quarta-feira, 16 de novembro de 2016

[138] Resenha: Sr. Segunda-Feira | Garth Nix


Título: Sr. Segunda-Feira
Série: As Chaves do Reino (Livro 1)
Autor(a): Garth Nix
Editora: Fundamento
Páginas: 256
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Extra | Saraiva
Sinopse: Sete dias. Sete chaves. Sete virtudes. Sete pecados. Ninguém espera que Artur Penhaligon seja um herói. Órfão, com a saúde debilitada e sem coragem, ele sofre com o medo de que a praga que invadiu seu país leve embora sua família adotiva. Mas, quando uma estranha chave em forma de ponteiro de relógio é entregue a ele, Artur descobre que é o Herdeiro das Chaves para o Reino.
Tudo o que acha que sabe - sobre seus pais, sua cidade e sua vida - está prestes a mudar. Agora que ele herdou a Chave de uma Casa estranha e perigosa, não há como voltar atrás. Ele deve reunir toda sua coragem e arriscar aquilo que ama para desvendar os segredos do mundo que descobriu e salvar o mundo que ele conhece.

Artur Penhaligon é um garoto que se tornou órfão muito cedo, pois seus pais morreram por conta de uma epidemia que também deixou o garoto debilitado. Ele acabou sendo adotado pela cientista que ajudou a criar a vacina para a tal epidemia e nos dias atuais sua única preocupação é o inicio das aulas na sua nova escola.

Enquanto participava de uma corrida na aula de educação física, o jovem Artur acaba sofrendo de um ataque de asma e sente sua vida se esvaindo aos poucos. Nesse momento, aparecem do nada dois homens bem esquisitos discutindo alguma coisa que o garoto não entende de direito e um deles, chamado Sr. Segunda-Feira, entrega a Artur um objeto de metal semelhante ao ponteiro de um relógio. Depois de mais alguns acontecimento, o garoto desmaia e só acorda depois no hospital.

Depois de sair do hospital e ter em mãos o ponteiro de relógio que lhe foi dado, ele descobre que o tal objeto é mágico, mas ele também acaba descobrindo que está sendo perseguido por seres estranhos e que uma nova doença surgiu e está se espalhando com velocidade. Em pouco tempo, Artur descobre ser o herdeiro da Grande Arquiteta, o ser poderoso que criou todo o universo, e que o único jeito de parar a epidemia e salvar a sua vida é entrar no mundo mágico conhecido como a Casa, acabar com a bagunça criada pelo Sr. Segunda-Feira e recuperar todas as sete chaves do reino.

Confuso com esse resumo? Pois é, não tem como resumir esse livro sem dar spoilers e com uma fantasia tão cheia de perguntas quanto essa, cada spoilers é capaz de acabar com toda a diversão. Eu comecei a leitura de Sr. Segunda-Feira bem confuso o autor te insere num mundo novo, cheio de regras e seres diferentes sem nenhuma informação prévia, de certa forma isso é algo bom, pois vamos desvendando os mistérios junto com o protagonista e esse universo é tão rico que eu avançava na leitura rapidamente (até por que a escrita do autor é direta e bem leve), mas ao mesmo tempo, o autor acaba dando muitas informações e inserindo coisas demais na história que acaba deixando o leitor zonzo, mas acho que isso é compreensivo sendo que este é o primeiro livro de uma série e o objetivo principal de livros assim é te inserir no mundo criado pelo autor.

E por falar nisso, que universo mais fantástico! A Casa, que é o reino mágico onde quase toda a história se passa, é um mundo cheio de personagens e seres fantásticos, achei muito interessante o fato de todos esses personagens funcionaram como trabalhadores de uma firma, responsáveis por catalogar todo o que acontece no tempo e espaço, e que toda a história começa com a mal administração dessa 'empresa' por conta de seus sete curadores, que são representados pelos sete dias da semana, logo já dá pra ver que essa série tem sete livros, cada um representando um dia.

Também gostei bastante das referências que o autor colocou na história, a começar pela Grande Arquiteta que teria feito o universo em sete dias, assim como o Deus Cristão; cada um dos sete curadores também representa um dos sete pecados capitais; E tem mais referências a história do Rei Artur, do conto flautista de Hamelin e até mesmo ao castigo de Prometeu, da mitologia grega.

Só não gostei do livro totalmente por que, como já disse, ele tem informação demais e algumas cenas se sucedem de forma muito rápida, e com um enredo desse eu acho que o autor podia ter feito um livro maior ou deixado algumas informações para as sequências.

Por fim, Sr. Segunda-Feira é uma ótima fantasia juvenil, que apresenta um universo totalmente novo, repleto de personagens interessantes e uma aventura muito gostosa de ler. Com certeza os fãs de sagas juvenis como Percy Jackson e Harry Potter vão aproveitar bastante essa leitura, estou morrendo de ansiedade pelos próximos livros!



16 comentários:

  1. Olá
    Já gostei sobre o detalhe do relógio e por ser mágico e tal. Sou fascinada por esse tipo de ambientação. Acho ótimo também que há referencias, mesmo porque é até mais uma compreensão ao leitor, assim como analises sobre a história de modo geral. Ah, eu realmente não tenho dúvidas de que esse universo deve mesmo ser fantástico. Já quero ler, obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá José,
    eu já tinha me deparado com esse livro uma vez em uma livraria, mas a capa não me chamou a atenção. Se soubesse que tinha toda essa pegada fantástica tinha comprado (rsrsr). Eu também não sou muito fã de livros que inserem muitas coisas e acabam confundindo a nossa cabeça, mas no geral eu gostei muito da história.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. O que mais me interessou foi a originalidade do universo. Achei tudo bem diferente e interessante. Não sou de ler fantasia, mas essa aqui me pegou de jeito na curiosidade.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá José,
    Que história mais diferente e original, meu Deus.
    Gostei muito da premissa do livro e fiquei me perguntando o que acontece na história e onde somos levados. Entretanto, fiquei um pouco com o pé atrás com essa inserção, em demasia, de coisas na obra. Acho que o autor poderia ter 'pisado no freio' com relação a isso.
    Mesmo com esse ponto negativo, vou anotar a dica, pois acho que posso super gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi José, fiquei instigada por sua resenha, a trama de Garth Nix parece ser bem trabalhada. Uma pena apresentar muitas informações, o que também me cansa, dependendo do enredo. Mas, tratando de uma fantasia, creio que conseguirei ler sem maiores problemas. Valeu pela dica, abraços

    ResponderExcluir
  6. OLá!
    Adorei a sua resenha. Entendo que no primeiro volume o autor deve inserir vários fatos para nos situar à história, mas acho que quando isso acontece tudo de uma vez, realmente nos deixa tonto e desanima um pouco a leitura, então acredito que o autor poderia ter trabalhado melhor isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi José, não conhecia a série, e apesar de gostar de fantasias e do enredo parecer bom, não me interessei de ler no momento. Também acho normal tantas informações neste primeiro volume, acredito que mais para frente será mais tranquilo neste quesito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a série, mas, acho que não a leria. Apesar de curtir HP e PJ, não costumo ler muitos livros de fantasia e esse excesso de informações em um livro só costuma me incomodar quando vou realizar uma leitura. Outro ponto que também me incomodaria muito é essa questão de algumas cenas passarem rápido demais. Gosto do desenvolvimento no ritmo certo. Enfim! Adorei a sinceridade na resenha.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  9. Oi José, tudo bem?
    Eu não sei o qur anda acontecendo com os livros de fantasia mas tenho repRado que ultimamente os Autores tem inserido tanta informação em seus livros que torna uma história que tem uma proposta ótima um pouco cansativa e as vezes até mesmo chata. Mas pelo que entendi da sus resenha mesmo com o excesso de informação o livro tem uma história bacana e diferente neh? Eu fiquei curiosa com o enredo mas confesso que com o pé atrás. Acho que vou esperar a resenha dos próximos livros da série para decidir se leio ou não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi José,

    Eu gosto bastante do gênero, mas estou buscando fantasias mais adultas, como Senhor dos Anéis. Acho que a fase juvenil já passou para mim. De qualquer modo, gostei da sinopse, quem sabe um dia eu esteja inspirada e não leia a história? Parabéns pela resenha.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  11. Respondendo a sua pergunta: sim, eu fiquei confusa! hahaha
    Eu não leria o livro pelo gênero, é muito juvenil para mim, não me identifico mais com histórias do tipo.
    Que pena que o livro tem informação demais, eu não curto, acho que menos é mais.
    E esse relógio na capa do livro me lembrou o que tem na capa de Todos os Nossos Ontens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá José!
    Que pena que o autor abordou assuntos demais, isso acaba as vezes confundindo a cabeça do leitor, acho que isso aconteceria comigo... Quanto a ele colocar o leitor nesse universo sem explicações breves: Acho isso super positivo para nos envolvermos mais com a história e os personagens. Gosto de descobrir as coisas juntos com os personagens.

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de fantasia e esse livro parece ser dos bons. Uma pena o autor passar tanta informação, acho que ficaria meio perdida. Mas nada muito grave, acredito que os outros livros da série tenham um melhor desenvolvimento e muita aventura, do tipo que nos deixa com saudade quando o livro acaba.
    Anotei a dica, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e fiquei bem curiosa para conferir essa!
    Os personagens parecem ser muito bem construídos e fiquei intrigada com o resumo meio confuso da obra pelo fato de você não poder dizer muito sobre sem dar spoiler.
    Essa capa me deixou babando aqui e adorei saber suas impressões sobre o livro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi José, tudo bem?
    Sabe que nunca fui muito chegada em fantasias, mas gostei da referência feita de que os leitores de HP irão se interessar por essa obra. Então posso dizer que bateu uma curiosidade, ainda mais por se tratar de uma obra juvenil. Tentarei ler em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Sempre serei uma eterna amante de livros fictícios com essa pegada diferente. Eu realmente gostei do personagem, confesso que fiquei um pouco confusa, mas depois entendi perfeitamente. Parabéns pela resenha!

    OXENTE, LEITORA!

    ResponderExcluir