quarta-feira, 14 de setembro de 2016

[123] Resenha: Zoo | James Patterson e Michael Ledwidge


Título: Zoo
Autores: James Patterson & Michael Ledwidge
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Skoob: Aqui
Sinopse: Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados.
Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

Logo no prólogo de Zoo, temos algumas cenas que se seguem após a fuga de dois leões do Zoológico de Los Angeles, onde esses animais mataram o próprio treinador que cuidou deles desde que foram trazidos da selva. Eles também acabam matando outra pessoa que estava nas proximidades do local.

Após isso, se iniciam os primeiros capítulos da história, que apresentam o biólogo novaiorquino Jackson Oz, que atualmente é tachado de louco pela sociedade científica, pois ele defende sua teoria de que os animais estão mudando de comportamento, se tornando mais agressivos com os seres humanos. Não é preciso dizer que os grandes nomes da ecologia não receberam bem essa ideia. Oz também vive um relacionamento conturbado com sua namorada, pois ele passa mais tempo dedicado à sua teoria do que à sua relação. Ele também possuí um chimpanzé de estimação chamado Attila, que ele ama como um filho.

"Era mesmo um zoológico, pensei, fechando o chuveiro, observando a rua abaixo pelas grades da janela. Só que agora começava a parecer que o Homo sapiens era o único animal confinado em jaulas."

Depois de receber uma mensagem de um amigo falando sobre o comportamento estranho de leões na África, Oz embarca pra Botswana buscando investigar esse fato, deixando Attila sob os cuidados de sua vizinha. Ao desembarcar no país, ele se dirige para um hotel destinado à turistas, mas chegando ao hotel, ele estranha como o local se encontra vazio e decidi ir com seu amigo à savana procurar os turistas que deveriam estar ali. Depois de um tempo, eles encontram um carro de safári, mas totalmente abandonado. Eles voltam ao hotel e são atacados por um grupo de leões, Oz consegue fugir e se dirige à selva. Ele acaba encontrando e salvando uma mulher que estava perdida na floresta, ela se chama Chloe e é uma ecologista que estava fazendo pesquisas no local com sua equipe quando foram atacados por animais.

Tempos depois, eles vão para Nova York, onde encontram Attila em um estado muito perturbado e a casa de Oz completamente destruída, o macaco acaba fugindo e o livro dá um salto de 5 anos. Agora Oz e Chloe estão casados e possuem um filho. Daqui em diante a história segue com Oz tentando provar sua teoria com a ajuda de Chloe, enquanto mais ataques de animais ocorrem ao redor do mundo.

"— Que Deus nos ajude — disse Alvarez, fazendo o sinal da cruz.
— Deus? — Questionei — Deus destruiu Sodoma e Gomorra, não foi? Sei que sou apenas um cientista, mas parece que nos deixamos Deus bravo de novo."

Esta é a minha segunda experiência com um livro do James Patterson e achei a escrita completamente diferente do outro livro que li, acho que isso se deve tanto a diferença de gênero literário quanto pelo fato desse livro ser escrito juntamente com outro autor, o Michael Ledwidge. A maioria dos capítulos são narrados em primeira pessoa pelo ponto de vista de Oz, mas existem alguns capítulos em terceira pessoa, que narram acontecimentos o redor do mundo.

A escrita em si é bastante dinâmica, os capítulos são curtos e o corte de cenas são feitos nos momentos certos, instigando a vontade do leitor em continuar a leitura, o ritmo da história chega ser frenético. Todo o suspense em torno dos ataques dos animais também faz com que a vontade de ler seja ainda maior, sem falar dos capítulos narrados em terceira pessoa, onde os ataques animais ao redor do mundo eram mostrados e a narração ganhava um toque de ação muito bem trabalhado e tornava mais palpável a ideia de apocalipse que a história promete.

"Soa como algo grandioso, eu sei, mas meu medo era que, se eu estive certo - e pela primeira vez na vida eu sinceramente esperava estar errado -, estaria ocorrendo uma alteração do paradigma planetário que ia fazer o aquecimento global parecer um passeio de domingo num jardim orgânico comunitário." 

A explicação para o porquê dos animais estarem agindo dessa forma é bem feita, a teoria para mim tem sentindo e é viável, apesar de eu ter sentindo uma falta de mais termos científicos em uma história onde estávamos sempre na presença de biólogos e ecologistas. Acho que a maioria dos leitores, principalmente os que não leem muitos livros com narrativas mais científicas não verão problema com isso, mas eu tive em alguns momentos.

A crítica trabalhada no livro é um dos pontos mais positivos na narrativa, os autores mostram o quanto o ser humano é culpado pelo declínio da natureza, pois somos muitas vezes egoístas e nos preocupamos mais com nós mesmos e com o comodismo da tecnologia do que com o bem estar mundial, e isso não acontece só na ficção, quantas vezes não vimos palestras ou eventos sobre o meio ambiente, até chegamos a seguir as instruções dadas nesses momentos, mas é só questão de tempo até pararmos de nos preocupar e voltar à onde estávamos  O livro trabalha muito bem esses aspectos e não seria surpresa esperar que a natureza realmente se revoltasse contra nós.

Zoo com certeza é um livro que recomendo, tive algumas pequenas coisas que me incomodaram, mas é uma ótima opção de leitura, com ação, suspense e críticas relevantes. O livro foi adaptado para a televisão em formato de série televisiva, que já está na segunda temporada.




22 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder conferir seus comentários e fiquei curiosa sobre a obra. Eu já conhecia esse titulo, mas não lembro de ter lido alguma resenha a respeito, então achei interessante sim. Eu até assisti uns dois capítulos da série de TV, mas acabei não continuando... sério que já está na segunda temporada? Nossa, gostaria de poder ler o livro antes de conferir todos os capítulos.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel! Tudo bem?
    Conheço o autor, mas esse livro ainda não. Não me chamou a atenção a sinopse, não é o tipo de livro que gosto de ler. Então, passo a dica!
    Parabéns pela resenha, que ficou bem escrita!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu li um livro apenas do autor e era de um outro genero, era um romance com drama. Adorei a premissa deste aqui e acho que seria uma ótima leitura pra mim. Fiquei curiosa com as coisas que te incomodaram durante a leitura, mas encararei assim mesmo!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei a resenha, estava ansiosa para assistir a série, mas não sabia que tinha um livro também,super legal, agora estou mais ansiosa ainda, não costumo ler nada relacionado a animais, então espero ter uma boa experiência

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Ainda não li a obra, mas tenho muita vontade pelo fato de ser uma crítica à forma que o ser humano tem tratado o meio ambiente e os seres que nele habitam, causando um declínio exponencial.
    Não costumo acompanhar séries, mas fiquei bem curiosa com a adaptação e no futuro, quando forem lançadas todas as temporadas, talvez eu procure para assistir.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi amore,
    Parabéns pelo blog, que lindoooo ^.^
    Quanto ao livro resenhado: a capa não me atraiu muito não, apesar de ser belíssima. Quanto a história em si, já fiquei com medo por aqui – nem pensar em ler rs.
    No entanto, a mensagem principal me atrai bastante... precisamos conscientizar a sociedade da importância de preservar o que temos de mais bonito – a natureza – que a meu ver é um reflexo do quem somos.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Manoel, tudo bem?
    James Patterson escreve bem, pelo menos gostei bastante de dois livros dele que tive a oportunidade de ler. No caso deste livro ainda não me senti tentada a iniciar a leitura, mas pela sua resenha deu pra sentir que será uma leitura interessante.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada do autor, mas falam tão bem que já está na wishlist faz tempo!
    Não gosto muito de termos científicos, e mesmo que você não tenha gostado desse detalhe, creio que vá ser um ponto positivo pra mim!
    Assim que puder, lerei!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Olá Manoel,
    Que legal você ter curtido a leitura. Eu já aquela série Bruxos do autor e achei bem legalzinho, mas não leria essa de novo. Zoo é um livro com uma temática diferente que desperta muito minha curiosidade. ler sua resenha me lembrou que tenho esse livro e que preciso lê-lo.
    Gostei dessa alternância entre primeira e terceira pessoa, acho que dá para entender melhor a história.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Oiee Manoel ^^
    Eu ainda não consegui ler este livro, mas acompanho a série de TV, que é uma adaptação desta obra, e gosto bastante. Apesar de alguns efeitos serem um tanto toscos...hehe' Do jeito que já estamos, com todos os problemas ambientais que enfrentamos hoje, não acho impossível que algo como o que aconteceu em "Zoo" aconteça na vida real :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Manoel, tudo bem? Gostei muito da sua resenha, ficou ótima! Eu já li 4 obras do autor e posso dizer que tenho uma relação de amor e ódio com ele. A premissa de Zoo é extremamente interessante e sinto muita vontade de ler, mas não sei se é momento então irei anotar a dica para o futuro. Realmente a crítica social parece ser um ponto muito positivo na obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. É justamente pela importância do tema abordado, sobre a influência negativa do ser humano sobre a natureza, que acho a leitura desse livro essencial. Interessei-me por ele muito mais agora, depois de ler sua resenha. Li apenas um romance do autor James P., mas acho que me surpreenderia ao ler Zoo pela narrativa ser diferente. Como você disse, provavelmente por ser escrito em parceria com outro autor. :)

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Nossa que tema interessante! Eu ainda não conhecia nem a obra, nem a série. Mal consigo imaginar uma situação em que os animais tenham esse tipo de comportamento, mas, mesmo se tranado de ficção, sabemos que a natureza pode nos surpreender. Muito relevante, vou colocar na minha lista de leitura!
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  14. Olá Manoel,
    Tenho um certo receio de voltar a ler livros do James, minhas experiências com ele não são das melhores e, apesar da obra ter um enredo instigante e uma leitura mais frenética, não sei se leria no momento, mas ainda assim, tem várias aspectos positivos, principalmente sobre a mensagem ecológica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Já li dois livros do James Patterson, mas ambos eram romances, e mesmo gostando muito da escrita do autor, tenho receio de não gostar dos livros do gênero suspense dele.
    Só que tenho ouvido falar bastante da série de tv, e isso tem atiçado minha curiosidade. Estou um pouco indecisa, mas sua resenha me ajudou a entender melhor como a história funcionará.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nunca li nada do James Patterson, então não tenho parâmetro para comparação, ao contrário de você. Eu gostei que no final a teoria apresentada é crível, porque acredito que se fosse alguma coisa mirabolante tiraria todo o crédito da obra.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler algo do Patterson, mas, lembro que quando a editora lançou essa obra fiquei bastante entusiasmada á ler. Apesar de suas ressalvas, acho que ainda é uma leitura que pretendo fazer... Tenho a sensação que irei gostar ;)
    Bela resenha!

    ResponderExcluir
  18. Tá, fiquei chocada na parte em que ele deixou o chimpanzé de estimação com a vizinha... sério, tenho que contratar alguém pra cuidar dos meus gatos, rs, e a vizinha aceita tomar conta de um chimpanzé? hehe... eu não sentiria falta de termos científicos não, na verdade acharia até melhor, mas não fiquei com vontade de ler o livro. Essa premissa de ataque dos animais ia me deixar meio neurótica.

    ResponderExcluir
  19. apesar de Patterson ser um desses best-sellers da atualidade, o que me deixa confortável em ler algo dele é justamente esse ritmo frenético de suas tramas... o gênero me atrai, capítulos curtos que terminam instigando vc a começar o próximo idem... certamente vou querer fazer essa leitura... ^^
    gostei de aber da crítica por trás da trama...
    parabéns pela resenha...
    bj...

    ResponderExcluir
  20. Eu amei o enredo desse livro, com a revolta dos animais, diferentemente de você nunca li nada dos autores, mas tenho curiosidade. O livro parece ser rápido de se ler, com reviravoltas que deixam o leitor tenso e envolvido na narrativa. Espero que consiga sentir a crítica do livro quanto a maneira como tratamos a natureza.

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Nossa, não esperava que essa trama fosse me atraí tanto assim, achei interessantíssima. Tem muita originalidade nessa trama, os autores estão de parabéns! Seus comentários me deram o que eu precisava para por esse livro na minha lista de desejados, então obrigada!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Oi Manoel, apesar de ser fã do Petterson, confesso que não me senti atraída por este livro. O enredo dele não me conquistou, e mesmo depois de algumas resenhas, a sua inclusive, o livro continua não me atraindo. Gosto muito do Petterson em enredos policiais.

    ResponderExcluir