livros que consigam manter o ritmo. Caso contrário, acabo me perdendo e fico sem entender. Então acho que vou passar a dica.
    O fato de que ele se diz uma releitura de Branca de Neve e acaba fugindo disso também não contribuiu.
    Mesmo assim, sua resenha está muito boa.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Achei o início da trama meio bizarro (?), não parece fazer muito sentido hahaha pode ser que seja pelo mistério. Apesar de ser só ok, parece um bom romance policial pra matar o tempo. Ficaria muito decepcionada no livro propor a releitura do conto e não encontrar isso na história. Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Confesso que nunca senti a mínima vontade em fazer essa leitura. E olhe que li muitas resenhas boas sobre a história, mas algo simplesmente não me cativava. Só que vai sair a continuação e e gostei bastante da capa e dos detalhes do segundo volume, e por esta razão estou querendo fazer esta leitura, quem sabe não acabe gostando, não é mesmo? :)

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Estaava empolgada com o livro como um livro de mistério pois eu adoro,mas releitura da branca de neve gente? Pelo premissa vejo que não tem nada a ver com o conto de fadas
    Ruim quando autora promete a releitura de algo e não nos dá isso, fiquei em duvida se quero ler

    ResponderExcluir
  20. Olá Manuel!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia que era uma releitura. Achei a capa bem bonita e o enredo parece ser bem envolvente. Pena ele não ter sido tudo que você esperava. Não sei se vou ler o livro, mas vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Oiee Manoel ^^
    Eu tinha esse livro, mas li as primeiras páginas e não gostei muito, então acabei dando ele...hehe' não gosto muito de livros do gênero policial, então não tenho mais curiosidade de conhecer. É uma pena que o livro em si não tenha sido satisfatória, e que o final tenha ficado confuso :/
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Apesar de eu gostar de um suspense achei o enredo desse livro um pouco infantil e as ressalvas dos pontos negativos da história também não me deixaram com muita vontade de ler.
    Fica para a próxima dica.
    Bjs

    ResponderExcluir