domingo, 3 de julho de 2016

109# Resenha: O Despertar do Príncipe | Colleen Houck


Título: O Despertar do Príncipe
Série: Deuses do Egito (Livro 1)
Autor(a): Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 384
Skoob: Acesse
Sinopse: Aos 17 anos, Lilliana Young tem uma vida aparentemente invejável. Ela mora em um luxuoso hotel de Nova York com os pais ricos e bem-sucedidos, só usa roupas de grife, recebe uma generosa mesada e tem liberdade para explorar a cidade. Mas para isso ela precisa seguir algumas regras: só tirar notas altas no colégio, apresentar-se adequadamente nas festas com os pais e fazer amizade apenas com quem eles aprovarem. Um dia, na seção egípcia do Metropolitan Museum of Art, Lily está pensando numa maneira de convencer os pais a deixá-la escolher a própria carreira, quando uma figura espantosa cruza o seu caminho: uma múmia — na verdade, um príncipe egípcio com poderes divinos que acaba de despertar de um sono de mil anos. A partir daí, a vida solitária e super-regrada de Lily sofre uma reviravolta. Uma força irresistível a leva a seguir o príncipe Amon até o lendário Vale dos Reis, no Egito, em busca dos outros dois irmãos adormecidos, numa luta contra o tempo para realizar a cerimônia que é a última esperança para salvar a humanidade do maligno deus Seth. Em O despertar do príncipe, Colleen Houck apresenta uma narrativa inteligente, cheia de humor e ironia.

Começamos a história conhecendo a jovem Lilliana Young, ou só Lily, ela mora em Nova Iorque, é loira, rica e inteligente, ou seja, ela tem tudo pra ser uma patricinha mimada, mas não, apesar de fazer de tudo para agradar os pais, como tirar boas notas e ir a eventos importantes, Lily não tem a mesma atitude das outras garotas da classe social. Ela prefere estar sozinha, tem um cortume estranho de observar a vida das pessoas (acho que isso se dá pelo fato da vida dela ser meio 'vazia') e gosta de andar pela cidade, sendo que seu lugar preferido é o Museu, onde ela consegue ficar sozinha para pensar. E é no Museu onde a história realmente começa.

Enquanto estava escrevendo em seu caderninho na sessão egípcia, ela escuta um barulho e decide ir ver o que provocou aquilo. É nesse momento que ela toma um susto ao se depara com um homem lindo, de olhos verdes encantadores, careca, musculoso e que usava somente um saiote branco. A princípio o tal homem só resmungava, não parecia entender o que Lily dizia, depois de alguns minutos ele finalmente começou a falar no mesmo idioma da jovem. 

"Sim, minhas emoções eram contraditórias. Sim, Amon estava me usando como se eu fosse uma barrinha energética. Sim, ele era uma múmia egípcia ressuscitada. Mas eu não podia negar que jamais me sentira tão… viva."

Obviamente, todos sabemos que o cara é um príncipe egípcio, o título do livro já diz tudo, mas Lily não sabe disso, e quando o homem, que se diz se chamar Amon, começa a dizer que é um príncipe de milhares de anos, ela pensa que ele é louco e tenta fugir, mas ele lança um encantamento e cria um vínculo entre eles, pois Amon precisa da energia de Lily para sobreviver.

A princípio  mesmo depois do tal encantamento e de a própria Lily começar a sentir coisas estranhas ocorrendo, ela ainda continua a desconfiar que Amon é só um cara com sérios problemas mentais. Ela tenta se afastar e fugir dele, mas a todo lugar que ela vai, ele consegue encontrá-la, além disso, ele mostra ter poderes mágicos. Assim, ela passa a crer que ele diz a verdade. Por fim, Amon diz que Lily deve acompanhá-lo até o Egito, para achar seus dois irmãos e realizar a cerimônia que manterá o mundo seguro por mais mil anos. Claro que a jovem recusa-se a ir, mas ela começa a ver que a sua vida tinha sido até aquele momento vazia, ela no fundo ansiava por aventura e Amon oferecia a ela uma oportunidade única. Então, ela embarca nessa aventura para salvar o mundo junto com o Príncipe. Claro que ainda tem muita coisa pra acontecer na história, isso é só o comecinho da história, resumo dos primeiros capítulos. 

"Quantas vezes uma garota tem a oportunidade de sair com um príncipe do Egito?"

Para quem não sabe, Colleen Houck é a autora da Saga do Tigre, uma série com mitologia indiana que fez e faz muito sucesso mundo afora, inclusive aqui no Brasil. Eu sempre quis ler algum livro da autora, mas nunca me vi pegando nenhum deles para ler. Contudo, assim que eu soube que ela ia lançar uma nova série sobre mitologia egípcia, eu garanti para mim mesmo que ia lê-la, pois eu sou apaixonado pela mitologia egípcia, não podia deixar de ler algo com essa temática e de uma autora tão famosa, e fico muito feliz de dizer que minhas expectativas foram superadas, simplesmente adorei a leitura de O Despertar do Príncipe.

O livro é narrado em primeira pessoa sobre o ponto de vista da Lily. A escrita de Colleen é fluída e viciante, este não é um livro para se ler numa sentada, mas nas poucas vezes que peguei ele para ler, eu sempre lia de 60 à 100 páginas de uma vez, é realmente difícil largá-lo, tem ação do começo ao fim, os personagens estão sempre indo pra algum lugar e isso tornou a minha ânsia pela leitura ainda maior, porque eu adoro livros assim. A forma como os cenários são descritos é magnífica, eu já esperava por isso, pois era algo que sempre era elogiado nas resenhas de seus livros, mas ainda estou surpreso. Também dou pontos as cenas de ação do livro,. Além disso, ela sabe muito bem como desenvolver uma trama, com início, meio e fim bem trabalhados. Deixando ainda um gancho no final do livro que me deixou  querendo a continuação pra ontem!

"É preciso se sacrificar para que outros possam encontrar a felicidade."

Agora sobre os personagens: Lily é um jovem que realmente não parece ser tão rica, mas em alguns momentos ela até se mostrou meio mimada, e a batalha interior dela sobre quem era ela de verdade, a menina mimadinha e covarde ou a garota aventureira e independente, se tornou cansativa em algumas partes, e isso não deixou que eu colocasse esse livro nos favoritos, mas mesmo assim eu gostei da Lily, tirando seus momentos chatos, ela se mostrou uma garota decidida, sarcástica (adoro personagens sarcásticos) e forte, a sede de aventura dela me encanta. 

Já Amon, por sua vez, é um personagem que eu simpatizei logo de cara, no começo talvez eu sentisse uma raivinha dele, visto que o cara tava sugando a energia de uma inocente e praticamente obrigando ela à ir com ele salvar o mundo! Contudo, não consegue manter isso por muito tempo, ele é uma pessoa radiante, corajoso, que faria de tudo para salvar quem ama, além de que cada descrição da beleza dele arrancar suspiros de qualquer leitor. Também gostei da interação de Amon com seus irmãos e da maneira como os três se amam, os outros príncipes tiveram pouca participação nesse livro, mas mesmo assim eu consegui me apegar à eles e já quero a presença dos dois como protagonistas no próximo livro.

A maneira como Amon e Lily se envolvem romanticamente realmente me convenceu, muitas pessoas dizem que a relação dos dois pareceu bastante forçada, mas dadas as circunstâncias em que eles se encontravam, eu considero o romance bem válido (e Graças à Deus esse livro não teve nenhum triângulo amoroso)!

Também adorei a abordagem e a forma como os mitos egípcios foram introduzidos no livro, eles saciaram a minha fome por mitologia (que vai surgir a sim que lançarem mais livros com esse tema). A edição do livro físico também está de babar, a capa é linda e igual a versão americana, ela tem uma luminosidade metálica igual as capas da Saga do Tigre. A diagramação e os detalhes internos também estão lindos!

Então, se você procura um bom YA de fantasia mitológica para ler, eu recomendo O Despertar do Príncipe sem pensar duas vezes. É uma história com magia, aventura, uma pitada de humor, romance, belos príncipes milenares e muita ação!



20 comentários:

  1. Olá José,
    A autora é mesmo muito maravilhosa e mais uma vez construiu uma história fantástica. Sou suspeita em falar, mas amo seu estilo de narrativa, ainda mais por conter todos esses elementos mitológicos e ainda por cima sendo um YA, o que eu adoro. Também gostei bastante a respeito dos mitos egípcios, nos deixa ainda mais empolgados né?! Adorei a sua resenha.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Meu deus, dei um grito aqui, a Collen é minha autora preferida e eu sou totalmente a louca da saga do tigre e já tõ aqui procurando o livro para comprar, sou muito curiosa com a mitologia egípicia então imagine minha felicidade ao saber que minha autora favorita irá lançar uma série sobre isso, e a Collen escreve de um jeito que consegue nos transportar mágicamente para o lugar que ela descreve, então estou muito ansiosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Acredita que ainda não li o livro? Estou com ele aqui, mas devido as leituras do blog ainda não tive tempo de ler. Estou doida para ler pois sou muito fã da Saga do tigre. A escrita da Colleen realmente é maravilhosa, eu gosto muito da escrita dela e como ela coloca mitologia em seus livros de uma forma diferente do comum. Quero muito conhecer a Lilly e o Amon, já me disseram que a Lilly é bem diferente da Kelsey, então fiquei animada com isso. Adorei sua resenha, espero poder ler o livro em breve, torça por mim kkkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  4. Os livros dessa autora são incríveis, fico feliz que você também tenha se rendido ao seus livros e tido uma excelente experiência! Eu amei essa obra e principalmente a forma como a cultura egípcia é apresentada, sem falar que os personagens são encantadores. Mais uma vez a autora conseguiu criar uma história incrível e apresentar a cultura e você conseguiu fazer com que toda a essência do livro e do que a Lilly e o Amon vivem em sua resenha! Parabéns, amei <3
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu não tive uma boa "primeira vez" com esta autora e abandonei a famosa saga do Tigre no primeiro livro. Porém não dá pra ficar imune aos elogios que a autora recebe e então, acho que vou ler este aqui, até porque os mitos egípcios que você mencionou da resenha, me deixaram curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, José. Tudo bem?
    Desde a bienal do RJ do ano passado eu estou louca de vontade de ler esse livro, pois a autora é super bem recomendada e essa capa e sinopse me deixam muito curiosa. Mas, então, não consigo imaginar uma loira novaiorquina rica que não seja mimada, rs, acho que nem seja culpa dela, mas não tem como não ser, acho que o fato dela ser sarcástica ajuda bastante. E o Amon parece ser demais só pelo fato de que é egípcio, amo o Egito. Faço faculdade de História, tive Egiptologia esse semestre e enlouqueci.
    E sim, ALELUIA NÃO TEM TRIÂNGULO, pois quando eu sei que tem eu nem leio o livro. Pois, acho que problemas maiores podem ser debatidos em um livro além de "fico com esse ou com aquele?".
    Beijões!

    ResponderExcluir
  7. Oi José!
    Tenho muita vontade de conhecer a escrita dessa autora e até hoje não li a saga dos tigres.
    Mas estou pensando em começar por esse livro. Só vejo elogios e só em saber que envolve mitologia ja me animo. Espero ter oportunidade de ler em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Gosto de livros com mitologias egípcias, O despertar do príncipe está como desejado a um longo tempo, mas fiquei imensamente encantada! ainda não tinha lido nenhuma resenha e confesso que fiquei querendo saber mais sobre a trama, a narrativa da autora parece ser feita na medida certa, amo romances então acho que irei adorar a leitura ainda mais

    ResponderExcluir
  9. Oi José, tudo bem?
    Já havia ouvido falar dos outros livros da autora, mas a premissa não tinha me convencido e não li, no entanto, com esse livro minha reação foi diferente. Parece ser muito divertido observar o desenvolvimento do romance entre os dois personagens, ainda que ambos façam parte de mundos completamente diferentes. Não sei muito sobre mitologias, mas adoro conhecê-las e acredito que esse livro seria um prato cheio de culturas novas. Espero ler o livro em breve e achar tão maravilhoso como foi para você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá José,
    Fico muito feliz que você tenha gostado da obra. Eu li A Saga do Tigre e sou apaixonada pela trama, exceto pelo fato de a Kelsey ser extremamente mimada e chata. Talvez a autora tenha visto a reclamação dos leitores e decido criar uma personagem mais madura.
    Gostei muito de conhecer um pouco da história e me agradou o fato de você não ter achado o relacionamento forçado, pois muitas pessoas me disseram que acharam. Obviamente, dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. OI!!!

    Que bom que tenha gostado. Eu não conheço a escrita da autora, mas já ouvi falar muito da série do tigre e cheguei a ler algumas resenhas. Esse livro em si não me atraiu, não achei algo que me cativasse embora retrate a cultura egípcia. Não gosto também de muitos personagens indecisos, e Lily me mostrou isso através da sua resenha, que aliás esta muito bem escrita. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi José, tudo bem?
    Apesar de conhecer esse livro a um bom tempo eu ainda não o li, não por falta de vontade, mas por falta de oportunidade mesmo, estamos sempre adicionando tantos livros na nossa lista de leitura que acabamos atrasando algumas. Lily parece ser uma protagonista cativante e eu também adoro personagens sarcásticos e fortes como ela. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre esse ritual que eles precisam realizar para proteger a Terra por mais mil anos. Enfim, sua resenha me motivou a subir esse livro ao topo de prioridades.
    Beijos
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  13. achei que essa Lilliana não é uma menina muito feliz (pode ser só uma falsa impressão), pois ela tem tudo, mas é uma garota solitária. Gostei da premissa do livro. Acho que o encontro com o príncipe egípcio desperto deve ter sido uma reviravolta e tanto na vida da menina. O livro parece conter uma boa fantasia. Assim que tiver tempo, arriscarei a leitura. Anotado!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  14. Oie, José.
    Tudo bem?

    Cara, vou te contar uma coisa, eu não gosto de livros de fantasia.
    Mas depois da sua resenha fiquei super curiosa.
    A Colleen Houck é uma autora muito elogiada, vejo muitas pessoas falando bem dos livros dela, mas pela premissa dos seus livros nunca tive vontade de conhecer sua escrita, até agora.
    Essa é a primeira vez que paro pra ler uma resenha de um dos livro da Colleen, e gostei do que li ao ponto de dizer que vou ler em algum momento, pra ontem.

    Parabéns pela sua resenha, ficou ótima, você escreve muito bem e instigou uma pessoa como eu que não curte esse gênero, sentir muita vontade de ler :)

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu lembro-me de ter ouvido falar desse livro aquando do seu lançamento... E fiquei curioso..! :) QUero mesmo ler algo da autora, mas talvez comece por A Maldição do Tigre ate porque este ainda nao foi publicado por ca (Portugal). :)

    Bem, acho muito bom que aborde o tema dessa forma!! :) Eu adoro mitologia e tenho um fascinio especial pelas crenças egipcias!! :) ahah Parece ideal para mim!! Vou adicionar a minha lista e assim que for publicado vou ler, claro! :)

    A proposito, adorei a resenha! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Oi José,
    Eu li o livro assim que ele saiu e te confesso que a escrita da Houch me surpreendeu, não porque é ruim, ou eu esperava que fosse, mas porque eu simplesmente acreditava que ela escrevia outro tipo de livro. Também não cheguei a ler a saga anterior e achava que era outra coisa.Mesmo assim após a surpresa curti muito a leitura e estou aqui ansiosa pela sequência, espero que saia algo esse ano. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Confesso que não sabia que ela era a mesma autora da saga do Tigre. Nunca li, mas ouvi falar muito bem sobre os livros e sobre a escrita da autora. Imagino que esse livro não decepcione, pela fama da autora, e penso também que essa história é cheia de reviravoltas (só pela sinopse nós percebemos isso, né? kkkk), me interesso muito por histórias assim e imagino que eu possa ter a oportunidade de ler esse livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Oi ^^

    Já faz um tempo que eu venho avaliando a possibilidade de ler este livro, mas acho que o que realmente estava faltando para eu me decidir era uma resenha como a sua.
    Finalmente consegui chegar a uma conclusão, pois pude notar que esta história possui elementos fundamentais para me envolver e me encantar.
    Com certeza vou me aventurar nesta narrativa mitologica <3

    ResponderExcluir
  19. Ooooooi, tudo bom? Acho que sim né, pelo resultado da leitura hahahaha, então, eu não curto muito fantasia adolescente e nem YA, então eu passei ele livro lá atrás da época da Hype em cima dele. Fico feliz que tenha rolado 5 xícaras, mas, pra mim, não deu. Beeeeijos.

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu sempre vi muitas resenhas positivas a respeito desse livro, e devo confessar que estou com muita vontade de ler esse livro faz meses. Contudo, a minha lista de desejados está enorme, e a minha conta bancaria está curta, então as coisas não estão muito favoraveis rsrs. Mas eu irei fazer o possivel para adquirir esse livro, pois a sua resenha me fez ter muita vontade de conhecer o livro.

    ResponderExcluir