Autora: Michelle FalkoffEditora: Novo ConceitoPáginas: 288Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
Sam vai à casa de seu melhor (e único) amigo, Hayden, e acaba descobrindo que ele cometeu suicídio. Essa notícia chega como um meteoro em sua vida, seu mundo desaba, ele se sente só, com raiva e acima de tudo, se sente culpado pela morte de seu amigo. Contudo, Hayden deixou uma última mensagem para Sam, um pen drive com lista de músicas. Agora, Sam tentará fazer de tudo para descobrir o que levou Hayden à cometer um ato tão extremo.
No decorrer dessa caminhada, Sam conhece pessoas novas, dentre elas Astrid, a garota de visual estranho que desperta nele sentimentos totalmente novos e que de alguma forma estava ligada à Hayden. Entretanto, algo mais está acontecendo, os antigos algoses de Hayden começam à ser perseguidos e espancados por alguém sem rosto, e Sam teme que talvez ele seja o culpado.
“Ouça. Você vai entender. "
A Playlist de Hayden é uma leitura instigante e densa. O livro aborda vários assuntos pesados e de conhecimento geral, dentre os mais trabalhados estão o bullying, suicídio e a exclusão social. Esses temas são abordados de maneiras diferentes pela autora, mas principalmente nas características do próprios personagens, seja no Hayden que sofria com as provocações e implicâncias constantes de seu irmão e dos amigos dele ou pela Astrid, excluída por determinados grupos de pessoas somente pela maneira que se veste. Isso, de cera forma, deixou os personagens mais reais, logo de cara me senti ligado à muitos deles (tanto que fiquei com vontade de saber mais sobre cada um), principalmente o Sam, ele é o personagem que mais se destaca no livro, não só por ser o narrador, mas sim pela forma como seus sentimentos foram trabalhados pela autora, só posso defini-los em uma palavra: REAIS!
“Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante."
Apesar de toda a carga densa que o livro possuí, sua leitura é rápida. É um daqueles livros que não se nota o passar das páginas e isso é um ponto bastante positivo para a autora. Além disso, a música é uma parte fundamental para que o leitor se envolva com a história, eu recomendo que as músicas da playlist (presentes em cada capítulo) sejam ouvidas, pois cada uma delas tem um pouquinho da história de cada capítulo. Deixo aqui ainda uma dica, antes de ler cada capítulo, escute separadamente e/ou procure saber o significado da música que virá antes do capítulo, isso vai ajudar à entender e se envolver mais com a história.
Um outro ponto positivo é a maneira como a autora foi desenvolvendo o mistério, adicionando aos poucos cada relato, cada pedaço, para que no final tudo pudesse se juntar e nos mostrar com clareza o que realmente aconteceu. Não é um mistério digno de um romance policial, mas ele desperta nossa curiosidade, é impossível largar o livro até acabar.
O único ponto negativo do livro em minha opinião foi o final. Eu esperava algo diferente, a autora completa a história, mas me deixou com muitas incertezas quanto ao futuro dos personagens, principalmente do Sam, para mim ele merecia um final melhor.
A Playlist de Hayden é um livro fascinante, sentimental e acima de tudo real. Seus personagens, sua trama, seu desenvolvimento não deixam dúvidas de essa é uma história que poderia ser a realidade de qualquer garoto ou garota, isso é com certeza seu maior diferencial.
Já no começo tem morte gente eu já fico chorosa rsrs.
ResponderExcluirUm livro que tem uma carga bem emocional eu tenho que está prepara pra ler.
Gosto de ouvir as músicas que são citadas nos livros por isso acho que vou gostar de ler ele.
Que pena que o final não agradou , quem sabe tem um segundo livro rsrs
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Eu já tinha visto o livro, mas não fazia ideia da história. Gente, que enredo mara! Fiquei muito interessada, já vai entrar pra minha listinha, com certeza!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
___________
ROMANTIC GIRL
Oiiiii.
ResponderExcluirEu adoreiiiiii mesmo sua resenha.
Acho que até agora já li umas 5 resenhas desse livro kkkk.
Estou muito ansiosa para ler o livro, quanto mais pela intensidade do tema e assuntos bordados.
Parece que esse final não agradou muito mesmo o pessoal né? kkkk
Mas ainda assim quero ler.
bjs
http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-plano-e-o-amor.html
Gosto muito de livros que abordam problemas psicológicos... acho que vou adorar esse!
ResponderExcluirSUA ESTANTE
Olá trio!
ResponderExcluirFaz tempo que namoro este livro, desde que a Novo Conceito lançou sua pré-venda. Ele me lembrou muito Os 13 porquês e Perdão, Leonard Peacock. Gosto muito de temas fortes, realistas e atuais e este livro tem todos estes ingredientes. Ah, e ao contrário da maioria, gosto de finais dúbios, rsrs.
Um beijo galerinha e sucesso! <3
Blog Monykisses
Blog Os Literatos
Oi. Eu li o livro recentemente e não curti muito a história, apesar dos temas escolhidos serem interessantes, a abordagem foi superficial de determinista.
ResponderExcluirOi, eu também curti muito a leitura.
ResponderExcluirAchei a escrita muito reflexiva e o tema Bullying muito bem colocado na
narrativa. Assim como o descaso de alguns pais.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu confesso que esse livro não chamou a minha atenção quando o vi pela primeira vez, mas lendo a sua resenha agora fiquei curiosa, a premissa é interessante e parece ser uma história bem agradável de acompanhar, além disso é um livro religioso e fiquei interessada, pois não costumo ler livros assim.
Beijos :*
Larissa - srtabookaholic.blogspot.com
Eu gestei muito de ler esse livros, apesar de achar que houve falhas. A Playlist está lá só como acessório, não tem contribuição na vida de Sam, nem nos mistérios. Consegui fazer intertextualidade não é tão fácil quanto parece.
ResponderExcluirBeijos!
Olá!
ResponderExcluirEu confesso que, apesar de tratar de um tema bem importante como o bullying, esse livro não me chama a atenção.
Apesar disso, só leio bons comentários sobre ele, como os teus, e acho que um dia vou acabar me rendendo, rs.
Adorei a resenha!
Beijos!
www.livrosdajess.com
Li tantas resenhas do livro que já até desanimei um pouco de ler, porque sinto que já conheço toda história. hahaha
ResponderExcluirMas quero ler a obra, só que mais pra frente. Adoro histórias tristes.
beijos
www.apenasumvicio.com
Eu já tinha lido resenha dos primeiros capítulos desse livro a um tempo atrás e tinha achado legal... agora fiquei mais interessada ainda nele hehehe.
ResponderExcluirBeijo meninos !
| O Blog Que Não é Blog |
| Sorteios Na Web |
| Esmalteca 230 |
Oláááá,
ResponderExcluirEu estou doida para ler esse livro. As resenhas positivas dele, são muitas.
O enrendo parece ser muito bacana.
Com certeza irei comprar.
Beijos.
http://www.leituradelua.com
Nossa como eu quero ler esse livro, vejo tanta coisa bacana a respeito dele e fico só na vontade, lendo sua resenha não foi diferente, mas uma coisa que você falou e me chamou a anteção foi quanto ao final não ter sido como você esperava, é a primeira vez que vejo alguém falando assim do final o que me deixou ainda mais curiosa.
ResponderExcluirhttp://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
Esse livro já está há um tempão na minha lista de desejados , mas , sabe como é né ? A grana sempre falta nessas horas kkkk...
ResponderExcluirA sua resenha ficou linda ! Me convenceu ainda mais á ler ;)
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Infelizmente não recebi este livro...
ResponderExcluirSou parceira e queria muito ter conferido esta história. Mas não há de faltar oportunidade.
Gostei muito da sua resenha. Me deixou bem situada ao que rola no livro.
Lia Christo
www.docesletras.com.br
A cada nova resenha que vejo desse livro minha curiosidade só cresce mais e mais. Estou de olho nele para ler, e espero fazer isso o quanto antes rs'. Ótima resenha
ResponderExcluirBeijos
http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/
Olá, José.
ResponderExcluirEstou com esse livro aqui em casa, mas estou enrolando para ler por medo de me decepcionar. Como o livro trata de um tema muito profundo, tenho medo de não gostar dele.
Blog Prefácio
Oi José,
ResponderExcluirMeu coração até disparou quando vi que a resenha era desse livro.
Li a prévia que a NC enviou e me apaixonei por ele, meu livro chegou semana passada e mês que vem começo a leitura, só não comecei no mesmo dia pq já tinha começado a trilogia Peças Infernais. Espero gostar de tudo inclusive do final rs.
Coração Leitor
Oi José, tudo bem?
ResponderExcluirLi somente o livreto que a NC mandou e gostei do que li.
Recebi esses dias o livro todo, então logo terminarei a leitura, mas do que li o que mais gostei são as músicas.
Bjs
A. Libri
Ai, eu vejo tooodo mundo fazendo resenha desse livro e eu ainda não comprei ele pra mim!!!! Mas está na fila interminável de compras hahahaha. XD
ResponderExcluirwww.viciadosemleitura.blog.br
Eu li e adorei o livro. Muito emocionante, principalmente se ficar ouvindo as músicas de cada capítulo junto :D
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Oi, José! Tudo bem? Nossa, adorei a sua resenha! Eu já tinha vontade de ler o livro, só que agora a minha vontade aumentou! haha Acho que o livro é muito bom e eu vou adorar ele! *-*
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br
Oi Jose!
ResponderExcluirTudo bem?
Eu não gostei muito desse livro... acho que não foi o momento certo para a leitura...
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Oie! Tudo bem?
ResponderExcluirEsse livro é minha leitura atual. Concordo contigo em alguns pontos... A carga desse livro é um tanto quanto densa mesmo. Mas, para mim, os diálogos são fracos e as cenas previsíveis. Espero não me decepcionar com o final.
Beijos,
Juliana Garcez | Livros e Flores
Eu li a prévia quando chegou aqui em casa e to morrendo de vontade de ler tudo desde então.
ResponderExcluirÉ sempre muito bom quando um autor consegue, de maneira correta e concisa abortar temas delicados. Falar sobre suicidio é complicado, e me parece que a autora conseguiu isso muito bem.
Gostei da resenha!
http://lanaminhaestante,com
Olá, José.
ResponderExcluirEsse livro me interessa exatamente por possuir essa carga mais dramática e ainda sim ter uma leitura leve. Sem falar que unir literatura e música é de uma genialidade só.
Quero ler!
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!
É um dos livros que mais quero ler no momento. Semana passada li milhões de resenhas, no qual só comprovou o quanto irei gostar de conhecer essa obra. Bom, em principio que me atraiu foi o fato que traz um tema polêmico. Normalmente escritora como ela tende a inovar no sentido do tema e acho que isso traz uma carga de emoção maior, além de atrai mais o leitor para o universo do livro. Sua resenha ficou muito boa, parabéns!
ResponderExcluirhttp://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/2015/06/5-fases-do-fim-de-namoro-com-o-luan.html
Eu ainda não li o livro todo, mas o pouco que eu li faz com que eu concorde com a sua resenha.
ResponderExcluirSam realmente é bem real, principalmente nas suas emoções e é muito bom ouvir a música com o capítulo porque tem tudo a ver.
Estou um pouco receosa com o final porque todo mundo diz que esperava algo melhor.
Lisossomos
Oi José!
ResponderExcluirSempre vejo muita gente elogiando este livro, fico curiosa para conhecer a estória também. Os assuntos abordados são mesmo delicados, fico feliz que não tenha interferido no ritmo da leitura. :)
beijos ♥
nuclear--story.blogspot.com
Awesome!
ResponderExcluir-Ashley
Le Stylo Rouge
Adorei a resenha! Eu baixei o livro em PDF e estou louca para ler *-*
ResponderExcluirhttp://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/
Oi, José!
ResponderExcluirRecebi o livro recentemente e só estou esperando ter tempo para lê-lo. Estou muito curiosa para saber a continuação de tudo e descobrir o motivo de Hayden.
O que mais chama atenção é a forma como o enredo é desenvolvido. Uma pena o final ter deixado a desejar.
Beijos
Construindo Estante || Curta a fan page
#MêsDosNamoraados do Costruindo Estante. Concorra a 1 vale presente de R$ 50,00 da Saraiva.
Participe!
Oi José!
ResponderExcluirEu gosto da temática do livro e vi muitos blogueiros elogiando-o, mas não senti aquela vontade de conferir, sabe?
Que pena que o desfecho foi um pouco decepcionante, mas que bom que não ofuscou o que você sentiu pelo livro como um todo.
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Oi José,
ResponderExcluirEsse livro não chamou tanto minha atenção, mesmo eu vendo ele em bastante blogs e sendo bem divulgado pela editora, acho que ainda preciso de um empurrão inicial.
Enfim, sua resenha ficou ótima
Beijos, Tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/
Tem visto muitas resenhas desse livro, inclusive quero ler e está na minha meta de leitura :D
ResponderExcluirhttp://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/
OMG!
ResponderExcluirAinda não li esse mas não só pela sua resenha, e também por ela, eu to morrendo de vontade de ler!!!
Pena que o final não superou suas expectativas, mas credito que deve agregar bastante do mesmo jeito... :D
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
Esse livro acabou sendo a minha decepção literária. Não achei a história ruim, pelo contrário, o livro em si é bem legal, mas a verdade é que eu estava esperando mais dos personagens e da história em si. Não foi tão emocionante como eu pensei que seria.
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Olá José. Gostei bastante da sua resenha.
ResponderExcluirTinha curiosidade de ler este livro, mas li tantas e tantas resenhas que acabei me desanimando com a leitura e desistir de ler. Mas fico muito feliz que a leitura tenha de agradado mesmo não tendo gostado tanto do final.
Beijos, sucesso.
Oi ^^
ResponderExcluirTenho visto só elogios deste livro, e a cada resenha empolgada como a sua, minha curiosidade só aumenta.
Foi bom saber que apesar de todo "peso" a leitura é rápida e não vai me deixar com sono heheeh
bjs
Oi José!
ResponderExcluirHaha que show *-* Eu só tenho visto resenhas mega positivas sobre a obra e não vejo a hora de ler <3 Quero muito conhecer a história do Sam. Parece ser realmente incrivel. Já vou providenciar as musicas dos capítulos pra ir lendo e ouvindo :3
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Olá!
ResponderExcluirMeu Deus, como eu preciso ler esse livro! Surto cada vez que entro em blogs e vejo resenhas positivas a respeito, no entanto não sei quando poderei comprá-lo, já que estou tentando manter a promessa de não comprar livros por enquanto. O incrível é que ainda não vi uma resenha que apresentasse algo negativo... *-*
www.bonitapordentro.com
Oii,tudo bem com você?
ResponderExcluirEstou lendo meu exemplar então não tenho muito o que comentar, só que estou adorando. Vi várias pessoas decepcionadas com o livro, porque criaram expectativas demais, e outras como você que amaram o livro. Espero que eu faça parte do time que amou, haha.
Beijos da Jéss ♥
Brilliant Diamond | Fan Page
Olá José, adorei sua resenha, parabéns!
ResponderExcluirEsse é um dos livros que já está na minha "pequena" lista de desejados e espero poder ler em breve.
Beijokas da Quel ¬¬
Literaleitura
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirRealmente é um livro que fala sobre um assunto importante, mas confesso que esperava mais da história. Finalizei a leitura sem ter aquele sentimento bacana quando gosto de um livro. Concordo com o que você disse sobre o final, pois ficou faltando alguma coisa para entender o que aconteceu com Hayden.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Oie, José!
ResponderExcluirEu estava bem empolgada com o livro na época que todos estavam postando as primeiras impressões, mas agora posso dizer que nem tanto porque não é como eu pensava. Ainda assim, bela resenha.
Com carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/