domingo, 25 de dezembro de 2016

[150] Resenha: Sete Minutos Depois da Meia-Noite | Patrick Ness


Título: Sete Minutos Depois da Meia-Noite
Autor(a): Patrick Ness
Editora: Novo Conceito
Páginas: 160
Saiba mais: Skoob
Sinopse: Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido. 
O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade. Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.

Conor O'Malley é apenas um garoto de 13 anos, mas que já possuí uma vida nada fácil de lidar, ele mora com a sua mãe que sofre de uma doença terminal grave (que piora a cada dia que passa), seu pai a muito tempo se divorciou dela e mora em outro país com a família, e ele não se dá nada bem com a avó materna, que está vindo para ajudar a cuidar da sua mãe. Além disso, ele não tem amigos, sendo praticamente invisível para seus colegas de escola, exceto por um grupo de garotos que insistem em atormentá-lo todos os dias.

"— Histórias são o que há de mais selvagem — disse o monstro com um estrondo — Histórias perseguem, mordem e caçam."

Fora cada uma dessas coisas, ele ainda tem todas as noites um pesadelo horrível, que o faz acordar tremendo e suando frio, um sonho que ele nunca ousou contar a ninguém, por medo da verdade que poderia vir a tona com essa revelação. Contudo, certa noite, às 00:07, ele vai até a sua janela e vê que o antigo teixo (uma grande espécie de árvore) que fica perto de sua casa ganha vida, se revelando um monstro terrível. Esse monstro diz que nas próximas noites virá lhe contar três histórias incomuns e que após isso Conor deverá lhe contar a quarta história, a sua verdade, algo tão poderoso quanto perigoso, que pode salvá-lo ou acabar com ele.

"(...) — Você sabe que sua verdade, a verdade que você esconde, Conor O'Malley, é o que você mais teme."

Sete Minutos Depois da Meia-Noite, originalmente intitulado O Chamado do Monstro, é um livro que sempre me despertou um interesse, mas nunca surgiu a chance para que eu realizasse esse leitura, até que a Editora Novo Conceito lançou essa nova edição do livro, me dando a chance que eu precisava para embarcar nessa leitura maravilhosa. Esse é o primeiro livro que leio do Patrick Ness, mas já quero ler outras obras suas, pois seu jeito de simples escrever me encantou e me fez terminar esse livro numa sentada, o que não é tão difícil já que ele é curtinho.

"— Você não escreve sua vida com palavras — explicou o monstro — Você escreve com ações. O que você pensa não é tão importante. Só é importante o que você faz."

Esse é um livro que apesar de curto é muito completo e profundo, comecei a leitura achando que seria mais uma história comum de tragédia, depois surgiu a parte da fantasia, que em seguida se mostrou algo mais como realismo mágico, até chegar ao ponto em que eu soube qual era o foco do livro: Conor, o protagonista. Toda a história gira em torno dele, do peso do seus problemas, de como o mundo dele mudou de uma hora para a outra por causa da doença da mãe e o modo como ele se isolou por causa disso.

"— Nem sempre há um mocinho. Nem sempre há um bandido. A maioria das pessoas fica no meio-termo."

Através do Conor e das histórias que o monstro conta, vamos vendo as várias facetas do ser humano, como ele pode ser diferente e complexo, o quanto nossos medos e inseguranças podem afetar nossas vidas e que, às vezes, aceitar a verdade que nos persegue pode ser libertador. Este é um livro tão simples, mas ao mesmo tempo tão profundo, que aborda vários temas e ensina tantas coisas. Não sei nem dizer qual o público alvo dessa história, por que para mim todos deveriam lê-lo, pois se tornou uma das melhores leituras do ano para mim. E o final foi triste, foi tocante e acabou comigo, mas também me deixou completamente feliz.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite é uma história que fala de perda, superação,  da coragem necessária para enfrentar a vida, dentro outras coisas que não posso citar aqui sem que essa resenha fique enorme. Só consigo dizer que você tem que ler esse livro, é tocante e maravilhoso. Além disso, este livro foi adaptado para o cinema e o filme será lançado dia 5 de janeiro de 2017, já quero assistir e me emocionar de novo com essa história.






17 comentários:

  1. Olá José
    Essa é a segunda resenha que leio a respeito desse livro, e como a outra que li, a sua também está bem positiva e conseguiu chamar muito a minha atenção por conta da premissa, do desenvolvimento e demais elementos compreendidos. Eu realmente não sabia que seguia esse caminho das reflexões envolvidas, pensei que a fantasia abordada seria mais sutil, mas pelo visto tudo é bem marcante. Pretendo ler com certeza!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Como você estava bem curiosa para conhecer esse livro, acabei não conseguindo comprar na Amazon (acabou os livros do estoque) mas ainda quero adquirir o meu exemplar, justamente por ficar curiosa com essa história que o monstro conta ao menino e como a trama se desenvolve a partir daí. Sou fã de obras de fantasia e agora que sei que também terá um filme baseado na obra, sinto que preciso fazer essa leitura o mais rápido possível. Adorei ler suas impressões, me deixaram mais ansiosa pela história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  3. Confesso que esse livro estava na minha lista de desejados desde que lançou, mas que eu nunca me interessei em ler a resenha.
    Vergonhoso, não?
    Se antes eu já o queria, agora eu simplesmente preciso dele. Adorei toda a premissa e o que o livro promete nos dar. Sua resenha também contribuiu e muito no meu interesse. Já sei o que quero ler nesse próximo ano.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi José,

    Eu estou com ele aqui para ler, esperando o momento certo, pois estou de ressaca literária, rs. Não é o meu primeiro contato com o autor, mas já digo que ele é realmente muito bom e to louca para ler esse livro e ver a adaptação do cinema. é realmente um livro sobre superação, sobre a vida e quero muito gostar tanto quanto você. Parabéns pela resenha.

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Uau!
    Adorei a sua resenha.
    Ja tinha visto comentários sobre esse livro e só aumentou minha curiosidade.
    Não sabia que ia ter o filme espero que fique a altura do livro.
    Até a próxima!

    Beijos,

    Camila de Moraes - Blog Book Obsession

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha visto o livro e tinha me encantado com essa capa incrível, ele está na minha lista pois estou muito afim de ler um livro do Patrick, acho que finalmente vou dar uma chance a ele. Parece ser muito incrível essa mistura entre realidade e fantasia, e além de conhecer mais sobre o ser humano; fiquei muito feliz em saber suas opiniões sobre a obra.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie José
    Só vejo comentários positivos sobre esse livro. Mas confesso que ainda bem que li as resenhas pq se ficasse só na sinopse eu não teria me interessado tanto por esse livro. Achei a sinopse fraca, mas os comentários e elogios sobre esse livro me deixaram bem curiosa.
    Parabéns pela resenha
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Olá José,
    É muito legal ver que o livro, mesmo curto, é bem completo.
    Já vi vários elogios para essa obra e estou louca de curiosidade, pois parece ser uma história extremamente instigante e cheia de lição.
    Já estou com meu exemplar em casa e espero ler esse livro muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi José, tudo bem?
    Vi muitas pessoas falando do livro por aí e ao ler a sua resenha, percebi que pode ser mesmo uma história incrível. Creio que seja fácil gostar do protagonista, levando em conta tantas dificuldades que ele precisa passar em seu cotidiano, além dos pesadelos terríveis que sofre. Já tô curiosa sobre esse monstro da árvore e quais seriam as histórias. Espero ler um dia, me parece uma história fluída.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Oieee
    Nossa achei a história bem mórbida, mas mesmo assim interessante, pois fiquei aqui imaginando quais seriam essas histórias e como ele terminaria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi oi José,
    Adorei a resenha, o livro tem uma ótima premissa e uma escrita bem inovadora. Gostei dos quotes, isso me fez gostar mais da história criada pelo autor. Achei uma história bem melancólica, isso me fez gostar ainda mais do livro...

    P.S a sua resenha me deixou curiosa a conhecer mais obras do autor, vou ver se dou uma chance ao livro. Vou colocar como meta para esse ano...

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Oi José, tudo bem?
    Gostei bastante da resenha e ao ver o trailer do filme eu fiquei ainda mais animado para lÊ-lo, sabe? Você me animou muito com suas palavras e não vejo a hora de ler o meu exemplar e tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  13. Olá José, tudo bem?

    Lembro de ter me encantado por este livro logo que vi as divulgações de lançamento, mas só fui realmente entender o que ele falava quando vi o trailer e descobri que teria um filme baseado nele. Então provavelmente vá primeiro ao cinema, pra depois dar uma chance ao enredo escrito, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, nunca imaginaria que um livro assim, traria tanta reflexão sobre o mais profundo do ser humano. Ver como você se encantou pela obra e como ela te trouxe momentos tão tocantes, me deixou curioso para conhecer a leitura. Juro que não teria me interessado vendo apenas a sinopse, mas a sua resenha me fez querer ler.

    ResponderExcluir
  15. Olá, esse enredo é muito bacana, estou doida para ler e ver a adaptação. que bom que você curtiu tanto assim a leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Eu vi o trailer do filme na última vez que fui ao cinema e confesso que não tinha ficado muito animada pra ver, apesar de que os efeitos ficaram muito bem produzidos; mas agora que vi suas impressões, fiquei até curiosa de conferir a história, acho que vou encarar :)
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  17. O que me incomodou é saber que a história gira entorno de Conor, apenas?
    Não sei se leria. Porque mesmo sendo protagonista, sinto fakta dessa ênfase em outras personagens. Mas, no caso desse livro é compreensível, por mostrar que a perca da mãe e outras doenças, causaram isso!

    ResponderExcluir