terça-feira, 16 de agosto de 2016

[115] Resenha: Over The Rainbow | Autores Diversos


Título: Over The Rainbow
Autores: Eduardo Bressanim, Lorelay Fox, Maicon Santini, Milly Lacombe e Renato Plotegher Jr.
Editora: Planeta
Páginas: 224
Skoob: Aqui
Sinopse: E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em curá-los? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por... sete travestis?
Pois pare de imaginar se os contos de fadas fossem revisitados e recebessem uma roupagem LBGTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Abra este livro e confira as clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte desse universo, representado pelas cores do arco-íris. Ou melhor, contos de fadxs, como reza a nova norma de gêneros.

Over The Rainbow é uma antologia de cinco contos, cujo objetivo seria readaptar contos de fadas aos dias atuais, sendo que os protagonistas das história seriam personagens LGBTT. De cara eu me atraí por essa premissa, pois me interesso por livros que trazem uma representatividade maior para a comunidade LGBTT, além do livro ter alguns Youtubers que abordam temas desse tipo em seus canais e que eu acompanho. De maneira geral, o livro é bom, mas vou dizer o que achei de cada conto separadamente.

Mais do Que Manteiga Com Mel (Cinderela), por Milly Lacombe: Esse é o conto que abre o livro e é uma releitura de Cinderela, onde a protagonista, que se chama Catarina, que é muito maltratada pela sua madrasta, que não a aceita por não gostar de coisas que garotas geralmente gostam. Além disso, Catarina é lésbica e apaixonada por uma pessoa que não corresponde esse sentimento. Esse conto abriu muito bem o livro, é uma história bem desenvolvida de maneira geral, gostei como a autora desenvolveu o conto e o assemelhou à história original da Cinderela (principalmente a versão da 'Fada Madrinha", que aqui é muito divertida).

O Amargo da Intolerância (João e Maria), por Retano Plotegher Jr.: Neste segundo conto, somos apresentados à um João e uma Maria que são, respectivamente, gay e lésbica. Os dois vivem com o pai no prédio e com a madrasta, que não aceita os jovens do jeito que são, dizendo que isso é obra de satanás e etc. Os protagonista desse conto são interessantes de se acompanhar e até o começo a leitura estava bem proveitosa, mas a partir da metade, os acontecimentos começaram a se atropelar e deixar de fazer muito sentido. O propósito da bruxa nesse conto é meio nada à ver e a conclusão da história não me agradou muito. Contudo, não é uma leitura de toda ruim, gostei das críticas que ele levantou. É um conto regular e foi um dos que menos gostei no livro.

Atormentado (A Bela e A Fera), por Eduardo Bressanim: Nessa história, conhecemos Bruno, um jovem rapaz herdeiro de uma família rica que é atormentado pelo seu passado, isso o torna uma pessoa reclusa, que não se dispõe a criar vínculos com ninguém. Em contrapartida, conhecemos Rodrigo, um estudante filho de jardineiro, um rapaz tímido,  amoroso e com uma personalidade bem diferente da de Bruno, por convenção do destino, eles acabam se conhecendo e surge um romance entre eles. Esse conto não foi muito melhor que o anterior, sendo também uma história regular, pra mim o romance entre os personagens não foi muito convincente e a história teve momentos dramáticos demais (choradeira sem sentido), e alguns problemas criados pelo autor também foram meio bobos. Contudo, gostei das referências ao conto original, o que não deixou o conto de todo ruim.

O Loirinho do Joá (Rapunzel), por Maicon Santini: Augusto Aragon é o herdeiro de uma família rica, ele possuí um cabelo dourado comprido e uma beleza invejável. Quando contou que era gay aos pais, Augusto sofreu com a repulsa total deles, que o obrigaram a guardar esse segredo para manter a reputação da família, assim o rapaz não se deixa envolver afetuosamente, se entregando a festas e relações puramente sexuais. Esse conto foi muito bom, gostei da forma como o autor abordou como temas o papel da família para com os filhos gays e a AIDS, apesar da escrita ter sido meio didática demais ao se falar dessa doença. Além disso, além do personagem ter cabelos longos e morar no alto de um morro, não existe outra coisa que o assemelhe à história da Rapunzel, ele praticamente não foi uma adaptação e isso me desagradou um pouco, mas ainda gostei bastante dele.

A Ressurreição de Júlia (Branca de Neve), por Lorelay Fox: Júlia é uma garota trans que sonha em fazer sua cirurgia de transição e se tornar completa, mas a sua madrasta não gosta dela, por ser mais bonita que ela, e nunca permitiu. Contudo, um dia a mulher diz que eles duas vão viajar pra consultar médicos e marcar a cirurgia. Júlia fica toda animada e esperançosa, mas logo ela descobre que tudo não passou de uma farsa e acaba sendo  dopada e abandonada por sua madrasta em uma cidade desconhecida, somente com alguns poucos pertences. Dias após o abandono e morando na rua, Júlia é acolhida em uma casa onde vivem 7 travestis, a versão nesse conto dos sete anões, que se tornam suas amigas e protetoras. Esse conto é de longe o meu favorito do livro, a qualidade literária é bem superior, os personagens são muito bem desenvolvidos e o final me agradou bastante. A pobreza e miséria que os moradores de rua passam, a exclusão social de pessoas LGBTT e a transsexualidade são pontos e temas muito fortes e bem trabalhados, que levantam ótimas discussões para o leitor. Com certeza o melhor dentre as cinco histórias.

Terminei, de forma geral o livro é bom, nem todos os contos me agradaram, mas cada um deles levanta ótimas discussões e aborda temas interessantes, por isso a leitura é mais que recomendada.


24 comentários:

  1. Olá
    Eu não sabia que se tratava de uma antologia de contos porque só conhecia esse livro pela capa e nunca tinha lido nada a respeito. Parece ser interessante, pelo menos eu curto esse estilo e pelo que você comentou, os elementos devem ser bem elaborados. De qualquer maneira, acho normal que nem todos os contos tenham lhe agradado.
    beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Você simplesmente "salvou a minha vida" kkkk Perdi a foto que eu tinha tirado da capa desse livro, e não lembrava o nome de forma alguma! Então, obrigada <3
    Na primeira vez que ouvi falar desse livro já fiquei interessada. Acho que nos dias atuais faltam mais livros sobre esses temas polêmicos, livros realmente bons, e tenho certeza que esse livro irá me agradar! Não só por tratar desse tipo de tema, mas por ser uma readaptação de histórias que eu gosto. O conto que mais me interessou, sem dúvidas, foi o: A Ressurreição de Júlia (Branca de Neve), por ser uma adaptação de uma das histórias que eu mais gosto.
    Fiquei triste por nem todos os contos ter te agradado, e isso me desanimou um pouco, mas com certeza será um livro que irei ler!

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  3. Quando vi este livro, sabia que ele trazia esta representatividade no enredo, mas desconhecia o fato de que eram contos e confesso que isso me atraiu ainda mais. Adorei a forma como você falou de cada um deles e acho que vou adorar a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá José,
    Não sabia que esse livro tinha a temática LGBTT, acho que é porque ainda não tinha lido nada dele. Curti muito conhecer um poucos os contos e, pelo que notei, o livro foi bem mediano. Acho que o conto que mais me agradará será O Loirinho do Joá, adorei a forma como você escreveu sobre esse conto. Acho que o conto que foi baseado em A Bela e a Fera tinha tudo para ser bom, mas não foi!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? :)
    Eu quero muitooo esse livro. Espero que ele seja lançado cá em Portugal. De há uns dias para cá conheci imensas pessoas que fazem parte do mundo LGBT e desde então interesso-me imenso pelo assunto. Embora algumas histórias não sejam assim tão boas, eu amo recontos. Já preciso!
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Embora eu não goste muito de contos, achei magnifica a ideia de utilizar contos de fadas em uma pegada LGBT, o que sem dúvidas deixa a obra mais interessante. Espero que em breve a obra chegue ao Brasil, pois quero muito conferir essas histórias.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  7. Hey!
    Eu não fazia ideia dessa antologia de contos, mas achei a ideia muito divertida. Nunca fui de ler sobre temas LGBT, mas não há nada de mal em começar, principalmente por se tratar de releituras o que eu realmente amo. Imagino que deve ser uma leitura rápida, mas mesmo assim muito boa. Fiquei mesmo curiosa pra conhecer.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Apesar de não gostar muito de contos, esse é um livro que chama minha atenção pela temática dele. Não me recordo de ter lido muita coisa com essa pegada LGBTT, então fiquei bem curiosa.
    De fato os contos não me chamaram muita atenção, apenas "Mais do que manteiga com mel" me pareceu interessante. Mas por tamanha representatividade que o livro carrega, eu o leria, sem dúvidas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ola José o livro em si aborda questões bem interessantes. Mas confesso que não me chamou atenção, não senti nos contos algo que me chamasse atenção. A ideia do livro é maravilhosa quem sabe eu leia em outro momento. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Ahhhh, que legal isso. Adorei o O Loirinho de Joá. Acho diferente ser adaptado em contos pela LGBTT, porque a adaptação de contos sempre é feito em diversos livros mas acho que é a primeira versão que vejo neste estilo. E a capa é super adequada né, não imaginaria algo diferente disto.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  11. Olá.

    Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante da proposta da trama. Não sei se eu leria no meu momento atual, mas quem sabe um dia? Concordo que livros desse tipo geram grandes debates e discussões interessantes. Que pena que todos não tenha te agradado. Eu achei bem interessante a história do primeiro conto e vejo que vc gostou tbm! Gostei muito da sua resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia do que se tratava, e essa antologia LGBTT me chamou bastante a atenção. Adoro releituras, só fiquei um pouco chateada que algumas não lembravam tanto assim a história. Pude ver que a última foi de longe a melhor, e achei a história muito interessante também.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Olá amore,
    Que capa fofa... já curti de cara!
    Adoro antologias... ainda mais quando traz uma releitura dos contos de fadas... são tantos né...
    Já curiosa pra ler e dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Eu gostei bastante da capa escolhida para o livro, e confesso que não imaginava que os contos eram assim. EU só sabia da capa, mas não tinha procurado mais informações sobre ele. Achei a tematica atual, e diferente. Muito interessante.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi José! Tudo bem?
    Já tinha visto comentários sobre esse livro. É um livro que leria, e tenho intenção de ler futuramente, mas mais por questão cultural do que por curiosidade literária. Adorei sua resenha e esse foi o primeiro blog que esse livro. Tinha visto nos grupos do Facebook!
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Oi José,
    Eu acho que já havia visto o livro em algum lugar e imaginava a temática que ele abordava, mas não tinha nenhuma noção de como os contos seriam, por isso foi legal poder ver um pouco mais profundamente o que acontece conto por conto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. olá. Eu curto contos e gosto da temática LGBT... achei interessante essa nova roupagem em histórias já clássicas e conhecidas dos contos de fadas... fiquei curiosa e se tiver a oportunidade, com certeza vou querer ler ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Desde quando vi esse livro pela primeira vez fiquei animada, mas não por ser de youtubers, até porque nem os conheço, mas por ser sobre contos de fadas, algo que adoro, e ainda ter uma temática lgbtt. Bom, é uma pena a maioria dos contos ter tido pontos negativos e não terem sido de fato satisfatórios, mas isso faz parte, né? E eu fiquei animada com o da Lorelay Fox, pois parece ser o mais bacana mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, mas achei a ideia dos contos ótimas, ainda mais por gostar deste tipo de releitura. Apesar de você não ter gostado de todos os contos acho normal isso, por isso pretendo ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro, mesmo que alguns contos não sejam tão bons assim como você ressaltou, outros me chamam muito atenção e pela sua resenha dá pra perceber que eles são muito bem escritos e com a temática bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  21. Oi José, tudo bem? Eu já tinha visto a capa desse livro por aí e não sabia ainda do que se tratava. Achei muito legal você falar um pouco de cada um dos cinco contos nos apresentando o enredo deles separados. Curti muito a ideia do livro e já vou deixar a dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Faz um tempo que li uma resenha deste livro e achei a proposta dele simplesmente fantástica!
    Apesar de não ler muitos livros de contos, a temática me atraiu por não ser algo que eu leia com frequência e serem contos de fadas adaptados só me deixam mais com vontade ainda de ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oiii, tudo bom???
    Não sabia da existência desse livro e ele parece ser muito interessante, fiquei bem curiosa por que apesar de ser ativista, conheço bem pouco dessas histórias. Achei a temática do livro muito interessante, pegar histórias já conhecidas e dar essa roupa nova para elas. Gostei muito
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi José, tudo bem?
    Eu já ouvi falar muito sobre esse livro e ele sempre chamou minha atenção, eu sou muito suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acho a proposta desse muito boa, eu adoro contos de fadas adaptados aos dias atuais e de cara já fiquei curiosa para ler esses contos. Fico feliz que mesmo nem todos os contos te agradando, você gostou do geral e recomenda, vou ver se consigo ler em breve.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir