terça-feira, 14 de julho de 2015

87# Resenha: As Freiras Que Só Ouvem Rock | Manoel Flor dos Santos


Autor: Manoel Flor dos Santos
Editora: Dracaena
Páginas: 248
Sinopse: Em primeiro lugar, o título advém de três jovens moças que participam de um concurso de dança e adotam o nome de “As freiras que só ouvem rock” para o grupo. Este concurso é celebrado numa festa à fantasia, onde elas se vestem de freiras e depois participam do evento dançando músicas de rock. Mas tudo deixa de ser alegria quando na noite da festa, os seus respectivos namorados sugerem que todos eles roubem um bar. O livro, na forma de romance, conta a história de seis jovens de classe média, que se adentram no mundo dos roubos. Eles tiveram boa educação, cursavam uma boa faculdade: motivos de sobra para serem pessoas sensatas; no entanto decidem cometer alguns crimes por puro divertimento. Mas não saíram impunes dos atos cometidos; a partir do momento em que escolheram cometer tais delitos, passaram a ser perseguidos pela polícia e por todos aqueles que se sentiram lesados. A vida deles se tornou em uma assombrosa corrida contra a prisão, sofrendo as maiores humilhações, onde a maioria das pessoas não enfrentaria durante uma vida inteira.

Em 'As Freiras Que Só Ouvem Rock' temos a história de três jovens garotas de classe média e alta, que cursam um ótimo curso na faculdade e tem uma vida muito boa. Elas sempre tiveram o sonho de formar uma banda de rock, mas nunca tiveram uma real oportunidade, isto é, até descobrirem que teria um concurso de bandas numa festa a fantasia e decidem participar. Elas sobem ao palco vestidas de freiras, graças a isso dão o nome 'As Freiras Que Só Ouvem Rock' para a banda.


Após o show, que foi um sucesso, elas saem da festa e vão para casa com seus respectivos namorados, mas estes tem outros planos em mente. Os garotos levam as meninas para longe da cidade, parando em frente à um bar fechado, onde revelam querer arrombá-lo e roubá-lo. A princípio todas as garotas se posicionam contra esse ato vândalo, mas acabam sedendo ao desejo dos namorados, invadindo, roubando e destruindo o bar. Entretanto, algum tempo depois os jovens são descobertos e se vêem obrigados à fugir da polícia.

“Regina se manteve ao microfone como a principal intérprete, Paula tocava a guitarra na maior exaustão, que ao vento dos ventiladores acima do palco, seu capuz esvoaçava. E Clara, com óculos escuros, detonava o baixo, movimentando o corpo de acordo com as batidas da bateria. A base das canções era ao ritmo daquilo que denominava de glam-rock. E, aos olhos de todos, estavam defronte de uma boa banda representando o estilo”

A parte mais interessante do livro é o enredo em si, pois nos são apresentados jovens de classe média e alta, cursando ótimas faculdades, cometendo crimes só por diversão, algo bem diferente da realidade daqueles que cometem crimes para sobreviver (não estou querendo dizer que esse tipo de ato é justificável). Além disso, o título da obra foi no mínimo criativo, chamando bastante atenção.

Apesar de curto, o livro apresenta uma grande quantidade de personagens, intercalando em capítulos curtos as situações vividas por cada um, o que torna a leitura bem rápida, porém esse fato também não permitiu uma aproximação profunda dos personagens, fazendo com eu não ligasse tanto se eles tivessem um final feliz ou não.

A trama, para mim, não apresenta muitas características para ser considerada um romance policial. Temos na realidade uma narrativa focada na fuga e nas consequências do ato cometido pelos jovens. Podendo, assim, servir de lição para os leitores mais jovens, que considero ser o público alvo desta obra.

A escrita do autor é bem direta e os diálogos são muito presentes, mesmo sendo vagos demais em algumas partes. O final de toda a história é com certeza o ápice da leitura, foi algo realmente surpreendente para mim.

As Freiras Que Só Ouvem Rock é uma leitura que eu recomendo, principalmente para o público mais jovem. É um livro rápido, com situações bem diferentes e que nos ensina boas lições.






33 comentários:

  1. Oi, José!
    Eu havia ficado interessada pelo título, como você disse, chamativo. Mas lendo a resenha e a sinopse, considerei muito trivial, nem como educadora usaria para os mais jovens, acredito que existam livros bem melhores...

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Lilian, o título me chamou a atenção, mas pela sua resenha, perdi o interesse :(
    Não é meu tipo de leitura.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, José!
    O título do livro é bem atrativo mesmo, mas eu não me interessei após ler sua resenha. Me parece o tipo de livro com personagens imprudentes que certamente irão me irritar. Também não sei se indicaria ao público jovem, a não ser, é claro, que haja alguma ''moral da história" bem forte para ensinar-lhes uma lição.

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, realmente o título desse livro é bem atrativo, eu logo fiquei curiosa, mas pela resenha, vejo que é um livro bem juvenil e não é uma leitura que eu tenha muita afinidade. Mas imagino que há uma mensagem bel válida na história. Bjs

    http://territorio6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá ...
    Já aviso que só pelo título já fui atraída a querer ler :)
    Me interessei bastante na leitura , com certeza irei ler ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi José...
    Esse parece ser o tipo de leitura que eu curto. Mesmo você citando que não tem tantas características de um livro policial.
    Gostei de conhecer, ótima dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi oi
    Quem é que não arregala os olhos com esse titulo rsrs
    Mas acho que não o leria, pois pra eu um livro tem que ter uma profundidade com os personagens e como ele é curto e você falou que tem bastantes personagens, pra eu fica algo vago...

    Beijoos
    http://blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. realmente o título me chamou atenção e deu curiosidade mas lendo sua resenha acho que essa não seria algo que eu realmente ia gostar, sei la só o título chamou atenção.

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Parece ser muito fofinho e bem juvenil, esse título é no mínimo engraçado.
    Mas a história em si não despertou a minha curiosidade.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oi José!!
    Apesar de ter um título ótimo e algumas características que eu gosto no livro, acho que não seria um livro que eu leria. Pelo que você disse na resenha, tenho quase certeza que eu não seria envolvida pela história, uma pena!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Oi José, eu achei a capa desse livro muito linda, bem chamativa, mas pela premissa dele não é um livro que eu iria correr para ler, não por enquanto pelo menos, mas quem sabe mais para frente eu mudo de ideia, né? Parabéns pela sua resenha que está muito boa!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Bem, achei o título incomum mas pela resenha percebi que a história não iria me prender...
    Creio não fazer parte do público específico que vá apreciar a obra...
    E já fiquei com raiva dos personagens, pois detesto esses riquinhos inconsequentes...

    ResponderExcluir
  13. Olá :) Nunca tinha visto esse livro, a sua resenha é a primeira que leio, adorei! :D
    Nossa, que história diferente e atrativa, rsrs achei super legal, livros diferentes sempre chamam a minha atenção, :D
    Gostei de saber que elas gostam de rock, *-* sem dúvida, o título é inusitado. rsrs Adorei a proposta, achei super interessante . :)
    Abraço! :)
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  14. Oiie
    Eu não conhecia o livro.
    Achei a premissa bem louca e interessante.
    É chato mesmo quando um livro tem diálogos vagos.
    Amei sua resenha, mas o livro, não sei se eu leria.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Gostei do titulo e da sinopse, pelo que você falou talvez goste do livro, achei bem original a ideia.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  16. Olá; gostei da sua resenha. Já tinha visto o livro pela internet e achado o título super curioso. Talvez eu leia para saber como a trama se desenvolve.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Apesar do nome curioso da obra, a premissa dessa história não me interessou e provavelmente esse não é um livro que eu leria!


    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi José. Poxa, me decepcionei, pelo título achei que fosse ser algo mais interessante para mim. Eu com certeza não faço parte do público alvo desse livro, e esse tema de jovens inconsequentes frequentemente me irrita. Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que título mais curioso!
    Confesso que ao ler a resenha dei uma desanimada, achei que a história fosse um pouco mais interessante, e por ser um livro que funciona melhor com jovens, não sei como seria para mim... Apesar disso, se eu tiver oportunidade, irei ler o livro, sim!
    Ótima resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, José!
    Cara, sempre tive curiosidade sobre esse livro justamente porque o título me atrai. Mas confesso que me decepcionei enquanto lia sua resenha e entendia a moral da história. Não acho que sou o público leitor dessa obra, mas – como você bem colocou – ela parece ser apropriada para os mais jovens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Achei o título divertido e original, mas não me empolguei muito para ler a obra. Quem sabe em outro momento. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Ao contrario de você, o titulo não me chamou a atenção, muito menos a premissa.
    Apesar dos pontos positivos, dispenso a leitura.
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Tudo bom?
    Infelizmente pela capa eu já não iria ler, após ler sua resenha, considero esse livro fora da minha lista de compras futuras.
    Adorei todos os pontos que você levantou na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi José, tudo bem?
    Já leria somente pelo título!! Muito criativo!
    O enredo é bem interessante também, espero ter a oportunidade de ler em breve!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    Pelo título eu pensei que realmente fossem freiras, haha. Enfim, a premissa do livro é legal, apesar de não ter me chamado tantaaa atenção, mas eu até que leria. Fiquei curiosa para saber se eles são pegos pela polícia.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  26. Achei bem legal a resenha, fiquei com vontade de ler o livro :)
    Bjs

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Adorei o título do livro, achei de muito bom gosto apesar de não ter curtido a premissa do livro. Não me arriscaria iniciando a leitura pois com certeza não iria terminar.

    Mas obrigada pela dica.
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  28. Oi José, tudo bem?
    Adorei o título da obra, mas também foi só o título, Sua resenha me desmotivou para ler a obra vendo que os motivos para o tal crime são bem futeis. Não é algo que eu procuro ler agora e provavelmente não leria depois.

    ResponderExcluir
  29. Oi, José. Muito obrigado pela resenha, só espero que você tenha captado o teor da história. O romance é puramente didático, com alguns assuntos bem relevantes, que posso citar abaixo.
    - A rebeldia sem causa.
    - Violencia gratuita e por puro divertimento
    - Mas influencias.
    - Os Maria-vai-com-as-outras
    - Atos que parecem inofensivos, mas que podem mudar a vida das pessoas e de seus familiares.
    Na verdade o livro é para todas as faixas etárias, mas como ele tem forte teor didático, pode ser usado em escolas para alunos do ensino fundamental e médio, como foi o que aconteceu em várias situações. Eu até já palestrei sobre meus livros em escolas, mais propriamente falando sobre "As freiras que só ouvem rock" - um dos quatro que já lancei.

    Manoel - autor

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Para mim a proposta do livro é um retrato de vários jovens da nossa sociedade. Achei o título extremamente criativo e não sabia o motivo.
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada nessa história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii José!

    Não conhecia o livro e acho que não leria ele também :/ A capa não me chamou muito a atenção e a história também não. Vou deixar essa dica passar ^^
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Amanda *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Oiii.
    Otima resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas achei muito legal o título e a premissa parece interessante.
    bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oiii.
    Otima resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas achei muito legal o título e a premissa parece interessante.
    bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir