quarta-feira, 26 de abril de 2017

[171] Resenha: Caraval | Stephanie Garber


Título: Caraval
Série: Caraval (Livro 1)
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Americanas | Saraiva | Submarino
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

Scarlett e sua irmã Donatella vivem em uma pequena ilha e são praticamente prisioneiras do pai, o Governador Dragna, que se tornou um homem totalmente impiedoso e cruel depois do desaparecimento de sua esposa. Desde de pequena, Scarlett envia cartas ao Mestre Lenda do Caraval, conhecido por possuir o show circense mais mágico e incrível que existem, pedindo que ele venha até a sua ilha para trazer mágica e alegria a sua vida e a da irmã. Anos se passam e Scarlett nunca obteve resposta, agora ela está prometida a casamento a um Conde desconhecido, pois ela vê nesse casamento uma forma de finalmente sair da ilha de seu pai e levar sua irmão junto com ela.

Contudo, dias antes do casamento, Scarlett recebe uma carta do Mestre do Caraval, onde o mesmo convida ela e sua irmã para participar do Caraval neste ano. Scarlett fica animada com o convite, mas logo vê que sua ida é impossível, por conta de seu casamento, porém Donatella não desisti tão fácil da ideia e acaba por armar um plano para sequestrar a irmã, dopando-a e levando-a ao Caraval junto com ela. Ao acordor, Scarlett se vê na ilha particular do Mestre do Caraval, onde o espetáculo acontece, mas acaba descobrindo que sua irmã sumiu e a única forma de encontrá-la é participando e vencendo o Caraval, que funciona como uma espécie de jogo circense cheio de magia, que mistura ficção e realidade. Entretanto, o seu tempo está contado e muitos desafios a esperam nessa aventura onde nem tudo é o que parece.

"Scarlett não simpatizava com a ideia de destino. Ela costumava acreditar que, se fosse boa, coisas boas lhe aconteceriam. O destino a fazia se sentir impotente e desesperançada, com um sentimento geral de desimportância. Para ela, o destino era como versão maior e onipotente de seu pai, roubando suas escolhas e controlando sua vida sem nenhuma consideração para com os sentimentos dela. O destino significava que nada do que ela fizesse importava."

Esse ano a Editora Novo Conceito vai iniciar a publicação da série Caraval da autora Stephanie Garber e disponibilizou o e-book do livro para que nós, parceiros, pudéssemos ler a história com antecedência, o que eu adorei, pois eu já conhecia o livro e estava louco para que ele fosse lançado no Brasil. Apesar de ser o livro de estréia da autora, a história de Caraval é fantástica, muito bem escrita e maravilhosamente mágica. A escrito da autora é muito envolvente e me fez mergulhar de cabeça no universo que a mesma criou.

Caraval possui uma ótima ambientação, tudo é muito bem descrito, cenários, trajes, emoções, personagens, o que só contribuiu para a imersão dentro do universo da história. O desenvolvimento da narrativa também é ótimo, com momentos surpreendentes e mágicos, além de muitas charadas e mistérios, visto que o Caraval funciona como uma espécie de competição de caça-ao-tesouro, cheio de pistas a serem desvendadas e muito interessante de se acompanhar.

''Scarllet tentou se desvencilhar, mas o olhar dele a fez parar. Julian nunca a olhara para ela daquele jeito. Às vezes ele a fitava como se quisesse ser a sua ruína, mas agora era como se quisesse que ela o arruinasse.''

Os personagens da história são muito bem caracterizadas e desenvolvidos, com personalidades marcantes. Scarlett inicia o livro como uma jovem sofrida e insegura, mas é impossível não gostar dela, principal por que é fácil compreender suas ações, visto o quanto ela sofreu nas mãos do pai. Além disso, ela cresce muito durante a história e se torna difícil não torcer por ela durante a narrativa. Donatella, por sua vez, é o oposto da irmã, aventureira e inconsequente, mas também compartilha do amor que sente por Scarlett e recebe dela, as duas funcionam quase como um complemento uma da outra e a relação delas no livro é emocionante. Ainda temos como personagem importante o marinheiro Julian, que funciona como um anti-herói e é um dos principais pivôs da evolução de Scarlett no livro, não vou mentir que adorei o clima de romance entre eles, apesar de isso estar longe de ser o foco da narrativa.

Caraval é um livro mágico e envolvente, bem escrito em todos os sentidos e uma estréia excelente de Stephanie Garber. Uma história que leva o leitor a praticamente participar do Caraval junto com os personagens e desvendar todos os mistérios junto com eles. Estou ansioso pela sequência e espero que ela não demore a ser lançada!






9 comentários:

  1. Olá
    Amo livro com essa pegada mágica que este parece ter, mas tem algo que eu ainda não consegui descobrir o que é que está me incomodando e está me deixando com o pé atrás com relação a leitura. Acho que ainda preciso pesquisar mais.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu vi algumas pessoas nas redes sociais falando desse livro, mas eu não sabia sobre o que se tratava a história e agora estou entendendo porque vi comentários tão positivos.
    Não tinha me despertado a curiosidade antes, mas agora que li a tua resenha fiquei com vontade de conhecer esse livro.
    Gostos de livros que a história se desenvolve sob um véu de mistério.
    Espero ter a oportunidade de ler.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oiii José tudo bem?
    Menino eu tenho bastante vontade de ler esse livro que você nem imagina, conhecer esse outro mundo vai me inspirar ainda mais a ler o quanto antes, ótima resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Lendo a sua resenha - não que ela lembre - mas por conta do jogo me fez lembrar de jogos vorazes. rs Fiquei curiosa sobre essa "caça ao tesouro", gostei da premissa, não conhecia a autora também. Dica super anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, José.
    Tenho lido boas críticas sobre esse livro e sua resenha me deixou mais curiosa para conhecer essa história.
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    O nome do livro, já remete a uma história bem elaborada e com magia e suspense e isso me atraiu consideravelmente.

    Espero não me decepcionar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Só a sinopse instiga demais, com a sua resenha fica impossível não ler. Vi muitos pessoas divididas entre gostar ou não, mas acho a premissa tão bacana, e único, que não tem como a autora errar haha Dica mais que anotada. Adoro magia, suspense e fantasia <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Já li outros comentários positivos e, mesmo não sendo o estilo de livro que prefiro, confesso que fiquei curiosa. Vou pesquisar mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá José!
    Já li tantos elogios para esse livro que sinto como se já tivesse feito a leitura dele e me apaixonado também. Tudo nessa trama parece ser muito bem construída e trabalhada e achei isso um ponto muito positivo.
    Vou super anotar essa dica.
    Beijos

    ResponderExcluir