domingo, 28 de junho de 2015

85# Resenha: Iscas | J. Kent Messum


Autor: J. Kent Messum
Editora: Record
Páginas: 320
Sinopse: Dependentes químicos num jogo mortal lutando pela sobrevivência. Seis estranhos acordam em uma ilha deserta sem qualquer lembrança de como chegaram ali, mas logo se torna evidente o que todos têm em comum: são dependentes de heroína. Sequestrados e colocados à força em um jogo mortal. 
Em pouco minutos, começam a discutir, porém os ânimos se acalmam quando eles encontram um baú com água, comida e uma carta informando que ninguém irá socorrê-los e que, do outro lado do canal, há uma segunda ilha, onde eles encontrarão mais suprimentos e uma recompensa para quem completar a tarefa: uma dose da mais pura heroína. 
Quando os primeiros sintomas da abstinência aparecem, eles não veem alternativa a não ser se entregar à pressão psicológica imposta pelos misteriosos torturadores. Então se aventuram em um oceano de terror. 


Florida Keys é uma região que possuí mais 1700 ilhas, formando um arquipélago de 900 km quadrados. Em uma dessas ilhas encontra-se um grupo de seis pessoas totalmente desacordadas  Ao acordarem começam à se perguntar onde estão? Como foram para ali? E porque eles? Todos começam uma discussão entre si e não notam nada em comum, a não ser o vício que todos possuí por drogas, em especial a Heroína.


Eles iniciam uma busca pela ilha e encontram um baú com comida, água potável e um bilhete. Neste bilhete é explicado que eles estão em uma ilha deserta e todas as precauções foram tomadas para que ninguém os socorra, também lhes é informado que existe um outro baú com mais suprimentos e uma quantidade significativa da mais pura Heroína, localizado noutra ilha à poucos quilômetros de onde eles estão.

A primeira vista, todos os seis decidem que tudo isso é uma loucura e simplesmente ficam por ali mesmo, esperando o socorro de alguém. Entretanto, logo os sintomas da abstinência começam à aparecer e o desejo pela Heroína se torna mais e mais forte, forçando-os à fazer um trajeto em mar aberto, no território de alguns dos maiores predadores do planeta: Tubarões.

"Todos estavam mais do que ferrados, com os nervos em frangalhos e quimicamente descompensados, a ponto de intoxicar a alma e o coração de quem quer que encontrassem. Os demônios de cada um tinham se mancomunado com os bichos de sete cabeças dos seus segredos mais profundos, resultando em estupros que geraram bastardos deteriorados nos seus eus. Aqueles bastardos, crias da heroína e do remorso, precisavam constantemente de alimento. E só comiam carniça."

Iscas é um thriller psicológico que se assemelha um pouco com os filmes Tubarão e Jogos Mortais. A linguagem do livro é bastante coloquia, repleta de gírias e palavrões, mas isso não impede que a mesma flua com muita facilidade. A narração é em terceira pessoa,  dividida em capítulos curtos, intercalando passagens da vida dos personagens antes e depois de terem sido sequestrados.

O principal foco do livro é, obviamente, o vício nas drogas, principalmente a Heroína. Esse tema foi muito bem trabalhado pelo autor, mostrando como a droga muitas vezes é usada como meio de fuga da realidade ou como forma de acabar com o sofrimento momentaneamente. Achei interessante como ele trabalhou os personagens no aspecto do vício, mostrando como os mesmos entraram nessa vida, tendo motivos quase justificáveis para isso, e como é difícil largar o vício e o que a abstinência do mesmo pode causar.

Em contrapartida ao bom desenvolvimento da temática, temos o desenvolvimento dos personagens, No livro não temos um crescimento ou amadurecimento dos personagens, muito menos uma aprofundação de suas vidas separadamente, e o desenvolvimento deles em conjunto foi muito raso e com diálogos fracos.

As cenas de ação não ocorreram com muita frequência, mas foram muito bem trabalhadas na minha opinião, tanto que me vi torcendo pelos personagens e sentindo pena deles. O final do livro foi bastante diferente do que eu esperava, um pouco surpreendente, mas não muito inovador.

Iscas é uma boa leitura, rápida e com pouco desenvolvimento (que daria um bom filme na minha opinião). Recomendo para os leitores que gostam de um bom thriller ou de um pouco de ação.



41 comentários:

  1. Oii! Sua resenha ficou muito legal, porém não me interesso muito por esse livro. Não gosto muito do tema.

    Abraço
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi. Já vi resenhas do livro e imaginando a dimensão da obra e a quantidade de histórias, é possível que o autor tenha deixado alguma brecha, não sei, pois nunca o li. Eu gosta de temática drogadição, pois trabalho no movimento social e não há como desvincular, acho que vou ler a obra para conferir a abordagem

    ResponderExcluir
  3. Oi José.
    Achei o tema abordado pelo livro interessante e gosto do gênero, mas seria um livro que eu leria se ganhasse. E gostaria que tivesse mais ação como geralmente tem nesses livros.
    De qualquer forma, valeu a dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Quero. Adoro livros neste gênero. A história pode não ser original, mas me parece eletrizante. Fiquei bem curiosa lendo sua resenha. Não conhecia o livro e agora ele já foi direto para minha lista de desejados no Skoob.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  5. O livro parece ser muito legal, um tema um tanto que sério, mas com um toque de ação.
    Mas o título poderia ser outro, pra chamar mais atenção. Sem sua resenha, nunca me aventuraria em lê-lo.

    http://www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Não curti muito a sinopse do livro, mas em compensação a resenha foi muito esclarecedora. A capa é super bacana, vou pesquisar mais sobre o livro.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou ótima , mas , infelizmente não curto muito esse gênero literário :(
    Vou ver se indico para alguém !
    Beijos e boa leitura...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tem um filme, não tem desse livro? É que eu lembro que vi um filme, que não lembro o nome, em que viciados são enviado para um ilha, com a vontade.
    Eu não lembro muito bem, pois já tem um tempo que vi.
    Bom, é uma temática interessante, mas muito pesada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Necessito desse livro nooow! Super adorei sua resenha, é bem o tipo de livro que eu devoraria, adoro essa pressão psicológica toda, e ainda incluindo drogas, deve ser 1000x pior.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
  10. Josééééé de Deus, quero esse livro!!!!!
    Adoro essa tensão toda e lembrei mesmo de Jogos Mortais!!!! Obrigada pela dica e está anotadíssima!!!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Olá!!
    Gosto muito de thrillers psicológicos, então acho que vou dar uma chance para esse livro hahah
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  12. foi justamente o que pensei à medida em que lia a resenha: deviam fazer um filme disso rsrsrs
    Fiquei curiosa e a premissa dele me empolgou, apesar dos defeitos que vc apontou na obra...

    ResponderExcluir
  13. Nossa que livro legal, por um minuto eu imaginei se eu acordasse em um lugar sem saber como fui parar lá e olha me agoniei muito kkkk, mais o livro é ótimo parabens por sua resenha :)
    Abraços e sucesso!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Achei a premissa do livro interessante e como eu adoro Thrillers fiquei interessada! O que me desanima um pouco é o fato de você falar que tem muitos palavrões :/.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi José, tudo bem?
    O livro tem uma premissa interessante, e fala sobre um tema bem atual que são as drogas.
    Eu não leria porque não faz o meu estilo, mas acho que o leitor que gosta de thrillers psicológicos, vai gostar.
    Ótima semana!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, José.
    Eu não consegui criar nenhuma vontade de ler esse livro.
    A história não me chamou atenção e ainda me lembrou Jogos Mortais que eu não gosto nem um pouco.
    Mas gostei de como você fez sua resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Sou fã de thrillers e esse me parece ótimo.
    Apesar de alguns aspectos que você citou que me incomodaram um pouco, fiquei curiosa para ver como o autor abordou o vício e desenvolveu a história.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Acho que esse livro daria um bom filme :P haha
    Bjss

    http://www.estrelaminha.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá
    nossa, fazia tempo que eu não passava por aqui, achei bem legal a proposta do livro, sem falar que fala de um assunto que eu ador rsrs, ainda não li livros desse gênero esse ano e olha que eu gosto muito, espero poder compra-lo e ler
    Abçs

    ResponderExcluir
  20. Oi, José! \õ/
    Só pela capa já dá para ter uma noção do que é comentado no livro, aliás gostei bastante dela, a proposta do livro é bem interessante, apesar de não ter lido ainda nenhum thriller eu gosto bastante desses gêneros literários, gostei bastante de seus comentários e me cativou bastante ao ler que o autor trabalhou no ciclo da heroína e também não li nenhum livro voltado a esse assunto de drogas. Enfim, gostei bastante de sua resenha e pretendo ler esse livro brevemente!

    Até mais,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu vi comentários sobre esse livro depois que um youtuber leu em uma maratona e tals, mas confesso que embora o livro pareça ser realmente muito interessante, no momento não é algo que eu queira ler, sabe? Mas quando eu quiser uma dica para sair da zona de conforto vou lembrar desse livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Fiquei curiosa para saber como essa história termina, não conhecia o livro e seu respectivo autor, adoro esse gênero de leitura :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como eu adoro Thriller fiquei encantada com a premissa e já coloquei o livro nos desejados... Sua resenha ficou ótima, me deu ainda mais vontade de ler e o quanto antes. Essa capa é super sugestiva, hehe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oiii, tudo bem??? Adorei a resenha e acho que ia curtir o livro, pois aborda um assunto muito importante. Fiquei bem curiosa para conhecer o desfecho da história. Dica anotada =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Não acho esse tipo de livro muito interessante D=

    http://www.refugiorustico.com.br/

    ResponderExcluir
  26. A premissa do livro parece ótima, mas lendo sua resenha e vendo a nota que deu não sei se iria ler =/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Tudo bem?
    A proposta do livro parece boa e aborda um tema bem forte.
    Fiquei curiosa para ler.

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  28. Oie,
    Não conhecia esse livro, e não acho esse tipo de livro muito interessante.
    A resenha ficou ótima e tirou algumas duvidas que tive com a sinopse.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, José.
    Uma pena que o livro tenha tido um desenvolvimento dos personagens tão fraco, pois a premissa é muito boa. Apesar da sua nota mediana, eu vou ler. Gosto desses livros com um suspense de uma pegada mais psicológica. Espero gostar mais do que você.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. São dois vencedores.

    ResponderExcluir
  30. Só escutei sobre esse livro uma vez e praticamente detonou a escrita do autor. Não é um livro que eu iria ler, mesmo sem ver resenha algum, o enredo não me atrai muito. Gosto de livros de suspense sim, mas com uma pegada bem mais pesada e contexto muito mais trabalhados. Esse livro passa longe da minha lista.

    ResponderExcluir
  31. Oi, lendo a sua resenha me lembrei de Lost.Bom, o livro até que tem uma premissa bem legal, mas juntando as 3 estrelas que deu e o final que não foi muito inovador, eu fiquei com um pé atrás.

    Mas dica anotada, quem sabe eu me anime mais pra frente.

    Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bom?
    Gente, que mistura de Lost com Jogos Vorazes é essa? ADOREI! Mesmo que a trama tenha alguns pontos negativos, fiquei bem curiosa com essa narrativa. Não conhecia a obra, mas adorei a indicação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi
    Já tinha visto comentarem sobre esse livro mais nunca dei atenção, parece ser uma leitura que mexe com a cabeça e ainda trata de um tema interessante, que diferente as pessoas passarem por crises porque precisam de suas drogas, parece ser legal a leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá,
    Vi a postagem de vocês lá no Insta e demorei, mas vim enfim conferir a resenha <3
    Essa capa junto ao título me pegou de jeito desde a primeira vez que vi. Não sabia ainda a temática até ler a resenha de vocês, mas sem dúvida, parece algo legal para se conferir - um tanto sombrio, talvez? Mas bem do meu gosto mesmo. É uma pena que não tenha tido um desenvolvimento bom dos personagens, isso sempre estraga um pouco o livro.

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Wattpad|Instagram


    ResponderExcluir
  35. Oiee, esse livro parece um Jogos Mortais para drogados, haha, mas não curto o genero, então não acho que iria apreciar muito a leitura, haha
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi José, tudo bom?
    Eu confesso que esse não é o tipo de livro que eu gosto de ler. Achei o enredo bem pesado pra mim, não seria uma leitura que agradaria muito.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oie, José!
    Eu até diria que não leria, mas vi que realmente lembra um pouco Tubarão e curti muito quando li o livro, então por que não? A única coisa a me desanimar nesse caso é o pouco amadurecimento dos personagens e os diálogos rasos. Ninguém merece!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    Parece ser um livro bom, amei sua resenha, mas não é bem o tipo de livro que me atraí.

    Beijos.
    modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  39. Cara, eu acho que ida um bom filme, como disse, mas como livro não foi muito bem sucedido, né? Bom, imaginei algumas cenas e iria ficar épico! Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Oii,
    Eu li ese livro e achei bem legal, mas não é um dos meus preferidos, acho que o autor pecou em algumas coisas em especial no desenvolvimento dos personagens. Mas gosteis das cenas de ação, enfim é um bom livro. ótima resenha

    Beijos
    Beijos

    Aline Lima
    Sempre Nerd (http://alinenerd.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  41. Oii.
    Nunca li nenhum Triller Psicológico porque eu acho que são livros mais pesados e eu gosto de ficar na minha zona de conforto kkk. Mas agora que eu estou expandindo meus Horizontes quem sabe eu consiga ler.

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir