quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

59# Resenha: Se Eu Ficar | Gayle Forman


Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.







Mia é uma garota comum de 17 anos. Seu pai é um ex integrante de uma banda de rock, sua mãe tem uma alma punk, seu irmão mais novo adora Alice Cooper, seu namorado tem uma banda que começa a alavancar na calçada da fama e ela ainda é uma incrível violoncelista (super comum rsrsrs).

Em um dia qualquer começa a nevar e as aulas são canceladas, assim ela, seu irmão e seu pai (que é professor) tem o dia inteiro livre, a sua mãe também decide tirar uma folga do trabalho. Assim, todos entram no carro da família e seguem em direção a casa dos avós de Mia. Entretanto, no caminho até a casa de seus avós, Mia e sua família sofrem um trágico acidente.

“Às vezes, você faz escolhas na vida e, às vezes, as escolhas fazem você.”

Mia acorda sem saber o que aconteceu e se depara com os resultados do acidente, seus pais estão mortos e ela não sabe o que aconteceu com seu irmão. Porém, o que a deixa mais impactada é ver seu próprio corpo sendo socorrido pelos paramédicos e levado até um hospital. 

Mia passa as próximas 24 horas perambulando pelo hospital, tentando descobrir o que aconteceu e recebendo visitas de parentes e amigos, mas ela terá de tomar uma decisão, a mais importante de sua vida: Partir ou Ficar?

"Agora percebo que morrer é fácil. Viver é que é difícil."

Se Eu Ficar é um livro curto, a minha edição tem menos de 200 páginas de estória, o resto são entrevistas e o primeiro capítulo da sequência, além disso, a fonte é grande, ou seja, dá pra ler rapidinho. O livro vai alternando os capítulos entre flashbacks da vida de Mia e os momentos dela perambulando pelo hospital.

O que me deixou desgostoso com o livro logo no começo foi a cena do acidente, foi algo que veio muito rápido na estória. Acho que a principal intenção da autora era emocionar o leitor e isso não ocorreu nesse momento, pois ainda não tinha dado tempo do leitor conhecer e se envolver com os personagens, esse fato tirou boa parte do impacto dessa parte do livro.

E pro falar em emocionar, Se Eu Ficar é um livro que foi feito pra emocionar, e realmente ele faz isso, mas não como eu esperava, eu estava com muitas perspectivas a respeito do livro, porém, ele não me emocionou como eu esperava que fosse acontecer, só teve uma cena que me fez ter um nó na garganta.

A Mia foi uma protagonista que não me convenceu totalmente, tipo, os seus pais morreram e ela simplesmente aceita numa boa. Qualquer pessoa teria passado muito tempo chorando e se lamentando por causa disso, mas a Mia não sofre por eles mais do que um capítulo.

Apesar de tudo, o livro tem uma ótima mensagem e boas reflexões para o leitor (quem for ler pode juntar uma boa quantidade de post-it). A escrita da autora também é muito boa e envolvente, pena que a personagem principal não me envolveu tanto assim.

Por fim, Se Eu Ficar é um bom livro, muitas pessoas adoram e se emocionam bastante, porém isso não aconteceu comigo. Recomendo a leitura.




4 comentários:

  1. Esse é um dos livros que eu mais quero!
    Gosto do jeito de Mia enfrentar as coisas rápido, um belo exemplo para mostrar que tudo passa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu tinha lá minhas duvidas sobre esse livro, já que ele é bem falado em outros blogs que eu vi.
    me interessei bastante, sem falar que já tem o filme.....
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Já li alguns comentários sobre como o livro não é tão emocionante quanto parece, mas ainda quero ler... Não assisti o filme ainda, mas espero que seja bom :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante desse livro!
    Foi ótimo lê-lo!
    Ah... Adorei o blog!
    Beijos!
    www.leitoraeternamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir