segunda-feira, 19 de setembro de 2016

[125] Resenha: Essa Luz Tão Brilhante | Estelle Laure


Título: Essa Luz Tão Brilhante
Autor(a): Estelle Laure
Editora: Arqueiro
Páginas: 208
Saiba mais: Skoob
Sinopse: O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã. Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la. Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.
Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.

Lucille é uma adolescente de apenas 17 anos, mas que já carrega um grande fardo para a sua idade. Ela e sua irmã mais nova, chamara Wren, foram abandonadas pela mãe do nada, sendo deixadas à própria sorte, visto que o pai das garotas teve um surto psicótico e encontra-se internado em uma clínica. A partir daí, Lucille passou a tomar conta de tudo, além de estudar, ela precisa manter a casa em ordem, pagar as contas que não param de chegar, não deixar nada faltar pra irmã e ainda esconder de qualquer adulto o fato de os pais delas não estarem em casa, pois tem medo de que ela seja separada da irmã e mandada para um abrigo. Ela acaba conseguindo um emprego em um famoso restaurante da cidade.

Mesmo com essa rotina de ir à escola, cuidar da irmã e trabalhar, ela ainda consegue ser uma adolescente comum em alguns momentos, graças à sua amiga Eden e o irmão gêmeo dela, Digby, que são seus vizinhos e estão sempre ajudando ela como podem. Contudo, as coisas ainda podem piorar pro lado da Lucille, pois ela começa a se apaixonar por Digby, só que ele já é comprometido e tem um grande afeto pela atual namorada. Daqui pra frente a história vai se desenrolando, com páginas repletas momentos tocantes, tristes e felizes, e muito amor.

"Explique qual é o objetivo de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar."

Eu peguei Essa Luz Tão Brilhante para ler por ter me sentido bem curioso em relação a sinopse, mas admito que a beleza da capa também foi um dos motivos (rsrsrs). Não li muitos livros do gênero YA, mas tive ótimas experiências com os livros que já li, então posso dizer que sou fã desse tipo de história.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Lucille, o que considero algo positivo, pois isso me permitiu acompanhar melhor o desenvolvimento dela durante a narrativa. Ela é uma personagem forte, que diante as circunstâncias teve que amadurecer rápido e isso é visível no decorrer do livro, ela é daquele tipo de personagem que aguenta o tranco, não fica chorando pelos cantos deixando a vida passar, simplesmente não tem como não simpatizar com a situação dela e da irmã, eu estava torcendo para tudo dá certo no final. Contudo, a Lucille não me agradou em todos os aspectos, principalmente em relação a paixão dela pelo Digby, ela fica se martirizando demais por causa dessa paixonite, teve momentos em que ela me dava muito nos nervos.

"— Que tipo de pessoa não volta?
— Não Sei. Que tipo de pessoa vai embora para começo de conversa?"

E por falar no Digby, ele é um cara realmente apaixonante, ele é fofo e está sempre apoiando a Lucille, a irmã dele, Eden, também segue essas mesmas características, apesar de eles terem tido algumas atitudes que me deram uma raiva, mas mesmo assim são ótimos amigos e não tem como não gostar deles. Já a Wren, é uma criança extremamente fofa e a interação dela com a irmã é muito boa e carinhosa, dá pra ver porque a Lucille ama tanto ela. E este com certeza é o ponto forte do livro, não é o romance que toma o foco da história e sim a relação das duas irmãs, que é totalmente apaixonante.

O final do livro é um pouco quebrado e pode agradar ou não de forma igualitária, eu estou no lado dos que não curtiram muito (rsrs). Acho que foi algo muito quebrado, que deu a ideia de que tem algo ainda por vir, e tem mesmo, descobri que esse é o primeiro volume de uma duologia, cujo segundo volume irá sair lá fora, com o título But Then I Came Back. Admito que não gostei muito disso, porque o livro é bem curto e acho que a autora podia fazer um único volume maior ao invés de dois livros, mas enfim... vou ler a sequência por que tenho o coração fraco e quero saber o que vai acontecer (rsrs).

Então, Essa Luz Tão Brilhante é uma ótima pedida pra quem procura um YA leve pra passar o tempo, é uma história simplória, mas bem tocante, que tem tudo pra ser amado por muitos leitores!.



25 comentários:

  1. Olá
    Adorei conferir suas impressões, especialmente porque pretendo ler esse livro assim que me exemplar chegar. Ah, sem contar que acho essa capa maravilhosa. Louca para ter o meu em mãos. Bem curiosa a respeito do desenvolvimento e também dos personagens. Sua resenha ficou ótima <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel,

    Eu estou arrependida de não ter solicitado esse livro, acredita? to lendo tantos comentários positivos a respeito dele, que nossa. Eu adoro "caras" apaixonantes e legais, não gosto de personagens masculinos machistas e grossos, então um ponto a mais para essa história. Apesar do final quebrado, eu quero conferir a obra e tomara que eu não me importe com esse detalhe de ficar ''algo para ser contato mais tarde". Adorei sua rsenha.

    Abraço =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Manoel

    Tadinha dela, tão nova e com tantas responsabilidades. A capa é realmente bem bonita, as cores são lindas.
    Uma pena que você não gostou do final, é bem chato quando a gente se decepciona bem nessa parte.
    Eu não me senti muito atraida pelo enredo, mas acredito que leria se ganhasse de presente, por exemplo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcel!
    Eu já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava. Eu também li poucos YA, mas todos que li eu gostei. Acho um gênero interessante.
    Esse me chamou bastante a minha atenção. Principalmente por causa da situação que a personagem principal passa e dessa relação que ela tem com a amiga e com a irmã.
    O romance em si não me chama muito a atenção. Ainda mais que você disse que em alguns momentos essa situação te irritou um pouco - e sou fácil de me irritar com essas coisas, rsrs.
    Adorei a resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Manoel!
    Eu gostei muito da capa desse livro. É alegre e chama bastante atenção. O enredo é bem cativante, duas irmãs lutando para ficar juntas, tendo que se tornar adulta antes do tempo, um amor adolescente. Fiquei curiosa para saber como tudo termina.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica para ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Acho a capa do livro linda e nem imaginava este tipo de enredo. Morri de dó do abandono das irmãs e tenho certeza que se eu vier a ler, ficarei torcendo o tempo todo para que tudo dê certo.
    Quero muito ler
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Vi sua resenha no skoob e gostei demais!
    Tive a sorte de ganhar este livro em um sorteio e agora ele já vai ser minha próxima leitura :D

    Parabéns, seu blog é lindo ;*

    ResponderExcluir
  8. Olá! Essa capa é muito fofa, fiquei com vontade de comprar só por causa dela, mas fiquei com medo de ser só mais do mesmo. Parece ser um bom livro pra ler entre dois mais pesados, vou anotar a dica! Beijos

    Luana do lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Manoel!
    Comprei esse livro na Bienal e está na estante me chamando, mas tenho outras prioridades.
    Pelo que tenho visto em resenhas, esse livro é bastante leve e envolvente, pode ser, facilmente, lido em poucas horas. Já li bastante do gênero YA e gosto bastante do gênero. Acho que a protagonista passar por tudo isso a torna muito mais madura do que o imaginado.
    É uma pena que o final não tenha te agradado totalmente. Espero fazer parte do time que vai gostar rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oii Manoel, tudo bem? Que bom que gostou do livro. É mesmo uma história bem simples e fácil, mas muito cativante e comovente. Acompanhar a luta diária da Lucille para conseguir dar conta de tantos problemas, e ainda mais dos sentimentos que surgem pelo Digby, que é um personagem muito legal. Enfim, eu adorei o livro e quero muuuito ler a continuação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. De certa forma, já estou apaixonado pela personagem principal. O lado dramático me interessou muito e o enredo parece consistente, mas pelo que você fala, podiam ter dado um pouco mais de profundidade. Gosto de ir às lágrimas hehehe A capa não achei tão atrativa e esse lance de quebrar o fim para um próximo volume tb acho meio chato (e cada vez acontece mais). Contudo, pela sua resenha, leria, com certeza.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Quando vi o lançamento deste livro não me empolguei muito com o enredo e olha que nem sabia que era duologia. Não entendo também porque sendo um livro curto a autora já não fez um só.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Que bom saber que erá uma continuação, pois eu sentiria da mesma forma quando terminasse o livro. Mesmo não gostando tanto de saber que é uma duologia, é um livro que estou curiosa para conferir. Espero gostar da história.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oi, Manoel! Não me interessei pela leitura desse livro, mas o motivo não me agradou também (rs). Rapaz, acho que estou com um pouco de preconceito por esse enredo. O fato é que AMEEEEI o livro Proibido, já leu? Nele, o contexto é quase o mesmo: ausência da mãe (não por motivo de morte, no entanto) e a necessidade de cuidar da casa, dos estudos, dos irmãos e do segredo para que ninguém descubra isso e denuncie para a Assistência Social. Caramba, como assim?! É muito parecido. Não pretendo ler esse livro, porque me soa como cópia, sabe? Preconceito, eu sei.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu sou a louca dos YAs. Se é YA eu tô lendo mesmo e por isso resolvi ler este livro. Ele tem uma proposta incrível, mas que na minha opinião acho que não foi bem aproveitada.
    Parece que é o livro de estréia da autora né? Então muita coisa pode ser perdoada, mas sei lá. SEm falar que parece perder o tom em alguns momentos. O ritmo e o desenrolar do livro era um no começo e no meio isso muda, até parece outro autor escrevendo :P E isso de escrever dois livros, quando um já é bem fininho, não me convence. É pra tirar dinheiro dos fãs e eu não aceito ahhahahhaha
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. então.. já as minhas experiências com o gênero YA não foram lá muito satisfatórias... raramente algum desses livros me surpreende... gosto de leituras mais densas e talz... mas pra quem curte, acredito que Essa luz tão brilhante caia bem... tbm não curti as cores da capa... é bem improvável que eu realize essa leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Olá Manoel,
    Eu até gosto do gênero YA, a maioria dos livros que li, foram boas experiência, então provavelmente leria essa obra, fico curiosa para saber mais. Não sei o motivo desses autores em querer dividir tudo. Só o livro é curto, qual a necessidade em dividir a história?! Tenho certeza que a segunda parte se encaixaria perfeitamente em um único volume. Não gosto muito desse aspecto, mas ainda assim, a história me interessou.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Oi Manoel
    Olha eu achei o design desse livro lindo e antes só pela capa eu já o leria também e agora depois de ler a sua resenha é que eu digo que leria mesmo pois gosto muito da premissa da história e também tive ótimas experiências com YA o que me faz gostar muito do gênero.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca havia ouvido falar desse livro. Eu tava achando a sinopse interessante até o momento onde fala que esta se apaixona por uma menino que tem um irmão lindo e comprometido... Isso me lembrou muito triângulos amorosos, que é algo que eu definitivamente odeio. Outra coisa que me chamou a atenção negativamente foi o fato de você dizer que o final é meio quebrado, e dá abertura pra uma sequência que vai existir. Pronto, aí minha vontade de ler foi por água abaixo. Apesar disso, não acho a dica ruim. Mas não me arriscarei.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Oiee Manoel ^^
    Acho a capa deste livro tão linda ♥ Como eu gosto muito de YAs, fiquei curiosíssima para ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade (espero que a tenha em breve, pois a história parece ser incrível). Eu não sabia que o livro fazia parte de uma duologia, mas espero então que o segundo livro seja lançado logo por aqui.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Manoel!
    Que bom saber o que você achou do livro. Ainda não li "Essa luz tão brilhante", mas está na minha listinha de desejados! ;) Assim como você, li poucos livros do gênero,mas gostei de todos que li, o que também me faz acreditar que YA é um estilo que curto. A capa é realmente um amor e também me agrada o fato do foco ser nos laços familiares e não apenas num romance.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Manoel,
    Eu gosto bastante do gênero YA, e achei a premissa desse livro bem legal. Ruim foi o que você comentou, sobre o livro ter sequencia sendo que poderia ter sido escrito em apenas um volume. Recentemente li um livro assim, mas sei que editoras nacionais pedem que novos autores não escrevam histórias muito longas, então tem uma justificativa. Agora quanto a autores internacionais já não sei se também é assim. Vou procurar esse livro, quem sabe não o adiciono à minha lista que só cresce?
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente amo Luz, luz, brilho, estrelas, glow, shine, tudo isso. E esse livro me inspira sempre que falo o nome dele, então ele certamente é lista de leitura, mesmo se eu não curtir o final, eu sei que vou amar hahahaha.

    ResponderExcluir
  24. Oi Manoel. Tudo bem?

    O que falar de "Essa Luz Tão Brilhante"?

    É simplesmente uma obra esplêndida <3

    Concordo plenamente com sua fala final, que "é uma história simplória, mas bem tocante". Mereceu, com louvor, as 4 estrelas que você a classificou.

    Gostei bastante da sua opinião e dos detalhes que você abordou durante a resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro ainda e já fiquei bem curiosa para lê-lo, achei o enredo bem interessante e criativo, estou querendo um YA que chame minha atenção e acredito que esse cumpra o papel. Gostei muito da sua resenha e espero ler ele em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir