segunda-feira, 26 de setembro de 2016

[127] Resenha: A Guardiã de Muiraquitãs | Gustavo Rossab


Título: A Guardiã de Muiraquitâs
Série: As Aventuras de Tibor Lobado (Livro 2)
Autor(a): Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Páginas: 336
Saiba Mais: Skoob
Sinopse: Neste segundo volume da série ''As Aventuras de Tibor Lobato'', Sátir desaparece e seu irmão Tibor Lobato junto com Rurique partem em busca de pistas, numa jornada que envolve viagens subaquáticas, cidades fantasmas, ataques de lobisomens, botos e filhotes de saci. Quando os garotos pensam que as coisas não podem piorar, recebem um aviso da Guardiã de Muiraquitãs de que o último amuleto, que poderia garantir a vitória sobre a Cuca, foi roubado. Os rumores são de que o suposto ladrão é um forasteiro que ronda a Vila Serena, gerando muitas suspeitas e ainda mais mistérios.

AVISO: A resenha pode conter spoilers do volume anterior da série. Se ainda não leu, confira a resenha AQUI.

Nesse segundo volume de As Aventuras de Tibor Lobato, o autor Gustavo Rossab nos transporta um ano à frente de onde a história se encerrou no livro anterior, ou seja, os personagens se encontram novamente no período da Quaresma.

Tudo esta correndo bem no sítio dos Lobatos, os irmãos Tibor e Sátir estão estudando e a amizade deles com Rurique continua firme e forte, mas toda essa calmaria não está agradando todo mundo, já que Tibor está entediado de toda esse monotonia e não se aguenta de ansiedade pela próxima Quaresma para poder se meter em novas aventuras.

Na noite anterior ao início da Quaresma, os Lobato são convidados para a festa de aniversário da filha de seus novos vizinhos, a jovem Rosa Bronze. É nessa festa que tudo começa a se agitar, pois coisas estranhas acontecem nessa noite, como os demais repentinos de vários convidados da festa, acompanhados de pânico e muita gritaria. Em meio à essa confusão, um homem misterioso aparece e diz à Tibor que as pessoas foram envenenadas e que ele precisa chamar a sua avó, Dona Gailde, que é curandeira, e depois de dizer isso, o tal homem desaparece.

Chegando ao sítio, Tibor encontra o local rodeado por um vendaval e a sua avó firmando contrato com um Sacireno. O garoto logo se revolta com essa atitude, mas Dona Gailde explica a situação e tenta acalmá-lo. Em seguida, eles vão ajudar as pessoas que ainda se encontravam desmaiadas.

Na manhã seguinte, Rosa vai visitar o sítio de Tibor para se desculpar pela confusão que foi a festa. Rosa e Tibor logo mostram interesse um pelo outro, mas a sua irmã Sátir não curte muito essa paixãozinha, ficando bem enciumada, e quando ela pega os dois se beijando, fica com bastante raiva e se tranca do quarto, sem sair de forma alguma. Depois de muito tempo sem sair, Tibor invade o quarto da irmã e se depara com ele vazia, onde se encontra um bilhete em que Sátir diz que fugiu. Tibor não acredita nem um pouco nessa história e acha que a irmão não fugiu, mas foi sequestrada. A partir daí, Tibor e Rurique partem em uma caçada para descobrir o paradeiro de Sátir e, óbvio, que eles vão se meter em muitas aventuras, repletas de seres fantásticos.

"Faça seu próprio caminho e, se o caminho que você está trilhando não agradá-lo, mude. Entende o que digo? Siga sempre o seu coração. O seu!"

Sou do tipo de leitor que não leu muitas sequências, mas já tenho um certo receio em ler volumes dois de trilogias, porque tem muito autor que faz do livro intermediário um monte de enrolação com acontecimentos desnecessários e sem sentindo, só pro terceiro volume ser o ápice da história, mas felizmente A Guardiã de Muiraquitãs foi uma sequência muito digna dessa série, sendo melhor ainda que seu antecessor, e isso não é pouca coisa.

Gustavo Rosseb continua com seu estilo leve e viciante de escrita nessa história, como no primeiro volume, eu não conseguia largar esse livro, terminando a leitura muito rapidamente. Isso com certeza resulta das diversas aventuras que os personagens enfrentam, são muitas cenas de ação que só despertavam meu desejo de continuar lendo sem parar. Além disso, o autor introduz mais um leque de novos mitos e crendices nessa história, adicionando novos seres fantásticos e trazendo à tona outros só citados no volume anterior. Mais uma vez dou meus parabéns ao autor pelo uso perfeito do nosso folclore nessa série, não deixou nada a desejar.

Outra coisa que continua neste volume é o desenvolvimento dos personagens, até mesmo os  personagens secundários tem papel importante na história e eu dou valor à isso, pois acho que se um personagem esta ali, ele tem que ter alguma importância. Além disso, a evolução e amadurecimento dos mesmos continua evidente durante a narrativa e as lições que eles aprendem durante o livro, e que o leitor aprende também por acompanhar a história, são bastante valiosas.

A capa mais uma vez está um arraso, retrata bem uma das cenas do livro, a diagramação também esta ótima, no final do livro tem um bônus de alguns contos narrados por uma senhora, que logo saberemos quem é, assim como no livro anterior. Gostei bastante do fato desse livro ter mais páginas que o anterior, por mim teria muitos mais de tão bom que foi, o terceiro volume pode ficar imenso que não vou ligar. E por falar nisso, o autor já está escrevendo o terceiro livro e estou torcendo para ele terminar logo, porque estou muito ansioso por esse desfecho.

Eu simplesmente amei essa sequência e nem preciso dizer que recomendo muito esse série. Se você gosta de uma fantasia jovem ou procura algo diferente que explore a nossa cultura, essa série é perfeita pra você!



Outros livros do autor já resenhados:





24 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse livro e muito menos como sendo uma serie,mas achei a premissa interessante, especialmente depois de poder ler seus comentários a respeito. Com certeza irei procurar mais informações a respeito. E irei conferir a resenha do primeiro livro. Obrigada pela dica, amo esse gênero <3
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Que resenha completa! Acho difícil encontrar resenhas assim! Destacou muito bem todos os pontos.
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei curiosa em relação à história.
    Beijos,
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  3. Uau, quantas emoções nesse livro! Gostei da resenha bem detalhada e senti as emoções da história, parabéns!! Gosto muito de aventura em filmes, em livros então a emoção é maior!

    ResponderExcluir
  4. Oi Manoel,

    Fiquei curiosa com essa série. Li a outra resenha para ler essa e percebi uma evolução nas suas palavras para com o livro. Eu concordo totalmente com você sobre todos os personagens que estão ali, ter alguma importância e fico feliz quando os autores trabalham até os secundários bem. Gosto muito da capa desses livros e anotei a dica. =)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Não conhecia a série e nem o autor mas gostei da premissa e fiquei feliz em saber que o segundo livro manteve o bom nível do primeiro e que os personagens continuam evoluindo. Pareceu ser uma excelente leitura para você e fiquei com vontade de o ler em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu também costumo ficar apreensiva ao ler o volume 2 de uma série pois na maioria das vezes esses livros acabam nos decepcionando bastante. Fiquei muito feliz ao saber que o autor soube manter o mesmo padrão do livro anterior e isso só me deixa mais curiosa para conhecer a série. Eu também acredito que os personagens secundários precisam ser úteis de alguma maneira nas histórias, infelizmente nas minhas últimas leituras não tenho encontrado muito isso. Com certeza irei ler a série um dia, adoro fantasia!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Manoel,
    Esse livro será a minha próxima leitura. Curtir demais o primeiro volume e me apegue bastante a Sátir, Tibor e Rurique, então espero que venha ainda mais aventuras com esses novos seres folclóricos. Adorei a resenha e não vejo a hora de iniciar a minha leitura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Não conheço o escritor Gustavo Rosselo, mas você falou com tanta paixão do seus livros e da sua escrita que fiquei muito interessada nessa série. Apesar de ser uma série juvenil ( não curto muito), gostei muito da mistura bem feita de folclore, aventura e fantasia. Também fico com o pé atrás nas trilogias com medo da enrolações dos autores, mas fiquei feliz em saber que nesse livro não tem nada disso e sim vários acontecimentos. Gostei de saber também da importância que todos os personagens tem, inclusive os secundários, porque personagens criados só para fazer volume e encher páginas não dá né? Valeu a dica.

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei se o livro é emocionante, mas a sua resenha está cheia de emoções!!! Ainda não conhecia o livro e não sabia nada da série e anotei a dica aqui, porque você me convenceu que será uma ótima leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia esse autor, mas pelos seus comentários, percebe-se que ele faz um bom trabalho com as suas histórias. Eu também tenho certo receio com os livro intermediários, pois é neles que começo a desanimar da série/trilogia. De qualquer maneira, fiquei feliz em saber que ele desenvolveu bem os personagens, mesmo os secundários. A capa está realmente maravilhosa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, mas já tinha lido a resenha do primero! :) E fiquei bastante curiso! :)

    Isto porque adoro fantasia e esse toque jovem cativou-me... E adorei ver que as personagens contnuam a ser desenvolvidas! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Manoel. Eu estou muito interessada nessa trilogia. Ainda não li o primeiro volume mas das resenhas que eu li, eu curti muito a premissa e acho que a leitura é boa. Ainda não havia visto nenhuma resenha desse segundo volume e adorei ver suas impressões sobre a obra e, principalmente, saber que o livor não serve apenas como intermédio. Também já li alguns que eram desnecessários e isso desanima para lermos outras trilogias.

    ResponderExcluir
  13. Oi Manoel, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei a premissa interessante.
    Mesmo não tendo lido o 1° livro ainda, decidi ler sua resenha inteira para poder saber bem do que se trata a história, e confesso que fiquei interessada por essa leitura.
    Gostei de saber que os personagens evoluem durante a história, pois esse é um fato que acho bastante importante nas leituras que decido fazer.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá Manoel,
    Já conhecia o primeiro livro e fiquei muito contente por saber que esse segundo volume foi ainda melhor. Fiquei curiosa para saber quais foram os motivos para a avó de Tibor firmar um contrato e o que vai acontecendo ao longo da obra, que parece ser cenas bem interessantes.
    Adoro o gênero e quando feita aos jovens acho que fica ainda melhor.
    Dica mais do que anotada.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Bom, eu não conhecia o livro então fiquei meio perdia durante a resenha por não saber algumas coisas do outro livro, mas mesmo assim parece ser uma história maravilhosa.Sou assim como você as vezes tenho certo receio de ler alguns livros de sequencia de trilogia ou série, pois tem autor que só enrola e não acontece nada no livro. Gostei de saber que os personagens secundários tem grande importância na história.A premissa do livro é muito convidativa esses livros com uma pegada mais leve, fora que a capa está maravilhosa ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi, olha não conhecia o livro e de antemão a capa não me cativou, pela sua resenha pude perceber que a premissa da obra é bem intensa e do tipo diversão garantida, mas mesmo gostando muito de aventuras infantojuvenis, não me senti impelida a fazer essa leitura, por isso, passo a dica.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu não conhecia o livro e não li o anterior, mas achei a premissa bem bacana!
    Gostei de saber que esse livro foi ainda melhor que o primeiro e que o autor inseriu novos seres e crendices na obra. Eu gosto bastante de livros do gênero e o fato de ter uma escrita leve e viciante me chama a atenção.
    Também curti bastante saber que existe um desenvolvimento dos personagens, isso é bem importante para mim.
    Gostei da sua resenha e vou procurar o primeiro livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Manoel ! Ainda não conhecia o livro A Guardiã de Muriaquitãs e nem o seu antecessor, mas fiquei bem interessada emPrincess lucky ler. Adoro livros de aventura , pois me sinto em outra lugar e esqueço bastante dos meus problemas. Amei sua resenha e vou anotar pra ler e vou procurar o primeiro livro . Abraços
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. olá, Manoel. ^^
    Já tinha ouvido falar dessa série antes mas nao leria por estar super sem tempo... a premissa até que me deixou curiosa, maas...
    enfim... achei bacana essa continuação manter o ritmo da história, e a importância que os personagens secundários tem na obra...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Eu ainda não tinha ouvido falar dessa série, e você já leu a continuação. Preciso ler o anterior antes, e saber mais detalhes da história, assim posso entender mais do que está acontecendo. mas é bem interessante,
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel,
    Eu não conhecia essa série, então voltei na outra resenha para ver do que se tratava. Achei bem interessante o autor explorar a cultura e folclore brasileiro. Gosto quando o nacional é bem explorado, entretanto, não sei se eu chegaria a ler por ser uma leitura jovem. Legal você ter gostado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Senhor, fiz uma leitura dinâmica da sua resenha pq né, SPOILER hahahaha. Mas, eu gostei do que o livro apresenta. Eu tbm tenho a sensação de enchessão de linguiça nos livros dois, fico feliz que você tenha gostado da leitura desse. Bjs Tay

    ResponderExcluir
  23. Oi amore,
    Não conhecia até então o livro nem o autor.
    De fato a capa está um arraso, no entanto, a história não me chamou muito a atenção nesse momento.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li o livro anterior mas leio muitos comentários positivos, também tenho esse problema com trilogias, por isso dou atenção maior a livros únicos, fico até feliz em saber que com esse sera diferente, que foi bem desenvolvido, mostrando até mais do folclore. Espero que com o próximo volume a experiência também seja positiva.

    ResponderExcluir