sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

99# Resenha: João e Maria | Neil Gaiman e Lorenzo Mattotti


Título: João & Maria
Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Lorenzo Mattotti
Série: Livro Único
Editora: Intrínseca
Páginas: 56
Skoob: Acesse
Sinopse: O prestigiado escritor Neil Gaiman e o brilhante ilustrador Lorenzo Mattotti se encontram para recontar o clássico João e Maria. Familiar como um sonho e perturbador como um pesadelo, o conto narra a saga de dois irmãos que, em tempos de crise e falta de esperança, são abandonados pelos próprios pais e precisam enfrentar com coragem os perigos de uma floresta sombria. Em um texto poético, Gaiman revive a tradição dos contos de fada, dando profundidade à aventura dos irmãos, mas sem abandonar a autenticidade e o talento único de mesclar realismo e fantasia que o transformaram em um dos maiores autores de sua geração. Mattotti, por sua vez, dá um ar inteiramente novo ao clássico. Seus traços criam um jogo de luz e sombra, permitindo que o leitor desvende aos poucos a imagem, assim como os segredos da história de João e Maria.

Esta será uma resenha bem curta, até porque o livro em questão só possuí 56 páginas, mas também porque a história de João & Maria do Neil Gaiman não tem praticamente nenhuma diferença se comparada à versão original. Eu já tinha lido algumas resenha sobre a obra, umas negativas, outras muito positivas, e foram essas últimas que me fizeram querer lê-lo, mas estou decepcionado.

Nas poucas páginas que possuem o texto, pois muitas estão preenchidas com ilustrações, não notei diferença alguma desta versão para à original, somente alguns detalhes que não são relevantes. Além disso, a própria narração do conto não teve nada de especial ou espantoso para mim, eu já li o livro Coraline do mesmo autor e não consigo acreditar que as duas obras foram escritas por ele, pois todo o medo e tensão que senti na leitura de Coraline não apareceu em João & Maria, sendo que tanto sua capa quanto a sinopse levam o leitor à acreditar que esta versão seria no mínimo arrepiante.


Entretanto, o livro não é de todo ruim, a edição da Intrínseca está maravilhosa, capa dura, diagramação belíssima com todo um estilo gótico medieval que particularmente adoro. Temos também algumas ilustrações do artista Lorenzo Mattotti, todas bastante sombrias e aterradoras.

Por fim, João & Maria é uma obra que defino como Item de Colecionador. Quem é fã do autor não vai se arrepender se comprar, mas se você está procurando uma história para ler e se surpreender, vai se decepcionar.


16 comentários:

  1. Olá.
    Já tinha ouvido falar super bem do autor, fiquei meio surpresa com sua resenha.
    Particularmente não gosto de remasterizações de histórias, e esse livro parece ser apenas uma recontagem normal, nem chega a ser remasterização. É bom para sabermos que nem todos os autores são sempre bons e surpreendentes.
    Não sou fã dele, provavelmente não o lerei rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vejo vários elogios ao autor e tenho a sensação que a qualidade de seus livros não é uma constante, pretendo ler Coraline e O Oceano no Fim do Caminho para tirar minhas conclusões. Quando vi que esse livro se tratava de uma obra muito curta nem me interessei por mais informações, pois já tenho a certeza que me arrependerem, é uma pena a história não ter um quê a mais e só valer para coleção.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bom?

    Já recebi diversas recomendações desse autor, tanto que até comprei O Oceano no Fim do Caminho. Fiquei decepcionada ao ver que esse livro não tem muita diferença da versão original da história, pois eu pensei que ele modificaria e melhoraria a história original :(

    Enfim, se eu comprar será como você disse: para se ter na estante. Ótima resenha e obrigada pela dica, mesmo assim.

    Beijos!

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esta é uma história muito conhecida, mas não a conheci através do Neil Gayman, mas em uma das mil releituras que se foi feita. Concordo com você quando disse que ter o livro e imperativo para colecionador. Não é um livro que me atraia, por mais que a arte gráfica esteja incrível!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Uma pena quando decepcionamos com uma obra, ainda mais quando esperamos algo de bom.
    Como você disse, o livro ficou lindo, deixando qualquer colecionador maravilhado.
    Mesmo com o livro belíssimo, vou deixar passar.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    É tão chato quando nos decepcionamos com um livro, não é?! Totalmente frustante! >.< O exemplar está realmente lindo, de deixar qualquer um babando, incluindo eu que não curto muito o gênero.

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? É você tem razão, talvez eu só compraria para tê-lo mas leria só para sentir um pouco da minha infância, a edição é de deixar qualquer um com a mão no bolso kkkkk mas fico meio preocupada, se o autor só mudou algumas coisinhas poderá ser considerado cópia e ser processado por direitos autorais?
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá
    adoro João e Maria, era uma das minhas histórias favoritas quando criança.
    Quanto ao Neil Gaiman... bom, já li O Oceano no Fim do Caminho e me decepcionei bastante, não curti a escrita dele. Já folheei essa edição de João e Maria na livraria e, como você falou, ela é bem linda.
    Beijos
    http://www.notinhasderodape.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito da história de João e Maria, mas não são todas releituras que embarco, principalmente quando a obra parecer ser mais do mesmo. A capa realmente chama a atenção e instiga o leitor a querer saber mais, que pena que o conteúdo não acompanhou a arte para você.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Que pena.
    Eu jurava que era uma versão bem diferente da original. Mas mesmo assim acho que vale a pena sim.
    Também pensei que teria um top sombrio por conta das ilustrações. Eu amo essa capa. Espero poder ler o livro em breve.

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/2016/02/resenha-meu-conto-de-fadas-aos-dezesseis.html

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Nossa eu li tantas resenhas positivas desse livro. Uma pena que não te agradou.
    Eu sou fanzaça do Gaiman mas esse ainda não tenho.
    Com certeza como vc disse vou comprá- lo como item de colecionador afinal o livro e lindo.
    Espero que vc tenha outra oportunidade de conhecer o trabalho do autor.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Nossa eu li tantas resenhas positivas desse livro. Uma pena que não te agradou.
    Eu sou fanzaça do Gaiman mas esse ainda não tenho.
    Com certeza como vc disse vou comprá- lo como item de colecionador afinal o livro e lindo.
    Espero que vc tenha outra oportunidade de conhecer o trabalho do autor.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    eu não conhecia esse conto ainda, mas sua resenha foi muito sincera e soube me mostrar todos os pontos dele, negativos e positivos. Acredito que eu não gostaria, estou numa onde de releituras kkk sério, comecei e não quis mais parar, mas esse eu não gostaria não e acho que o motivo maior é por não ter novidades, nunca li nada do autor e não começaria por esse

    ResponderExcluir
  14. Olá José!
    Que pena.. nossa, eu esperava uma tradução incrível.. pelos menos tem ilustrações muito bonitas, é um livro pra ser admirado e contado para crianças, não como uma inovação ou raridade tradutória... que pena!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, ainda não li nenhum livro do autor mas tenho muita vontade. E Coraline está no topo dela. É uma pena que o livro não tenha te agradado tanto, é muito chato quando você tem uma certa expectativa de um autor e ele não consegue te surpreender. Enfim, espero poder gostar quando conferir as obras.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu fiquei bem empolgada para ler esse livro, porque também li Coraline e pra edição imaginei que fosse arrepiante. Mas pelo que você está dizendo na resrnha, Eu estou bastante decepcionada.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir