domingo, 4 de setembro de 2016

[121] Resenha: Apenas Um Garoto | Bill Konigsberg


Título: Apenas Um Garoto
Autor(a): Bill Konigsberg
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
Skoob: Aqui
Sinopse: Rafe saiu do armário aos 13 anos e nunca sofreu bullying. Mas está cansado de ser rotulado como o garoto gay, o porta-voz de uma causa.
Por isso ele decide entrar numa escola só para meninos em outro estado e manter sua orientação sexual em segredo: não com o objetivo de voltar para o armário e sim para nascer de novo, como uma folha em branco.
O plano funciona no início, e ele chega até a fazer parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas as coisas se complicam quando ele percebe que está se apaixonando por um de seus novos amigos héteros.

Rafe é  assumidamente gay desde os 13 anos e nunca teve nenhum tipo de problema com relação à isso, seus pais lhe aceitaram numa boa, já que eles são meio loucos e super liberais (adorei eles <3), ninguém praticou bullying com ele, nem nada do tipo. Contudo, chegou um momento em que ele estava cansado de ser rotulado como "o garoto gay" do seu colégio, ele não queria viver sobre esse rótulo, só queria ser apenas um garoto (tá ai o por que do título) como qualquer outro. Por isso, ele decide mudar de colégio e ir estudar em uma escola privada só para garotos.

"Eu não queria mentir; só não queria ser o garoto cuja característica principal era gostar de garotos."

Chegando em seu novo colégio, Rafe omite o fato de ser gay, com o intuito de viver sem o peso do seu rótulo. No início a sua ideia dá muito certo, ele se enturma com os atletas, o tipo de pessoa com quem ele nunca teve a chance de fazer amizade antes, sai para festas e faz tudo que um garoto 'normal' faria. Ele também conhece seu colega de quarto meio nerd, Albie, e o amigo gay dele, Toby, que tem um jeito todo louco e divertido de ser.

Entretanto, as coisas começam a desandar, pois quanto mais tempo ele convive com os atletas, mais fica difícil esconder quem é, ele também vai acabar decepcionando as pessoas que mais ama nesse mundo e o pior, ele acaba se apaixonando por Ben, seu novo melhor amigo hétero. Na história também temos o professor de redação de Rafe, o Sr. Scarborough, ele  é o único na escola que sabe sobre a sexualidade de Rafe e faz com que ele mantenha um diário de escrita para desabafar sobre o que acontece na vida dele.

"Escrever é explorar. Você começa do nada e aprende durante o processo." 

Óbvio que quando vi a capa e a sinopse desse livro no Skoob, não pensei duas vezes em solicitá-lo para leitura, já que eu adoro livros e filmes com temática LGBT, e Apenas Um Garoto despertou muito o meu interesse pela proposta diferente de outras histórias do gênero, pois o protagonista não passa pelo processo de descoberta, aceitação, primeiro beijo gay e o drama familiar, que geralmente são coisas abordadas nesses livros, aqui temos o inverso, pois o Rafe nunca teve problemas em ser gay e ele faz justamente o processo inverso em relação a isso, ele volta pro armário.

A escrita de Bill Konigsberg é muito leve, a leitura desse livro teve um ritmo muito bom para mim. Além disso, o autor descreve muito bem o cenário e as coisas que acontecem ao redor do Rafe, visto que a narrativa é em primeira pessoa pelo ponto de vista dele, mas o autor não dá uma descrição muito detalhada de como a maioria dos personagens são fisicamente, inclusive o Rafe não diz quase nada sobre a sua aparência, em contrapartida, o autor dá um foco maior para as atitudes e sentimentos dos personagens, que são as características que modelam a forma como imaginamos eles, eu particularmente adorei isso pela liberdade maior de imaginação, sempre acabo me perdendo em certas descrições de personagens muito detalhadas nos livros (rsrsrs).

"Seja forte. Nunca deixe a luz dentro de você se apagar, por que não vai ser fácil, e provavelmente vai piorar antes de melhorar."

Rafe é um personagem que confesso ser bem chatinho no começo do livro, ele parece não ter noção da sorte que tem por nunca ter tido problemas com sua sexualidade, isso me deixou um pouco revoltado com ele, pois a maioria das pessoas não tem essa sorte, e ele também acaba magoando as pessoas que mais o amam só para poder continuar com seu plano, se mostrando meio egoísta. Contudo, acho que todas essas características negativas do começo, contribuíram para a evolução e desenvolvimento que ele teve durante o livro, ele passa por muitos dilemas e reflexões, que enriqueceram tanto ele quanto a mim, posso dizer que o meu afeto pelo Rafe dos últimos capítulos é imenso em comparação com os primeiros.

Outro personagem que merece destaque é o Ben, ele é simplesmente maravilhoso. É um personagem fofo, inteligente, muito amigo, filosófico e sem preconceitos, algumas ações dele me fizeram encarar o livro com olhos de coração e pensar "até eu estou me apaixonando por você, cara <3"! Outros personagens que merecem destaque são Albie e Toby, eles deram uma pitada à mais de humor e alegria ao livro, e o Sr. Scarborough (um fofo!), que é um dos principais responsáveis por várias reflexões que estão presentes no livro.

"É difícil ser diferente. E talvez a melhor a resposta não seja tolerar as diferenças, nem mesmo aceitá-las, e sim celebrá-las. Talvez essas pessoas que são diferentes se sentissem mais amadas e menos... bem, toleradas."

E sobre essas reflexões, o autor abordou vários temas de forma simples, direta e indiretamente, a importância do ativismo na comunidade LGBT, o papel da família e dos amigos, toda a discussão sobre rótulos é um prato cheio para indagações, o fato de definirmos as pessoas só por uma característica é algo muitas vezes desagradável e não estou falando só dos 'garotos gays' por ai, nerds, atletas, todos são rótulos que só servem para enquadrar uma pessoa em uma característica como se ela a definisse totalmente, de certa forma eu entendo o porque do Rafe querer fugir disso.

Por fim, tudo o que tenho a dizer sobre esse livro é: leia ele! Sério, é uma história maravilhosa, que discuti e levanta questões sobre vários assuntos, além de ter uma escrita leva, uma trama bem construída e personagens apaixonantes!







29 comentários:

  1. Olá
    Só tenho lido comentários positivos acerca desse livro e estou bem empolgada para fazer essa leitura também. Sua resenha ficou maravilhosa, como sempre, e mais uma vez, me motivou a querer ler o mais rápido possível rs. Com certeza irei aceitar sua recomendação!! Achei otimo saber sobre as reflexões.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi José,
    Estou com esse livro aqui e será uma das minhas próximas leituras e tenho certeza de que será uma experiência bem interessante. Olha eu ainda não comecei a ler, mas pelo que percebi na tua resenha, acho que eu consigo entender o Ralf, apesar de ser "aceitado" e não ter a sua sexualidade questionada, mas o fato de carregar um rotulo desde tão novo deve pesar muito. Acho que as vezes o preconceito pode vir travestido de aceitação e ainda te faz parecer culpado por não aceita-lo.
    Eu simplesmente nãoo entendo essa necessidade da nossa sociedade de precisar estereotipar as pessoas, por cor, religião, por quem elas dormem, quando somos todos semelhantes e sentimos e sofremos da mesma forma, falta muita empatia. Tua resenha me fez querer começar a leitura agora mesmo.
    Obrigada por isso.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  3. Oie, conforme tenho visto resenhas desse livro mais ele me interessa e adoro saber que ele é escrito de uma forma leve mas que nos traz uma série de reflexões. Achei bem interessante o garoto fazer um processo inverso de não querer ser conhecido por sua opção sexual e de os pais aceitarem tudo muito bem. Além disso fiquei meio intrigada com a falta de descrição do personagem, não sei se isso seria um ponto negativo ou positivo.
    Espero ler a obra.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Nunca li nenhum livro com o tema LGBT, mas sempre tive curiosidade. Pelas resenhas de outros livros do gênero que já li, comparando a esse, a história desse foge mesmo do comum. Acho que o fato do personagem ser um pouco egoísta e carregar essa mentira sobre sua sexualidade também me incomodaria, mas que ótimo que ele amadurece até o final. Fiquei curiosa para ler a obra.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, José! Tudo bem?
    Estou com esse livro aqui esperando para ser lido. Atrasei um pouco as leituras por conta da faculdade e acumulei muita coisa. Mas quando vi esse livro na news não pensei duas vezes em solicitar - e ainda veio com aquele kit maravilhoso. Sua resenha foi a primeira que li sobre o livro, fiquei um pouco incomodado com essa coisa de voltar para o armário, mas vou ler e só depois dar minha opinião.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Ultimamente ando lendo excelentes comentários a respeito dessa obra! Como sou uma pessoa que acredito muito na opinião de meus amigos blogueiros é bem provável que eu adicione na minha meta de leitura. O livro aborda temas muito atuais e acho que é uma boa forma de conscientizar aqueles que tem aquele preconceito bobo com homossexuais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Bom eu tinha visto esse livro nas redes sociais e muitas pessoas elogiando, mas em momento algum imaginei que tinha como pano de fundo LGBT, bom nunca li livro desse gênero (eu não sou preconceituosa ) É por que realmente não nenhum me chamou atenção. Lendo sua resenha eu fiquei maravilhada com a história e curiosa para saber por que ele faz meio que ao inverso "voltar para o armario".Quero muito fazer a leitura desse livro espero gostar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  8. Estou com muita vontade de ler este livro, principalmente pelas reflexões que você mencionou que a narrativa traz. Acredito que livros como esse, deveriam ser leituras obrigatórias no ensino médio e assim, promover uma discussão saudável sobre o tema. Adorei a dica!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá more...
    Oie esse livro já está em minha lista de desejos... espero ler em algum momento...
    Adoro a temática... e estou agora ainda mais curiosa pela leitura.
    Gostei de seua resenha!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, lendo a resenha desse livro eu refleti sobre como essa coisa de rótulo interfere em nossas vidas. A prova está aí só garoto ter que fazer o inverso e esconder quem ele é para ter uma vida normal e não enfrentar preconceitos. Isso é muito triste. Achei bacana o autor trazer esses questionamentos para o livro e com toda a certeza vou dar uma chance para ele.
    BJ

    ResponderExcluir
  11. Olá José,
    Estou muito curiosa em relação a essa obra, pois sempre achei essa questão de rotulação bem ruim e acho que esse livro trabalha bem isso. Entretanto, apesar de entender o personagem por querer fugir dessa questão, acho que não é certo mentir e que é pior, pois ele deixa de ser quem realmente é. Apesar disso, aina quero ler o livro para saber onde a história me levará. Gostei de saber que a escrita do autor é leve. Outro ponto que me agradou foram as reflexões que o livro parece apresentar.
    É uma pena que no começo o personagem seja meio chatinho haha.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Oi José!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas ele me despertou uma curiosidade por tratar de um assunto que muitas pessoas ainda não aceitam de um jeito diferente. Como você mesmo disse, normalmente vemos livros tratando a descoberta do personagem e esse é trata totalmente ao contrário - mesmo que só lendo a sua resenha eu não concorde com as atitudes do personagem de fugir de quem ele é, enquanto muitos sofrem demais por não ter a mesma sorte que ele.
    Mas deve ser interessante!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ainda não tive oportunidade de ler essa obra, mas tenho bastante curiosidade por tratar da temática homossexualismo, do qual não tive muitas leituras que a abordassem.
    Além de tratar também sobre identidade e como os rótulos podem atrapalhar a vida de alguém. Fico feliz em saber que a escrita do autor é leve e parece ser muito agradável.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Tenho lido várias resenhas de livro ultimamente e todas muito positivas, o que tem me deixado bastante curiosa. Adoro livros que seguem essa temática e esse parece trazer um diferencial a mais que é bem instigante. Fui convencida pela sua resenha a dar uma chance ao livro haha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu ainda não li o livro, mas estou bem interessada para ler. Com certeza, sera uma história bem diferente, que vou gostar bastante. Não é a primeira resenha que leio, exaltando a trama que só me deixa ainda mais curiosa. Muito bom.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Oi José, tudo bem?
    Pela sua resenha esse livro me chamou um pouco a atenção, já que o protagonista é diferente dos demais personagens lgbt's que conhecemos na literatura. E tenho que concordar com você, também fico indignada em como o personagem tem tanta sorte de ser aceito e não aproveita isso, volta para o "armário" só para ficar livre de rótulos. Sim, rótulos é algo chato, mas não dá para fugir disso, sempre seremos rotulados de alguma coisa e isso não vale somente para a preferência sexual. Meio que me desanimei a ler o livro por conta disso, mas você disse que há personagens incríveis na trama e que o protagonista amadurece, então irei ler um dia para ver se é tão incrível quanto você achou.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  17. Oi José.

    Eu acho muito importante livros com temáticas LGBT entrarem cada vez mais ao alcance das pessoas. Acredito fielmente no poder da literatura em abrir a mente e ampliar os horizontes para quem lê. Eu adorei a proposta do livro, já está na minha wishlist. Espero poder ler e gostar tanto quanto você e entender melhor a abordagem do autor com o personagem principal. Quero conhecer esses personagens incriveis.

    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Olá José,
    O fato do livro colocar uma visão contrária do que é comum no meio literário é o ponto alto do enredo. O que também me faz perceber que tudo têm os dois lados. Compreendo perfeitamente a posição de Rafe, por que querendo ou não ele se viu em uma situação de estereótipo, poderia não se ver em meio aos preconceitos, mas também não queria se o exemplo de uma bandeira levantada. Deve ter sido uma excelente experiência de leitura ver esse lado. Parabéns pela resenha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  19. Ola José inicialmente o que me chama atenção no livro é o fato dele ter assumido sua opção estar de bem com sua vida sem preconceitos e ao entrar na noca escola esconder isso, o que normalmente ocorre é o contrário. Sua resenha mostra que o autor tem uma escrita leve e aborda temas de suma importância. Esse livro já está em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Gostei muito da premissa do livro e o fato do protagonista não querer mais viver a sombra de um rótulo, realmente é algo notável, afinal mesmo não sofrendo bullying e sendo aceito pela família, é óbvio que ele se sentia simplesmente por ser gay. Fiquei curiosa para saber como vai ser a vida dele neste outro colégio e achei maravilhoso o fato dele manter um diário para organizar os seus pensamentos. Gosto muito de livros com essa pegada LGBT também e é maravilhoso ver cada vez mais histórias assim. Se antes eu já estava com vontade de investir nessa leitura, hoje fiquei ainda mais empolgada.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro e nunca li nada com temática LGBT, mas tenho curiosidade .Até porque sou professora, e apesar de trabalhar com 6º e 7º anos, eles querem saber e tenho alunos que já passam por bullying por conta disso. Amei a dica, e assim que possível irei começar minha leitura do gênero com esse livro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  22. Oi, li esse livro e gostei tanto quanto você. Eu concordo com você em alguns aspectos, mas não devemos esquecer que essa "chatice" e egoísmo dele tem um objetivo. Talvez ele tenha chateado os pais, a amiga, etc. Porém, ele fez isso pra ser um pouco mais feliz do jeito que ele. Acho que isso fez com que eu gostasse bastante do Rafe. E o ben, sim! Concordo muito contigo sobre ele. É um livro que recomendo demais e parece que tem continuação. ;)

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Rótulos são realmente detestáveis, ninguém merece todo mundo olhar pra você e imaginar um estereótipo e não te permitir mostrar todos os seus lados. O tema desse livro é mesmo diferente, já que o protagonista não sofre bullying nem preconceito, mas nem sei se acho pior ele ter que conviver com o estereótipo ou chegar ao ponto de ter que entrar no armário de novo. Me parece uma ótima história.

    ResponderExcluir
  24. Olá =) Primeiramente adorei o blog. A capa desse livro é bem legal, já tinha visto sobre ele mas não tinha parado para ler algo sobre esse livro. Gostei do personagem não ser coitadinho e sim já ser assumido e ter uma família que compreende isso. Bom saber o autor deu foto mas atitudes e personalidade dos personagem em vez da fisionomia. Eu não tenho nada contra, mas não me atrai livro com temática LGBT. Outra coisa que eu não gosto em livro são cenas hot, mas pela sua resenha você não disse nada em ter ou não nesse livro. Ele parece ser interessante então seu eu decidir ler algo do gênero acredito que eu devo começar com esse livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  25. Olá, José! Que bom encontrar seu blog lindo e ler mais sobre este livro! "Apenas um garoto" já me ganha pela capa e temática e a cada resenha fico mais curiosa e com mais vontade de ler! Parabéns pela resenha! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Quero muito fazer a leitura desse livro assim como você eu adoro livros com temática LGBT e este já esta na minha lista a muito tempo infelizmente eu ainda não tive a chance e quando ele vem com lições é magnifico adorei a capa e sua resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu gosto muito de livros com temática LGBT, logo fiquei bem animada quando vi esse livro também. Mas confesso que eu esperava uma história um pouco diferente e queria que o autor tivesse dado um pouco mais de atenção para alguns pontos. Mas ao todo é uma leitura muito bacana mesmo e aborda temas bem interessantes.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Gostei do livro tratar da homossexualidade de uma maneira diferente e original, mostrando um personagem que já passou pela fase de aceitação, quero muito ler desde o lançamento, mas não é prioridade. Também não gosto de livros cheios de detalhes, cansam. Quero conhecer a narrativa do autor, a capa esta linda

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu estou doida para poder ler esse livro! Só não o comprei ainda pois estou com vários outros na frente rsrs, mas uma hora eu chego lá. Assim como você, eu adoro livros com a temática LGBT e adorei o fato do autor focar no problema dos rótulos, pois achei uma abordagem diferente do assunto.

    ResponderExcluir