sexta-feira, 16 de setembro de 2016

[124] Resenha: O Coração da Esfinge | Colleen Houck


Título: O Coração da Esfinge
Série: Deuses do Egito (Livro 2)
Autor(a): Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Saiba Mais: Skoob
Sinopse: Lily Young achou que viajar pelo mundo com um príncipe egípcio tinha sido sua maior aventura. Mas a grande jornada de sua vida ainda está para começar. Depois que Amon e Lily se separaram de maneira trágica, ele se transportou para o mundo dos mortos – aquilo que os mortais chamam de inferno. Atormentado pela perda de seu grande e único amor, ele prefere viver em agonia a recorrer à energia vital dela mais uma vez.
Arrasada, Lily vai se refugiar na fazenda da avó. Mesmo em outra dimensão, ela ainda consegue sentir a dor de Amon, e nunca deixa de sonhar com o sofrimento infinito de seu amado. Isso porque, antes de partir, Amon deu uma coisa muito especial a ela: um amuleto que os conecta, mesmo em mundos opostos.
Com a ajuda do deus da mumificação, Lily vai descobrir que deve usar esse objeto para libertar o príncipe egípcio e salvar seus reinos da escuridão e do caos. Resta saber se ela estará pronta para fazer o que for preciso. Nesta sequência de O Despertar do Príncipe, o lado mais sombrio e secreto da mitologia egípcia é explorado com um romance apaixonante, cenas de tirar o fôlego e reviravoltas assombrosas.

O Coração da Esfinge é a sequência de O Despertar do Príncipe (resenha aqui) e continua contando a história de Amon e Lily alguns meses depois dos acontecimentos finais do volume um. Como aqueles que leram o primeiro livro sabem, Amon e Lily estão separados pois o príncipe milenar se sacrificou para salvar a vida de sua amada e antes de voltar para o Além ele entregou seu coração (literalmente) para ela, no formato de um amuleto de escaravelho.

Dois meses depois, Lily ainda sofre com a perda de Amon, sonhando frequentemente com ele sofrendo e lutando para sobreviver, tanto que ela não tem nem vontade de contrariar seus pais enquanto eles decidem tudo sobre a vida dela, só que antes de ir pra faculdade, ela decide viajar pra fazendo da Avó buscando um pouco de sossego. Chegando lá, tudo parece se acalmar em sua vida, porém uma certa noite ela acaba conseguindo se comunicar com Amon através de um sonho, mas antes de falar qualquer coisa ela é acordada bruscamente por ninguém menos que o Deus Anúbis.

"Por Amon eu precisava voar com deusas, me defender de avanços amorosos de divindades e ser caçada por superferas. Mesmo assim, eu sabia, no fundo do coração, que arriscaria qualquer coisa por ele. A chance de estar de novo com Amon valia cada sacrifício que me pediam."

Anúbis conta que os sonhos de Lily na verdade são visões de Amon no presente, ele está no mundo dos mortos (o que podemos chamar de Inferno) e que sua vida corre perigo. O príncipe foi parar lá depois de ter se recusado à pesar seu coração, já que Lily que estava com ele, e de continuar servindo os deuses, se refugiando na terra dos mortos para esperar o fim da vida de Lily e quando ela morresse, eles ficariam juntos. Contudo, o que ele não sabia é que a Devorado de Corações, criatura maligna que se alimenta de energia vital, está atrás dele e se ela achá-lo irá sugar toda sua força e matá-lo. Em consequência, Seth irá conseguir se libertar e acabar com o Universo inteiro.

E o que Lily tem à ver com isso? Bem, ela está ligada à Amon pelo poder do amor que eles possuem, uma ligação tão forte que permite que eles se vejam em seus sonhos e que sintam quando o outro está sofrendo ou sendo machucado, logo ela é a única capaz de encontrá-lo onde ele está e salvá-lo para que ele continue realizando a cerimônia que aprisiona Seth, salvando também os deuses, aqueles que ama e todo o Universo.

"Havia alguns tipos de amor que continuavam, mesmo depois da morte. Como uma ondulação na água, o amor se movia. Muito tempo depois do mergulho, seu efeito podia ser sentido. Só era necessário alguém para lembrar, para ver o que ficava para trás."

Depois de ler O Despertar do Príncipe, eu fiquei louco pela sequência, sofri muito com aquele final e eu precisava saber o que ia acontecer e olha, aconteceu muito coisa, tantas que minha cabeça começa à rodar (rsrsrs). Esse é só a minha segunda experiência com um livro da Colleen Houck, mas já posso afirmar que essa mulher sabe escrever, sua narração é viciante, tinha momentos que eu atropelava algumas palavras só pra ler mais rápido e saber o que ia acontecer. O segundo volume dessa série, assim como o primeiro, esta repleto de descrições maravilhosas e uma quantidade ainda maior de mitologia egípcia, o que foi um deleite para mim. Também temos uma dose bem maior de ação, a todo momento tem coisas novas acontecendo, reviravoltas, mistérios surgem e são revelados, enfim... é um livro que me deixou com uma bela ressaca literária.

Eu gostei mais ainda da Lily nesse livro, li algumas resenhas que diziam o quanto ela estava insuportável nesse livro, principalmente por causa de um suposto triângulo (ou quadrado) amaroso que estava, mas eu não senti isso por ela, primeiro porque eu não li muitos triângulos amorosos na minha vida literária e sinceramente nem ligo muito se um livro apresentar, desde que tenha um motivo para ele existir e, segundo, esse motivo existe aqui, desde o começo eu já estava sacando o que acontecia com a Lily e no final do livro eu concretizei minhas suspeitas e perdoei os pecados dela. Além disso, a Lily é muito mais participativa nesse livro, tudo gira em torno dela agora e uma coisa que acontece com ela nessa história (que não direi pois é spoiler) deixa tudo melhor e mais interessante.

"Por que os encantamentos egípcios não podiam falar de cachorrinhos, chocolate e unicórnios? Cada encantamento que eu havia encontrado desde que conhecera Amon tinha a ver com sangue, múmias e morte."

Entretanto, o maravilhoso do Amon quase não aparece nesse livro, os momentos de amor entre o casal principal quase não existem, então se você amou a interessam de Lily e Amon no primeiro volume, vai ficar na vontade disso nessa sequência. Porém, tenho boas notícias, os outros dois príncipes egípcios tem um papel bem maior nesse volume, Asten e Ahmose  (seus lindos!) são peças chave nessa história, o que me deu um maior vislumbre das personalidades deles, eu estava torcendo pra Colleen dar uma maior participação pra eles nesse livro, logo posso afirmar que estou bem satisfeito. Os deuses egípcios também aparecem mais nessa história, se antes eles mal davam o ar da sua graça, agora eles estão bem mais presentes e participativos, deixando a leitura bem mais interessante. Também tem outras duas personagens que abriram todo um mar de possibilidades novas para a série, mas não vou dizer quem são, só lendo pra saber.

A capa como vocês podem ver está maravilhosa, ele tem um efeito metalizado que adoro, a Editora Arqueiro não erra, a diagramação está muito boa também, não achei erros na revisão. 

Então, eu amei o livro em todos os aspectos, essa série ainda não me decepcionou em nada e minhas expectativas para o terceiro e último livro estão lá em cima, é bom a Colleen Houck não me decepcionar. Se você já leu o primeiro livro, corre pra continuar que só melhora (e não pare por causa de algumas atitudes da Lily, o final esclarece tudo)! Nem preciso dizer que recomendo a série pra geral, né?



Outros livros da autora já resenhados:


9 comentários:

  1. Tenho o primeiro livro no Kindle e nunca senti vontade de ler. Achei a leitura enfadonha. Mas a sua resenha eu gostei. Gostei mais da sua escrita que a do autor. Pretendo dar uma nova chance pela sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Olá José,
    Tenho visto muitas críticas para essa obra por a autora ter optado por não ter muitas cenas românticas. Acho que isso é bom, pois a autora abordou outras questões e, nesse livro, parecem acontecer muitas coisas.
    Ler sua resenha desse segundo volume triplicou minha vontade de ler essa série, preciso para ontem rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Olá José. A capa realmente está linda, adoro a Editora Arqueiro. Bom ver que a autora abordou neste livro não apenas cenas de amor. Eu já tinha visto a obra, mas sua resenha agora me despertou a vontade de ler ela. Beijos'

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei eufórica com o final de O Despertar do Príncipe, mas o segundo volume não funcionou nem um pouco comigo. Concordo que a escrita da Colleen é impecável, mas a Lily me irritou, assim como o romance, provavelmente por já ter lido a série de A Maldição do Tigre e ter aguentado esse rolo por quatro livros, de forma que parece bem clichê a autora seguir com essa mesma aposta. Mas fico feliz por você ter gostado e o romance não ter te atrapalhado, depois me conta com quem afinal a Lily vai ficar! Será que com todos? Hahahah

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler os livros dessa série. Eu imagino como deve ser linda essa capa, pois sem a percepção do efeito metalizado já encanta. Para mim é algo positivo não haver muitas cenas de amor. Pretendo começa em breve a leitura dessa série.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Oiee José ^^
    Eu ainda não li o primeiro livro, estou aguardando a série toda ser lançada antes de arriscar...hehe' já sofri o suficiente por uma vida aguardando os lançamentos da série "A maldição do tigre", e não estou animada para passar por isso primeiro...hehe' Fico muuito feliz em saber que esse segundo livro te encantou tanto, eu tinha visto umas coisas um tanto negativas a respeito do primeiro livro, então estava receosa. E outro motivo pelo qual eu estou adiando a leitura: os príncipes! Deus sabe o quanto eu me apaixonei por Ren e Kishan kkkk' ilusão, a gente vê por aqui!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Acredita que ainda não bli nem o primeiro livro, tenho ele, mas ainda não pude ler. Estava achando que Colleen estava inovando neste livro, mas já enxrrgo uma semelhança a A Maldição do Tigre logo de início. Mas é claro que eu ainda quero ler né. Otima resenha.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  8. Olá, José

    Eu tenho o primeiro livro, mas ainda não o li, até mesmo por isso fui direto para o quinto parágrafo da sua resenha, pois já no começo tinha lido uma parada de sacrifício e não quero saber nada da história. ;)
    Eu confesso que não gostk de triângulos amorosos, pois, ao contrário de você, já li isso em muitos livros. Contando que a autora não faça isso apenas para encher linguiça tá tudo bem...
    A capa está realmente maravilhosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu também li resenhas falando da Lily nesse livro e tudo mais, confesso que eu fico mais aliviada de ler uma resenha mais positiva sobre esse segundo volume, já estava ficando decepcionada. :( hahaha Mas que bom saber que a leitura continua tão boa quanto a do primeiro livro. Estou ansiosa para conferir!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir