terça-feira, 29 de novembro de 2016

[142] Resenha: O Segredo do Vaticano | Jonathan Carter


Título: O Segredo do Vaticano
Autor(a): Jonathan Carter
Editora: Arwen
Páginas: 350
Saiba mais: Skoob
Comprar: ArwenStore
Sinopse: Michael é um professor que, ao se aventurar pelas dunas do deserto, encontrou um tesouro inestimável. Lorenzo é um policial devoto que investiga o assassinato de um padre na Itália. Num bairro mexicano tranquilo, mora Francisco, um senhor que dedicou sua vida para estudar a humanidade. Pessoas diferentes em partes distintas do mundo, mas todos eles têm algo em comum: em suas mãos está o segredo do Vaticano.




A história desse livro se inicia dentro do Vaticano, onde um padre carregando um objeto misterioso está sendo perseguido por um criminoso que quer a todo custo aquilo que ele leva consigo, mesmo que tenha que matá-lo para consegui-lo, o que terminar por acontecer inevitavelmente. Em seguida, descobrimos que o padre se chamava Josué e que ele estava trabalhando para o Vaticano na tradução de pergaminhos antigos.

O encarregados de investigar o assassinato do padre são o Capitão Lorenzo, que era um amigo muito próximo da vítima, e a Sargenta Sheila. Eles iniciam a investigação pela casa onde o padre morava e encontram o diário dele, onde o mesmo anotava praticamente tudo o que fazia, mas há algo de estranho naquelas anotações e algumas páginas estavam faltando, e é com essa primeira pista que eles partem à procura de suspeitos.

"O que carregava em suas mãos era mais importante que o seu ministério. Ele precisava proteger seu conteúdo das mãos erradas a todo custo."

Paralelamente à investigação, somos apresentados ao professor Michael Jones, especialista em egiptologia, e sua amiga Catherine Brown, que é geóloga. Ambos estavam em uma viagem de turismo pelo deserto de Israel, em dado momento eles entram em uma das cavernas do Mar-Morto para se proteger do sol e acabam encontrando, por acidente, inscrições estranhas nas paredes do local, que não correspondiam a cultura local, e uma estátua que também não deveria estar ali. Logo muitas dúvidas começam a surgir na cabeça deles em torno daquilo.

Por fim, conhecemos mais um personagem, o Sr. Francisco, que vive no México, um descendente dos maias, inteligente, conhecedor de muitas coisas e diversos idiomas. O mesmo espera em sua residência a chegada dos membros de uma seita, cujo único propósito é proteger segredos antigos que não devem ser revelados. Essas três histórias estão ligadas e somente lendo para descobrir onde tudo isso vai dar!

"Esse conhecimento foi recebido de alguém, não somente foi recebido, mas compartilhado."

Quem leu minha recente resenha de O Código Da Vinci (clique aqui), descobriu que sou um fã de livros e filmes que tratam de conspirações e mistérios envolvendo temas religiosos, logo não pensei duas vezes quando surgiu a oportunidade de solicitar este livro para resenha.

A narração decorre rapidamente, por conta da escrita leve e dinâmica, e a trama é bem construída e amarrada. O autor conseguiu criar três histórias com personagens distintos e em locais diferentes ao redor do globo, desenvolvê-las e fazer uma ligação surpreendente entre elas de uma forma que faz sentido e sem deixar nenhuma ponta solta.

Contudo, eu senti falta de um pouco de ação e mistério, eu não senti aquela sensação real de segredo no ar ou aquela vontade de desvendar algum mistério. Acho que a minha leitura rápida do livro se deu pela escrita do autor e pela vontade de saber como todas as subtramas da história iriam se coligar no final. Creio que um trabalho a mais no quesito "mistério" do livro teria deixado a obra incrível e faria o leitor "matutar" bastante.

Sobre a parte física, não tenho quase nada do que reclamar em relação à Editora Arwen, todos os seus livros sempre tem diagramações bem trabalhadas e belas capas, mas acho que dessa vez eles erraram um pouco nas divisões de capítulos do livro, pois o espaço usado para abrir cada capítulo chega a "comer" mais de duas páginas do livro, o que acabou deixando mais grosso do que o necessário.

Enfim, O Segredo do Vaticano é uma leitura que diverte, bem construída e desenvolvida, podendo ser lida por qualquer leitor. Não foi um livro 100% para mim, mas eu recomendo a leitura.




28 comentários:

  1. Olá Manoel
    Confesso que não tenho interesse em fazer essa leitura, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Alguns elementos que você citou até me deixaram curiosa, mas acho que falta algo para realmente me fazer querer ler. Por outro lado, eu gosto muito de tramas que envolvam conspirações e mistérios, mas não sobre temas religiosos.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou apaixonada por livros desse gênero, mas esse em questão, ao ler sua resenha senti que ele peca em alguns pontos, o que me fez não me interessar pela obra, talvez numa oportunidade acabe lendo só por conta de ser uma trama que flui bem.
    Sou apaixonada pela diagramação da Arwen e com esse livro não é diferente, a capa é linda e super atraente.
    Adorei saber sua opinião da obra, sincera e objetiva.
    Beijos,Lari.
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não li um livro com essa temática religiosa envolvendo a Igreja Católica, mas tenho muita vontade de ler "O Código Da Vinci".
    Achei a premissa de deste livro bem bacana e já até imagino o seja esse objeto misterioso.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, e pela premissa e por ser da Arwen (que ainda não li nada mas tenho vontade) fiquei bem curiosa.
    Que pena que não foi uma leitura 100% pra você e que você tenha sentido falta de alguns elementos, mas eu pretendo dar uma chance à ele, fiquei curiosa!
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoel, tudo bem?
    O livro não faz muito o tipo de leitura que costumo ler, mas adoro filmes com esta temática.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel, gosto da coragem de determinados autores que escrevem livros sobre conspirações religiosas e tal, e talvez como você, se comparando com Dan Brown, eu talvez viesse a sentir um pouco a falta de ação. Mas fiquei bem curiosa quanto ao livro em função do personagem que mor ano México.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Manoel, essa onda de livros sore o vaticano começou com Dan Brown não foi? Mas desde então eu não gostei da leitura dele e acho que peguei cisma de todo o resto. Foi como uma birra mesmo, então acho que não quero ler esse livro por agora apesar de parecer ser interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas devo dizer que não me agradou... Não gostei da premissa.. Nem da capa mesmo! :) ahah

    Bem, e uma pena que não te tenha agradado muito.. Realmente, se num livro do género não sentimos aquele suspense, tensão... O segredo no ar..! Entao, não lerei mesmo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu também gosto de livros de conspiração, poder e que envolve a Igreja rs
    Te indico O Milagre do escritor Irving Wallace.
    Eu gostei de ler sua resenha e me interessei pela história, mas seu último comentário já me fez ficar receosa com a leitura.rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Não sou chegada à livros que falam de religião, assim como filmes e séries, evito assistir ou paro quando percebo que está entrando muito à fundo no tema. Tentei ver Os Bórgias e parei no episódio piloto. Sei lá, é algo que não desperta minha curiosidade e talvez eu não esteja preparada para levantar certos questionamentos sobre minha crença. Acho um máximo quem gosta, le e assiste, mas eu não gosto.
    Ótima resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiee Manoel ^^
    Diferente de você, eu não sou muito fã de histórias de mistério, investigação, conspiração e coisas do tipo, então esse não é um livro que eu tenho curiosidade de ler *-* Fico feliz em saber que a história foi bem desenvolvida, mas é uma pena que tenha faltado alguma coisa, né? Quem sabe o livro não acaba sendo 100% para outros leitores :)
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  12. Oiii, tudo bem?
    Eu também adoro livros que abordam esse tema hahhahaha
    Mas esse não chamou a minha atenção :P Me lembrou muito os livros do Dan Brown e depois dos seus comentários sobre a falta de ação e mistério, acredito que eu não leria. Duvido que eu gostaria da obra. Poderia me surpreender, claro. Mas com certeza não é uma leitura que eu faria nesse momento. Parabéns pela resenha.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Manoel, não conhecia o livro e no início fiquei bem empolgada com a proposta do enredo, pois assim como você também gosto de um bom mistério e conspirações. Uma pena que a leitura não tenha sido tudo isso, mas vou anotar a dica, já ciente de não ter expectativas tão altas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Bom, não conhecia o livro, mas a premissa é bem convidativa. Acho que me incomodaria a falta de mistério, pois na minha opinião é um fator que prende o leito, que o instiga a querer continuar lendo. Não sou chegada em livros com esse tipo de abordagem. Quando comecei lendo sua resenha estava animada, mas lendo suas considerações minha curiosidade foi diminuindo. Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    A premissa é bem interessante, porém não é o tipo de leitura que me agrada.
    Mesmo assim, é muito bom saber que é uma leitura fluida e que apresenta personagens bem construídos e também que é cheio de mistério.
    Por enquanto passo a dica, mas quem sabe no futuro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii Manoel, tudo bem? Adorei tua resenha. Também sou fã de livros de mistério, principalmente os que envolvem conspirações sobre a Igreja. Achei a premissa desse livro mega interessante e fiquei curiosíssima para conferir. Acho que irei gostar! Dica anotada :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Manoel, como vai?
    Eu também curto essas conspirações, e o enredo deste livro me deixou instigado. Confesso que só desanimei com a falta de ação e mistério, sendo que um enredo assim necessita desses momentos. Mesmo assim, darei uma chance a história.

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Diferente de você, não gosto muito de livros cheios de mistério e conspirações kk não conhecia o livro mas gostei da sua resenha. A trama parece interessante e sempre fico contente quando um livro tem a escrita fluída como esse.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoel,
    Sou apaixonada pelos livros do Dan Brown e essas obras que lembram os livros dele, me fazem querer ler e, ao mesmo tempo, ter receio de não curtir.
    É uma pena que você tenha sentido falta de ação e mistério nessa obra, pois era a primeira coisa que iria querer encontrar numa obra assim, confesso.
    Apesar de o livro ter, claramente, pontos negativos, a curiosidade me venceu, pois a temática é bem interessante.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Antes mesmo de você citar, a primeira coisa que veio na minha cabeça foi "O código de Vinci" kkk que coincidência,achei o livro com uma premissa super legal e como amei o código da vinci acho que esse livro como éalgo parecido também iria me agradar muito, mesmo não tendo as partes de ação e aventura que a gente sempre adora,o aprendizado que livros como esses trazem é enorme

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel!!

    Eu adoro poder conferir um mistério e ter no que pensar por dias a fio. No entanto, não sou de ler muito livros cujas tramas envolvem mistérios no âmbito religioso. Nada contra, só não me atraem muito.
    Contudo, não deixei de apreciar sua resenha bem descrita e clara. Parabéns!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Nossa quando vi o enredo desse livro logo me lembrei do código da Vinci também é assim como você adoro tramas com mistérios religiosos. É uma pena que o livro não tenha tido assim tanto suspense quanto você esperava mas ainda estou curiosa para lê-lo. Sabe um livro que eu super te indico com esse tema? O Nome da Rosa, é um super clássico!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Não tem como não lembrar de Código da Vinci. haha Eu achei intrigante a sinopse e sua resenha com certeza alimentou a minha curiosidade, quem sabe eu coloque na lista de leitura. É uma pena o suspense não ter sido como você esperava. =/


    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  24. Nossa! Estava com super expectativas sobre esse livro.
    Já tinha conhecido ele antes e quando li a sinopse pense: será tipo uaaaall!
    Pensei que ele teria mais momentos de ação, mas como você deixou claro ele não bem assim.
    Bem, acho que ainda darei uma chance a ele, pois me interessei pela história.
    Beijos.

    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Manoel!
    A premissa me lembrou bastante de O Código Da Vinci. Acho toda a trama bem interessante e mesmo não sendo o estilo de leitura que estou acostumada, se tiver oportunidade você ler o livro com certeza vou ler. Achei a capa bem legal!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  26. oie, comecei dar uma olhada nesse livro mas acabei não dando continuidade, que bacana saber que você achou as histórias bem fechadas, mas eu concordo sobre isso de faltar mistérios, pois na parte que eu li eu não me sentia intrigada. Mas assim como você, sou uma fã desses livros conspiratórios.

    ResponderExcluir
  27. Que legal.

    Não conhecia esta obra ainda e achei interessante, por ser um gênero que me interesso bastante.

    A capa realmente está incrivel e chama bastante atenção do leitor! Uma pena ter gasto espaços desnecessários com a abertura dos capítulos.

    Dica anotada! Irei conferir!

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Manoel tambem adoro livros com essa pegada estilo código da Vinci, envolvendo aventuras e muitos mistérios, amei a premissa dele e suas considerações, com certeza é mais um na lista de desejados.
    Ótimo post.
    Abraços Mary;)
    Leituras da Mary.

    ResponderExcluir