segunda-feira, 28 de julho de 2014

44# Resenha: Lendas Sagradas | Gilson Pinheiro


Autor: Gilson Pinheiro
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 448
Sinopse: No fi­nal do século XX, uma tragédia acometeu a família do médico Luigi, e todas as evidências apontavam como responsáveis os membros da Ndrangheta, a temível Má­fia Calabresa. Revoltado, o neurologista italiano disponibilizou os seus conhecimentos para projetar um Inibidor de Impulsos Cerebrais, afi­m de desvendar os mistérios do crime que abalou a sua vida, bem como para ser utilizado pelo Poder Judiciário em investigações preliminares. Mas a sua invenção acaba revelando muito mais do que crimes e assassinatos cometidos: desmistifi­ca teorias milenares da Bíblia e até mesmo a mais famosa aparição mariana.
Gualtiero, um mega empresário das comunicações propõe a Luigi publicar todas as descobertas num livro, que seria intitulado Lendas Sagradas. A Santa Sé toma conhecimento do projeto e envia o Cardeal Hendrik, para tentar impedir a publicação da obra. No entanto, o que ninguém esperava é que o encontro do clérigo com o neurologista mudaria alguns dogmas incontestáveis da Religião Católica.




"Assim como a escuridão é somente a falta de luz e o frio é ausência de calor, o mal é a ausência do bem."

Luigi é um neurologista, ele mora com sua esposa Giulia e sua filha Lorena na cidade de Perugia, na Itália. Após um terremoto, a casa de Luigi é destruída e ele precisa contratar alguém para arrumá-la, ele acaba contratando o ex-presidiário, e ex-mafioso, Bartolo, que está tentando mudar de vida. Depois de um certo tempo a casa é invadida e Lorena é sequestrada. Os bandidos pedem uma grande quantia pelo resgate e mesmo com o pagamento Lorena é assassinada.

Giulia coloca a culpe da morte do casal toda em Luigi, pois ele sabia que Bartolo era um ex-mafioso e mesmo assim o colocou dentro da casa deles. Bartolo é julgado e inocentado, pois faltaram provas que o incriminasse.

Anos se passam e Luigi não desistiu de tentar provar que Bartolo é o culpado pela morte de sua filha. Ele acaba criando o Cilindro da Verdade, um inibidor de impulsos cerebrais que força as pessoas à falarem a verdade. Essa máquina acaba sendo usada em julgamentos e num desses julgamentos uma das testemunhas possuí Síndrome de Down, e então Luigi descobre outra utilização para a sua máquina.

Junto com a ajuda financeira do empresário Gualtiero, Luigi irá revelar o segredo por trás das 'verdades' bíblicas, como o nascimento de Jesus Cristo. Para mostrar essas verdades ao mundo ele decide publicar um livro contando tudo o que descobriu, esse livro se chama Lendas Sagradas, isso acaba caindo nos ouvidos do Vaticano que manda o Cardeal Hendrick para tentar impedir a publicação do livro.

"O ódio é como um câncer, Luigi, que corroí não somente os nossos órgãos internos, mas também a própria alma."

Lendas Sagradas é um livro polêmico, bem estruturado, com uma estória interessante e que prende a nossa atenção.

O autor se usou de diálogos inteligentes para criar uma estória fascinante que, apesar de não ter me cativado tanto assim no começo, me surpreendeu muito. Citações bíblicas foram utilizadas pelo autor durante o decorrer da narrativa, provando assim que este pesquisou muito bem antes de começar a escrever.

Luigi foi um personagem diferente do que estou acostumada, ele é totalmente descrente, não acredita em Deus e nem em milagres, e foi justamente essa descrença dele que fez com que a estória se desenvolvesse. Outro personagem que me encantou foi o Cardeal Hendrick, ele se mostrou um grande amigo para Luigi no decorrer da trama, apesar dos dois descordarem muito.

O final foi surpreendente pra mim e com certeza pro Luigi também.

Como pontos negativos eu tenho que citar a repetição de frases e explicações no livro, isso deixou a leitura cansativa em algumas partes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário