terça-feira, 16 de maio de 2017

[176] Resenha: O Sol Também é Uma Estrela | Nicola Yoon


Título: O Sol Também é Uma Estrela
Autor(a): Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Natasha: Sou uma garota que acredita na ciência e nos fatos. Não acredito na sorte. Nem no destino. Muito menos em sonhos que nunca se tornarão realidade. Não sou o tipo de garota que se apaixona perdidamente por um garoto bonito que encontra numa rua movimentada de Nova York. Não quando minha família está a 12 horas de ser deportada para a Jamaica. Apaixonar-me por ele não pode ser a minha história.
Daniel: Sou um bom filho e um bom aluno. Sempre estive à altura das grandes expectativas dos meus pais. Nunca me permiti ser o poeta. Nem o sonhador. Mas, quando a vi, esqueci de tudo isso. Há alguma coisa em Natasha que me faz pensar que o destino tem algo extraordinário reservado para nós dois.
O Universo: Cada momento de nossas vidas nos trouxe a este instante único. Há um milhão de futuros diante de nós. Qual deles se tornará realidade?

Natasha nasceu na Jamaica, mas se mudou com a família para os EUA aos 8 anos de idade, onde reside ilegalmente. Ela é o tipo de pessoa bem cética, que não acredita em sonhos, sorte, destino ou até mesmo amor, ainda mais depois de receber a notícia de que sua família será deportada para a Jamaica, já que descobriram que eles eram imigrantes ilegais. Daniel é um jovem americano filho de pais asiáticos e ele é o oposto de Natasha, sonhador, romântico incurável e poeta nas horas vagas. 

No último dia de Natasha nos EUA, ela decide ir até o departamento de imigração tentar uma última vez fazer com que sua família não seja mandada embora e, nesse mesmo dia, Daniel está se preparando para sua entrevista de admissão para a faculdade de medicina, que é o desejo dos seus pais, mas ele não tem certeza se é o seu. Os caminhos deles se cruzam nesse dia cheio de possibilidades, um dia que será decisivo na vida de ambos e poerá trazer grandes mudanças.

"Segundo os cientistas, existem três estágios no amor: desejo, atração e ligação. E, por acaso, cada estágio é orquestrado por substâncias químicas - neurotransmissores - no cérebro. (...) Natasha conhece esses fatos friamente. (...) Por isso sabe: o amor não passa de substâncias químicas e coincidência. Então por que Daniel parece algo mais?"

O Sol Também é Uma Estrela é o segundo livro de Nicola Yoon, autora de Tudo e Todas as Coisas, que já li, amo e cujo filme sairá em breve nos cinemas. Eu tinha grande expectativas para esse livro e elas foram superadas, aniquiladas e abaladas pela maravilha que é essa história. A escrita da autora continua maravilhosa, poética e de fácil leitura, mas cheia de sentimento, significado e simbolismos ao decorrer da narrativa. A história inteira do livro, exceto o epílogo, se passa em um único dia, sendo intercalada entre capítulos narrados pelos dois protagonista e alguns capítulos extras sobre os personagens secundários.

Os personagens do livro são muito bem construídos e cada um deles é importante para a história. Natasha e Daniel são um casal totalmente improvável, eles são muito opostos, mas eu torci muito para eles durante a história. Mesmo o romance tendo acontecido de maneira muito rápida, eu não consegui achar forçado, pois aquele dia que eles estavam vivendo era tão importante, decisivo e intenso para os dois, que é quase justificável a forma como eles se agarram um ao outro. Além disso, a autora conseguiu dar importância a todos os personagens da história, até mesmo os que mal aparecem no livro. Essa importância se estende aos acontecimentos do livro, os pequenos detalhes, nada é sem motivo.

"Têm a sensação de que o amor muda todas as coisas o tempo todo. É para isso que existe o amor."

Outro fato importante do livro são os temas abordados no decorrer da história, amor, imigração, racismo, destino, futuro, cobrança dos pais, tudo isso é tratado no livro de uma maneira sutil e bem feita. A história do livro só torna reflexiva a todo momento, levando o leitor a pensar sobre os vários temas abordados, além de nos fazer pensar sobre coisas como o destino e sentimentos.

O final do livro é incrível e os últimos parágrafos foram a minha destruição emocional, é um final que eu não esperava e me deixou positivamente abalado e extremamente feliz com toda a história. Não preciso nem dizer que a capa é linda e a diagração é simples, com detalhes no começo de cada capítulo.

Por fim, O Sol Também é Uma Estrela é uma história maravilhosa, reflexiva, com personagens bem escritos e carregada de sentimento, que merece ser lida por todos e ganhou um lugarzinho no meu coração.




15 comentários:

  1. Oii
    Tenho visto cada vez mais e mais resenhas positivas sobre este livro, e a sua não foi diferente. É muito bom saber que suas expectativas foram superadas e que o livro te tocou. Quando soube que a narrativa se passava em apenas um dia achei que poderia ser cansativo, mas, pelo visto, é bem o contrário. <3
    Já está na lista.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Já li outras pessoas elogiando o livro, a arte da capa também é uma questão a parte, é de chamar atenção de qualquer leitor.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, só ouço maravilha sobre essa autora, mas mesmo assim, nunca tive vontade de ler nada dela. Mas parece que esse livro é diferente e acho que gostaria da leitura dele. Colocarei ele na minha lista, que sabe sou surpreendida.

    ResponderExcluir
  5. Oi, José.
    Estou com esse livro aqui na estante, só esperando um tempo livre para conhecer essa história!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu já fiz a leitura desse livro e adorei bastante da trama! Não é o primeiro livro que leio da autora, e mais uma vez fiquei encantada com a trama que encontrei.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oiii José tudo bem?
    Tenho visto bastante resenhas a respeito desse livro e confesso pra ti que despertou tamanho meu interesse, parece ser uma história tranquila e ao mesmo tempo linda.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Já tive contato com a escrita da autora e até que gostei, mas não achei isso tudo não. Por conta das criticas que andei lendo dos livros dela, eu meio que esperava mais, por isso não me interessei muito por esse lançamento. Mas fico feliz que tenha gostado...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Li apenas um livro da autora e amei muito, então, é claro que quero ler este livro aqui também. Adorei você falar que o final é incrível, me deixou ainda mais interessada.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, José!
    Esse livro é incrível! Fiz resenha dele recentemente.
    Fiquei encantado com a escrita da Yoon. A autora trabalha mesmo muitas temáticas em um único dia. Achei isso muito bem elaborado. ^^
    Ainda não li "Tudo e Todas as Coisas", mas quero muito!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  11. Cada vez que vejo uma resenha sobre esse livro só aumenta a minha curiosidade!
    Doida pra ler !

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu li e achei ok, nada demais. Fizeram muito barulho a toa, pois achei a trama bem fraquinha em relação a premissa. Enfim, que bom que curtiu a história.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Sou encantada por essa capa e esse título que me lembra outro livro que tem uma tendência natural em fazer os leitores chorarem horrores e esse parece ter essa habilidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola José eu ainda quero muito ler esse livro, adorei os temas abordados, adoro escritas repletas de emoções, e pelo visto o livro te conquistou mesmo, pretendo ler os dois livros da autora. abraços

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. Oiiii!!!

    Eu ainda não li esse livro, mas com toda certeza quero fazer em breve!! A sua resenha está super bem escrita e muito envolvente. Fiquei feliz em ver que a autora te ganhou tbm!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir