quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

[159] Resenha: Um Gato de Rua Chamado Bob | James Bowen


Título: Um Gato de Rua Chamado Bob
Autor(a): James Bowen
Editora: Novo Conceito
Páginas: 208
Saiba mais: Skoob
Sinopse: James é um músico de rua lutando para reerguer-se. Bob É Um Gato de Rua à procura de um lugar quente para dormir. Quando James encontra Bob no corredor de seu prédio, não tem ideia do quanto sua vida está prestes a mudar. Ele, despretensiosamente, cuida de Bob e, depois, permite que o gato siga seu caminho, imaginando que nunca o verá novamente. Mas Bob jamais o abandonaria... 
“Um Gato de Rua Chamado Bob” é uma sensação internacional, permaneceu na lista dos mais vendidos na Inglaterra por 52 semanas consecutivas e foi publicado em 26 países ao redor do mundo. Uma história comovente de superação sobre uma improvável amizade entre um homem e o gato que o adotou e transformou sua vida completamente.

James é um jovem que viajou para Londres em busca de realizar seus sonhos, mas acabou encontrando somente o fracasso por lá, chegando a se tornar um morador de rua por certo tempo, encontrando "apoio" somente nas drogas. Atualmente ele encontra-se em reabilitação, mora em um pequeno apartamento, se sustentando com o dinheiro que ele ganha tocando violão para estranhos na rua.

"Além de me trazer mais rotina e senso de responsabilidade, ele também me fez dar uma boa olhada em mim mesmo. E não gostei do que vi."

Esse quadro nada bom da vida de James começa a mudar quando um dia, chegando ao seu apartamento, ele encontra um pequeno gato laranja, que se mostra muito dócil e mais carinhoso que o próprio James, que acaba gostando do animal, mas fica com receio de adotar o gato, pois ter um animal de estimação é algo complexo por natureza, ainda mais com a situação nada favorável em que ele se encontra. Contudo, com o passar dos dias o gato não se foi e acabou ganhando a afeição de James, que decide se tornar seu dono, dando ao bichano nome de Bob.

Como James não possui família, ele acaba dedicando todo o seu tempo livre e carinho ao Bob, que retribui na mesma medida. Com isso, Bob acaba se tornando o único propósito de seu dono para querer mudar de vida e vencer as dificuldades. Juntos, eles vão descobrir que a amizade entre um humano e um animal pode ser extremamente forte e transformadora.

"Era como se alguém houvesse puxado as cortinas e lançado um pouco de luz do sol em minha vida. É claro que, de certa forma, alguém havia feito isso mesmo."
Desde que comecei  ler livros frequentemente, eu tinha vontade de ler este livro, não porque se tratasse de uma história sobre um gato (não sou muito chegado a gatos), mas sim pelo fato de se tratar de uma autobiografia de alguém que teve a vida mudada por esse animal. A história de James e Bob é muito cativante e encantadora, a forma como a relação deles acaba se tornando um ponto de apoio para James é muito interessante de acompanhar.

A escrita do livro é simples, mas muito sincera, é possível ver a mudança na vida de James conforme ele narra cada acontecimento. O livro é uma lição de vida e superação, ao terminar a leitura eu senti aquela sensação de coração aquecido, é uma leitura muito agradável de se fazer.

"A transição pode ser difícil, você pode ter sintomas de abstinência bastante intensos —disse ele, inclinando-se para mim.
— Isso é problema meu — respondi — Mas quero fazer isso. Quero fazer isso por mim e por Bob."

Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história sobre superação, amizade e, principalmente, amor, um livro muito cativante. Esta é uma leitura que recomendo para todos, inclusive para aqueles que tem um animal de estimação, pois a identificação é garantida. Vale lembrar que o livro virou filme ano passado, estou louco para assisti-lo e ver se irá me agradar tanto quanto o livro.





21 comentários:

  1. Oieee, amei essa capa esta tão fofa! ainda não li o livro e fiquei curiosa para conhecer a história desses dois! dica anotada!

    bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ouvi falar do filme e não sabia que havia um livro. Tenho curiosidade em assisti-lo. Agora com sua resenha fiquei afim de ler primeiro o livro. Dica anotada!
    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi... a história é realmente tocante, já li quando ele foi lançado... sinceramente, eu acho uma besteira a editora lançar mais uma versão desse livro, por que já tinha duas, e agora a com a capa do filme.... mas fico feliz que tu tenhas gostado da leitura, que realmente é linda... ansiosa pelo filme tbm..... amo gatos! E Bob é especial. :) abraços literários!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Manoel!
    Que história mais linda! Muita superação mesmo. Já tinha visto o livro por aí, mas nunca me interessei em ler. Fiquei curiosa agora.
    Não conta como ele chegou a superar tudo e vir a escrever um livro? E claro, agora ter um filme de sua história?
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Este é um livro que já esteve na minha estante e eu acabei doando porque não tinha interesse em ler, mas agora a sua resenha conseguiu me deixar animada para ler. Goto de histórias de superação e sentir isso na leitura, é muito encorajador.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda e acho que, se olhasse só a capa, não me interessaria muito. Mas sua resenha ganhou minha curiosidade. O livro parece ser encantador e, principalmente, inspirador.
    Eu também não conhecia o filme, mas vou querer assistir.
    Adorei sua resenha e a dica. Vou adicionar esse livro na minha wishlist.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Não gosto muito de biografias, mais esta sempre me interessou. Ao contrário de você, eu adoro gatos!

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sempre acho que obras que trazem animais de estimação nos permitem uma reflexão maior em relação ao real sentido do que é amizade verdadeira. Um ótimo exemplo é "Marley e eu". Já conhecia o enredo do livro que acabou sendo adaptado paras as telonas. Parabéns pela resenha! Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Faço da parte que você falou sobre ter vontade de ler esse livro as minhas, porque também não gosto muito de gatos, mas também fiquei curiosa pra saber como esse gato mudou a vida de James. Deve ser um bom livro pra refletir sobre as pequenas coisas da vida!
    Eu tô com esse livro aqui, vou ler o mais rápido!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Sempre vi esse livro nas prateleiras de livrarias, mas nunca tive interesse em saber do que se tratava, mas após ler a sua resenha fiquei bem interessado pela história. Parece ser uma história maravilhosa!

    http://desencaixados.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Manoel!

    Tudo bem? Eu tenho vários livros desses aqui em casa (inclusive dos mesmos!) e nunca li nenhum porque simplesmente não desperta a minha curiosidade e mesmo com a sua resenha positiva e ressaltando o fato de que essa é uma história de superação e amizade, ainda assim não tenho vontade de ler nenhum dos livros do Gato Bob

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Caramba, não sabia que esse livro era uma autobiografia, achei sensacional pois dá uma realidade ao livro. O livro deve ser muito interessante e fiquei muito curiosa pra saber como o gato muda a vida de James!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  13. Olá amore,
    Nossa tenho visto muitos comentários desse livro, e já quero ler. E olha que sendo BEMMM sincera não curto muito gatos, massss... acho que vou abrir uma exceção pra esse.
    Adorei sua resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  14. Oi Manoel, acredita que ainda não tinha lido nada sobre esse livro? obras com animais sempre são interessantes, apesar de eu ser uma pessoa que não tem animal de estimação, acabo gostando do enredo que tais livros apresentam. Vou olhar melhor se me deparar com esse título! Afinal, adoro biografias. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Já ouvi falar do livro, mas não sabia da adaptação cinematográfica. Que surpresa boa!
    Também não sou afeita a gatos, mas tenho cachorro e amo, com certeza irei me emocionar com a obra, certeza.
    P.s:É viagem ver a capa do livro e a descrição e pensar em Garfield?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Tenho enorme curiosidade de ler esse livro justamente pelo que mencionou em sua resenha. Parece ser uma leitura agradável, que nos faz acreditar ser possível superar qualquer dificuldade quando o amor está envolvido. Nesse caso, James precisou do amor de um gato, de um animalzinho que dependia dele, para reaprender a viver. Gostei muito da sua resenha, os valores que destacou estarem presentes no livro são o que mais me atrai.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Já conhecia o livro e também o filme, mas nunca tive muito interesse em ler ou assistir.
    A história parece um tanto quanto comovente, mas também leve. Ainda assim, não é muito o tipo de leitura que desejo fazer no momento :/




    ourbravenewblog.weebly.com
    Participe do nosso TOP COMENTARISTA valendo um livro JANTAR SECRETO, do autor Raphael Montes :)

    ResponderExcluir
  18. Olá Manoel, como vai?
    Eu também sou louco para ler este livro, e vendo as impressões que você teve sobre o enredo, fiquei ainda mais curioso, e pensando em compra-lo por estes dias. Sou um apaixonado por animais, e ver como um conseguiu transformar a vida de alguém é bem interessante.

    ResponderExcluir
  19. Olá Manoel!
    Li este livro no ano passado e simplesmente amei! Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe muito bem o quanto eles influenciam em nossas vidas e foi exatamente isso que Bob fez com James. Influenciou em sua vida e a transformou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie Manuel, tudo bem?
    Deixa eu te contar uma coisa, assim como vc... quero ler esse livro a muito muito tempo... Essa é a primeira resenha que eu leio dessa nova edição do livro e amei...
    Quero muito conhecer o Bob e o James... é uma história que acredito que tem como objetivo mostrar como os animais sao anjos para nossas vidas.

    To errada?

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Vi que foi um fuzuê danado quando esse livro foi lançado, mas nã me interessei muito. Amo animais, mas são raras as vezes que me interesso por algum livro que os tenha como foco de história.

    O relato parece ser fascinante, tenho contato com pessoas que estão na mesma situação que o personagem principal e é impressionante observar o quanto um animal pode fazer diferença na vida de uma pessoa, ainda mais alguém que não tem muito ou nada. Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir