quinta-feira, 10 de novembro de 2016

[137] Resenha: Filha da Floresta | Juliet Marillier


Título: Filha da Floresta
Série: Sevenwaters (Livro 1)
Autor(a): Juliet Marillier
Editora: Butterfly
Páginas: 608
Saiba mais: Skoob
Comprar: Amazon | Saraiva
Sinopse: O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... 
Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção.

A história do livro se passa na província de Sevenwaters, uma área localizada na Irlanda, de difícil acesso, pois é rodeada por uma grande floresta que serve de proteção para ataques de inimigos, que facilmente se perdem em suas matas. Sorcha é a filha de Lorde Colum, o líder de Sevenwaters, ela possuí outros seis irmãos homens, os sete se tornaram muito próximos desde que sua mãe faleceu, eles chegam a ter um tipo de ligação quase mágica. Contudo, o pai deles ficou muito diferente depois que a mãe deles se foi, começou a ficar mais recluso e menos carinhoso, tornando bem severo com relação à todos, principalmente no treinamento dos irmãos para a guerra, já que eles estão em guerra contra os bretões, pois eles invadiram umas ilhas muito sagradas para o povo de Sevenwaters.

Certo dia, o Lorde Colum retorna de uma de suas campanhas, mas para a surpresa dos irmãos ele trás consigo uma nova esposa, chamada Lady Oonagh, ela é poderosa bruxa e passa a influenciar as decisões do Lorde dentro da província, acabando com a paz que Sorcha e seus irmãos criaram ali. Em determinado momento, a bruxa decidi que os irmãos são uma pedra no seu caminho e amaldiçoa os seis mais velhos, transformando-os em cisnes. Agora Sorcha é a única capaz de salvá-los, mas somente com muito esforço e sofrimento ela conseguirá acabar com essa maldição e trazê-los de volta ao normal.

“Você vai descobrir, filha da floresta. Através de dor e sofrimento, de grandes obstáculos, de traição e perda, você seguirá seu caminho.”

Quando comecei a leitura desse livro, eu esperando uma aventura épica com traços de fantasia, não foi o que encontrei, mas isso não quer dizer que a leitura tenha sido ruim, pelo contrário, gostei bastante do livro. Apesar das mais de 600 páginas, a leitura decorre de forma rápida, claro que em alguns momento, principalmente no começo, as páginas passavam mais devagar para mim, mas a escrita da autora é fluída e envolvente, deixando a leitura bem mais leve.

O universo de Sevenwaters é muito interessante, pois trás um tempo onde as pessoas ainda eram pagãs e cultuavam as forças da natureza, logo temos uma mitologia rica, baseada na crendices celtas, na natureza e em nos seres mágicos que a habitam. 

“Sorcha é o elo que nos mantém unidos. Sem ela, somos como folhas ao vento, soprados sem destino. Somos fortes, sem dúvida, cada um de nós a sua maneira… Mas somente Sorcha pode nos levar para casa.”

Os personagens do livro são muito bem trabalhados, todos os irmãos de Sorcha tem suas personalidades bem estruturadas no decorrer da narrativa, mas é a irmã mais nova que ganha destaque. Depois que seus irmão são amaldiçoados, Sorcha abdica de tudo para salvá-los, de sua infância e de parte da sua vida, dedicando-se ao máximo para trazê-los ao normal. Acompanhamos de perto todo o sofrimento que lhe é imposto com o passar dos anos e vemos o quanto ela é forte e leal aos que ama, ela cresce muito como pessoa no decorrer do livro e acompanhar isso de tão perto foi maravilhoso.

Todas as partes do livro são bem interligadas e estruturadas, o desfecho me agradou bastante, temos a história de Sorcha praticamente completa e fechadinha nesse primeiro volume, então já estou ansioso para ver o que a autora preparou para o próximo livro.

Filha da Floresta é uma história que mistura fantasia e costumes antigos com uma narrativa envolvente e a saga de dor, sofrimento e crescimento de uma personagem extremamente forte. Se eu recomendo? Com toda certeza!




16 comentários:

  1. Olá José
    Já li ótimos comentários a respeito, sem contar que a premissa me agrada muito e não vejo a hora de poder conferir também. Adorei poder conferir suas impressões a respeito, e gostei de saber um pouco sobre os personagens, a ambientação e estrutura, além dos outros destaques.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh
    Eu já era louca por essa série de livros, depois da sua resenha fiquei mais ainda!
    Amei saber que mistura fantasia e costumes antigos, é exatamente o gênero de livro que mais gosto.
    Vou tentar comprar na black friday!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não conhecia esse livro, mas pra ser sincera, não fiquei muito interessada quando li a sinopse, apesar de ter ficado com um pouco de vontade de ler quando li sua resenhas, mas assim, por mais que eu ame fantasia, essa em particular não me chamou muita atenção. Mas valeu a dica, vou guardar para uma próxima oportunidade.
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Me lembrou contos de fadas essa coisa de transformar os irmãos em Cisnes. rs
    A premissa não me atraiu tanto assim pra anotar.
    Vou passar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Aaaah eu AMO os livros da Juliet! Só achei a leitura deste um pouco cansativa por conta do tamanho do livro, mas, tirando isso, é incrível, né? Espero que você também goste dos outros livros. Estou querendo relê-los...haha' Recomendo também "A dança da floresta", da mesma autora. É incrível!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi José!!!!
    Morro de curiosa sobre esse livro, já vi tantas opiniões divergentes sobre ele que simplesmente sou louca para saber o que eu irei achar da história. Gosto muito de fantasia, confesso que fiquei afastada do gênero por um bom tempo, mas ultimamente tenho corrido atrás do tempo perdido, quem sabe consigo lê-lo em breve neh.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá José =)
    Eu também li esse livro e gostei bastante. Acredito que também vai gostar do segundo volume, ainda vem muitas surpresas. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá, amo esses livros que tem um que de fantasia e costumes antigos pena que não ando lendo muitos assim ultimamente. Sua resenha me fez parar para pensar onde é que eu tô errando? kkkkkkk Nunca tinha ouvido falar desse livro e to super curiosa, espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá José,
    Esse livro é um dos meus queridinhos da estante.
    Assim como você, tive certa dificuldade no começo da leitura, pois parecia que a história não fluiria, ainda bem que isso foi mudando. O que mais me encanta nessa história e a forma sincera como a Sorcha abdica de tudo para salvar os irmãos e como isso mostra como ela os ama.
    Adorei conhecer suas impressões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já li muitas resenhas deste livro, a grande maioria elogiosas e estimulantes, mas achoque a sua foi a primeira que abordou mais profundamente essa questão dos irmãos e isso despertou minha curiosidade.
    Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Tenho muita vontade de iniciar a leitura da série, mas ainda não consegui.
    O que mais me chama a atenção são os elementos de fantasia que apresenta e também a ambientação ser na Irlanda e tratar sobre mitologia celta. Sou apaixonada e a cada dia descubro coisas maravilhosas a respeito.
    Mal posso esperar para ler e já tenho até a trilha sonora perfeita para quando o fizer. Seriam as músicas das bandas Eluveitie, Arkona e Heidevolk!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Ainda não li esse livro, mas a proposta dele me lembra um pouco O Lago dos Cisnes hahahah. Será que não teve nenhuma influência?
    Mas isso não é uma crítica hahaha. Porque na verdade morro de vontade de ler o livro aqui resenhado. Adoro as capas e os livros parecem ótimo. O número de páginas me assusta, confesso. Mas acho que leria ainda assim. Ou melhor, lerei hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá...
    Adorei sua resenha!
    A cada resenha que leio dessa obra minha vontade de ler essa série aumenta, são incontáveis os comentários positivos que já li dessa série.
    Adorei saber que a história possui alguns costumes antigos, isso me atraiu muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi José, tudo bem??? Xiiiii, não curto esse tipo de leitura. Sempre pego um livro de fantasia e penso: agora vai, mas NUNCA vai kkkkkk até hoje só gostei de um e de tempos em tempos tento acertar com outro. Bom saber que vc curtiu, mas o fato de, no início ter sido um pouco parado já me assusta. Imagina tentar com um livro de 600 págs?Se não decolasse eu morria! kkkkkkk Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oieee!!
    Eu sou uma pessoa que ama livros envolvendo bruxas e por conta disso esse calhamaço gigante está nos meus desejados a anos hahaha
    Curiosa para ler a sua resenha dos demais livros.
    Você vai continuar a leitura, certo?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir