quarta-feira, 9 de julho de 2014

42# Resenha: O Círculo Noturno Vol. I - O Uivar | Thiago Pined


Título: O Círculo Noturno - O Uivar
Editora: Baraúna
Páginas: 198
Sinopse: O Uivar conta a história de Bruno, um menino de 16 anos que sai de sua pequena cidade em Minas Gerais para morar com sua tia na cidade grande do Rio de Janeiro. Tudo começou quando ele começou à ver lobos enormes vagando pelas redondezas de sua casa, matando pessoas ... porém, alguma coisa acontecia, fazendo com que essas pessoas não morressem. Com isso, Bruno virou o garoto esquisito da sua cidadezinha e teve que ir para a cidade grande para se tratar do seu "problema". Mas quem disse que ele estaria a salvo? Tudo começou na primeira vez que ele pôs os pés em seu novo quarto; ele ouviu um uivo. Já em sua nova escola, Bruno conhece Jane; uma menina que começa a ser amiga dele. Diretora do Jornal de Escola, Jane começa a contar para ele sobre tudo que acontecesse naquela escola -- até um grupo que se forma nessa escola denominado O Círculo Noturno. O Circulo Noturno é um grupo que a cada dia cresce mais e mais, transformando as pessoas. È tudo muito estranho; um aluno da escola fica desaparecido por alguns dias e, de repente, ele volta como se nada tivesse acontecido, até que ele entra para esse grupo. O mais estranho é que a "capitã" do grupo, Izabel, tem alguma coisa à ver com Bruno, mas ele não sabe o que é.



Bruno é um garoto de 16 anos que vive em uma cidadezinha no estado de Minas Gerais. Ele começa a escutar uivos e à ver lobos rodeando sua casa. Todos pensam que ele está ficando louco e a única solução que seus pais encontram é mandá-lo morar com sua tia Cecily no Rio de Janeiro, para que ele receba o tratamento adequado.

Ao chegar no Rio, Bruno tem que mudar todo o seu jeito de ser, de 'caipira', como ele se intitula, à garoto de uma cidade grande. Sua tia (que não é uma megera, como vocês devem estar pensando) faz com que ele mude suas roupas e seu jeito de falar (ela contrata uma consultora de moda só para isso). Depois de todas essas mudanças, ele começa à estudar em uma escola particular.

Nessa escola ele forma novos amigos e também descobri que alguns alunos desaparecem, mas depois de uns dias eles voltam e se juntam a um grupo de estudantes que se intitula O Círculo Noturno.

O livro é bom, só precisa de mais desenvolvimento. A escrita do autor é fácil e você consegue passar as páginas rapidamente, entretanto, ela também é uma escrita um pouco amadora, talvez por este ser o primeiro livro lançado pelo autor.

O protagonista, Bruno, não me atraiu. O autor fez bem em fugir dessa coisa de que o protagonista tem que ser um garoto especial, que joga no time da escola, que sabe artes marciais, que é um super gênio, etc. Bruno é só um garoto normal, mas eu achei ele bem fraco e covarde, a ponto de se assustar com a sua própria sombra.

O mistério que o autor fez em torno dos lobos e do Círculo Noturno esteve presente em toda a estória, do começo ao fim, e além disso. O final da estória nos faz querer ler a continuação, pois termina em uma parte que realmente nos deixa com muita curiosidade para saber o que vem pela frente (tipo os finais de avenida brasil Avenida Brasil).

Acho que o ponto mais negativo do livro foi a revisão. Eu já li livros que tinham muitos erros de digitação, mas O Círculo Noturno também tem muitos erros de português, eu tenho certeza que ele não foi devidamente revisado pela editora.

Esta foi uma boa leitura para mim, não foi um dos melhores livros que eu li, mas eu gostei. Estou ansioso pela continuação, pois, como já afirmei, estou muito curioso para saber o que vem pela frente.




3 comentários:

  1. Olá! a capa do livro até que é interessante, mas lendo o sinopse não me agradei muito, até leria esse livro só se eu não tivesse nenhuma outra prioridade literária pela frente! Mas gostei de sua resenha bem escrita! ;)

    já estou lhe seguindo se poder retribuir ficarei grata! ;)

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, esse blog ta um fofo, adorei, já estou seguindo e virei visitar sempre...
    Ahhh A capa do livro é linda, mas eu odeio livros sem desenvolvimento ou com mtos erros ortográficos... Adorei a resenha.
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir