sábado, 22 de outubro de 2016

[132] Resenha: O Assassino dos Números | Marcio Neri


Título: O Assassino dos Números
Autor(a): Marcio Neri
Editora: Fragmentos
Páginas: 280
Saiba Mais: Skoob
Sinopse: John Alexander, professor de Matemática da Universidade de Othonville, percebe ser o interlocutor do Assassino dos Números, um cruel Serial Killer que vem aterrorizando sua cidade e deixando códigos nos corpos. Em meio ao rastro de mortes, ele descobre ser uma possível vítima, e terá pouco tempo para desvendar todo o mistério em torno do homicida, já que os eventos têm uma data certa de término. Com tantas vidas em jogo ele encontra Charles, o chefe da perícia criminal da cidade, e juntos terão que decifrar os sinais deixados nos cadáveres e descobrir qual a relação de John com o sociopata. Muito suspense, ação e romance nesse jogo de ameaças onde cada dia pode custar uma vida.

A história do livro começa nos apresentando o cotidiano de John Alexander, um professor universitário de matemática que está passando por alguns momentos difíceis em sua vida,  lidando não só com a perda de sua namorada, mas também com uma série de assassinatos que estava acontecendo na cidade de Othonville, onde ele vive. Por ser uma cidade pequena, o assunto não parava de circular pelas ruas, inclusive na sua, onde dias atrás um de seus vizinhos foi assassinado.

A primeira vítima tinha sido uma garota, que foi decapitada e a cabeça foi a única coisa encontrada pelos policiais, após outras mortes, a polícia começou a achar que o assassino se tratava de um Serial Killer, pois além de matar, o mesmo deixava padrões com números e caracteres nos corpos de suas vitimas. John, um grande entendedor da matemática, percebendo a dificuldade da polícia em desvendar as pistas deixadas pelo assassino  resolveu iniciar sua própria investigação e tentar decifrar os tais códigos. Só que as coisas começam a ficar mais misteriosas quando John percebe que as pistas de alguma forma levam até ele mesmo.

Mas porque o assassino fez isso? Queria ele incriminar o pobre professor ou queria confirmar que ele seria a próxima vítima? Com medo de ambas as opções, John se une à Charles, o chefe da perícia local, para tentar desvendar quem é o monstro por trás de tudo isso. Com o passar do tempo, John vai perceber que essa aliança com a polícia não foi uma ideia tão boa assim, pois ele acaba sendo exposto mais ainda, e o criminoso não fica nem um pouco intimidado.

"— E você John, mudou, ou ainda é o mesmo CDF? — Sorriu, e ao mesmo tempo me desafiou com a pergunta.
— Algumas coisas não mudam Michele, mas sim se aperfeiçoam."

Apesar de ser o primeiro trabalho publicado pelo autor, já nota-se um bom potencial em sua narrativa, pois ele possuí uma escrita leve e um enredo com muitas reviravoltas, conseguindo me prender do começo ao fim. Ele soube usar bem o mistério do livro e posso garantir que não importa quantas pessoas você ache ser o assassino, as chances de você errar no final são altíssimas. Com certeza os amantes de obras investigativas vão gostar dessa história, pois saber trabalhar o mistério é o ponto importante em histórias do gênero. Também gostei da forma como ele desenvolveu e trabalhou os personagens, não teve nenhum que me desagradasse consideravelmente.

O ponto realmente negativo da obra está na revisão, encontrei muitos error de ortografia no livro, que o autor depois me informou já ter comunicado à editora e as novas edições vão sair com uma nova revisão. Quanto ao resto da edição, achei a fonte de tamanho agradável e a diagramação está simples. Já a capa diverge minha opinião, eu gosto dela, mas acho que poderia ser bem melhor.

Enfim, se você quer ler um livro policia que prende, vicia e mantém o mistério até as últimas páginas, O Assassino dos Números é uma ótima pedida!




18 comentários:

  1. Oiee Manoel ^^
    Acho tão desrespeitoso encontrar erros nos livros, a gente sabe que os autores se esforçam muito pelos seus livros, e chega na hora, a revisão da editora acaba ficando ruim. É uma pena, né? Eu ainda não conhecia o livro, mas, como não é o tipo de história que eu gosto de ler, acho que passaria a dica. Mas parece ser uma obra maravilhosa para quem curte mistério e alguns assassinatos aqui e ali...haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Nossa, que pena que a revisão ficou a desejar.O bom que a história é boa, e ainda é promissora. eu ainda não conhecia esse livro, e achei a trama bem intrigante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  3. Olá Manoel,
    Adorei sua resenha e conhecer essa obra. Gostei muito do fato de o personagem ser um professor de matemática - algo que amo. Também achei muito legal o livro prender o leitor.
    É uma pena que a revisão não esteja boa, mas é ótimo saber que o autor já viu isso e que as próximas edições sairão corrigidas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente amo livros desse gênero, mas esse eu não conhecia. Nunca havia ouvido falar anteriormente nele, mas gostei bastante do plot, é bem o tipo de leitura que gosto de fazer. Quanto a capa, fiquei na dúvida se gostei ou não, mas achei interessante.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse tipo de história, com serial killer e tal. Não conhecia ainda a obra, mas já me interessei exatamente por isso. Nem vou precisar ler mais resenhas, já me convenceu. :D
    Que pena saber da revisão, realmente é ruim quando tem esse tipo de coisa. Tomara que a editora arrume na próxima edição.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu fiquei encantada com a história, gosto muito do gênero e parece ser realmente muito boa, principalmente por causa desse mistério que leva ao professor. Gosto de livros que o final é totalmente imprevisível, coisa que eu vi que acontece com esse. Eu gostei muito da capa , acho que combinou bem com a trama da obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Manoel, não conhecia o livro e fiquei babando na resenha, pois amo enredos policiais cheios de mistérios. Coitado do professor de matemática, como será que ele vai resolver este enigma e quem está matando estas pessoas. A capa está ótima, de acordo com o livro. Vou anotar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Manoel... não conhecia esse livro e nem o autor, mas eu sou uma admiradora do gênero policial.
    Esse livro, apesar das ressalvas me chamou a atenção e com certeza eu o leria.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Eu entrei mais a fundo nos livros policiais esse ano, mas eu assisto a maioria das séries do estilo e curto muito. Por conta disso, por acompanhar as séries alguns livros que li até agora não acertaram muito bem o toque do mistério e pela sua resenha esse livro consegue isso - então já é um ponto a mais para colocar o livro na lista.
    Pena esse lance da revisão, mas que bom que as novas edições já terão uma nova revisão e correção dos erros, pois apesar de isso não tirar por completo o brilho da obra, muitas vezes incomoda e a gente acaba se distraindo por eles...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá a todos. Sou o autor do livro e é muito gratificante ver vocês falando dele, meu jovem filho :). Muito legal a resenha, uma das mais realistas que vi até agora. Para tranquilizar a quem desejar ler, a partir do início de novembro as novas versões do livro já serão impressas. Então, não perca a chance de tentar descobrir quem está aterrorizando a cidade de Othonville. Abraço a todos ;)

    ResponderExcluir
  11. De uns tempos pra cá tenho gostado bastante de livros policiais , mas ainda não li nenhum envolvendo Serial Killers. Em algum momento da sua resenha uma idéia sobre o possível assassino passou pela minha cabeça. Quero saber se a minha teoria está correta. Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  12. OI Manoel!!

    Eu gosto de livros come essa temática, embora confesse que tem um bom tempo que não leio. O autor conseguir desvendar e despistar todos os possíveis suspeitos já é um ponto alto, pois quando pegamos algo dedutível se torna monótono a estória.A questão dos erros, o bom é que vai ser revisto, e muito obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei o enredo um pouco pesado pra mim, normalmente não costumo ler livros de terror, acho que quando começar quero começar com algo mais leve apenas um pouco de suspense não com mortes em série, confesso que depois que li fiquei com um pouco de medo, se essa é a intenção do livro conseguiu.

    ResponderExcluir
  14. Oie Manoel, tudo bem? Gostei muito da resenha! É a primeira que leio sobre esse livro e já conseguiu me deixar interessada na leitura. A premissa é bem cativante e, como sou apaixonada por Thrillers, já anotei a dica aqui. Espero ter a oportunidade de realizar a leitura :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom? Adorei o livro, gosto bastante de um bom mistério, li recentemente um com o enredo parecido, acho que era da Patrícia Melo. Adorei O Assassino dos números e fiquei bem instigada com o fato de você falar que provavelmente erraríamos quem seria o assassino, mostra o quão bem escrito deve realmente ser o livro. Quero lê-lo.
    Beijos.


    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  16. Olá! Apesar de achar muito louca a ideia de um professor de matemática começar investigações por conta própria, gostei muito da resenha, da forma que você escreveu... Fiquei muito curiosa, porque amo livros que têm assassinos que deixam pistas para os investigadores hahaha Adorei! Beijos.

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, adorei a premissa do livro, mesmo achando estranho o fato de um professor de matemática tomar por contra própria uma investigação criminal , ele realmente deve ser bem enxerido KK, mas eu já fiquei curiosa sobre quem é o assasino e porque ele quer talvez culpar o professor, se é que não é realmente ele, adoro livros que me deixam cheias de dúvidas e esse eu nem li e já estou assim.

    ResponderExcluir