sábado, 19 de julho de 2014

43# Resenha: O Enigma da Espada | Poliana Nogueira


Autora: Poliana Nogueira
Editora: Multifoco
Páginas: 146
Sinopse: Os moradores da cidade de Belo Horizonte ficam chocados quando um homem é degolado por uma espada em uma rua do centro da capital. Esse seria mais um na estatística de crimes sem solução, se outros casos semelhantes a esse não voltassem a acontecer. Mel e Pedro resolvem investigar o caso, quando o seu professor torna-se uma das vítimas do serial killer. Eles contam com a ajuda de Ronaldo, um jornalista recém-formado ávido pela sua primeira reportagem, para desvendar o mistério que ronda essas mortes. Os três arriscam a própria segurança na medida em que vão ligando os fatos, que os deixam ainda mais próximos de conseguir desvendar esse mistério. Mas até que ponto eles podem se envolver sem correr riscos? Se eles soubessem a resposta recuariam antes que fosse tarde! O enigma da espada é um policial juvenil que irá instigar o leitor a se unir a esses jovens para tentar descobrir a resposta dessa incógnita







O livro se passa na cidade de Belo Horizonte. Um homem é encontrado morto, degolado pra ser mais exato. Os amigos Mel e Pedro começam a investigar o caso do assassinato, pois o professor deles também foi vítima do Serial Killer, eles contam com a ajuda de Ronaldo, um jornalista em busca de uma reportagem de primeira página. Os três são avisados pelo delegado Vilella, que esta investigando o caso, de que não devem interferir, mas eles como todos os mocinhos não ligam pro que ele diz e vão tentar descobrir quem é o assassino e porque ele está matando essas pessoas.

Foi um resumo bem pequeno, afinal o livro é curtinho e se eu falar demais acabo soltando spoiler. Primeiramente, quero dizer que a minha leitura desse livro foi no tempo recorde, eu li em um dia. A autora tem uma escrita envolvente e eu não parei de ler até terminar.

Apesar de ser curto para um livro de mistério, a trama foi bem elaborada e teve um ótimo desenvolvimento. A narração é em terceira pessoa, e para um livro de mistério isso é muito bom, pois podemos saber de fatos que os personagens não sabem e podemos até desvendar o mistério antes deles. Entretanto, muitos autores de mistério erram ao narrarem em terceira pessoa, já que alguns deixam fácil demais pro leitor descobrir quem é o criminoso, deixando a estória sem graça, e isso não ocorreu com O Enigma da Espada.

Pra mim só faltou um pouco mais de desenvolvimento da autora por parte dos personagens. Não que ela os tenha deixado no vácuo, mas eu gosto de livros onde eu tenha a chance de conhecer os personagens, isso me faz ficar mais apegado a eles. Fora isso o livro é divino, fãs de mistério vão devorá-lo.

Paro por aqui, espero que tenham gostado. Abraços!



Um comentário:

  1. Pelo jeito o livro é bom, nossa ler em um dia é mesmo um recorde...
    Vou pesquisar mais a respeito dele e ver se o encontro pra ler tb
    bjs

    ResponderExcluir