sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[128] Resenha: O Ano em que Te Conheci | Cecelia Ahern


Título: O Ano em que Te Conheci
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Saiba Mais: Skoob
Sinopse: Bem-vindos ao mundo imperfeito de Jasmine e Matt. Vizinhos, eles não têm o menor interesse em tornarem-se amigos e nunca haviam se falado antes. Estavam sempre ocupados demais com suas carreiras para manter qualquer tipo de contato.
Jasmine, mesmo sem nunca tê-lo encontrado, tem motivos para não suportar Matt. Ambos estão em uma licença forçada do trabalho e sofrendo com seus dramas familiares. Eles precisam de ajuda. 
Na véspera de Ano-Novo, os olhares de Jasmine e Matt se encontram de forma inusitada pela primeira vez. Eles têm muito tempo livre e precisam rever seus conceitos para poder seguir em frente. Conforme as estações do ano passam, uma amizade improvável lentamente começa a florescer. Uma história dramática, original e divertida como só Cecelia Ahern é capaz de escrever.

Jasmine é uma mulher de 34 anos que mora na Irlanda e vive para o seu trabalho. Ela trabalha com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de ideias para empresas, onde ela tem o costume de vender os seus negócios assim que eles atingem um certo patamar de sucesso. Em sua última empreitada, porém, ela é demitida pelo seu sócio, que não estava de acordo com a venda da empresa. Com isso, Jasmine acaba desempregada e sendo obrigada à passar um ano inteiro sem trabalhar por causa da sua licença, o que ela considera uma verdadeira prisão, pois como eu disse, ela vivia para o seu trabalho.

Agora, ela se encontra em um período de completo tédio, onde ela começa à pensar e observar as coisas que antes não dava a menor importância, principalmente o seu vizinho Matt, que ela não sabia que era seu vizinho até ser demitida, sendo que o odeia e passa a observá-lo constantemente.

"Não gostar de você me deu alguma coisa em que eu possa me concentrar. Não gostar de você se tornou meu emprego em tempo integral."

Matt é um radialista famoso que apresenta um programa de debate que está sempre rodeado por polêmicas, ele mora com a família, mas não tem uma relação muito boa com eles, pois ele chega quase todas as noites em casa bêbado, gritando com a mulher e fazendo os maiores escândalos.

Certo dia, ele acaba sendo afastado da rádio onde trabalha e, simultaneamente, deixado pela esposa. Agora Matt também passa a prestar mais atenção nas coisas ao redor e isso incluí Jasmine. Com o passar das estações do ano, eles começam a desenvolver uma estranha e improvável amizade, que irá mudar suas vidas.

“Todos nós temos momentos marcantes em nossa vida, períodos que influenciaram mudanças pequenas ou profundas dentro de nós. Posso pensar em quatro momentos transformadores para mim: o ano em que nasci, o ano em que soube que ia morrer, o ano em que minha mãe morreu e agora tenho um novo, o ano em que te conheci.”

Esse foi o meu primeiro contato com um livro da Cecelia Ahern, uma autora aclamadíssima, e, infelizmente, eu não gostei muito. Começando pela narrativa, a leitura dessa história foi muito lenta para mim e isso com certeza é fruto da narrativa, que é em primeira pessoa pelo ponto de vista da Jasmine. O problema aqui é: ela pensa demais; os parágrafos em boa parte do livro são extremamente extensos, alguns ultrapassando uma página, e todos são pensamentos da Jasmine sobre alguma coisa, o que se tornou cansativo, pois a escrita não fluía nesses momentos de reflexão da personagem. Eu não conseguia passar muito tempo lendo o livro, pois eu me cansava rápido demais da leitura.

Outra coisa que me incomodou nessa história, foram os personagens, eles não me convenciam e eu não consegui me conectar com nenhum deles, principalmente a Jasmine, não senti a menor simpatia por ela e fiquei bastante incomodado por ela já ter 34 anos e não saber ainda o que quer fazer da vida, até mesmo alguns dilemas e atitudes dela não são cabíveis para a idade que ela tem. Na história, temos uma personagem com Síndrome de Down, que é a irmã da Jasmine, mas eu senti falta de uma abordagem mais interessante dessa distúrbio, acho que a autora podia ter trabalhado um pouco mais essa parte.

"Milagres só crescem onde você os planta"

Entretanto, o livro não é de todo ruim, apesar da escrita massante nos parágrafos extensos,  a autora tem uma grande habilidade na hora de desenvolver seus diálogos, eles são leves, recheados sarcasmo e um humor ácido maravilhoso, eram as partes mais interessantes da história. Também gostei da maneira como a autora desenvolveu a história em relação as estações do ano, o livro é dividido em partes pelas quatro estações e cada parte apresenta uma semelhança com essa época do ano.

A diagramação da editora está linda, as páginas são leves e tem uma fonte que, particularmente, eu acho muito gostosa de se ler. A capa também está muito bonita.

Enfim, O Ano em que Te Conheci não foi a minha melhor leitura do ano, está longe disso, mas tem seus pontos fortes e me deixou com vontade de dar outra chance para a autora. Se você é fã da autora, com certeza deve dar uma conferida, não deu xerto comigo, mas deve dar com você. Espero que tenham gostado da resenha!






12 comentários:

  1. Sim. A a Cecília é uma escritora aclamadissima. Já li algumas coisas dela, mas infelizmente penso como você. A narrativa dela é sim um pouco lenta e isso eu falo com base em outros livros já que não li esse. Por outro lado o enredo dela é bom. Para mim é uma autora apenas ok. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive nenhum contato com essa autora, mas tenho o exemplar de ps. eu te amo na minha estante e pretendo ler o mais rápido possível. Uma pena que a sua primeira experiência não foi muito boa, mas acho que pra uma personagem como essa, é de se esperar um pensamento mais extenso sobre as coisas. Espero que a minha experiência com a autora seja melhor do que a sua.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jose.
    Eu ainda não li nenhum livro da autora mas quando for ler eu não quero começar por esse. Acredito que a história seja boa e a trama até vá me agradar, mas ela tem livros que eu acho que podem me agradar mais e até mais bem conceituados do que esse. Sua resenha mostrou os principais pontos da obra, com lados positivos e negativos. Gostei da sua sinceridade.

    ResponderExcluir
  4. Olá José,
    Ainda bem que o livro não exterminou sua vontade de ler outros livros da autora, pois ela é, mesmo boa.
    Diferente de você, esse livro me agradou demais. Acho que o principal motivo foi que eu me identifiquei com a Jasmine e não achei ruim suas divagações nem o fato de ela não saber o que quer da vida com essa idade. Acho que isso acontece com muitas pessoas.
    Gostei de ler sua resenha. Acho sempre importante conhecermos opiniões diferentes das nossas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Eu já vi várias pessoas falando desse livro. As opiniões estão meio divididas pelo que vejo, pra alguns foi uma ótima leitura, pra outros nem tanto. Mas é bom saber que mesmo não tendo sido uma excelente leitura tem pontos bons. Eu não me interessei muito pelo plot, mas mesmo assim a dica é interessante.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oi, José. Tudo bem?
    Gostei bastante da forma com que você escreveu a sua resenha e adorei a organização, intercalando a resenha com trecho do livro. A sua resenha foi a primeira que li sobre o livro, mas antes de deixar o meu comentário vi outra. Engraçado com os pontos de vista divergem. Acho muito bacana isso. Pelo andar da sua resenha, não é o tipo de livro que vai me agradar. Mas ao mesmo tempo parece ser uma história bacana. Não sei se um dia vou ler o livro, mas gostaria de dizer que admirei bastante a sua sinceridade ao expressar a usa opinião sobre o livro. Até mais.
    Abraço!

    meuniversolb.wixsite.com/meuniverso

    ResponderExcluir
  7. Oi José,
    menino não me arrasa não, tô com o livro aqui pra ler e com medo de começar, hauhauha Porque já tentei ler um anterior da autora e achei justamente isso da leitura massante, estava esperando até gostar mais dele, agora tô até com medo de começar a leitura e o ritmo dela acabar prejudicando o meu desenrolar das leituras no mês.
    Valeu por compartilhar o ponto de vista, beijooos

    ResponderExcluir
  8. olha, concordo com você... foi minha estreia com ela também e fiquei bem decepcionada, pois fui com muita expectativa pelos comentários feitos a escrita dela, mas achei a leitura muito morna, quase parada... confesso que foi um sufoco acompanhar os devaneios de Jasmine...
    bj...

    ResponderExcluir
  9. Quando li a primeira resenha desse livro, em outro blog, imaginei que ele seria assim com capitulos e trechos extensos. Isso torna a leitura deverás chatas e monotona. Os personagens apesar de serem bem estruturados, também repetem o clichês de outros romances.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, como esse livro dividi opiniões, eu li e amei, Cecelia é uma das minhas autoras favoritas, diferentemente de você achei o livro fluido e super bem desenvolvido, a parte que mais me surpreendeu foi a personagem e seu jardim, a autora tratou com maestria as estações do ano. De outra chance a ela com A lista

    ResponderExcluir
  11. Eu já li um livro da autora e amei muito a narrativa e história. Que pena saber que esse livro em questão não foi bom pra ti. É muito ruim quando a leitura não envolve, né ? Eu fiquei curiosa agora para ler essa obra e ver se sinto as mesmas coisas, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Nossa estava bem animada para ler esse livro, porque a capa é linda e todos comentam super o outro livro dele P.s.Eu te ano. Mas pelo que você disse esse não te agradou completamente, tambem não gosto muito de livros com paragrafos muito longos, com certeza torna o livro massante.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir