segunda-feira, 14 de setembro de 2015

91# Resenha: A Cor da Escuridão | Natália Rodrigues


Título: A Cor da Escuridão
Autora: Natália Rodrigues
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas:320
Skoob: Clique Aqui
Onde ComprarSaraiva | Amazon | Livraria Cultura | Walmart | Cia dos Livros
Sinopse: Eras atrás, alguns povos foram selecionados com uma missão: fazer da Terra um lugar melhor. Mas guerra, fome, tragédias… O mundo estava ruindo, e mesmo com seus poderes sobre o Tempo e o Espaço e o poder de manipular a realidade, cedidos por Shaya, senhora dos Universos, os Carmesins não mais suportaram tanto peso sobre seus ombros.
Para sobreviver à fúria do espírito humano, eles partem para outro Universo, onde podem viver em paz. Sem saber, entretanto, levam consigo um homem: Randolf, que se indigna pelo fato de a humanidade ser deixada à própria sorte, e fará qualquer coisa para aniquilar os Carmesins.
Diante da plena Escuridão, eles dependem unicamente daqueles que abandonaram, os detentores da Luz, a única Força capaz de salvá-los. E entre Luz e Escuridão, nasce a esperança guardada no brilho das estrelas e nas notas das canções.


De início somos apresentados aos irmãos Emmet e Solana, os dois são músicos, sendo que ela toca piano e ele canta, eles perderam a mãe quando ainda eram pequenos e o pai está sempre muito ocupado com o trabalho, não lhes dando a devida atenção. Certo dia, Solana estava caminhando quando avista um morador de rua chorando, ela vai até ele e tenta de alguma maneira acalmá-lo, agradecido pela solidariedade de Solana, o morador lhe deseja a proteção de Shaya, nome que ela nunca tinha ouvido falar.


Quando chega em casa. Solana encontra Emmet com uma partitura que, coincidentemente, tem como título "O Brando de Shaya". Intrigada com a aparição desse nome estranho, ela insiste que seu irmão cante a música com ela, Emmet fica receoso, mas acaba sedendo ao desejo da irmã. O que eles não imaginavam é que a partitura era a chave de um portal que os levaria para outro mundo, mudando totalmente as suas vidas.

"Ter esperança pode ser nossa única esperança! Pois se não tivermos algo em que acreditar, esse sim será nosso fim."

Esse outro mundo se chama Inverso, uma realidade paralela a nossa e habitada pelos Carmesins. Os Carmesins viviam na Terra e, a mando de sua Deusa Shaya, tinham como dever proteger a humanidade, porém eles não conseguiram suportar tal responsabilidade e partem para um outro Universo. Entretanto, eles acabam levando junto consigo um humano, Randolf, que fica furioso com os Carmesins por eles terem abandonado os humanos à própria sorte.

"Nada fere mais que uma palavra bendita que não foi dita."

Bem, começo dizendo que eu nunca tinha lido um livro que teve a música como base e adorei a experiência! A autora vai colocando no decorrer do livro trechos de músicas que ela gosta e que lhe serviram de inspiração para escrever, ela faz isso de uma maneira sutil, que não ficou forçado, nem nada do tipo.

A narração do livro é feita em terceira pessoa e cada capítulo foca em um personagem diferente, que são vários e não somente os protagonistas, os capítulos também são curtinhos, o que agiliza a leitura. A escrita é simples, mas ao mesmo tempo pode-se notar uma maturidade na escrita da autora, algo que podemos notar principalmente pelos ensinamentos que ela transmite ao leitor durante a leitura, tornando o livro um deleite para todas as idades.

Outro ponto positivo no livro é a maneira como a autora representou o bem e o mal na história, não temos realmente um "vilão" no livro, temos somente uma divergência de ideais entre os personagens, claro que alguns deles extrapolam um pouco para alcançar seu objetivo, mas não temos um que seja verdadeiramente ruim. Além disso, gostei como a autora mostrou no livro que todo mundo tem em si um pouco de maldade, mas podemos enfrentar e aprender a controlar esse nosso lado ruim.

A Cor da Escuridão é um livro maravilhoso de uma talentosa autora nacional, não tenho do que reclamar. Ele é aquele tipo de livro que qualquer pessoa pode ler e adorar, recomendado para todas as idades, sejam estas físicas ou psicológicas. 



40 comentários:

  1. Oi, Manoel! Tudo bem? Adorei a resenha! A premissa da obra chama bastante a minha atenção e essa capa é maravilhosa! *-----*

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Aaaaaaaaaaa! *-*
    Muito obrigado pela resenha, amei!

    ResponderExcluir
  3. Ahh eu gostei heim Manoel.

    Deu vontade de ler... parabéns Natalia :)

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Cadastre-se no Egrana |

    ResponderExcluir
  4. Oi, Manoel, tudo bem?

    Apesar de eu ter achado a história original, A Cor da Escuridão não faz meu tipo de leitura.
    Mas achei o fato de a música estar presente muito bacana, li um livro assim há alguns meses e curti!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi! Tudo bem?

    Achei a trama bem original! E adorei saber que é livro nacional. Além disso, essa capa me encantou!! Uma pena não ter versão para o kindle na Amazon, pois eu fiquei interessada e iria comprar.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    O livro parece ser realmente interessante! Adoro música, então achei bacana o livro ter a música com elemento no enredo da história.
    E também acho legal não termos necessariamente um vilão!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Ual!! Muito bem cotado, com avaliação máxima, deve mesmo ter sido uma leitura maravilhosa.
    A prática de usar a música com elemento no enredo da história tem sido muito comum e tem agradado muito. Parece ser interessante.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  8. Oi Manoel, tudo bem?
    Obrigada pela visita lá no Doces! Faz mesmo um bom tempo que a gente não passava pelo blog um do outro... kkkk Culpa da correria do dia a dia.
    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa dele interessante.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    A história parece ser bem interessante!!
    Amo leitura nacional e vou colocar na minha lista.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Manoel.
    Parabéns pela resenha, conseguiu me conquistar e fiquei louca para ler o livro. Adoro livros que tenham algum tipo de mundo paralelo, por isso acho que vou gostar bastante desse. Dica anotada.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olááá!

    Eu não sabia do que se tratava e eu achei bem interessante esse enredo musical, também seria meu primeiro contato com um enredo desse e eu gostei bastante. Acho que o que mais chama atenção é o fato de não ter um vilão especifico, e sim divergencias, acho que é algo diferente e se bem trabalhado fará diferença!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, a capa é maravilhosa. Achei muito legal envolver música, adoro música e particularmente sou apaixonada por piano! Eu acho que já ouvi falar de uma história semelhante a essa, mas não tenho certeza. Apesar de curtir a capa e o fato da música, não sei se compraria este livro.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, que livro! Nossos talentos nacionais estão arrebentando mesmo. Duas coisas de cara já me chamaram a atenção: narração em primeira pessoa e música. Só aí já valeria a pena pra mim. Depois de uma recomendação dessas então.... aí entrou de vez para os desejados, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Puxa que livro bacana!
    Gostei demais da resenha e como você mesmo disse, é muito legal poder ler um livro que tem indicações e trechos de música, fica incrível.

    Forte abraço!
    Danny
    http://www.irmaoslivreiros.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá; essa é a primeira vez que vejo algo sobre esse livro e, pela sua (excelente) resenha, já fiquei com muita vontade de lê-lo, a trama parece ótima, acho que eu ia gostar muito.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Nossa, que história ''diferente''. Eu não li nada do tipo em 20 anos de vida. Acho que entrará nas minhas próximas leituras, porque eu realmente fiquei intrigada. Principalmente com essa questão de bem x mal que é tãooooo importante que o autor saiba como nos mostrar. Anotei a dica. Parabéns pela resenha também!! Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Apesar de ter amado a premissa desse livro e sua resenha ter ficado ótima
    Eu prefiro ver filmes que tenham esse tema, gosto de ouvir a música rs
    Mas mesmo assim adorei a proposta do livro pois nos faz imaginar algo além
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. gosto disso dela não ter criado um 'vilão' na leitura é bom pela estrutura do personagem mas ruim pro leitor que vai se apegar a ele tbm kk.

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoel!
    Que show ele não ter criado um vilão definitivo. Isso é ótimo, até porque, personagens que não eram para assumir este papel, acabam assumindo em certos momentos, o que deixa a estrutura geral da história bem mais legal.
    Não conheço muitos nacionais, mas parece ser um livro legal, de toda forma. E a capa é muito atrativa.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. :o Que capa é essa? Nossa fiquei sem saber o que falar.
    Acho que vou entrar em contato com a autora e ver o que ela acha de parceria. :p
    A maioria de minhas parcerias, são de autores que lançam pela novo século ou pelo selo TLB.

    Ótima resenha! Parabéns.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  21. Recebi esse livro tbm, e estou lendo, mas dei uma pequena pausa por causa dos trabalhos da faculdade, mas estou voltando com ele. <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito desse tipo de livro. vou passar a dica

    ResponderExcluir
  23. Oi eu não conhecia o livro,
    mas confesso que apesar da sua resenha 5 estrelas,
    não fiquei com vontade de ler. Beijos.
    Kris - Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  24. A capa do livro é bastante impactante, o enredo me chamou atenção, mas não algo que eu colocaria em minhas metas de leituras.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Manoel, eu não conhecia o livro ainda mas confesso que não fiquei muito curiosa já que não é o tipo de leitura que estou acostumada a ler normalmente, mas quem sabe quando eu tiver um tempinho posso ler e ver o que eu acho :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  26. Oii,
    Esse selo da Novo Conceito está cheio de livros incríveis! Queria ler todos kk
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  27. ADOREI esse conceito da autora sobre o bem e o mal. Unindo isso a uma fantasia em um universo paralelo, envolvendo música, com certeza me convenceu! Espero ter a chance de ler a obra – nacionaaaaal <3 muito amor.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Manoel!
    Não conhecia o livro, mas adorei a maneira como você o apresentou e os elogios que fez. Já gostei dos protagonistas e desse universo paralelo, espero ter a oportunidade de ler esse livro e mergulhar nesse universo *_*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Adoro um enredo com realidade paralela e fiquei interessada em cor da escuridão, mas achei essa capa bem assustadora rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  30. Manoel, já li um livro que a música era pano de fundo e achei bem interessante.
    Esse parece ser diferente já que mescla a música com esse universo paralelo.
    Fiquei curiosa e espero ler para saber o que acontece com os irmãos.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  31. Eu gostei muito de saber que não tende para aquele clichê de um vilão, já havia curtido a capa e estava gostando do enredo, mas essa parte terminou de me encantar.

    ResponderExcluir
  32. Tem cara de ser um otimo livro mesmo, mas o enredo não em chamou atenção. A capa achei bem foda!!! Ganha só pela primeira olhada haha
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Já estou curioso! Nossa, um livro que tem música e magia juntos deve ser o melhor! Duas coisas mágicas em uma só e quero conhecer Inverso, em! Fiquei curioso!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia a obra, e adorei saber sua opinião. Adoro quando o ponto de vista é de vários personagens. E gostei de saber que não há realmente um vilão, fiquei curiosa para conferir a obra, ainda mais sendo nacional. <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  35. Eu achei a capa divina :3
    Gostei muito da história e da sua resenha.
    Gosto muito de descobrir livros nacionais maravilhosos. Não vou esquecer desse.
    bjs

    ResponderExcluir
  36. oi ^^
    adoro livros que são baseados em músicas <3 já li algumas coisas e gostei muito do resultado. não me interessei muito por esse livro, mas que bom que a leitura foi proveitosa.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Eu não conhecia o livro, mas me interessei muito por ele. Adorei a ideia de a história ser baseada em música, bem como o fato de ela não ter criado um vilão. Achei bem original. Eu gosto muito do gênero e acredito que irei me afeiçoar com a leitura. Espero ter oportunidade de conhecer a escrita da autora logo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Parece o livro que eu leria, gostaria e sairia dando recomendações. Não conhecia a história e a autora, mas quero pra ontem.
    Um ponto que me agradou foi ser livre pra qualquer idade, e a música presente no enredo. São fatores que me agradam. *-* Adorei a resenha
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia o livro, e apesar de achar interessante o uso da música como parte da trama, não sei se leria agora, talvez mais para frente

    ResponderExcluir
  40. Oii, tudo bem?
    Achei bem interessante a premissa do livro, abrir um portal a partir da música é bem daora, rsrs. Que bom que você gostou.

    Beijos

    ResponderExcluir