sábado, 29 de março de 2014

23# Resenha: O Bisturi de Ouro | Chaiene Santos


Autor: Chaiene Santos
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 208
Sinopse: Um médico se torna um dos melhores cirurgiões de sua época. Apesar de ter tido uma infância pobre, Eduardo sempre se dedicou aos estudos, seguindo os conselhos de sua mãe, que era muito inteligente e conseguia enxergar o futuro com os olhos da sabedoria. No começo, seu pai não lhe dava apoio. Todavia, ele entendeu que o desejo penetrado no coração do jovem estudante era uma mola propulsora que o faria alcançar o seu objetivo e passou a apoiá-lo com os poucos recursos que possuía. O médico enfrentará um inimigo homicida, escondido sob o manto da amizade e terá de enfrentar um grande dilema: o desejo de vingança ou de perdão.

''Deus não poderia estar em todos os lugares e, pensando assim, fez as mães.''

O livro se passa na década de 80 e conta a história de Eduardo,um garoto de família humilde, mas que sempre lhe deu muito amor a carinho. Seu sonho era o de cursar uma faculdade e se tornar um médico, sonho este que era compartilhado juntamente com sua mãe. Entretanto, eles não tinham capacidade financeira para isso e o pai de Eduardo acreditava que o melhor era o filho começar a trabalhar e esquecer esse sonho. Vendo o sofrimento do filho em relação a seu sonho, a mãe de Eduardo começa a trabalhar costurando e confeccionando roupas.

Eduardo estuda em um colégio que é pago pela fábrica onde seu pai trabalha, e lá todos os alunos são de famílias mais endinheiradas que a dele. Mesmo assim, Eduardo é o aluno mais inteligente de sua sala e também possuí as melhores notas, e assim conquistando a admiração de seus colegas e professores, mas também despertando a inveja em alguns alunos. Glauco é um desses alunos, e sempre implicava com Eduardo, mas depois de um tempo ele pensa que seria melhor para ele começar uma "amizade" com ele.

Um dia eles estavam na casa de Eduardo, e ele pede dinheiro à sua mãe para irem ao cinema, e quando ela vai pegar o dinheiro acaba mostrando onde guarda as economias para a faculdade do filho, e assim desperta a cobiça de Glauco. Glauco então começar a planejar o roubo do dinheiro.

"Os sonhos nos ajudam a chegar ao lugar mais alto de uma escada. Os degraus devem ser subidos um de cada vez, sem pulá-los nem prejudicar outras pessoas. Como início de um projeto de vida, o sonho e a força de vontade nos ajudam a enfrentar obstáculos e a seguir em frente".

O livro é bem interessante, ele conta a trajetória inteira da vida de Eduardo, desde sua infância até o auge de sua carreira. E esta trajetória esteve sempre cheia de desafios por todo o livro. A história também é leve e gostosa de se ler, e com uma pitada de suspense.

A história também se focava algumas vezes na vida amorosa do protagonista, entre suas paixões esteve a bela Helena, que foi seu maior amor, entretanto eles tiveram que se separar por causa de problemas financeiros, mas Helena ainda tem uma participação no final do livro.

O autor não se prendeu em detalhes na história, foi uma leitura bem direta, em partes eu achei isso bom, pois o livro não fica cansativo, em contrapartida, existem partes da história que uma descrição mais profunda ficaria ótimo, por exemplo na descrição de cenários, que acho que deveriam ser uma coisa importante nesse tipo de leitura.

Os personagens são bem construídos, principalmente Eduardo e Glauco, ambos são o oposto um do outro, Enquanto Eduardo é um jovem educado, trabalhador, dedicado, estudioso, e de grande caráter, já Glauco é completamente sem caráter, ele é uma pessoas que passaria por cima de tudo para conseguir o que quer.


Não encontrei muitos erros de ortografia no livro, as folhas são amareladas e a capa é incrível, ela tem tudo a ver com a história.

Em relação ao final do livro: eu sinceramente não gostei muito, tipo, o final feito pelo autor foi bom, mas poderia ter sido bem melhor. O autor poderia ter colocado um pouco mais de ação ou algo assim, teria ficado melhor na minha opinião.

O Bisturi de Ouro é uma história sobre dedicação, trabalho, caráter e acima de tudo, acreditar em você mesmo, sem ter que enganar os outros para conseguir o que deseja. 

Bem, minha nota é um 3, por causa de alguns aspetos da história (que não posso falar porque seria spoiler) e pelo final que me desapontou um pouco. Mesmo assim eu recomendo o livro, é uma linda história, pode confiar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário