segunda-feira, 29 de agosto de 2016

[118] Resenha: Um Novo Mundo | Bibi Tatto


Título: Um Novo Mundo
Autor(a): Bibi Tatto
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Skoob: Aqui
Sinopse: O tempo está correndo e Bibi precisa alcançar logo seu irmão, Gagui, senão...
Você conhece o mundo do Minecraft? Então certamente sabe quem é a Bianca Tatto, ou melhor, Bibi! Ela tem hoje um dos canais mais importantes no Youtube sobre Minecraft, com dicas e experiências que divide com um grupo de mais de um milhão de inscritos que a segue e comenta tudo que posta. Também é considerada a garota gamer mais assistida entre os youtubers do Brasil, além de uma das maiores do mundo.
Neste livro, Bibi apresenta uma incrível competição entre o avatar dela e o do Gagui dentro de um novo mundo que ela criou no jogo. Enquanto isso, alterna a história com momentos divertidos de sua vida e confusões reais que se meteu durante seus dezesseis anos de idade. Se você curte Minecraft e procura por uma empolgante história, não pode deixar de saber quem sairá vencedor dessa perseguição! Preparado para a aventura?

Olá! E mais uma vez estou aqui para trazer para vocês uma resenha de um livro meio que biográfico de outra Youtuber, dessa vez da jovem estrela do Minecraft, a Bianca, ou só Bibi, Tatto. Com apenas 16 anos, ela é uma das gamers mais famosas do Brasil, ocupando o Top 10 na categoria feminina.

Em seu livro, intitulado Um Novo Mundo, ela vai nos mostrar um pouco do seu mundo no jogo Minecraft, um dos mais populares entre os gamers, e ensinar algumas coisas sobre esse universo, além de narrar um desafio que acontece entre ela e seu irmão no universo do jogo. Juntamente com a narrativa ficcional, a jovem conta um pouco sobre a sua vida e algumas das situações divertidas e confusões pelas quais já passou em sua vida, ou seja, o livro é mais uma junção de algumas crônicas sobre a vida da autora e não uma biografia.

"Eu sempre fico meio chateada com essa colocação que fazem, tipo assim, garoto precisa brincar com coisas de garoto e garota com coisas de garota. Será que só eu que me sinto assim ou vocês pensam o mesmo? Porque isso ficou no passado! Já deu, não é?"

Já começo dizendo que eu não conhecia a Bibi até começar esta leitura, talvez porque eu não seja muito fã de Minecraft, na verdade não curto muito jogos de uma maneira geral. O livro em si tem poucas páginas, com diversas fotos e fontes de tamanho maior que o habitual (se bem que todo livro de Youtuber é feito nesses moldes, então não é algo que eu não esperasse), logo a quantidade de texto nele é pouca, algo que a maioria poderia ler em uma só sentada.

A escrita da Bibi é simples, evidenciando de forma clara que o público alvo é o infanto juvenil, então creio que os leitores mais maduros ou experientes podem não curtir muito a história. Contudo, a narrativa é bem humorada, algumas das história contadas no livro são divertidas, então posso dizer que a escrita não é ruim, só simplória.

Como eu disse uma vez e repito agora, este livro, assim como os outros livros de Youtubers, são leituras feitas quase que diretamente para os fãs dos autores. Logo, o livro da Bibi não foi uma leitura que curti muito, pois eu não sou o alvo dessa história. Agora se você gosta da Bibi ou até mesmo de Minecraft, tem chances bem maiores que as minhas de gostar da obra, pra você eu indico essa história sem dúvida!


31 comentários:

  1. Olá Manoel
    eu certamente não curtiria essa leitura, primeiro porque nunca ouvi falar dela e depois porque não gosto e nem tenho a intenção de gostar desse jogo. Concordo plenamente que esses livros de youtubers devem ser direcionados aos seus públicos alvos, portanto acredito que muitos poderão se interessar nessa leitura, o que mais uma vez afirmo, não é o meu caso.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu não fazia ideia da existência desse livro... E também não conhecia essa tal Bibi...

    Já fui um fa de Minecraft há uns anos... mas depois deixou de ter a mesma piada para mim! Que pena que não foi uma boa leitura para ti! Eu provavelmente não a fare mesmo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Realmente esse livro é aquele que o publico é bem delimitado. Não é uma obra que eu leria e acho que não conheço ninguém que curta minicreft. Apesar de ser contra essa enxurrada de livros de youtuber, muito por ai sem qualquer conteúdo ou que parecem com dezenas que já foram publicados, acho que é um ótima forma de expandir a leitura. Talvez alguns dos inscritos dela esteja tendo contato com a literatura a partir de agora.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Da pra acreditar que eu não á conhecia? kkkkkkkk Bom, o livro parece ser interessante, mas é provável que a leitura não funcionaria comigo, porque eu não conheço o jogo e não acompanho o canal dela, então, eu ficaria meio perdida. kkkk Vou deixar a dica passa, mas adorei a sua resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoel, tudo bem?
    Acredito que livros de youtubers são apenas direcionados para os fãs ou para quem conhece mesmo, não dá para simplesmente arriscar pois o leitor não iria entender muita coisa ou gostar. Eu não conhecia a youtuber, mas fico feliz por ela ser uma das melhores gamers femininas. Eu gosto bastante de jogos em geral, especialmente os RPG Maker, mas de Minecraft eu também não gosto não, então essa leitura não seria agradável para mim também.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu também não sou ligada em Minecraft, maas já que tem bastante ilustração, acredito que até leria pra conhecer mais sobre o jogo. É legal essa apresentação aos jogos que os youtubers estão fazendo, uma maneira boa de aproximar livros e jogos, ainda mais pra quem é fã de ambos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bom??
    O livro parece ser bem divertido, ele não me chamou a atenção e acho que eu não o leria sabe. Achei bem legal essa premissa que ela colocou no livro, dividindo entre o jogo e a vida dela. Só não curtiria muito, certeza.
    Beijos

    http://escritores-fantasticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Achei legal você indicar o livro para quem curte e tal, eu acho meio difícil a leitura de livros de youtuber por serem realmente para um público mais especifico, mas as que são de gamers porque realmente não é minha praia rs.
    Mas parece ser divertido e bem interessante para quem curte essa vibe :D

    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bom??
    Que livro mais divertido, pra quem gosta do jogo. Eu não curto muito, mas pra quem gosta de jogo o livro deve ser muito legal. Ainda mais por ter bastante figuras e tudo o mais. Mas parece ser bem legal o livro.
    Beijos, e vou indicar pra quem gosta.

    ResponderExcluir
  10. Oi,eu ficaria totalmente perdida não conheço ela e também não gosto de livro de jogo,sou das antigas...rs Acredito que somente os fã gostem,tudo bem que o bom humor ajuda muito,mas para outras pessoas faltaria conteúdo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Manoel,
    Não curto jogos online e tampouco conheço a Bibi, por esse motivo, não fiquei interessada na leitura quando a Novo Conceito disponibilizou. Entretanto, uma amiga leu e gostei de ter lido algumas partes com ela onde a Bibi fala o quanto é importante você respeitar o que seus pais falam, achei isso legal. Apesar disso, não leria o livro, infelizmente.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Conheço muito pouco sobre Minecraft e nunca me aventurei no jogo. Não tenho costume de jogar online.
    Desconhecia Bibi e realmente sua quase biografia não me chama em nada a atenção.
    Mas gostei de saber um pouco mais sobre autora e obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie amore...
    Conheço um cadin do Minecraft... mais não entendo muito não rs.
    Não conhecia a Youtuber ainda... parece ser bem bacana.
    O livro parece ser bem bacana também!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Conheço o jogo Minecraft mas nunca achei graça... então esse livro eu passaria longe rsrs Não conhecia a youtuber, mas acredito quando diz que o público alvo são seus fãs, então deixo passar essa dica.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu particularmente não leria livro de youtubers, eu gosto muito de alguns e acompanho sempre seus videos mas acho que não leria os livros deles, talvez apenas o da joutjout e de alguns bookstubers como a Pam Gonçalves e Bel rodrigues que não escreveram uma autobiografia e sim realmente ficção, mas para quem gosta desse mundo de gamers e é fã da bianca deve ser um prato cheio.

    ResponderExcluir
  16. Não gosto muito de leituras de biografia, ainda mais de youtubers. Não sou muito fã de assistir vídeos, e não entendo o objetivo de ler um livro que não vai me acrescentar nada. Mas não julgo quem gosta desse tipo de literatura, mas eu prefiro algo que me faz refletir. Minecraft eu só conheço pelo nome, e o jogo nunca me chamou muita a atenção.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não acompanho nenhum youtuber, e o livro também não me interessa. Talvez meus filhos, mas até onde sei, nem eles acompanham também. Como você disse, os fãs dela devem gostar, fora isso, respeito, mas dispenso.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi, esta ai várias coisas que não me interessam emum livro só games, youtubers. Rsrs. Acho que esse livro seria mais bacana para quem curte jogos e com toda a certeza meu irmão de quatorze anos gostaria de ler. Já para mim não tem mesmo o meu perfil. Fica para a próxima dica.

    bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Bem, esse seria definitivamente um livro que meu filho de 13 anos leria. Ele já possui vários de youtubers, e realmente é uma leitura rápida e superficial. Mas acho livros assim muito válidos para a idade dele, ou para adolescentes que não se interessam muito pela a leitura. Apesar de estar virando muita febre isso.
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Vi esse livro na insinuante hoje Minecraft é o pior jogo do mundo (opinião pessoal) e eu já tentei jogar é do tipo jogue-me sem nenhuma meta e eu não gosto de jogos assim para eu sentar durante horas jogando eu preciso de algum objetivo pelo pouco que vejo do jogo por ai os próprios jogadores criam seus objetivos desbravam mundos constroem coisas que não servem para nada e são facilmente esquecidas.
    Enfim esse é um livro que eu não faria a leitura mais para quem curte o jogo pode até ser uma fonte de aprendizado.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Conhecer a vida desses novos famosos e como eles chegaram até aqui eu acho válido. Seria mais por curiosidade e passa tempo. Também não curto jogo e acho que ia ficar meio deslocada na história. Mas acho válido ela escrever um livro sobre si mesma. quem é fã vai amar conhecer um pouco mais sobre ela.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Sempre digo que toda leitura é válida, mas livros de youtubers para mim é uma exceção. Concordo com você quando diz que este é o tipo de livro direcionado a apenas um tipo de leitor, os fãs. Não conhecia essa menina, até porque não assisto muitos videos de gamers. Já joguei minecraft por algum tempo, mas faz algum tempo que parei.
    Com certeza eu não leria.
    Mas isso não quer dizer que os outros não devam. Quem for fã dela, certamente vai adorar este livro.
    Sua resenha estava ótima.
    Bjs, Mila

    Viagem Literária

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Esse livro é para um público bem específico, ao meu ver, não? Os fãs da autora ou do jogo com certeza irão adorá-lo mas essa é uma leitura que dispenso sem pensar duas vezes por saber de antemão que não me agradará.
    Parabéns pela resenha.
    Abraços!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?
    Não curto muito esses jogos e nem biografia de Youtubers (só li a da Jout Jout), então, só por aí já não leria esse livro. Não gosto desse padrão que você citou, de fontes grandes, muitas fotos e poucos textos. Fica parecendo que está "enchendo linguiça" sabe? Enfim! Passo a sugestão dessa vez ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Tambem solicitei esse livro da editora para satisfazer a minha curiosidade de ler um livro de um youtuber a final não podemos julgar antes de ter lido, já estou lendo e assim como você tambem achei a escrita dela bem simplória mais condizente com o que ela quer passar para os fã.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, eu tô intercalando esse livro com outras leituras aqui e achando uma coisa bastante mediana também. Algumas histórias foram bem bobinhas, tipo a do pudim. Mas concordo que para os fãs dela pode ser uma boa escolha.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi, eu tô intercalando esse livro com outras leituras aqui e achando uma coisa bastante mediana também. Algumas histórias foram bem bobinhas, tipo a do pudim. Mas concordo que para os fãs dela pode ser uma boa escolha.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Eu não tenho nada contra youtuberes que lançam livros, mas até hoje o único que me interessou foi traços. Para ser muito sincera eu não conhecia a autora e creio que o livro dela e voltado para um público bem mais jovem.Assim como você não curtiu a leitura tenho certeza que também não vou curtir pelo fato de não gostar de games.Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Mesmo a narrativa sendo bem humorada, creio que eu não conseguiria ler um livro mais voltado para jovens, ainda mais com o tema. Mas sua resenha ficou muito boa e sincera. Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Oi Manoel,
    Não conheço a Bibi e também no jogo Minecraft. Estou no seu time hahaha
    Mas acho que o livro é uma boa pedida para a galerinha mais nova que curte né.
    Uma boa dia para quem ainda não curte leituras mais densas também.
    :)

    ResponderExcluir
  31. Oiee Manoel ^^
    Não sei se já tinha visto esse livro antes, são tantos parecidos que até fico perdida...haha' mas, assim como você, acho que eu acabaria não gostando, pois não sou o público alvo desse "gênero", e não me interesso nem um pouco pelo assunto... Então eu não o leria :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir