sábado, 26 de agosto de 2017

[189] Resenha: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado | Thalita Rebouças


Título: Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado
Autor(a): Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos. Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto. No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro. A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.

Os acontecimentos deste livro se passam algum tempo depois do fim do primeiro livro, mas os dois podem ser lidos independentemente, ou seja, a resenha não contém spoilers do livro anterior. O protagonista deste segundo volume é Davi, o melhor amigo de Tetê, protagonista do primeiro volume.

"Querido, quem precisa definir a gente são os outros, para nos entender. Esse problema é deles! A gente só precisa sentir o que a gente sente! E ser o que a gente é! Não precisamos de definições sobre o que somos para viver coisas boas."

Davi é tudo o que o título diz, nerd e muito tímido, e para completar de vez, talvez ele esteja apaixonado. Mas como ele pode lidar com o amor quando não consegue falar sequer um 'oi' sem se atrapalhar completamente? Outro fato sobre Davi, ele é fascinado por astrologia e todo esse interesse o leva à entrar em um curso sobre o assunto. Nesse curso ele acaba conhecendo Milena, uma garota muito simpática e de beleza estonteante, que abala o seu dia e faz Davi pensar um pouco mais sobre seus sentimentos, uma zona que ele desconhece completamente. 

Nesse livro também apresentados a diversos personagens que também estão presentes no livro anterior, como Tête, Zeca, Erick e Samantha. Convivemos o dia a dia desses jovens em sua escola, que caminhava normalmente até que Samantha apresenta seu novo amigo de Portugal, o que provoca um grande alvoroço na escola e desperta muitos interesses.

Nas páginas que se seguem, Davi descobre que estar apaixonado tem muitos altos e baixos, iré enfrentar os dilemas e descobertas da adolescência, além de aprender grandes lições sobre o amor e sobre si mesmo.

"A saudade é um buraco esquisito no meio do peito, um sentimento com o qual não se aprende a lidar. Você simplesmente vai levando, leva do jeito que dá."

Este é o segundo livro que leio da Thalita Rebouças e ele conseguiu ser melhor que o anterior. A escrita da Thalita é sensível, envolvente e bem humorada, perfeita para os jovens leitores, além dos personagens viverem e representarem de forma perfeita situações que são muito comuns nessa faixa etária. Diálogos rápidos, conversas por aplicativos de celular, citação de músicas de diferentes décadas e estilos, tudo isso contribui para mergulhar o leitor jovem nessa leitura. Além disso, a autora fala de diversos temas importantes no livro, como amor, sexualidade, amizade, relacionamentos e da necessidade dos rótulos.

A forma como os personagens são explorados é muito bem feita, Davi é um protagonista muito bem trabalhado, nele estão representados vários jovens que passam por problemas com a timidez, além de retratar de forma sensível e fiel problemas e descobertas comuns da adolescência, como o primeiro amor. Os personagens secundários também são ótimos, principalmente o Zeca e a Tête, que rendem momentos de diversão, aprendizado e dramáticos com o protagonista.

“Não está certo a gente deixar de fazer o que gosta, deixar de ser feliz, deixar de ser quem a gente é por causa de preconceito, principalmente preconceito dos outros. “

O livro é tem uma ótima dose de reviravoltas e o mesmo desvia em certo momento para um rumo que me surpreender bastante! Além disso, em vários momentos da história, o Davi analisa os mapas astrais dos personagens, de uma forma interessante e que é bem comum hoje em dia, afinal, quem não tem um amigo que quando conhece alguém pergunta o signo antes do nome?

Por fim, Confissões de Um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado é um livro sensível, que fala de sobre diversos temas importantes, mergulhando de cabeça nas angustias e descobertas do mundo dos adolescentes, que com certeza devem ler este livro, pois a identificação com algum dos personagens é certa. Livro recomendadíssimo!



10 comentários:

  1. Estou muito curiosa para ler este livro. Primeiro porque gostei muito do livro da Tetê e segundo porque sou dessas que quer saber o signo da pessoa, mas geralmente pergunto o nome primeiro. É uma leitura leve, que ajuda a desestressar de dias pesados. Que bom que você gostou! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tudo bom?
    Nunca li nada da autora, mas morro de vontade, pois sei um pouco, sobre o talento dela como escritora. Já tinha ouvido falar nesse livro em especifico,fiquei interessada gosto de leituras onde fica claro a sensibilidade da autora bem como o ar cômico da narrativa.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  3. Adoro os livros da Thalita. Esse ainda não li, mas acho que todo os outros já. Quero muito ler e quando tiver oportunidade o farei, porque mesmo sendo mais voltado pro publico teen eles são interessantes para todas as faixas etárias.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Oiii!

    Eu gostei bastante de ter conferido essa obra, mas não se tornou um dos meus favoritos. Ainda assim, achei muito legal a forma como a Thalita usou a temática principal!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  5. Oii Manoel, tudo bem? Que bom que gostou tanto da leitura!! Eu não me vejo lendo o livro em um futuro próximo, mas achei a premissa interessante, e até agora não li um só comentário negativo :) Gostei da resenha!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. oi, que bacana saber que essa obra explora tão bem o mundo dos adolescentes. Eu não curto muito livros assim juvenis, mas eu acho que eles são uma ótima introdução no mundo da leitura para os dessa idade, e faz com que eles se identifiquem. Gostei de saber que além dos clichês habituais, a obra traz também um pouco de reviravoltas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Até dei uma chance pro livro da Tetê, mas não consegui, ela é um tanto chata, não me convenceu, então com certeza não lerei esse livro, não sou o público alvo da autora, de todos modos.

    ResponderExcluir
  8. Não é meu tipo de leitura, mas achei sua resenha muito boa. Deu pra saber um pouco mais sobre a obra!
    A capa também é muito bonita!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu li o livro anterior e adorei a narrativa da autora, achei bem divertida e muito envolvente. AInda não iniciei a leitura desse livro, mas espero fazer isso em breve.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Nunca li nada da Thalita Rebouças, mas sei os fãs que a mulher tem, e até agora não vi nenhum crítica sobre esse livro. Tenho muita curiosidade sobre e o anterior e você me deixou mais animada ainda. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir