domingo, 11 de setembro de 2016

[122] Resenha: O Oitavo Vilarejo | Gustavo Rosseb


Título: O Oitavo Vilarejo
Série: As Aventuras de Tibor Lobato (Livro 1)
Autor(a): Gustavo Rosseb
Editora: Jangada
Páginas: 224
Skoob: Aqui
Sinopse: Depois de perder os pais num terrível incêndio no acampamento cigano onde moravam e passar dois anos num orfanato, Tibor Lobato e sua irmã Sátir são encontrados pela avó e vão morar no seu sítio. Ali fazem amizade com Rurique, um garoto conhecedor das lendas e histórias de assombração do lugar. Durante a quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer na região e seres fantásticos do folclore - como a Mula Sem Cabeça, o Boitatá e a Cuca -, ganham vida e começam a assombrar os habitantes dos Sete Vilarejos. Os três começam a correr perigo quando descobrem segredos que ligam a família dos irmãos a esses seres fantásticos e a um lendário Oitavo Vilarejo. A partir daí inicia-se uma odisseia cheia de magia, que levará os três amigos a reconhecerem e valorizarem virtudes como lealdade, coragem, esperança e amizade.

Tibor e Sátir Lobato são dois irmãos que tiveram que lidar cedo com a dor da perda, pois seus pais faleceram em um misterioso incêndio. Como nenhum responsável apareceu para cuidar das crianças, eles foram levados para um orfanato, onde viveram durante dois anos bem difíceis. Contudo, tudo começa a melhorar quando uma velha senhora, chamada Gailde, aparece no orfanato para pegar os irmãos alegando ser a avó deles.

Ela leva as crianças para seu sítio, que fica localizado em um pacato vilarejo. A princípio os irmãos ficam desconfiados da senhora, já que nunca a viram antes, mas logo esquecem isso ao ver as belezas e maravilhas do sítio em que vão viver, aprendendo a cuidar de tudo por lá e fazendo amizade com Rurique, o vizinho deles e também ajudante da avó dos garotos.

As coisas começam a mudar de rumo quando os dias da Quaresma se aproximam, a avó dos meninos dita várias regras relacionadas à essa época, pois muitas coisas esquisitas costumam acontecer na Quaresma. Certa noite, Rurique, juntamente com Sátir e Tibor, decidem acampar no sítio. Rurique conta várias lendas antigas que falam de coisas que aconteceram naquele local, sobre a Quaresma e do sítio vizinho, cuja casa dizem ser assombrada.

Muito curiosos, eles vão investigar o sítio vizinho, mas chegando lá acabam se deparando com uma velha de características monstruosas, eles fogem dessa criatura tão estranhas, mas outras coisas começam a acontecer e assim se inicia a sua aventura, onde eles vão descobrir que as lendas folclóricas não são só lendas.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto."

Apesar desse resumo extenso, eu não cheguei a contar quase nada no que acontece na história desse livro e garanto que é muita coisa! Eu me interessei por esse livro depois de ter lido e obra Ouro, Fogo e Megabytes (resenha aqui), ambos os livros tem a mesma pegada juvenil (os autores até são amigos), com histórias criadas a partir do folclore nacional (os enredos dos dois livros são bem diferentes, só pra constar), depois de ler um livro sobre o tema, eu quis conhecer mais livros que explorassem nossa cultura dessa forma e me deparei com As Aventuras de Tibor Lobato.

A escrita nesse livro é típica do gênero, leve, fluída e viciante (eu mesmo não conseguia parar de ler, só para dormir rsrsrs), mas não chega a ser infantilizada como acontece algumas vezes, o que faz com que eles agrade leitores de várias facha etárias. A descrição das cenas é bem feita, consegue situar o leitor sem descrições muito detalhadas ou extensas demais.  Por causa desses vários fatores, eu concluí a leitura em apenas dois dias.

O principal ponto na história com certeza é o trabalho do autor em cima das lendas folclóricas, vários pontos são trabalhados e adorei aprender mais sobre alguns mitos da nossa cultura que eu ainda não tinha conhecia. Contudo, o Gustavo Rosseb também dá seu toque especial à essas lendas, o que deixou a história muito melhor para mim.

Os personagens no livro também são bem trabalhados, os nossos três heróis principalmente, os jovens crescem e evoluem com suas aventuras, claro que eles tem os seus momentos de rebeldia e irresponsabilidade, mas aprendem com seus erros e isso é o que mais importa.

O Oitavo Vilarejo é mais uma fantasia nacional de muito qualidade, que explora nossa cultura e mostra o quanto ela é rica, fico até triste em saber que obras desse tipo sejam tão raras na nova geração de autores nacionais. Enfim, eu recomendo muito esse livro, garanto que não vão se arrepender de dar uma chance à ele. Eu já tenho o segundo volume aqui comigo e estou louco para começar a leitura e vir contar o que achei pra vocês! A propósito, a obra teve os direitos vendidos pra uma produtora de filmes e espero que o projeto se torne um belo filme. Até mais, tchau!



24 comentários:

  1. Olá
    Adorei poder ler seus comentários por aqui e seu post ficou ótimo. Eu já tinha visto essa capa, mas pelo que me recordo essa é a primeira resenha que leio a respeito e sua opinião me agradou bastante, especialmente por ser de um gênero que eu adoro. Fantasia e ainda ser um nacional? Que maravilha <3
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Uau, não acho que posso ignorar a sua opinião. Adorei saber que há um livro infantojuvenil, de gênero fantasia, tão bom! Adoro livros nacionais que enriquecem o que conhecemos sobre nossa própria mitologia. Incrível saber que o autor valorizou nosso folclore e o trouxe para o enredo. Preciso ler a obra! Haha. Vou anotar sua dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olha eu já tinha o livro com a capa anterior do autor, mas acabei conhecendo o autor na Bienal de SP e comprando os seus dois volumes, pois sinceramente nao resisti (risos) Achei toda diagramação maravilhosa e estou bem curiosa para fazer a leitura já que eu estou mais para o lado de fantasia e deixando um pouco de lado a parte do romance, porque entrei numa baita ressaca depois de ler direto os livros da Julia Quinn, sendo que nem terminei ainda rs

    Mas mesmo assim gostei da sua resenha e espero de verdade curtir a história. Minha colaboradora ficou até arrependida de não ter comprado o segundo quando estava lá no estande e eu felizmente peguei (risos)

    Enfim....Desculpa pelo meu sumiço, mas como eu havia te dito uma vez eu ando muito ocupada por conta do trabalho e tudo acaba ficando por conta das minhas colaboradoras, mas tava com tanta saudade de visitar os blogs que hoje abri uma exceção rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/09/reflexao-parte-6.html

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O nosso folclore é muito rico, mas nem todos conhecem. Acho que eu mesmo não conheço tudo. Gostei de saber que o autor deu ênfase a esse lado da nossa cultura e que o livro é tão bom quanto você falou. Acho que nós devemos dar mais atenção para coisas relacionadas ao nosso país.
    Adorei conhecer esse livro e espero poder ler em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sua resenha me deixou intrigada, com certeza. O livro parece trazer bosas aventuras e é mesmo estranho essa avó aparecer do nada e fiquei curiosa quanto às regras. Assim que tiver oportunidade espero ler!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei saber sobre o livro,tenho muito interesse sobre a cultura de lendas e esse livro tem uma pegada que aparenta ser bem envolvente. Adorei a resenha.
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho essa capa um pouco infantil, mas ainda assim, ela combina bem com o enredo que você descreveu na resenha. Não sou de ler fantasia, mas esse aqui me deixou curiosa, por ser nacional e eu quero sentir a diferença entre as gringas.
    Valeu a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu conhecia o livro de capa, mas até então não sabia do que se tratava e lendo a sua resenha fiquei curiosa com o enredo, sinceramente espero poder conferir a escrita do autor em breve e espero assim como você gostar da escrita dele haha

    ResponderExcluir
  9. Oie
    Tudo numa boa?
    Então eu adoro fantasias e fiquei bem curiosa ainda mais sabendo que é um nacional a capa me lembra um pouco as capas de Percy Jackson.
    Adorei sua resenha gosto de livros de fantasia juvenil e amo mais ainda quando a obra não é infantilizada.
    Vou anotar aqui a dica
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Eu gosto muito de fantasias ainda mais quando mistura juvenil no meio. Já adicionei esse livro a minha lista de desejados no skoob e quero muito ler. Gostei bastante da sua resenha, bem cativante e animadora. É uma pena mesmo que os autores nacionais não são tão reconhecidos, mas pode ter certeza que eu irei ler.

    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ooi, primeira vez aqui e adorei como tudo é organizado.
    Sobre sua resenha, você descreveu bem, não deu spoiler (ótimo isso, rs) e achei legal ter colocado uma frase do livro, faz a vontade de conhecer a obra ter mais faíscas!
    Não sou muito chegada em autores Brasileiros, mas vou anotar a dica! ♡

    ResponderExcluir
  12. Olá Manoel,
    Eu adoro livros de fantasia, mas não me lembro de ter lido um que tinha por base o folclore. Achei isso muito legal e a premissa do livro também me agradou.
    Fiquei muito contente por saber que você não contou quase nada da história e que a leitura foi viciante, estou meio que precisando de algo do tipo.
    É tão bom quando lemos um livro que mostra o quão a literatura nacional é boa!
    Adorei sua resenha e espero curtir a obra.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Achei bem interessante a premissa do livro. Ainda não tive oportunidade de me aventurar em obras que abordassem de tal forma o nosso folclore e fiquei bem curiosa para conferir. Anotei a dica e gostei de saber que a escrita não é infantilizada e uma gama maior de leitores é atraído com isso. Sem contar que o livro não possuí descrições muito grandes e cansativas.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá...
    Achei a história em si muito interessante, acho que a história desses dois irmãos devem render cenas bem emocionantes, pois, sempre que o autor cita a morte de algum ente querido é comum ter cenas assim.
    Gostei do autor ter mesclado um pouco de folclore tmbém.

    ResponderExcluir
  15. Oi Manoel, tudo bem?
    Quanto mais leio resenhas positivas dessa obra, mais fico curiosa para conhecê-la! Além do mais, eu não sabia que ela continha tantos elementos do folclore, que faz parte da nossa cultura e pelo visto o autor soube incorporar bem isso numa história juvenil sem deixá-la infantil demais. Estou muito curiosa para conhecer as aventuras dos meninos, parece ser muito legal!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. WOW! Sou um grande fã de fantasia e aventura e, ao que me parece, esse livro é uma boa pedida!
    Sua resenha ficou muito bem detalhada e escrita. Me animou a ler o livro!
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  17. OI!!

    O fato do livro não ser respetivamente direcionado para o público infantil é um bônus maravilhoso. Já tinha lido outras resenhas positivas sobre essa obra e confesso que a mesma já esta na minha lista. O fato da cultura popular ser retratada pelo autor é de um carinho e detalhe deslumbrante que apenas me encoraja mais e mais a adquirir a obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Manoel,

    Já vi algumas resenhas muito positivas desse livro e isso só aumenta minha curiosidade a respeito do mesmo. Lembro de ouvir minha avó falar sempre da Quaresma ser um período, repleto de criaturas estranhas, que dão o ar da graça sempre a noite. Logo, ao ler sua resenha, de cara me deu uma nostalgia dessa época em que eu vivia imersa em folclore brasileiro. Você disse que o autor dá um toque especial á essas lendas, isso me deixou intrigada, pois adoro ler versões diferentes ou mais criativas dos mitos. Concordo com você na carência de obras que abordem esse tema, infelizmente são poucos e por isso devemos desfrutar dos livros que encontramos. Se antes eu já estava ansiando por esse livro, agora sei que preciso iniciar essa leitura o mais rápido possível. Fico feliz que talvez a história se torne um filme, com certeza seria um grande sucesso, vou torcer por esse projeto.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa. Não sou de ler muito o gênero fantasia, mas gostei da proposta que o livro oferece. Foi interessante o seu comentário sobre não ter muitos autores que escrevam este gênero, pois outro dia mesmo eu e mais duas amigas estávamos comentando exatamente sobre isso. Vamos torcer para este cenário mudar.
    Abraço.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  20. Desde que a editora lançou o livro eu fiquei interessada, gosto de releituras mas nunca li nenhuma de lendas do folclore, acho bacana o autor conseguir não criar uma história infantil e desenvolver seus personagens, alem de uma história bem complexa. Quero ler

    ResponderExcluir
  21. Oi Manoel, não vejo a hora de ler este livro, até porquê tenho certeza que meus filhos também vão gostar. Fantasia é um gênero que atrai esta garotada, mas também aos adultos. O fato de ser nacional é mais um acréscimo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oie!!!
    Amei saber de uma estória que se passa no nosso país explorando o nosso folclore e lendas regionais!
    Ainda não conhecia nem esse nem o outro citado na sua resenha (Ouro, fogo e megabytes) e agradeço pelas dicas de leituras!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  23. Fantasia infantojuvenil com folclore brasileiro?
    Quero para já, imediatamente, urgente, agora. Mitologia sempre será um dos meus assuntos favoritos, não interessa qual seja. Adoro todas sem pensar! Com certeza esse livro entrou para minha lista já cheia de futuras leituras, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Manoel, tudo bem?
    Eu amo livros nacionais, pena que fantasia não é meu forte. Mas devo confessar que gostei bastante do enredo que ele apresenta e fiquei curiosa para conhecer os personagens, então acredito que eu daria sim uma chance a ele. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir