terça-feira, 1 de julho de 2014

38# Resenha: A Grande Rainha - Saga de Mitrax Vol. I | Sérgio Roberto de Paulo


Autor: Sérgio Roberto de Paulo
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 368
Sinopse: No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica.






O livro narra a vida de Aara, uma jovem camponesa de 16 anos que vive com seu padrasto (que a agride constantemente) e trabalha no bar de sua tia.

Um dia chega no bar de sua tia um homem muito mal educado e arrogante que estava colocando medo nos frequentadores do bar, além de ficar dando em cima de Aara. A tia de Aara não querendo perder os fregueses manda o homem se retirar de seu estabelecimento, este sai de lá bufando de raiva e soltando ameaças. Aara vendo tudo e com medo de um futuro combate em sua vila, foge e vai falar com o rei para que o mesmo mandasse ajuda. Nessa longa viagem ela acaba encontrando os dois filhos do rei que se mostram muito prestativos e ajudam ela, mas nesse meio tempo eles são capturados e levados por gnomos, mas eles são soltos e tudo se resolve, pois os gnomos descobrem que Aara pode ser a nova Grande Rainha, já que ela consegue acender um cristal lá (coisa de doido).

"O espaço e o tempo são coisas bastante relativas… e ilusórias…"

Gdu, o Rei dos Gnomos, resolve levar Aara para o reino e coroa-la como Grande Rainha, quando eles chegam ao reino muitos não acreditavam que ela seria A Grande Rainha, dentre estes estava o mago Aldebaran, mas depois de passar em um teste de sabedoria, ela é declarada como A Grande Rainha. 

Agora Aara tem o papel de destruir o poderoso exército de Mitrax, o vilão da estória que tem como objetivo pegar alguns cristais muito poderosos. Para que consiga derrotar o inimigo, ela tem que ser treinada nos 11 ensinamentos, pois o 12º só pode ser aprendido por magos. Aara é ensinada por Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae.

Cada um dos ensinamentos tem uma parte teórica e a parte pratica. E aqui está um dos pontos positivos do livro, ao mesmo tempo em que Aara vai refletindo e compreendendo estes novos conhecimentos, o leitor também vai compreendendo e crescendo com ela.

“Apesar de todas as dores, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Não desistas dela, ame cada segundo da tua vida e não deixes que nenhuma outra alma sequer, abaixo desse céu, desista dela”

A respeito dos personagens, a Aara se mostrou o tipo de protagonista que todo o leitor gosta, apesar de ter começado como uma camponesa, ela cresceu no decorrer da estória, se tornando uma grande mulher, de coração puro e bondoso. E eu não podia deixar de falar de Gdu o gnomo e fiel escudeiro da Grande Rainha, ele foi o meu personagem favorito, ele era super engraçado, ele sempre tinha uma estória absurda para contar.

O autor está de parabéns, afinal é difícil encontrar um livro de literatura fantástica que seja original hoje em dia. A leitura foi leve e bem completa. Não ficaram grandes lacunas no enredo, ao terminar o livro eu me senti satisfeito, foi um final surpreendente que deixou uma pequena brecha para a continuação, que estou louco para ler.

A capa é linda e a diagramação também está ótima, claro que eu encontrei uns errinhos de ortografia, mas isso não me atrapalhou em nadinha. 

Para quem curte fantasia, o livro é um prato cheio.



2 comentários:

  1. Me apaixonei por esse livro pela capa. E depois ao ler a premissa...Agora que li sua resenha, meu desespero pra tê-lo aumentou mais ainda....Como fã de fantasia, sei que vou adorar esse livro,pois ele parece ser uma trama bem elaborada e cheia de surperesa.. Parabéns pela ótima resenha...bjs

    ResponderExcluir