domingo, 9 de outubro de 2016

[130] Resenha: Pipocando | Rolandinho & Bruno Bock


Título: Pipocando
Autores: Rolandinho & Bruno Bock
Editora: Novas Páginas (Grupo Editorial Novo Conceito)
Páginas: 196
Saiba Mais: Skoob
Sinopse: Rolandinho e Bruno Bock compartilham, por meio do relato de suas histórias, os tropeços e acertos que levaram o Pipocando a alcançar marcas incríveis – 140 milhões de visualizações e mais de 1,7 milhão de inscritos, transformando-o no maior canal de cinema da América Latina – desde a criação dos primeiros projetos fracassados até o desafio de gerenciar e motivar uma equipe competente.
Recheado de segredos, experiências e histórias hilárias, este livro pretende mostrar que o sucesso vem, na maioria das vezes, para quem tem coragem e disposição de sobra – claro, se você tiver café, também ajuda.

Rolandinho e Bruno Bock são os criadores e apresentadores do Pipocando, um programa que eles realizam no Youtube quase todos os dias, onde falam da cultura pop em geral, com foco principal no cinema, sendo este o maior canal de cinema da America Latina. Eu já conheço eles, pois assisti alguns vídeos deles (poucos pra ser sincero), pois não só um grande amante de filmes, aprecio com moderação e só assisti os vídeos que realmente me interessavam. É por esse motivo que eu escolhi ler esse livro, queria saber se ele poderia me agradar, visto que não sou fã do Pipocando, e fiquei feliz ao constatar que essa leitura me agradou bastante.

O livro é dividido em três partes principais, na primeira, os rapazes contam como foram suas vidas e de como eles se conheceram e criaram o canal. Achei interessante acompanhar a jornada deles, os dois passaram por muitos altos e baixos (mais baixos do que altos) até chegar onde estão hoje, quebraram a cara, fracassaram, tiveram graves problemas financeiros, passaram noites sem dormir, dentre outras coisas. Além de contar sobre toda essa trajetória, eles acabam dando algumas lições bem valiosas sobre seguir seus sonhos, fazer aquilo que ama e nunca desistir, mesmo quando nada estiver dando certo.

"Queremos, de alguma maneira, tentar juntar informações necessárias para te inspirar a fazer igual ou melhor. Ajudar todos a perceber que, por trás de uma grande vitória, quase sempre existe um enorme esforço e muito mérito."

Na segunda parte, conhecemos um pouco mais dos bastidores do Pipocando. Nesta parte os rapazes mostram a trabalheira que é para fazer os vídeos do canal que saem quase todos os dias. Muita gente pensa que eles só ligam a câmera, se sentam e começam a gravar, mas na verdade existe toda uma empresa independente por trás daqueles vídeos, são quase 50 profissionais, dentre roteiristas, figurinistas, editores, contadores, e etc, trabalhando muito para trazer vídeos interessantes ao público, sempre com conteúdo e muita pesquisa. Eu não imaginava que eles tinham tanto trabalho para fazer os vídeos e os aplaudo de pé, pois sabemos que boa parte dos Youtubers não tem muito trabalho com seus vídeos e, às vezes, eles nem editam os mesmos, enquanto no Pipocando os rapazes se envolvem em quase todas as etapas da produção do conteúdo do canal. Contudo, mesmo cansados e passando madrugadas sem dormir, eles ainda estão felizes, pois trabalham com o que amam e isso que é válido.

Na terceira e última parte do livro, temos o Guia de Sobrevivência do Youtube, onde eles dão dicas para quem quer começar uma carreira no Youtube. Apesar de não me interessar muito nessa carreira, eu li o manual e posso dizer que as dicas são bastante válidas. Eles mostram que as pequenas coisas fazem a maior diferença na hora de conseguir seu lugar ao sol da internet e que trabalhar com o Youtube é um negócio sério.

"(...) Uma lição que eu aprendi cedo é que a coragem para escolher entre coisas que você ama é fundamental para conseguir grandes realizações."

A escrita de todo o livro é bem humorada, com piadas e sacadas inteligentes, várias fazendo referência aos clássicos do cinema. Além disso, o livro tem algumas ilustrações dos autores fazendo cover de filmes famosos, que são lindas e dão um ar mais cômico ao livro, com certeza os fãs do Pipocando irão amá-las. E algo que me agradou muito nesse livro, ele não tem excesso de imagens que esse tipo de livro geralmente tem (colocadas lá com o intuito único de ocupar espaço) e também tem uma fonte razoável, não é pequena como na maioria dos livros, mas também não é excessivamente grande como em outros livros de Youtubers (também com o intuito de ocupar espaço).


Com certeza, o ponto mais positivo do livro do Pipocando é o fato dele possuir CONTEÚDO, ele realmente tem algo à acrescentar ao leitor e não é uma leitura vazia, como boa parte dos livros de Youtubers, acredito realmente que leitores que não são fãs do canal podem gostar dessa leitura e, por isso, eu a recomendo.




24 comentários:

  1. Olá
    É ótimo o fato de haver um conteúdo real na obra, diferente de outros aos quais acabo lendo pontos bem negativos.. enfim, de qualquer maneira, eu não gostaria de ler porque não é um estilo que me atrai, sem contar que antes de ler sua postagem, eu nem conhecia eles. Acredito que é uma leitura voltada mais aos admiradores do trabalho deles.
    Beijos, Fe

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse canal, mas minha amiga solicitou ele e disse que tá adorando.
    E o que me chamou mais atenção na sua resenha foi você ter dito que ele tem conteúdo, diferente de muitos por aí que colocam imagens e fonte grandes pra ocupar espaço. Mas mesmo assim, tendo esse ponto positivo, não pretendo ler, pelo menos não agora, mas gostei muito de saber que ele é diferente dos outros.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Oi! Desde o momento que eu vi esse lançamento da Editora Novo Conceito o que eu mais gostei foi justamente o fato de ser uma obra que não foi lançada apenas porque são youtubers e irá vender. Como você mesmo falou o fato do livro apresentar conteúdo, dar dicas para quem é desse ramo ou deseja entrar, e mostrar realmente todo o processo e o trabalho que dá de gravar, é o que mais me interessou! Agora com a sua resenha só me fez ter mais vontade de pegar e ler o livro e conseguir aprender com ele, você conseguiu trazer o mais importante que tem na obra para a sua resenha! Parabéns!
    Um beijo
    www,brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Mais um youtuber lançado livro. Sim é quase uma forma para ganhar dinheiro porque eles vendem, mesmo eu não gostando muito da ideia rsrs Porém esse livro me parece ser diferente, pois não fala da vida dos youtubers e sim de cinema. Que delicia deve ser poder ver a menção de vários clássicos do cinema e poder ver um pouco dos bastidores desse mundo, isso me chamou atenção! Curti!!

    ResponderExcluir
  5. Olá José, essa é a segunda resenha que leio desse livro é com opiniões completamente diferentes, (amo esse mundo justamente por isso) o que me deixou bem animada por saber opiniões tão diferentes a respeito da obra, o que só me faz perceber que realmente esse tipo de livro tem seu público alvo. Sou do grupo que não tem costume de ler livros do gênero, mas por não me chamarem a atenção, do que por preconceito. Apesar do livro ter conteúdo, não me chamou a atenção, mas com certeza para quem acompanha o canal e até mesmo para aqueles que querem entrar nesse universo, é uma ótima pedida, ainda mais com o guia de sobrevivência, que achei uma ótima ideia por sinal.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Apesar de você ter mostrado pontos bem positivos e ter frisado bem que ele é um livro de conteúdo, não tenho muito interesse em ler o livro, pois, livros de youtubers raramente, muito raramente, me interessam. Mas, fico feliz que você tenha gostado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, José. Quando eu vi o lançamento desse livro eu não me interessei por ele, continuo sem interesse após ler a sua resenha mas agora eu sei do que o livro fala, pois eu tinha visto apenas a sinopse. Acho que para os fãs deles é um boa, mostras os bastidores e um pouco mais sobre eles é bem bacana mas eu não sou o público alvo dessa obra.

    ResponderExcluir
  8. Oi José!
    Eu não curto muito esses livros de youtubers que estão saindo, até porque acho que eles não tem muita coisa para contar para os seus leitores. Além desse detalhe que você citou que muito desses canis que já têm livros, nem editam direito os seus vídeos. Além de muitos não acrescentarem nada a nossa vida...
    Eu adoro os vídeos do Pipocando! Sempre rio muito com eles e como amo cinema, acho super interessantes alguns vídeos e conheço muitos filmes. Quando eles lançaram o livro, tinha ainda o mesmo pensamento que em relação aos outros canais, mas fiquei um pouco mais aliviada ao saber que não é só figuras e coisas desnecessárias. Até porque eles trabalham demais editando, tem uma equipe grande ajudando e acrescentam algo. Além de ser o maior canal da América Latina né!!
    Não sei se compraria, mas talvez baixe no Kindle para dar uma lida e ver tudo o que eles falam.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/a-traicao-do-sapato-novo-conto-1-dos.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, José

    Que bom saber que o livro tem um diferencial. Mas infelizmente ele não faz meu tipo, nunca nem tinha ouvido falar desse canal até a NC anunciar o lançamento do livro!
    A diagramação dele está super caprichada, a NC está de parabéns. Fico contente por você ter curtido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Achei a arte gráfica do livro bem caprichada, mas não sei se leria ou compraria, sinto que sue conteúdo já está aos montes na internet. Mas acredito que para quem é fã de cinema, vale a pena.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá amore,
    A capa do livro instiga de tão interessante que é...
    Não conhecia o Pipocando pra ser bem sincera, no entanto, já fiquei curiosa pra ler, tendo em vista que hoje é muito mais complicado conseguir acessos no blog, tendo em vista a variedade existente.
    Pelo que você conta ai na resenha, parece se tratar de um livro muito bom e com muitos ensinamentos.
    Curiosa pela leitura.
    Att.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Eu nunca tinha ouvido falar só canal mas para ser sincera eu nunca parei para assisitir vídeo se Youtubers então não é bem uma surpresa não conhece-los. Também não é uma leitura que desperte meu interesse por isso vou deixar a dica passar.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Confesso que não conheço os youtubers, pois até agora não parei para seguir nenhum canal. Com isso, esse livro apresentado, eu não reconheci os nomes dos autores. Vou deixar para ler em outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá José,
    Acho que vivi debaixo de uma pedra por muito tempo, pois a primeira vez que ouvi falar de Pipocando foi quando soube desse livro, preciso pesquisar sobre o canal.
    Achei muito legal a divisão do livro e a forma como escrito, principalmente, por apresentar um guia no final que pode ajudar muitas pessoas.
    Muitos de nós não imaginam o que as pessoas fazem por trás de um vídeo e é legal conhecer isso, os aplaudo de pé também por todo o trabalho.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá José =)
    Eu já tinha visto o canal deles, mas faz muito tempo que não vejo. O livro eu vi circulando pela internet mais só agora parei para ler sobre ele. Pelo jeito o livro foi bem dividido. Os livro parece ser legal, e o youtube cada vez mais está ganhando espaço, e o numero de youtube que está lançando livro só aumenta. O que eu mais gosto nisto tudo é o por trás das câmeras. ótima resenha. Beijos'

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca tinha ouvido falar do canal Pipocando até o lançamento desse livro, mas o visitei, gostei de alguns vídeos e acabei decidindo ler. E gostei bastante, o livro realmente tem conteúdo! Achei bem legal eles dividirem com os leitores tudo que passaram até chegarem onde estão, e mais legal ainda a parte em que mostraram o trabalho que dá manter o canal desse jeito tão profissional, e também achei as dicas do manual muito válidas.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Um livro de youtuber que não tem uma fonte enorme e várias imagens e espaçamento gigante? Nossa!! Fiquei interessada em conhecer a jornada dos meninos antes do canal e o guia de sobrevivência delas para quem quer fazer carreira no youtube - o que não é o meu caso rs. Enfim, anotei a sugestão e vou ler o livro, até mesmo para tirar o preconceito que ficou após ler o livro da Jout Jout. Enfim! Adorei a resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  18. Olá José, é ótimo saber que finalmente alguma autobiografia de youtuber possui algum conteudo, a maioria é só fotos deles aletoriamente nas páginas, uma pena que eu não conheça o canal, então não sei se faria muito sentindo eu ler o livro já que nem conheço os garotos, mas adoro filme então com certeza irei procurar o canal deles para dar uma conferida

    ResponderExcluir
  19. Olá José,

    Confesso que não curto muito autobiografias e também não me interesso tanto por livros de youtubers, não por algum preconceito ou restrição, mas porque eu realmente não acompanho esses canais, normalmente eu prefiro ler as resenhas escritas mesmo e são as poucas vezes que encaro um video. Ainda assim, achei interessante esse canal Pipocando, não conhecia, mas já que eles falam de filmes, dentre outras coisas da cultura pop, vou tentar dar uma chance futuramente e ver um video deles. Já o livro, realmente vou passar a dica desta vez.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Adoro esses dois, desde o canal do Youtube e agora que está na tv paga Comedy Central. Pelo que vejo o livro segue a mesma sagacidade e humor dos dois no video, este é um otimo livro para ler e rir um pouco.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    De cara eu descarto a ideia de ler esse livro, isso porque não sou fã de livros de youtubers e como não acompanho nenhum, não fico curiosa com os livros. No entanto, fiquei muito feliz em ler sua crítica sobre esse e ver que é um bom livro, porque convenhamos que a maioria dos youtubers lançaram livros que não acrescentam em nada, mas parece não ser o caso desse, visto que ele traz boas mensagens.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi José, não sou muito ligada em youtubers e percebo que agora livros sobre eles, vida deles, canal deles, biografia deles, etc, está super em alta. Ainda não li nenhum, mas meu filho acompanha vários. Ainda não conhecia o pipocando, vou inclusive conferir o canal, para conhecer um pouco mais. Abraços

    ResponderExcluir
  23. OI queridos,
    eu não conhecia esses dois yourtubers (Sorry), mas com o que vocês falaram deles. E com essa novidade, parece ser uma leitura engraçada e inovadora (Na medida do possível).
    Eu fiquei louca para saber o que acontecia no livro e a sua resenha me deixou intrigada e curiosa para conhecer o livro e os seus autores.

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Legal ver livros de youtubers com conteúdo.
    Geralmente são sempre histórias sem graça e forçadas.
    Como adoro cinema / séries, certamente me interessaria pela obra. Fico imaginando o trabalho que dá editar vídeos.
    Gostei da sua análise.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir