terça-feira, 23 de agosto de 2016

[117] Resenha: Meio Rei | Joe Abercrombie


Título: Meio Rei
Série: Mar Despedaçado (Livro 1)
Autor(a): Joe Abercrombie
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Skoob: Aqui
Sinopse: Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem.
Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava.
Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo.
Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado. 

Fazia um bom tempo que eu não lia uma fantasia medieval, eu adoro o gênero e um dos meus livros favoritos faz parte dele. Então, quando vi que a Editora Arqueiro ia lançar Meio Rei, um livro do gênero e de um autor tão cultuado quanto o Joe Abercrombie, eu não pensei duas vezes antes de solicitá-lo sem nem mesmo ter lido a sinopse, ou seja, eu peguei ele para ler às cegas e fico feliz em dizer que gostei bastante.

O jovem Yarvi é o filho mais novo de Uthrik e Laithlin, rei e rainha de Gettland. Ele sempre foi renegado e humilhado por todos ao seu redor, visto que tinha nascido com uma mão aleijada, o que lhe impedia de ser um guerreiro e esse fato era uma vergonha para toda a sua família, inclusive para seu pai que constantemente o lembrava de como era inútil. Contudo, Yarvi nunca quis ser guerreira, ele queria ser um Ministro, ajudar as pessoas, fazer poções e aconselhar o Rei, estudando arduamente poções e línguas diversas na companhia de Mãe Gundring, sua professora e atual Ministra do Rei.

Quando o dia de seu teste final para se tornar Ministro se aproximava, Yarvi recebe a notícia de que seu pai e seu irmão mais velho foram assassinados, em consequência, ele é o único herdeiro do trono, tornando-se o Rei de Gettland. Isso não agradou ninguém, inclusive ele próprio, mas era a única saída. Logo após o enterro de seus familiares, onde Yarvi faz um juramente de vingança, ele e seu tio Odem partem em busca de vingança. Entretanto, o destino guardou muitas reviravoltas para o jovem Rei. Traições, conspirações, lutas, aliados inesperados e inimigos sanguinários, tudo isso espera por Yarvi em sua jornada que está longe de acabar.

“– Posso até ser meio-homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro.”

A leitura desse livro foi meio lenta no começo, a história se arrastou por algumas páginas, mas depois ganhou velocidade e as reviravoltas iam tornando todo mais interessante conforme eu mergulhava mais e mais dentre desse universo criado por Joe Abercrombie. A escrita rápida e direta da obra denúncia facilmente que seu público alvo são os jovens como este que vos fala. Contudo, isso é mais presenciado quando se trata do protagonista da história.

Yarvi está longe de ser um dos habituais heróis de livros como este, o príncipe não sabe lutar, ele mal consegue erguer uma espada ou segurar um escudo, mas o que lhe falta em força, ele revida com inteligência e astúcia. Além disso ele cresceu e se transformou durante o percorrer das páginas, passando do garoto assustado, tímido e inseguro, para um grande estrategista, conseguindo se livrar de situações de risco usando nada mais que seu cérebro. E por ser um personagem jovem, a identificação entre ele e o público alvo é muito rápida, torci por ele desde o começo do livro até o final.

“O alimento do medo é a ignorância. A morte do medo é o conhecimento.”

Os personagens secundários são diversos, diferentes entre si e rendem cenas maravilhosas, mas achei que faltou um aprofundamento maior na maioria deles, que só presenciei no protagonista. Um ponto positivo a se ressaltar sobre esses personagens, é a presença feminina na história, as mulheres tem tanta força e habilidade nessa história quanto os homens (algumas até mais que a maioria deles), e só eu sei o quanto adoro um livro com mulheres fortes, que mostram pra que vieram e que não ficam só dizendo que são fodonas, mas acabam não fazendo nada, e esse livro trás isso de uma maneira que adorei.

O universo criado pelo autor nesse livro não foi tão explorado quanto eu queria, mas creio que isso se deu pelo rumo da história, tenho muito certeza que verei mais dos reinos ao redor do Mar Despedaçado na sequência dessa história, que se chama Meio Mundo. E por falar rumo da história, o final desse livro é totalmente diferente do que eu esperava, nos últimos capítulos o autor conseguiu me surpreender mais de uma vez e isso me fez terminar a leitura achando vinha mais alguma surpresinha, mesmo que no último parágrafo.

Apesar de algumas pequenas ressalvas, eu adorei essa leitura, como eu disse fazia um bom tempo que não lia nada do gênero e retornar com algo tão satisfatório é uma maravilha. Se você gosta de livros assim ou se interessou pela história depois de ler minha resenha, saiba que eu recomendo Meio Rei. Espero que possam curtir essa leitura assim como eu!



23 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu quero ler esse livro! :) Estou muito curioso, especialmente depois da tua resenha (que, por acaso, foi a primeira que li do livro!! ahah) :)

    Adoro quando o universo e bem explorado e aproveitado... Tenho pena que o mesmo não aconteça com os personagens secundários! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    eu também gosto de ler fantasia medieval e fiquei bem curiosa quanto a essa trama. Uma pena que não houve uma exploração tão boa, pelo menos não como você esperava, que chato isso né?! Enfim, já anotei a dica aqui!

    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço a escrita Joe, mas vejo excelentes opiniões sobre ele. Tenho muita curiosidade em conhecer essa história, parece ser realmente envolvente e cheia de aventuras. Gosto de Yarvi crescer conforme a obra avança, e o fato de usar mais a inteligência do que a força, me deixa bastante animada também. Adorei a resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Não sou de ler fantasia, mas acho que essa pegada medieval faz toda a diferença e isso me deixou bem interessada no livro. Que pena que o universo não foi tão explorado, na sua opinião, mas ainda assim, quero ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá José,
    Já li várias resenha do livro e todas ressaltaram que o começo da leitura é lento. Curto muito fantasia e medieval são incríveis mesmo. Acho que o fato de o protagonista possuir uma deficiência que o torna diferente é bem interessante. Sua resenha aumentou muito minha vontade de ler, mesmo com os pontos negativos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Também sou dessas que solicita o livro sem nem ler a sinopse, haha.
    Não tinha visto falar nele, mas adoro fantasias medievais, então sei que vou adorar, mesmo não tendo explorado o universo do livro tanto assim, quem sabe na continuação esse aspecto melhora?
    Mesmo o começo tendo sido lento, quero dar uma chance a ele!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  7. Admito não ser fã de fantasia medieval, mas após algumas resenhas que li desse livro, fiquei louca pra ler, acho que justamente pelo diferencial do protagonista. Ele é o tipo de herói improvável que não deixa se abater pelas suas fraquezas, usando suas outras qualidades e talentos a favor de si mesmo. Ótima resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,José

    Amei a sua resenha e voltou com tudo com essa leitura do gênero medieval, fiquei muito tenta em adquirir logo esse precioso livro.Parabéns pela resenha!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Beijos!

    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adoro fantasia e histórias medievais me agradam bastante.
    Já tinha ouvido falarem bem desse livro, mas nunca tinha me interessado de verdade. Adorei saber que o personagem principal não é um herói que normalmente vemos nesse tipo de enredo.
    Já irei colocar na minha lista.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Estou louca para fazer a leitura desse livro, adoro fantasia, e o lado medieval sempre me desperta interesse. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler a obra. Gostei muito do esteriótipo do protagonista, e saber que ele cresceu no decorrer da trama, é ainda melhor, gosto de ver quando um personagem evolui. Só fiquei um pouco triste por saber que o universo não foi muito explorado pelo autor. Espero que a obra me conquiste!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Olá amore!
    Fiquei muito curiosa em ler e saber mais sobre Yarvi.
    Embora não curta muito esses livros medievais e de época, esse parece ser um pouco diferente... e a história parece ser de superação... isso me motiva.
    O ruim é essa coisa do livro se arrastar pelo começo...

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee José ^^
    Eu não sou fã do gênero, mas andei vendo umas coisas bem positivas a respeito deste livro, então eu estou sim, muito curiosa. Fico feliz em saber que você também gostou da história, apesar de algumas ressalvas (impossível encontrar um livro que não tenha alguma coisa negativa, né?). É muito bom saber que a presença feminina nesse livro é forte, mas é meio desanimador quando só o protagonista é aprofundado, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Um protagonista com uma mão deformada que de repente se vê herdando um trono que definitivamente não desejava? Parece uma trama muito interessante, de um jeito muito único.
    Esse é um livro que decididamente eu quero ver bem de perto e ler com atenção!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A premissa do livro me deixou bastante interessada. Não me lembro de ter lido nenhuma fantasia com essa pegada medieval e acho que simplesmente vou adorar. Gosto da cultura medieval e pretendo fazer a leitura da obra para conferir o protagonista conseguiu endurecer e vingar a morte de seus entes e como será o seu legado como rei.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu gosto de livros com histórias medievais e esse parece ser um bem bacana, apesar dos pontos que você ressaltou. como é uma série, geralmente acaba que no primeiro livro nada é muito aprofundado, mas gostei de saber que aqui já podemos ver a força feminina e que o livro te surpreendeu. Espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  16. Oi.
    Muita gente tem falado desse livro. Eu amo a premissa, amo o gênero e esse livro está na minha wishlist. Apesar da suas ressalvas, eu irei ler o livro sim, espero não ficar tão decepcionada com o autor por ele não ter explorado tanto assim o universo. Mas espero gostar.

    beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro fiz a compra dele essa semana e estou esperando chegar também adoro fantasia Medieval e estou muito ansiosa para esta leitura.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  18. Oie José, como vai? Eu não sou muito fã do gênero, mas Meio Rei me chamou atenção pela premissa e acho que faria uma boa leitura, apesar de um pouco lenta, pois realmente demoro a me "conectar" com esse estilo de livro. Sua resenha ficou muito boa e gostei de saber tua opinião :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi, José, tudo bem?

    Que pena que o começo foi lento e que tem essa falta de profundidade nos personagens, não gosto quando isso acontece.
    Acho a proposta da história legal, mas não sei se leria nesse momento. Yarvi me chamou a atenção, então se um dia eu ler, será por vontade de conhecê-lo melhor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Não curto muito livros do gênero, não curto muito histórias com essa pegada medieval, então, passaria a sugestão. Uma pena que o início do livro não tenha tido um ritmo legal e os personagens a profundidade necessárias. Gostei muito da resenha e da sinceridade. Parabéns!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não conhecia o livro, mas acho que ja ouvi falar deste autor. Achei a premissa bem interessante e o enredo parece ser brilhante com o garoto com deficiência quase realizando seu sonho, mas sendo obrigado a ser algo que não queria. Por se tratar de uma estória medieval, imagino que seja mesmo muito bem desenvolvida, e eu adoraria ler.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Ola José eu amei esse livro em todos os pontos, personagens muito bem construídos, cenário bem explorado, e esse final impactante e surpreendente nos deixando curiosos pelo segundo livro, amei a forma como nosso meio rei amadurece no decorrer do livro, entrou para a minha lista de favoritos. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Olá =) Adoro livro infanto juvenil.Não conhecia esse livro nem o autor. Gosto quando os personagens secundários também ganham atenção. Que chato que o universo do livro não foi tão explorado como você queria. Adorei a resenha e me interessei pelo livro. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir